Manifesto do Nada na Terra do Nunca

Manifesto do Nada na Terra do Nunca Lobão

Resenhas - Manifesto do Nada na Terra do Nunca

Valeska 10/03/2018

"Pra ser bom, é preciso ser cruel" Lobão
Hoje em dia, você sabia que a média anual de leitura do brasileiro universitário é de menos de um livro por ano? E que 90% desse ínfimo número são livros de autoajuda ou doutrinas fajutas da esquerda?
Igor Macedo 10/05/2018minha estante
undefined

Roberto.Kian 14/06/2023

Minhas opiniões foram mudando no decorrer da leitura!
Comecei a ler o livro já conhecendo o Lobão de suas participações na tv, etc. Nas primeiras linhas, ao me deparar com suas colocações "às vezes" bem " viajadas e às vezes com palavreado bem difícil pensei que seria uma leitura difícil...
Que nada, relaxei e passei a desfrutar de seus "causos" e confesso que compartilho de muitas das críticas que ele faz a diversos temas no livro.
Com especial destaque para o capítulo sobre sua aventura em um garimpo, me diverti bastante!
Vou procurar os seus outros títulos!

Yohan 10/05/2014

Manifesto do Nada
Em suas 240 páginas, Lobão expõe suas ideias e opiniões sobre dos mais diversos assunto, como o gênero musical genuinamente brasileiro quanto o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade. Em resumo, a Semana da Arte Moderna é a base do livro inteiro, apesar de muitas vezes estar implícito.
Este livro não é tão gostoso de ler pois a cada capítulo ele muda o tempo, tornando assim o Manifesto do Nada. Além disso, no meio Lobão começa a contar de uma passagem da vida dele em uma espécie de reality show.
Nega Samurai 10/10/2017minha estante
O capítulo em que ele fala sobre o programa A liga é realmente grande, mas acredito que a descrição dos personagens envolvidos com a sua história ao longo do caminho deram um entendimento para a conclusão.
Eu não entendi nada do último capítulo, a carta para Oswald hahaha

Gran 23/02/2014

Melhor ele falando que escrevendo
Sempre gostei de ver o lobão falando, independente de concordar ou não com as idéias dele. Entretanto, ler o livro é mais cansativo que vê-lo falar. A escolha de palavras utilizadas para se expressar deixa o livro bastante chato e arrastado. O livro basicamente é uma coletânia de "causos" que aconteceram em sua vida profissional e a opinião de assuntos geralmente focado na cultura e política, que são as áreas que ele tem domínio. Nada imperdível. Prefira os vídeos dele disponíveis na internet

Aninha 13/11/2023

Opiniões controversas com argumentação incoerente.
Comecei a ler o livro sem esperar o que estava por vir. Lobão traz argumentos sem contexto sendo controverso em muitos aspectos. Acredito que ele mude sua opinião em relação ao assunto do momento, assim dando mais visibilidade para ele.
Lobão tem uma carreia musical muito boa, mas acaba revelando um lado que vai contra tudo que ele sempre pregou.

Stella F.. 04/10/2018

Muito louco!
Lobão é de uma inteligência ímpar. Argumentos bem embasados e corajosos, ainda que muitas vezes cruel. Sem papas na língua, tem muita personalidade e coragem de colocar todas as suas posições a favor ou contra determinadas situações, ou seja, é um sujeito pensante por excelência.
Pensar diferente é muito difícil, quase uma excentricidade. É ele faz isso com maestria.
Para ler esse livro deve-se ter isenção ao lê-lo porque ele fere várias personalidades da MPB (artistas queridos de todos), fere com argumentação que nos faz ver por outro ângulo, o PT e a Comissão da Verdade e a ex-presidenta Dilma e por último acha o Manifesto Antropofagico de Oswald de Andrade uma balela. Diz que através dele o brasileiro se apegou a esse jeitinho de ser preguiçoso, indolente, procrastinador, e outros adjetivos bastante pejorativos.
O livro conta casos de sua vida e fala de coisas sérias sobre o meio musical, sua escolha pelo roquenrou, sua mudança de posição ao longo da vida e da sua exclusão.
Ele diz que não se ressente dessa exclusão, mas no fundo acho que possui um ressentimento. Mas, sendo tão sincero como é , não poderia ser diferente. Ele saiu as mesmice a que todos chegam como denominador comum.
Apesar da primorosa argumentação, e na indução a nos fazer pensar, podemos dizer que ele acredita na “sua verdade”. Mas, por que deve-se dizer que a dele é que vale e não a dos outros?
Acredito que ele tenha nas costas muitos processos por falar mal de tanta gente. Não é à toa que tem o estereótipo de boquirroto, maluco, ressentido.
O último capítulo é bem complicado para quem não leu o Manifesto de Oswald de Andrade mas o pouco que o autor coloca e sua argumentação rebatendo partes do Manifesto são bem interessantes.
Nunca li o Manifesto mas sinto que é meio sem pé nem cabeça. Talvez esteja bem atrelado àquela época da publicação.
No geral gostei bastante da leitura com escrita clara e aquele jeito do Lobão direto e muitas vezes escrachado de falar.
Não me arrependi!

Handel 13/02/2015

Opinião da oposição
Um livro bem escrito por Lobão, começa com um poema épico (Aquarela do Brasil 2.0) e que conta momentos de sua vida (relembrando sua biografia "50 anos a mil") e também tece críticas contundentes (sobre a lei Rouanet, a patrulha ideológica de esquerda, o PT), outras estapafúrdias e fruto de seu diálogo ácido. Um livro divertido de se ler, é a cara do autor!

