O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Levi.Rodrigues 22/06/2020

De volta ao elemento.
Acho inútil escrever sobre um livro sem dizer o que ele representa para mim. E sei que as pessoas não estão interessadas em minha visão crítica, ou mesmo a subjetiva. O que é mais uma boa razão para dizer o que realmente quero dizer. Deixo análises imparciais (se é que tal coisa exista) para quem se aventura por elas. Se você abriu minha resenha esperando por uma dessas críticas, dou-lhe tempo de fechar. Vá, pode ir, ainda poderá encontrar um milhão delas por aí.

Conheço o Bebê de Rosemary de várias maneiras, a primeira delas é pelo cinema e, embora não tolere o Polansky, o filme é um favorito, em especial pela semelhança integral com o livro do Levin. Ira Levin é um dos meus escritores preferidos. Durante anos procurei por este romance e nunca realmente pude comprar, ou o preço era salgado ou estava esgotado.

Portanto, esse livro é um presente de Dia dos Namorados de minha esposa, ela sabe o quanto eu o queria. Comecei a ler no dia seguinte, vi o filme enquanto lia e terminei sem querer que terminasse algumas horas depois.

É um livro especial para mim de muitas maneiras, de todas as maneiras. Voltar aos suspenses do Levin é me recordar do motivo pelo qual escrevo e como a ficção me encanta. Não importa o quanto eu conheça a história, será sempre bom voltar para meu elemento. Eis aqui uma habilidade pessoal da qual me orgulho, e com a qual li todo este livro, a habilidade de reviver o que já vi tantas vezes como se fosse a primeira vez. O elementar é um relicário e cada um que defenda o seu.

site: https://www.levirodrigues.com.br/

Carla 29/06/2020

Clássico.
Me prendeu do começo ao fim, não consegui sossegar enquanto não acabei, mais um clássico pra lista ?

Thaís Almeida 03/07/2020

Um Clássico!
Esse livro é sensacional! Senti raiva da Rosemary por algumas atitudes e depois senti dó rsrs. Gostei da paranóia que foi instalada e de como se desenvolveu... E o final! Gostei e me surpreendi! Favoritado!

Gladis 04/07/2020

"Mas não é só na igreja Católica. Todas as religiões são a mesma coisa. Um circo para distrair a plebe ignara"

Raphael 07/07/2020

The devil is in the detail
A primeira vez que tive contato com a história da agoniante gestação de Rosemary foi por meio do aclamado filme de Roman Polanski, que a propósito é extremamente fiel ao livro de Ira Levin. Como havia assistido há algum tempo, não lembrava de vários pontos interessantes da trama, e durante a leitura, por mais que já soubesse qual seria o final, foi como se estivesse tendo contato com algo totalmente novo. Apesar de ser um livro curto, tendo apenas 219 páginas na edição brasileira da editora Amarilys, tudo é muito bem construído para criar a descrição objetiva e sem rodeios das perturbações e sofrimentos de Rosemary, assim como os detalhes do sombrio edifício Bramford e seus estranhos moradores.

Apesar de o Bebê de Rosemary ser considerado um livro de horror, é válido destacar que a leitura não contém os clássicos elementos presentes em obras similares do gênero, como passagens muito explícitas, criaturas assustadoras ou demais elementos aterrorizantes que estamos acostumados a ler em obras de Stephen King por exemplo. Toda a tensão e suspense presente na história vão sendo construídos de forma gradativa até chegar ao clímax, no entanto, a trama não fica arrastada ou monótona em momento algum. Inclusive confesso que houve uma certa ansiedade de minha parte para chegar na surpreendente cena final e saber como seria descrita no livro. Para mim, o final de O Bebê de Rosemary, seja no livro ou no filme, é algo impagável, digno de estar em minha prateleira pessoal de melhores cenas finais. Alguns acontecimentos da história podem ter mais de uma interpretação, o que a torna ainda mais surpreendente, no entanto, não é o tipo de final que exige uma consulta imediata a alguma análise na internet para melhor compreensão. A narrativa explica tudo muito bem e cabe ao leitor tirar suas próprias conclusões, que podem render debates muito interessantes.

Eduar 09/07/2020

Ótimo suspense psicólogico
Uma leitura ágil e que me prendeu. Tem um final que eu não esperava e que deixou um gosto bem agradável. Não foi uma leitura de dar medo apesar de ser "vendida" como terror clássico. Considerei um suspense de muita competência. Agora viu assistir a adaptação cinematográfica e dar rosto aos personagens.

Eduardo.Silva 11/07/2020

Instigante
Não é um clássico atoa. Um livro de terror e suspense psicológico que prende do início ao fim. Uma leitura fácil e muito fluida, difícil de parar de ler. Logo já me conectei com a Rosemary, personagem principal do livro, e os outros personagens são muito interessantes. O autor logo no começo já vai dando pistas de todo o mistério e o fim é simplesmente incrível, uma leitura que vale muito a pena

May 19/07/2020

Não consegui parar de ler
Não sei como não li esse livro antes. Achei a história muito envolvente, não conseguia largar o livro e fui surpreendida com o desfecho.

