O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Camis Morket 04/08/2020

O Bebê de Rosemary
O bebê de Rosemary, de Ira Levin é um clássico que todos que gostam de terror/suspense deveria ler. Eu me prendi ao livro e acabei lendo muito rápido, nunca assisti ao filme e no meio da leitura fui desconfiando de certos acontecimentos e quando o final foi revelado as minhas teorias estavam quase todas certas.
O livro começa com Rosemary e seu marido Guy procurando um apartamento para morar em Nova York, quando se deparam com um vago no Bramford, um edifício antigo vitoriano. Nisso um de seus amigos os avisa sobre a reputação do prédio por causa de acontecimentos macabros, porém o casal não se incomoda com isso e se muda para lá.
O inicio do livro até um pouco mais da metade é o dia a dia de Rosemary no novo lar, lá eles conhecem um casal de idosos chamados Roman e Minnie Castevet que se tornam ótimos amigos mesmo eles sendo um pouco estranhos.
Depois Rosemary descobre que está grávida, seu marido fica muito feliz mesmo ele não querendo ter filhos no momento. O casal de amigos também apoia muito Rosemary e a ajuda quando ela começa ter alguns problemas na gravidez.
Com o tempo passando ela começa desconfiar de alguns acontecimentos estranhos, desconfia de tudo e de todos, até que finalmente descobre o que esta acontecendo pelas costas dela.

site: https://instagram.com/bibliotecadederry/

Bolinho 09/08/2020

A sinopse já entrega, mas...
Então, se ler algumas sinopses do mesmo livro irá ver que eles entregam algumas partes, mas, o desenvolvimento está firme para lhe prender.
Admito que as partes calmas do livro são chatas e demoradas de ler, pois são detalhes e parte da gravidez, porém nos pontos de tensão e descobrimento a coisa fica interessante, e melhor acompanhante para isso é a dedução.
Pelo narrador ser a Rosemary, e vítima no caso, a visão é limitada e pequenos indícios te leva a dedução, todavia dependendo ela vai te enganar, ajudar ou deixar confuso(a), ou pior, manter na dedução da própria protagonista.
Recomendo mais pelo terror psicólogico, pois o início é a enrolação de pegar o apartamento e o final parece incompleto, além de um pouco desanimador, dando em conta todo sofrimento de Rosemary.

Victor Buqa 14/08/2020

O bebê de Rosemary
Como eu gostaria de ter visto as adaptações pro cinema e TV após a leitura do livro. Há uma perda do encanto por ter feito o percurso oposto, mas nada que transforme a experiência em algo ruim. Pelo contrário, Ira Levin consegue escrever diálogos fluidos e descrições que me fizeram sentir na Nova Iorque dos anos 60. Toda a narrativa é bem amarrada, apesar de um tanto previsível, mas nem por isso deixa de ser um dos clássicos do horror que deve ser lido por todos.

Walber 15/08/2020

é impossível não se arrepiar nas últimas páginas desse livro

Bruna Chaves 30/12/2020

Li para um encontro literário e adorei! Ficava casa vez mais nervosa ao longo da leitura. Pelos spoilers que peguei da continuação, decidi ficar só neste volume mesmo

Dâmaris 20/05/2024

Surpreendente
Que livro! Nunca havia assistido ao filme, mas sempre ouvi falar que era um clássico, muito elogiado por todos que assistiram.
O livro não deixa a desejar. A forma que o suspense é construído e que o leitor é levado a descobrir toda falcatrua... Excelente!
Recomendo demais essa leitura.

Vinicius 03/01/2021

Rosemary Woodhouse e seu marido Guy, um ator que luta para se firmar na carreira, mudam-se para um dos endereços mais disputados de Nova York, o Bramford, um edifício antigo de ares vitorianos, habitado em sua maioria por moradores idosos e célebre por uma reputação macabra de incidentes misteriosos ao longo da história.

Sem demora, os novos vizinhos, Roman e Minnie Castevet, vêm dar boas-vindas aos Woodhouse.
Apesar das reservas de Rosemary com relação a seus hábitos excêntricos e aos barulhos estranhos que ouve à noite, o casal idoso logo passa a ser uma presença constante em suas vidas, especialmente na de Guy.

