A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Victor_lcnetto 23/04/2023

A abolição do homem.
Um livro filosófico. Não entendi muito bem o conceito no começo, mas ao longo do livro fui entendendo melhor. Não é um autor fácil de ler. Mas é filósofo né.

Izabela.Deotti 23/04/2023

A Abolição do Homem foi escrito pelo irlandês C.S. Lewis (1898-1963). O texto foi publicado originalmente em língua inglesa no ano de 1944.

O livro divide-se em 03 capítulos, cumulado com Apêndice generoso recheado de citações populares e religiosas que mesmo escritas/ditas em momentos e lugares diferentes, incrivelmente traduzem um pensamento universal que nos trouxe em segurança até aqui.

No 1.° Capítulo, C.S. Lewis nos explica a motivação para ele redigir tal texto. Nos foi esclarecido que fora presenteado com um livro didático, a qual ele se refere como "Livro Verde" para proteger os autores/professores britânicos. Na obra mencionada, Lewis fica muito incomodado com os exemplos didáticos do "Livro Verde". Conforme Lewis analisa os exercícios, ele refuta com genialidade as incongruências encontradas. Em suma, a principal crítica é que "a tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos."

No 2.° Capítulo, Lewis alerta para as consequências destrutivas de uma educação limitante seguindo a doutrina do "Livro Verde".

No 3.° Capítulo finaliza nos explicando a necessidade de "A Abolição do Homem". Pois, atualmente o poder, a submissão e o lucro se misturam e ao mesmo tempo que o homem adquiri o poder, ele se torna escravo dele mesmo e das suas consequências.

O livro é puramente filosófico e, com certeza, qualquer texto que eu escrevi, ou venha escrever sobre este livro ficará muito aquém da sua qualidade.

Lidiany.Mendes 17/04/2023

Um grande livro
Poucas páginas, porém muitas são as reflexões propostas por C. S. Lewis neste livro.
Não é uma leitura fácil, mas todo o esforço é recompensado.
Me impressionou o fato de que muitas das considerações feitas pelo autor se comprovam no nosso tempo.
A grande discussão é sobre o que nos torna humanos e o quanto o distanciamento de nossa essência pode levar a nossa extinção. Não uma extinção física, mas uma extinção da nossa humanidade. Dos valores universais que nos orientam desde sempre e que uma vez excluídos de nós nos torna altamente manipuláveis e descaracterizados enquanto humanos.
Bem, foi isso que entendi nesta primeira leitura.

Rodrigo.Peixoto 11/04/2023

Mais um ótimo livro do Lewis, a partir de um livro escolar realiza uma crítica a parâmetros que a sociedade deveria manter, fazendo ligações com diversos textos da cultura antiga para o embasamento sobre a domesticação do ser humano e o abandono da humanidade em sua origem.

Talita 06/04/2023

Li o livro e só vi palavras, parecia muito interessante, mas entendi quase nada, pelo pouco que eu entendi do conteúdo conseguia entender o que ele queria dizer.
Me senti burra muitas vezes por quase não ter entendido o livro, mas mesmo assim pretendo ler futuramente.
EloA142 06/04/2023minha estante
C.S Lewis e seus livros difíceis ??

Miguel.Moreira 02/02/2024minha estante
Realmente, não é um livro fácil, ainda mais com a tradução que temos disponível. Mas acredito que se a senhorita tomar notas, resumir capítulos (ou se necessário, parágrafos), acredito que compreenderá com facilidade após resumir as ideias.

Tente captar a ideia central da obra que é a perda do espírito na educação moderna, que gera a crise de teleologia por conta dos ideais pós-iluministas que caminhão para uma abolição da racionalidade do homem.

Raul.Mozer 03/04/2023

O livro aborda a ideia de que a sociedade moderna está perdendo sua conexão com valores universais e objetivos, e está se afastando da ideia de uma moralidade absoluta. Lewis argumenta que essa mudança na mentalidade está levando a um declínio na qualidade da vida humana e defende a importância da tradição, da razão e da fé para manter a humanidade em equilíbrio. Com uma escrita clara e persuasiva, "A Abolição do Homem" continua sendo relevante para os dias atuais e serve como um lembrete oportuno da importância de cultivar valores universais para garantir a sobrevivência da humanidade.

Mellhsz 01/04/2023

O TAO EM SI MESMO
Se faz muito atual o posicionamento do Lewis acerca da moralidade intrínseca e as novidades carnais. Acontece que diante do cenário atual é possível verificar a aplicação prática da "Abolição do Homem", princípios que se fundam em si mesmo, sendo "desconstruídos" por uma sociedade que busca o controle. O "novo normal" poderia ser tabulado como uma das formas de reconfiguração do Tao. "A abolição do homem" é um livro para se pensar, Lewis sendo Lewis.

