O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

livrosmortificados 15/10/2023

Os dois extremos dos valores cristãos na vida de uma mulher
A figura do demônio e a figura de deus. Que na minha percepção, AMBAS são extremamente manipuladoras ? na mitologia cristã.
No livro temos Rosemary completamente sozinha, isolada, assombrada por uma culpa por conta de seu passado, e se vê perdendo o controle, o controle de si, do seu proprio corpo, de tudo.

"O que fazia ali, sozinha naquela cabana fria e miserável"

Muito se engana quem acha que esse livro enaltece e reforça a figura do bem e do mal, de satã e deus, não tem lado "certo", se notarmos bem o Papa também aparece nos "sonhos" da protagonista. Esse é o horror do livro. Rosemary não tem fuga, não tem suporte, não tem ninguem a não ser ela mesma ( e até mesmo isso ela quase perde)

Taís 15/10/2023

Pobre Rosemary
O final foi bem corrido, mesmo terminando de tal maneira podia ter sido mais rico em detalhes. Não gostei do fim, dá pra entender a decisão de Rosemary, o que se passou na cabeça dela, mas teria gostaria mais se a ideia da janela tivesse acontecido.
Achei que faltou detalhes na parte mística do livro.
Mesmo sendo previsível, a partir da parte dois do livro o leitor sente muita ansiedade na leitura em acompanhar o raciocínio de Rosemary.
Tirando a parte de terror, o livro é super atual em relação a relação do relacionamento de Guy e Rosemary, o Guy é um babaca.

brendkarla 15/10/2023

Angustiante
Ainda não sei como me sinto em relação a este livro? gente! não sei se gostei ou desgostei.

Mas sei de uma coisa: sentimento constante de angústia e impotência gigantesca depois que você percebe o que está acontecendo?

Geralmente não me importo muito com os finais dos livros. Creio que a experiência está na construção. Mas confesso que o desse, especificamente, achei muito? aberto, e corrido.

Enfim, em geral, foi uma experiência interessante! Devorei em poucas horas. Acho que vale a pena a leitura!

jordana109 13/10/2023

Diabos
O livro é uma delícia de ler, é muito fluido e dá pra ler em 1-2 dias, bem rapidinho mesmo.

Apesar da história ser conhecida e de entrar na leitura já sabendo o enredo básico, a cada passagem e cada acontecimento vai crescendo uma ansiedade e tensão, não pra saber exatamente o que está por vir e sim pra saber como as coisas vão se desenrolar pra chegar no ápice da história.

A Rosemary no começo é muito chata, acho que a vida fútil que ela vive da muita essa impressão, mas quando as coisas começam a pegar, a visão sobre ela muda muito rápido, sendo mulher então o negócio me pegou de jeito em como ela é desacreditada, traída e levada como louca por todos o redor dela me deixou muito triste e angustiada. O marido dela tbm é o maior pau 🤬 #$%!& , o final me entristece pois queria que coisas acontecessem de forma diferente mas eu entendo totalmente a conclusão do livro. Fico feliz? Não, mas compreendo.

Queria mesmo é que a faca fosse utilizada. Enfim, é um ótimo livro, se não fosse uma história tão conhecida o suspense pra saber se ela tava ficando doida ou não ia deixar tudo mais delicinha, nota 4 pq eu faria o final diferente (kkkkkkkk)

Moniquecristinaoficial 13/10/2023

Opinião honesta
É um bon livro, a parte 1 achei mais arrastada mas a partir 2 fui rápido e intensamente
Eu tenho uma sensação de q se tirar as partes "magicas" se torna uma história quase real. De um casal recém casado onde ele está focado em sua carreira e ela quer ser mãe e o custo disso eles pagam pois vale tudo.

Eduardo 13/10/2023

Um clássico do terror, mas que pode ser visto além disso. Creio que na obra seja possível ter uma interpretação muito de crítica social. Vemos como a sociedade cobra a mulher para ser mãe e como ser mãe, e como muitas vezes as pessoas dão mais significância para o status que para o íntimo e decisões mais pessoais, como vemos muito no jeito que Guy age.

Sob o aspecto do terror, dos rituais e bruxaria, vejo muito um sentido de ironizar a sociedade.

Além desse aspecto crítico, o mais óbvio - do terror - também é muito bem feito. O começo é mais lento, mas tudo que é dito é aproveitado, tudo. Não tem aqueles detalhes trabalhados que nunca mais são falados. Até coisas que você até esqueceu que tinha lido, por ser algo mínimo, depois demonstram algum peso narrativo. Ademais, a partir do momento que o livro engata (o que é rápido) engata mesmo, e você sente tanta ansiedade que precisa ler tudo de uma vez.

Achei a protagonista uma mulher fortíssima, que ainda sob toda a pressão humana/sobrenatural que sentia, soube agir e se equilibrar.

O ambiente é muito bem trabalhado mesmo, você consegue enxergar com perfeição os lugares e a claustrofobia, mesmo pra mim, que tenho dificuldade de me concentrar em descrições minuciosas de ambientes.

Não cheguei a sentir medo, como já vi alguns afirmarem ter sentido, mas dá bastante agonia o suspense e a ansiedade para ver logo o desenrolar das coisas.

