A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Diego.Ferreira 02/03/2022

Muito denso, muito bom.
De todos os livros que eu já li, A abolição do homem foi o livro mais difícil de todos eles. Pelo título, logo imaginei que o autor trataria da questão do pecado de forma teológica, ou no mínimo, bíblica, mas não, o livro não condiz muito com o que a maioria das pessoas pensam. A abolição do homem é um livro que trata sobre ética, moral e educação, sobre como nossos valores, qualidades e nossa essência vem sendo apagados cada vez mais, desde que o mundo é mundo. O ensaio de Lewis conseguiu ser tão cirúrgico, que a problemática se mantém atual até os dias de hoje.

Dalmo 02/03/2022

Surpreendente e visionário
Nesta pequena grande obra, C. S. Lewis nos mostra o quanto merece ser reconhecido como um dos maiores intelectuais do século XX. Brilhante, ele faz uma profunda reflexão sobre os valores morais e universais que são a base de toda a civilização humana, em contraponto com o relativismo moderno que passou a permear nossa cultura e nossa educação.

Fazendo referências a grandes pensadores da nossa história, como Aristóteles, Platão, Santo Agostinho, Confúcio, entre outros, ele mostra o quanto a base filosófica, intelectual e religiosa de todos os povos partem dos mesmos princípios que moldam seus valores e virtudes. Para isso, utiliza-se do conceito milenar chinês do Tao, que trata da realidade que vai além de todas as situações, do abismo que havia antes do próprio Criador, do Caminho pelo qual o universo caminha e do qual emergem as coisas de forma eterna, silenciosa e tranquila para o espaço e o tempo. Trata-se também da Via que todo homem deve trilhar, imitando o progresso cósmico e em harmonia com a Natureza. O Tao seria então a única fonte de todos os juízos de valor. Se ele for rejeitado, todos os valores também serão rejeitados.

(leia a continuação da resenha em redumbrella.com.br)

site: https://www.redumbrella.com.br/noticia/a-abolição-do-homem-c-s-lewis

Menina Ciria 27/02/2022

Um livro bem denso... profundamente filosofico. Lewis traz para discussão aspectos da moral e da etica humana. Abolir a moralidade comum seria abolir a própria humanidade.

yas 23/02/2022

sem dúvida a leitura mais desafiadora que me encontrei em anos,
e sem dúvidas, um dos livros mais complexos de Lewis.
difícil foi entender suas palavras e o que havia por detrás delas; conectar seus pensamentos emaranhados e parar a cada nova frase pra pensar se estava lendo direito.
no entanto, apesar dos nós, pelo menos a ponta eu acho que pude vir a compreender.

?cada novo poder conquistado pelo homem também é, ao mesmo tempo, poder sobre o homem.? p.59

brendasnb 17/02/2022

Como sempre, nosso querido Jack dá um show em sua defesa à moralidade e aos valores tão menosprezados e ridicularizados pelas gerações atuais. É uma leitura complexa, com muitas refutações e reflexões, sendo necessário parar e ponderar alguns fatores antes de avançar. No entanto, acho que a edição também não facilitou. Em muitos momentos os tópicos parecem desconexos, deixando a leitura - que já não é simples - bastante confusa.

tati.oliveira.58 15/02/2022

O perigo do relativismo
A abolição da moral objetiva e a ascensão do relativismo culmina na abolição do próprio homem. O Estado quer abolir a noção do que é certo e errado, quer criar ?animais civilizados?, animais pq não nos quer com a noção de transcendência, de alma, mas somente seres materialistas, ateus, seres que seguem seus próprios instintos e vontades como os animais. Mas, ao mesmo tempo, nos quer civilizados, quer que obedeçamos suas regras sem questionar. Hitler claramente não tinha uma moral do que é certo e errado, não se importava com o transcendente, com religião, com a ideia de alma, impunha sua própria visão do que era certo e só tinha olhos para o material. Retirar os princípios morais de uma sociedade nos leva à guerras, à morte de milhares, ao totalitarismo, gerando a abolição do próprio homem.

Raniery2 12/02/2022

Embora antes de iniciar o livro vi inúmeros elogios, eu de fato não acredito ter compreendido bem o que o autor pretendia transmitir. Ainda assim, tive bons proveitos.

Bia 09/02/2022

O livro é muito bom! Mas como outros livros de Lewis, a leitura é desafiadora e as vezes difícil de compreender....

Gabi ! 03/02/2022

A abolição do homem!
Não sei o que falar.
Li o livro sem nem ler a sinopse antes (?), então quando comecei ele, fiquei muito perdida.
É um livro bem pequeno, dá para ser lido rapidamente.
Sendo sincera eu achei a leitura meio cansativa, difícil e até meio entediante em alguns momentos, me deixando perdida. É um livro um pouco difícil de ler, na minha opinião.
Mas em geral, o final é bom, achei bastante interessante.

Não é meu primeiro contato com os livros do C.S Lewis e "A abolição do homem" foi o que menos gostei

Carol 02/02/2022

Crítica da humanidade
O livro fala sobre princípios, teorias e filosofias.
Questões sobre a moralidade e natureza. Porque devemos ter ou não. Faz comparações com inúmeros livros antigos: religiosos ou não.

São poucas páginas, mas uma leitura difícil, com referências e palavras diferentes (confesso que tive que parar a leitura algumas vezes para pesquisar, mas vale muito a pena)

brunoleomont 02/02/2022

É difícil entender o homem
Lewis é gênio, porém esse livro foi bem filosófico e difícil de entender pra mim, o que conseguir absorver é válido. Mas pelo que entendi o homem não mantém seus valores e princípios e se perde no caminho.

nahthejust 31/01/2022

Excelente.
Lewis dá um show de filosofia nesse livro, abordando assuntos necessários e uma argumentação ótima! Quem começa a ler os livros de Lewis por esse vai ficar um pouco confuso, pois a escrita desse exige um pouco mais de interpretação e pode se tornar um pouco mais cansativa.