20.000 Léguas Submarinas

20.000 Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Lucianalg 22/12/2023

Viagem ao desconhecido
Gostaria de ter gostado mais porém achei a leitura bem lenta . Amo ficção científica mas esse livro não me empolgou.

jacarepaguá_blues 21/12/2023

É um amontoado de aventuras episódicas, mas todas estão interligadas pelo mistério em torno da figura do capitão Nemo. Apesar das aventuras serem fantásticas, é o mistério e a incerteza sobre o capitão Nemo e o seu Nautilus que tornam tudo mais envolvente! E essa tensão fica suspensa no ar até o fim do livro :)

Sara 13/12/2023

??
Uma grande aventura no fundo do mar ! Confesso que no meio do livro ele se torna um pouquinho cansativo, mais logo vem vários acontecimentos que te trazem de volta para aventura, meu preferido ainda é Viagem ao centro da terra, mais não tiro o mérito desse livro incrível!

aléfe 12/12/2023

Muito bom para ressaca e transição
Esse livro tem uma leitura leve, apesar da linguagem mais rebuscada. Eu fui lendo que nem vi. Os personagens são todos gostáveis, mas não muito profundos.

Não leia achando que é um leitura extraordinária de boa, que a história vai ficar contigo, no seu coração, porque não vai. Você lê esse livro com a sensação de que está assistindo um filme bom, mas quando acaba, você viu um filme na tarde de segunda, simplesmente.

Amei o livro, me serviu como um livro de transição entre outros muito bons e não me decepcionou. Só uma coisa ruim dessa edição: folhas brancas. Enfim, bom o livro e quero ler outros do autor

Kelvyn.Gustavo 09/12/2023

Simples as vezes é bom
Lembro da primeira vez que o li, eu adorei essa história. Ela brinca com seu imaginário, fazendo você pensar no que poderíamos encontrar (sem ser monstros) e onde poderiamos ir se tivéssemos um submarino capaz de navegar até as profundezas do mar, onde ninguém jamais foi capaz. É uma leitura muito gostosinha de ler e a história não é nada mais que isso, ela exerce muito bem o papel dela. Além de deixar um final em aberto e um mistério por parte do capitão do submarino (o que eu não gostei), a história não deixa de ser boa.
É uma leitura rápida e recomendo para quem estiver na ressaca literária ou não tiver muito tempo para ler.

Laura Almansa 08/12/2023

A história logo do início foi extremamente cansativa, acredito que por vir de outras leituras com muitos acontecimentos, quando peguei um livro capítulos enormes de descrições e extremamente detalhados sobre casses de peixes, foi algo maçante...
Esse é outro ponto, era muuuuitas classificação de peixe, sério hahaha tudo bem, entendo a importância da descrição para ambientação do cenário. Mas quando digo classificação é que o peixe realmente era classificado de acordo com grupo, espécie, ramificação... É algo legal para quem é da área, mas eu estava mesmo querendo a história.

O livro é bom, depois de um tempo acaba pegando o ritmo, também vem tendo aventuras durante a narração que o tornam mais emocionante. Nós sofremos com os personagens, sentimos com eles... A escrita é muito boa

Mas realmente, se alguém for ler, essa edição é extremamente descritiva e em certos pontos isso cansa muito

Nícolas 04/12/2023

Uma viagem pelo fundo do mar
Depois de ter tomado um spoiler no livro "Ilha Misteriosa", esse livro certamente foi menos interessante do que teria sido se eu tivesse lido na ordem correta.
Este é um típico livro de Verne, onde o leitor pode esperar uma aventura fantástica, mas com muitas muitas descrições, o que ao mesmo tempo fascina e cansa um pouco. Mas certamente é um clássico que faz jus a sua fama.

Bruna 27/11/2023

O livro é inegavelmente um clássico e estava muito à frente do tempo com toda a exposição marinha e do próprio Nautilos, mas a história deixa bastante a desejar.
Gostaria que a parte da história dos personagens tivesse mais destaque do que realmente teve. Infelizmente não conseguia gostar da parte onde eles discorriam pra sempre sobre os animais e todas as classificações.

Midi.Gomes 26/11/2023

O fascínio das águas
# Desafio livros citados em outros livros 2023# - ?Toda a luz que não podemos ver?.

O Nautilus é o mais indomável de todos nos oceanos. Todo o jargão científico traz quase um jeito enciclopédico a história, seria o grande catálogo da vida marinha do sr. Aronnax. Isso pareceu meio enfadonho para não especialistas, como eu, eu sabia que iria abandonar esse livro.No entanto, a aventura, o capitão Nemo e aquela volta ao mundo marítima me prendeu.

No decorre dos capítulos eu dizia: ?não sabia disso? ?é possível?? ?Ele inventou ou é real? ?que animal mais estranho?. Foi impossível não imaginar o que há no fundo dessa imensidão de água, novos seres, navios naufragados e um continente inteiro estariam perdidos. Esse mundo azul fascina e sabemos tão pouco.

Jules Verne sonhou grande!

?É o imenso deserto onde o homem nunca está sozinho, porque sente a vida vibrar à sua volta. O mar é apenas o veículo de uma existência sobrenatural e prodigiosa; é apenas movimento e amor; é a infinitude viva?