Jardan 23/03/2023

Abolição também é escravidão
Lewis faz u trabalho incriv no livro, mostrando de forma bem fácil de entender, como as novas vertentes filosóficas e cosmovisão moderna destroem todas as bases que sustentam a nossa sociedade, bases essas que mantém não só a nossa sociedade funcionando como mantém também ânsia sanidade. Expondo ponto por porto como isso é até criminoso, chega a conclusão lógica que não é só a abolição do homem, mas também a escravização deste.

Meirelles4 21/03/2023

Curto, denso e super atual.
Incrível como o que é dito por Lewis explica alguns fenômenos sociais, educacionais e estruturais que conhecemos hoje. A abolição do homem são "novos" ensinamentos voltados a desconstruir grandes valores e do relativismo de tudo,, tornando o homem um "simulacro" de ideias desconstruídas, sem proposito. Algumas citações interessantes e quase proféticas aos dias de hoje explica os rumos das sociedades ocidentais atual.
"A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas mas irrigar desertos"
" Uma ética pautada nos instintos dará ao Inovador tudo que ele deseja e irá liberá-lo de tudo que for contrário ao seu desejo"
"Mas os moldadores de homens da nova era estarão armados com os poderes competentes do Estado e a tecnologia científica. Nós teremos uma raça de manipuladores capazes de moldar toda a posteridade segundo o que lhes aprouver"
"A crença de que podemos inventar ideologias ao bel prazer, e o tratamento consequente da humanidade como meros arranjos, começa a afetar até mesmo nossa linguagem"

Kyuketsu 20/03/2023

Direto ao ponto.
Poucos livros conseguem ser tão densos, profundos e curtos quanto este de C. S Lewis. Em uma narrativa impactante ele demonstra, inequivocamente, as consequências do distanciamento do Transcendente.

Leitura obrigatória sem dúvida.

raquelts_ 25/02/2023

C.S Lewis
Foi um livro de difícil leitura pra mim, mesmo sendo um livro curto eu demorei muito pra ler, pois ele não foi fluido.

achei a história em si boa, ele explica as bases do conhecimento humano, como devemos entender o Tao, e os princípios

Andressa B 12/02/2023

A rejeição dos valores é onde o homem é abolido
Leitura difícil. Conhecimento enriquecer.

No início achei bem fácil acompanhar, porém requer muita atenção. Depois me senti perdida, mais ou menos até o final.

Sei que não aproveitei ao todo os pensamentos de Lewis, pois seu nível é bem mais elevado que minha compreensão e engajamento atual. Porém, a sua ideia principal eu consegui visualizar e compreender melhor com as suas reflexões.

Se eu tivesse que resumir este livro: a rejeição de valores tradicionais para trazer um novo modelo é tão enganosa que apenas demonstra a cegueira seletiva do Inovador, como Lewis o chama, e resulta no que hoje vemos acontecer: a rejeição dos valores em prol do "desenvolmenvimento e inclusão" resulta, na verdade, em que o próprio homem que é abolido.

Lua 08/02/2023

É um livro pequeno, mas cansativo
Pelo que eu entendi, basicamente esse livro é uma crítica à outro livro. E um combate à ideia de que o ser humano precisar ser menos sentimental, ou um convite à reflexão sobre a seguinte questão: Será que ao retirarmos a honra, o amor, o altruísmo, dos seres humanos, eles ainda poderiam ser considerados seres humanos.. seria possível uma "civilização" apenas com pessoas que usam a lógica para tudo e fazem o que bem entendem? As respostas estão nesse livro.

lizzybennet 04/02/2023

Lewis é um cara que exemplifica bem as suas ideias tentando fazer com que elas fiquem o mais claras possíveis, o que pode deixar a leitura pesada para aqueles que não estão habituados a escrita dele. Fora que o autor defende seus pontos de vista mas não explica a sua filosofia, imaginando que o leitor já teve contato com ela.

***Não é um livro para ter o primeiro contato com o autor***

Antes de ler essa obra, recomendaria particularmente Cristianismo Puro e Simples.

Ver Clive ponderando que o avanço na tecnologia científica faria com que os homens perdessem a sua humanidade nunca fez tanto sentido no ponto histórico em que nos encontramos. Ele faz com que se reflita a que pontos de manipulação à população poderia ser manipulada por pessoas mais poderosas, coisas que já acontecem atualmente.