É aí que tudo começa a mudar. Guy consegue um ótimo papel na Broadway, e novas oportunidades não param de surgir para ele. Rosemary engravida, e os Castevets passam a tratá-la com atenção especial. Mas, à medida que a gestação evolui e parece deixá-la mais frágil, Rosemary começa a suspeitar que as coisas não são o que parecem ser.

Logo no início da leitura, que fiz em conjunto com o @@@@@@@, eu percebi que esse seria um livro rápido e fácil de ler. As coisas não demoram a acontecer e o clima de suspense é instaurado logo nas primeiras páginas.

Eu nunca assisti a adaptação, então fui para a leitura sem saber absolutamente nada que ia acontecer ali. Apesar do suspense ser construído gradualmente e a apresentação dos personagens e ambientes ser bastante satisfatória, as pessoas que tem o hábito de ler esse tipo de narrativa, saca na hora o que tá acontecendo ali (mas isso não é empecilho para que a leitura não seja concluída). Acredito que por já sacar tudo que estava acontecendo, eu achei a protagonista uma mosca morta, que acreditava fielmente em todo mundo.

O Bebê de Rosemary é um livro que indico para todos os leitores! Os que estão se aventurando agora nesse tipo de narrativa vão adorar saber um pouco mais sobre construção de personagens e ambientações. E quem já tem um certo conhecimento e é acostumado vai ficar curioso para saber o que vai rolar a cada virada de página.

Matheus.Soares 12/01/2021

Um clássico é um clássico
A vontade era imensa, e finalmente pude ler O Bebê de Rosemary, um dos maiores clássicos da literatura de horror mundial, e a espera valeu muito a pena. A história começa meio lenta, com muitos detalhes na introdução de todos os personagens, mas isso se faz absolutamente necessário para o decorrer da trama, e quando o suspense, a tensão, o perigo e o mistério começam a aparecer, o autor não tira o pé do acelerador e deixa o leitor na maior aflição do mundo pra saber como aquela história vai terminar. Quanto ao final, ele não foi tão espetacular quando eu esperava e quanto o resto do livro se encaminhava pra ser, mas foi um final que, mesmo não tendo me agradado tanto, foi verossímil e fez total sentido, fazendo com que, essa continuasse sendo uma das maiores obras de horror já escritas. Só tenho a dizer que amei essa leitura, e que queria apagar a história da minha memória pra poder conhecê-la de novo com os mesmos sentimentos que tomaram conta de mim na primeira leitura.

Nicole710 27/01/2021

Adorei demais
Achei esse livro excelente, quase li de uma vez só de tão boa que estava a leitura, não chega a dar medo, mas a história, os personagens e a escrita foram maravilhosos, sem contar o terror psicológico da narrativa.

Camila 31/01/2021

Maravilhoso!! Leitura rápida que prende do início ao fim, e o suspense é de tirar o fôlego!

Paulo 12/02/2021

Livro q te prende, você não consegue largar até terminar, no final da uma caída que não me agradou muito e fim poderia ter seguido outro rumo ...

Nathy 13/02/2021

Suspense de altíssima qualidade, a leitura foi super fluída, totalmente intrigante. Há tempos eu procurava um livro do gênero que fosse assim tão bom e só agora encontrei. Como uma apaixonada por horror clássico essencial que lesse e não me decepcionei de forma nenhuma, enfim, excelente!!!!!!

Vanessa.Liandro 24/02/2021

Sensacional ???
Já havia assistido ao filme e amado, mas o livro tem um Q a mais sempre. Não me decepcionei com nada!

Silvana.Tozetto 08/03/2021

O bebê de Rosemary
Guy e Rosemary são informados de que o apartamento que eles esperavam na fila há anos, finalmente, está disponível. Guy é um ator mediano, mas tem muitas ambições e para se tornar famoso e conseguir papéis importantes na carreira faz um pacto com o Diabo, o qual envolve seu filho que ainda nem foi concebido. O livro é um show de horrores, desde a concepção até o parto. Queria que o final fosse diferente, Rosemary foi muito corajosa.