Gabriela 22/11/2023

Bom livro, está lendo ele para filha de 9 anos . Acho que ele mais para crianças com 12 anos para cima.

André 20/11/2023

Verne e seu personagem imortal
Apesar de ser um escritor extremamente profícuo, de ser reconhecido como um dos fundadores, junto a H.G. Wells, desse gênero elusivo - para alguns mais uma criação do mundo editorial do que uma inovação literária de fato - derivado da narrativa fantástica de Maupassant e Poe chamado ficção científica (ainda que possamos nos remeter a pioneiros como Kepler, Jonathan Swift, Shelley e mesmo Bacon e Platão, a depender de nossas predileções teóricas), Júlio Verne destacou-se muito mais pela criação e descrição de paragens exóticas, além do embasamento científico dos eventos e objetos fabulosos em suas histórias, que por grandes personagens míticos.
A exceção, nesta que é sua obra prima, é o Capitão Nemo: o elusivo inventor e coordenador do fantástico submarino Nautilus, que opta pela vida de um eremita genial dos mares junto a uma misteriosa e leal tripulação, que adota como única bandeira aquela ratificada pelo monograma do nome com que se batizou após sua rejeição do Homem - Ninguém.
Em meio ao entretenimento causado pela grande aventura dos nossos três protagonistas arquetípicos - o intelectual e sensível Professor Arronax, o fiel criado Conselho e o homem de ação Ned Land - nos aprofundamos nos mistérios dessa enigmática criatura Nemo.
Agradeçamos ao tino comercial do editor de Verne, que temendo boicote russo com um Nemo aristocrata polonês despossuído, contribuiu ainda mais para esse enigma hipnótico tornando a etnia, a nacionalidade e a origem de Nemo - e de sua nação algoz - completamente ambíguas ("A Ilha Misteriosa" canonizaria um Nemo indiano, Príncipe Dakkar, filho de um rajá subjugado pelo domínio britânico - uma decisão com alguns méritos, mas que vale discussão outrora).
Tudo neste romance é o ofício de Verne levado ao seu paroxismo: a descrição e invenção científica quase devaneante da vida e ambiente marinhos, inspirada na Geografia, Geologia, História Natural e Ciências Físicas de sua época; a invenção do engenho fabuloso do submarino Nautilus, finamente detalhado em seu funcionamento técnico e ao mesmo tempo preservando todo o mistério e encantamento de uma fera mítica; a jornada global fantástica e estonteante pelos oceanos terrestres, precisamente detalhada geograficamente, a ponto de seguirmos facilmente a jornada do Nautilus em um mapa-múndi mental; a ação ocorrendo em um cenário constituído da fusão do reino fantástico e do país geograficamente detalhado, misturando Lenda e História; e o herói, antagonista e Demiurgo Destruidor (Brahma e Shiva, se adotamos o tema hindu tardio adicionado ao personagem) da narrativa, o Capitão Nemo - o cientista romântico, o engenheiro aventureiro, o eremita engajado, o campeão anti-colonial apaixonado pela ciência e a cultura colonial - enfim, a encarnação de todo o paradoxo que é o romance, que é a arte científica de Verne.

Guiggs 20/11/2023

Cenários Incríveis!
O enredo me transportou para lugares incríveis dentro da minha mente! Foi simplesmente prazeroso ler todas as páginas de modo que eu pude imaginar cada canto descrito pelo narrador!

JGabiezz 09/11/2023

Fui submersa pela história assim como o Náutilus
Essa história é longa e cheia de detalhes, nesse quesito o Julio verne não falha! Embora eu não entenda bem dos detalhes mencionados, o livro é recheado de informações que nos fazem ter noções de localização e tempo, ele menciona frequentemente as localizações, a temperatura, as espécies com as quais se deparam, mencionam lendas e mitos! Além das tramas que acontecem dentro do próprio submarino, que é impenetrável! A história é composta de pequenos plost twists que nos fazem entender o grande acontecimento final, mas não se trata de um livro de um único evento principal, mas de vários conflitos e vivências. Meu personagem preferido foi o capitão Nemo, ele me encantou muito... é claro que suas atitudes em diversas partes não são justificáveis, mas ainda assim um homem curioso! A fidelidade do Conseil também me encantou muito nessa história, realmente um personagem de honra.

matheusbrnd 08/11/2023

20.000 Léguas de Dor e Sofrimento
Como ficção científica esse livro tinha muito potencial pra ser algo incrível e tenho certeza que foi uma boa experiência se vc consegue abstrair as coisas que mais me incomodaram nesse livro. Vamos para a lista:

-Visão extremamente eurocêntrica;
-Racismo e colonialismo escancarado;
-Completo desrespeito pela natureza e por criaturas que os personagens julgam inferiores ou indignas de viver;
-Uma baita vibe de racismo científico que por sinal estava muito em vigor na Europa quando esse livro foi lançado;
-Um bom tanto de misantropia e magnânima ignorância do Capitão Nemo cuja visão de mundo e análise da condição material daquela Europa pós Revolução Industrial é simplesmente abismal;

Em suma, ler isso é tipo assistir a um lindíssimo documentário sobre vida marinha enquanto escuta o seu avô caduco reclamar de preto, indígena, imigrante, negar mudança climática e depois bater na sua avó.