Løu huebes 26/07/2020

Muito bom!
Rosemary e seu marido Guy um ator que busca por estabilidade na carreira se mudam para um dos pre?dios mais disputado de Nova York, o Bramford, edifi?cio antigo e que possui? uma ma? fama de acontecimentos macabros e misteriosos.
Ao chegar logo seus vizinhos Roman e Minnie os recebem da melhor forma possi?vel, sempre prestativos e cuidadosos especialmente com Rosemary, e se tornam bem pro?ximos de Guy. Logo todo esse cuidado se torna sufocante e ate? suspeito, apo?s Rosemary engravidar tudo comec?a a ficar mais estranho e sufocante para ela. Sinto pena da Rosemary pois ela esta rodeada de marido merda, vizinhos merdas, pai?s merdas, e no final so? vai ter a ela mesma para discutir se tem raza?o sobre sua duvidas ou so? esta? ficando parano?ica.
Um belo terror psicolo?gico, bem escrito, apesar do livro ser pequeno ele se aprofunda bem na relac?a?o do casal e ate? nas estranhezas dos seus vizinhos. Talvez voce? conhec?a o nome por sua adaptac?a?o de mesmo nome que foi dirigida por Roman Polanski em 1968, que alia?s eu assisti assim que terminei o livro e e? incrivelmente fiel ao livro, recomendo ambos para quem gosta desse estilo de livro/fime.

Patlov 29/07/2020

eu decidi ler e não me arrependi
lido | Rosemary e Guy é aquele casal apaixonado e cheios de sonhos. A compra de um apartamento em um dos prédios mais disputados de Nova York, o Bramford, parece ser o início de uma nova fase. Logo em seguida à mudança, eles se sentem acolhidos por vizinhos idosos e super amorosos, simpáticos (e inxeridos!).
Guy conquista um papel de destaque em uma peça teatral.
Rosemary engravida!
O que poderia ser melhor?
Paralelo a toda essa jornada, existe a sombra de um passado sombrio sobre antigos moradores do Bramford: Canibais, Satanistas, suicidas. Amigos próximos ao casal adoecem, a gestação não é das mais confortáveis.
Aos poucos Rosemary vai unindo as pontas.
Imagine qual é a relação entre o Bramford, esses vizinhos e essa gestação? ? Será que tem mais alguém envolvido nessa trama?
Nunca o coloquei esse livro na minha wishlist, mas tão logo vi a capa, eu decidi ler e não me arrependi. Eu curti muito o livro!
É um terror sem uma gota de sangue.
Esse é o conteúdo do livro ?O bebê de Rosemary? escrito em 1967 por Ira Levin e lido por mim em 15/07/2020

Camis Morket 04/08/2020

O Bebê de Rosemary
O bebê de Rosemary, de Ira Levin é um clássico que todos que gostam de terror/suspense deveria ler. Eu me prendi ao livro e acabei lendo muito rápido, nunca assisti ao filme e no meio da leitura fui desconfiando de certos acontecimentos e quando o final foi revelado as minhas teorias estavam quase todas certas.
O livro começa com Rosemary e seu marido Guy procurando um apartamento para morar em Nova York, quando se deparam com um vago no Bramford, um edifício antigo vitoriano. Nisso um de seus amigos os avisa sobre a reputação do prédio por causa de acontecimentos macabros, porém o casal não se incomoda com isso e se muda para lá.
O inicio do livro até um pouco mais da metade é o dia a dia de Rosemary no novo lar, lá eles conhecem um casal de idosos chamados Roman e Minnie Castevet que se tornam ótimos amigos mesmo eles sendo um pouco estranhos.
Depois Rosemary descobre que está grávida, seu marido fica muito feliz mesmo ele não querendo ter filhos no momento. O casal de amigos também apoia muito Rosemary e a ajuda quando ela começa ter alguns problemas na gravidez.
Com o tempo passando ela começa desconfiar de alguns acontecimentos estranhos, desconfia de tudo e de todos, até que finalmente descobre o que esta acontecendo pelas costas dela.

site: https://instagram.com/bibliotecadederry/

Bolinho 09/08/2020

A sinopse já entrega, mas...
Então, se ler algumas sinopses do mesmo livro irá ver que eles entregam algumas partes, mas, o desenvolvimento está firme para lhe prender.
Admito que as partes calmas do livro são chatas e demoradas de ler, pois são detalhes e parte da gravidez, porém nos pontos de tensão e descobrimento a coisa fica interessante, e melhor acompanhante para isso é a dedução.
Pelo narrador ser a Rosemary, e vítima no caso, a visão é limitada e pequenos indícios te leva a dedução, todavia dependendo ela vai te enganar, ajudar ou deixar confuso(a), ou pior, manter na dedução da própria protagonista.
Recomendo mais pelo terror psicólogico, pois o início é a enrolação de pegar o apartamento e o final parece incompleto, além de um pouco desanimador, dando em conta todo sofrimento de Rosemary.

Victor Buqa 14/08/2020

O bebê de Rosemary
Como eu gostaria de ter visto as adaptações pro cinema e TV após a leitura do livro. Há uma perda do encanto por ter feito o percurso oposto, mas nada que transforme a experiência em algo ruim. Pelo contrário, Ira Levin consegue escrever diálogos fluidos e descrições que me fizeram sentir na Nova Iorque dos anos 60. Toda a narrativa é bem amarrada, apesar de um tanto previsível, mas nem por isso deixa de ser um dos clássicos do horror que deve ser lido por todos.