O final foi muito bom sim, mas acho que a obra se torna mais relevante pela construção, por tudo que se passa, do que pelo final em si, que apesar de legal, também não foi o melhor do mundo, mas muito suficiente, de toda maneira.

Pretendo assistir o filme em breve.
Gabriel Albino 18/10/2023minha estante
Assiste, por favor.

Eduardo 18/10/2023minha estante
eu não consigo achar esse maldito filme, já tentei. tinha no prime vídeo mas retiraram em janeiro acho

beenary. 12/10/2023

Previsível, mas bom.
Já ouvi e vi tantas pessoas elogiarem esse livro quando o assunto é o terror ou o sobrenatural na literatura, mas felizmente não fui com as expectativas altas; li completamente de mente aberta.

Desde o começo é notável a pretensão com que o Guy trata a Rosemary. Ele nunca foi um bom marido e acredito que seja por isso que ela demorou mais do que deveria para notar os problemas que foram sendo introduzidos.

Foi uma leitura claustrofóbica, ansiosa e um pouco reflexiva, como um terror normalmente exige. E mesmo para quem for um estranho ao gênero, é uma boa pedida. Acho que gostei especialmente da sutileza com que o machismo é trazido; se Rosemary fosse um homem, as pessoas provavelmente acreditariam nela mesmo se ela afirmasse que o céu fosse roxo.

Izamara Ferreira 10/10/2023

A claustrofóbica e isolada vida de Rosemary!
"O Bebê de Rosemary" é uma obra-prima do gênero de horror psicológico que continua a ser uma leitura essencial para os amantes do gênero. A capacidade de Levin de criar uma sensação constante de inquietação e tensão, juntamente com uma protagonista cativante e perturbada, faz deste livro uma experiência literária que deixa uma marca duradoura. É uma obra que desafia o leitor a questionar a natureza do medo e da paranoia, e a refletir sobre os horrores que podem surgir do cotidiano.

thaynA148 08/10/2023

Acho que a seita satânica é a coisa menos assustadora desse livro, eu fiquei horrorizada com a atitude do marido dela e a forma que a rosemary foi tratada por todos. fiquei aflita o livro todo, querendo xingar todo mundo e quase chorando de raiva por ver a forma que a rosemary foi usada por todos.
o final me incomoda um pouco, mas acho que o autor quis mostrar como o amor de uma mãe pode ser tão intenso, realmente é um clássico que inspirou muitas obras de terror

Tamy Vianna 06/10/2023

Agoniante
Essa obra causa incômodo desde o início, embora escrito em uma época antiga, o descaso com Rosemary causa indignação; eu reparei que Rosemary é uma mulher que vai atrás do que quer, pois deixou sua família para casar com Guy, porém por ser muito ingênua se deixa levar pela lábia de seu marido, um ator, egocêntrico e muito egoísta, que coloca suas próprias vontades e sonhos acima de tudo e de todos, mesmo que isso cause dor e sofrimento a Rosemary, mesmo que velado, ele colocou sua mulher em uma violência, onde ela não teve seu poder de decisão sobre sua vida, sobre seu próprio corpo.

O satanismo aqui é o que menos assusta, a aflição maior é o que se passa com Rosemary.

Mat 05/10/2023

Esse livro me surpreendeu muito, não achei que ia gostar tanto como gostei, a leitura é bem rápida, o livro é pequeno e sem muita encheção de linguiça, vc vai acompanhando a história do ponto de vista de Rosemary e junto com ela vai montando o quebra cabeça e chegando a conclusão do que se passa, e terminando num final interessante, não surpreendente, mas interessante.

Debora.Alves 05/10/2023

Um clássico atemporal
Essa é a terceira vez que leio esse clássico do terror que marcou uma geração de leitores, e depois teve uma adaptação cinematográfica excepcional.

"O Bebê De Rosemary" não é apenas uma história de terror sobrenatural: é também uma metáfora sobre uma sociedade machista, que reduz a mulher apenas a função de mãe e dona de casa, e que não tem suas vontades respeitadas (inclusive o corpo e a alma).

A história do livro tem uma pegada mais psicológica do que sobrenatural. O Mal não está somente na figura do diabo, mas também está presente na mente humana e na sua capacidade de atingir objetivos (custe o que custar).

Para o mês do Halloween, "O Bebê De Rosemary" é uma leitura obrigatória. Nota: 8.0

Milena.Saleh 04/10/2023

Perturbador!
Esse livro foi um que me fazia ansiar chegar em casa e ter qualquer intervalo de 2 minutos para ler! Simplesmente viciante. Conta a história de um casal que resolve ir morar em um local barato e espaçoso, mas que, como tudo na vida, tem seu lado ruim. Rosemary passa por pequenos acontecimentos que inspiram uma atmosfera ruim, e passamos o livro todo nos questionando - será que é apenas o ponto de vista narrativo viciado ou realmente tem algo de muito estranho acontecendo? Por sorte eu não havia visto o filme e, ao ler, pude me surpreender genuinamente a cada página. Demorei um dia para digerir e agora concluo que é, sim, genial! Estejam preparados!
Carla Maria 04/10/2023minha estante
Eu amo esse livro,?

Milena.Saleh 04/10/2023minha estante
Há tempos que eu não era arrebatada assim! Amei