Em sua entrevista à Band News TV (https://www.youtube.com/watch?v=Ia4SnVLkQS0), Lobão deixa claro que o livro é uma opinião pessoal acerca da música, cultura e política brasileira, e não um manual de sobrevivência da oposição (direita política).

Recomendo a leitura!

Givaldo Júnior 13/12/2013

Por que não dei 5 estrelas
Muito bom este livro. Só não recebe as cinco estrelas porque pode ser confundido com uma continuação de sua biografia.

Ricardo 03/05/2019

Vale a pena!
Só pelos capítulos 2. Um pequeno mergulho no mundo do sertanejo universitário; 6. Viagem ao coração do Brasil; e 8. A utopia antropofágica revisitada, garantem uma deliciosa leitura.

Anderson 11/10/2013

"Antropofagia" De Nós Mesmos!
Acabei de ler o ultimo livro do Lobão “Manifesto Do Nada Na Terra Do Nunca” como todos sabem o Lobão pode ser considerado talvez o artista mais controverso do momento, pois suas opiniões às vezes agradam gregos as vezes troianos, mas nunca poderemos deixar de enxergar a coragem dele em trilhar a contramão de todos artistas do momento, pois ele está cagando pra as grandes mídias televisáveis e musica pra ele é um instrumento de manifestação artística, assim ele se mostra critico errando em vários temas mas acertando em quase todo livro, levando o leitor e refletir sobre nossa atual situação cultural e política, você pode ate não concordar com ele, mas você vai pelo menos pensar e refletir muito pra argumentar contra ele, pois ele a cada dia esta se mostrando mestre da contestação, assim não tenha esse livro como impar em suas opiniões, mas para quem tem opiniões impares, deveria ter esse livro como mais um ponto de pensamento e reflexão, critico, corajoso e inusitado, livro muito bom! Nota 8.0

Alexandre 31/07/2013

Lobão o feroz
Sempre tive a tropicália como um grande movimento e idolatrava o conceito de antropofagia, de fato ainda admiro demais, no entanto lobão apresentou críticas contundentes de uma, como ele mesmo diz, "bundamolescência" na semana de 1922, Oswald de Andrade e nos derivados que vieram nos anos posteriores, entre eles a citada tropicália de Caetano, Gil, Tom zé, mutantes e outros não menos importantes.
É uma ironia seu livro ter sido anunciado no programa do Faustão. Dessa vez sem alusão ao antigo candidato metalúrgico, lula.
Parabéns pelo trabalho e por ainda sobreviver, pois na nossa história tivemos muitas pessoas que falaram muito menos e foram execrados de qualquer audiência midiática! Nem tão louco e nem tão sábio.

André 07/05/2016

Confuso
Dado que o livro tem "manifesto" no nome, que foi lançado em 2013 (em meio a manifestações de esquerda no Brasil), e que Lobão tem o posicionamento político que conhecemos, o livro acaba falando de algo que não esperamos.
Ele mais comenta de estilos musicais brasileiros (relacionando seus artistas com política), sobre aventuras suas de repórter, e traços de uma autobiografia, do que um manisfesto realmente.

Janaína Calmet 02/07/2013

Louca lucidez
Leitura concluída nesta madrugada. Então... O que dizer? Lobão é um adorável e genial doido varrido, uma verborrágica metralhadora automática (descontrolada) que atira para todos os lados... Ele não poupa ninguém (tachar o Roberto Carlos de "múmia deprimida" me fez ter uma síncope!!!! kkkkkkkkkk), nem a si mesmo; embora, obviamente, apontando o dedo a tudo e a todos, revista-se de uma falsa "superioridade", como se somente ele enxergasse o óbvio e todos nós, pobres mortais, fôssemos umas antas de pai e mãe... kkkkkkkkkk Mas, a despeito de todas as tiradas irônicas, cômicas e/ou pretensiosas, há muito material para uma reflexão profunda e séria, especialmente no campo da POLÍTICA, quer concordemos ou não com suas (às vezes, bastante duras) colocações sobre a Dilma, o PT, os partidos de esquerda e de direita, o comunismo, a Comissão da Verdade... É um livro para ser LIDO, sob pena de sermos injustos com o autor, desmerecendo-o por completo, ou, simplesmente, aceitando "goela abaixo" as suas "verdades" depreciativas. Vale a pena. E é, eu garanto, apesar de algum "pessimismo" reinante, no mínimo, divertido. ;)
Donaldo 29/12/2015minha estante
Leu a Bio dele?

Jeji 04/01/2019

O livro levanta uns debates bem bacanas sobre muitas coisas
Bem simplista, é verdade. Mas te faz ter questionamentos bem legais.

Rodrigo 21/06/2013

O LOBO PERDE O PELO MAS NÃO PERDE A PRESA!
A cada dia mais me torno fã do Lobão escritor em detrimento do cantor, embora sejam a mesma pessoa.

o manifesto é muito bem escrito, com a tônica ácida característica do Lobão, seja cantor ou escritor. Embora eu tenha gostado muito das histórias divertidas sobre sua passagem no Programa A Liga, da Band, eu achei que o capítulo fica meio perdido no meio do tal manifesto. Acho que essas histórias, que não estão na sua biografia (que por sinal gosto muito), dariam um outro bom livro, mas não vou execra-lo por isso.

Vale a pena. É bom ver gente que sabe defender suas posições, fala aquilo que quer com sabedoria e propriedade sem ser pedante.

Leia!