As Virgens Suicidas

As Virgens Suicidas Jeffrey Eugenides

Resenhas - As Virgens Suicidas

moonmarix 21/12/2023

As Virgens Suicidas
"As Virgens Suicidas" retrata a vida da família Lisbon, composta por um pai, uma mãe religiosa e cinco filhas. A trama gira em torno da tentativa de suicídio da filha mais nova. O enredo se desenrola por meio das lembranças de admiradores das meninas, que, ao longo dos anos, parecem ter agido como stalkers. A história destaca o deterioramento da família, da saúde mental das meninas e do relacionamento entre os membros, simbolizado pela decadência da casa dos Lisbon.

A narrativa, embora envolvente, incomoda ao revelar a admiração excessiva dos rapazes pelas meninas, dando a impressão de comportamento stalker. A apatia da vizinhança diante dos eventos reflete a indiferença pela tragédia alheia.

GabrielleRS 21/12/2023

Muito longo
Comecei a ler por ser um clássico, mas me decepcionei com alguns aspectos. Arcos desnecessários para a história das meninas Lisbon. A quebra das entrevistas no final do livro e a demora para finalização.
Como um todo, entendo o porque de ser um clássico, traz a visão de algo tão pesado em uma época sem informações e muitos tabus. Vale a leitura, mas não espere algo revolucionário.

beatrice56 20/12/2023

?No fim não importava quantos anos elas tinham ou que fossem meninas, mas apenas que as amamos e que elas não nos ouviram chamar, e ainda não nos ouvem.?

Jessica 13/12/2023

Por que você é um homem, é apenas isso que você faz
Eu gostei da história mas tem pontos impossíveis de serem ignorados, como o racismo e a misoginia. É insuportável que TODO o livro tenha apenas a perspectiva masculina, as garotas são desumanizadas a todo momento além das claras negligências. Eles não amaram elas. É o tipo de livro que seria bom se fosse de uma mulher porque ele faria sentido, mas como não é ele nada faz sentido se prestar atenção.
Babi159 29/12/2023minha estante
A sensação que eu tive lendo era que elas eram apenas objetos bonitos para eles. Ninguém nunca as amou, em realidade.

Veronica16 12/12/2023

As Virgens Suicidas" de Jeffrey Eugenides é uma narrativa envolvente que explora a vida de cinco irmãs adolescentes em uma comunidade suburbana. O livro, narrado por um grupo de meninos fascinados pelas irmãs, aborda temas como repressão, identidade e o impacto da sociedade conservadora. A história se desenrola de maneira melancólica à medida que as irmãs enfrentam pressões familiares e sociais.

rott3ngrl 07/12/2023

Extremamente desconfortável ler um homem na casa dos 30 sexualizando meninas adolescentes. além do mais, é bizarro a perspectiva masculina sobre as meninas Lisbon, e perceber como ela se aplica também sobre as mulheres na vida real. me senti anojada em algumas partes. sofia coppola fez um milagre cinematográfico

vamprismu 06/12/2023

Sofia Coppola eu nunca irei te perdoar
Esse livro falhou miseravelmente comigo. E eu nem sei por onde começar minhas reclamações.
A premissa do livro é até interessante e algumas (poucas) partes funcionam, porém absolutamente ninguém pode negar que isso virou um clássico cult graças ao filme de estreia da nossa querida nepobaby Sofia Coppola.
O autor tinha mais ou menos 33 anos quando o livro foi publicado em 1993. O que um homem na casa de seus trinta anos entende sobre mulheres, ainda mais adolescentes? NADA. E foi esse o ponto que me fez meio que odiar esse livro.
O livro não funciona justamente por ter esse olhar totalmente masculino. É um homem escrevendo sobre adolescentes pela perspectiva de outros homens que tiveram uma mera convivência com essas irmãs. E por quê eu digo mera? As irmãs Lisbon para aqueles meninos eram simplesmente uma fantasia. Eles nunca as enxergaram como pessoas/individuos mas sim como uma unidade. Levando a existência delas a um patamar de divindade.
E talvez esse seja o ponto. Porém não funciona, porque como já expliquei é um homem escrevendo sobre meninas.
A parte em que faz o leitor pensar a respeito do abuso parental disfarçado de proteção e a religiosidade excessiva é até interessante, mas se perde por causa de uma escrita ruim e sem propósito definido.

Eu não sei como o livro foi recebido em 1993 mas sei que o filme não teve lá muito apoio em 1999. Foi só depois de um tempo, quando a Sofia conseguiu se desvincular do pai e deixar a persona dela em mais evidência que a maioria dos seus filmes viraram clássicos, obviamente dando mais impacto para o livro.
Entretanto, foi na pandemia e popularização do tiktok que tudo foi elevado. A estética da Sofia ficou ainda mais em evidência e ela começou a ganhar ainda mais fãs fiéis. E sabemos que a geração tiktoker sabe ser completamente obcecada por algo.
O filme ficando ainda mais popular as “hot girls” do booktok começaram a recomendar o livro, que ganhou até uma edição lindíssima em rosa e verde da séria do “Tiktok made me buy it”.
É por esse motivo que eu nunca vou perdoar a Sofia.
A interpretação cinematográfica que ela deu a esse livro é magnífica. Delicada e tocante, coisa que a obra original não é. A Sofia conseguiu nos dar uma dimensão mais feminina e de apego às irmãs Lisbon que o Jeffrey nem sonha em conseguir.

BangoBook 06/12/2023

Não é tudo isso
A história é boa mas o final é decepcionante, achava que seria mais bombástico mas foi muito fraco.

yes2heaven 05/12/2023

Elas amariam ouvir lana del rey

queria um ponto de vista delas, entender exatamente o que elas pensavam, sobre o que conversavam.

IsabeltMelo 03/12/2023

Ele começa muito bom e vai caindo aos poucos até ficar extremamente massante e chato no final. o contexto do livro também não se ajuda, mas você entende o porquê do filme da coppola ser tão mais aclamado que o livro já que claramente faltou uma perspectiva feminina aqui.

Marita13 01/12/2023

Eu tinha expectativas sobre o livro e então li, mas é um livro bem ruim, livro misógino em que sexualiza meninas de 12/13 anos e é um livro racista. E não não entendo o momento em que ele viveu. Ele para mim só é um autor de merda

giventaken 24/11/2023

As virgens suicidas
é certamente uma experiência. gosto da natureza melancólica e muito há de se refletir no livro. houve um momento na qual comecei a achar a obra maçante, mas isso pois já havia assistido o filme e pude prever 85% dos acontecimentos.

maria 22/11/2023

As meninas lisbon
Eu amo muito o filme da sofia então tinha expectativas meio baixas pro livro já que tinha visto umas pessoas dizendo que o filme é melhor, mas definitivamente é uma adaptação perfeita, toda a beleza do livro se traduz pra tela e vice versa. eu demorei um tempo pra ler mas acho que se eu tivesse emocionada conseguia ler de uma vez só.