Doutor Sono Stephen King
Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Gustavo Rodrigues 10/02/2021

King nunca erra.
Nesse livro S.K conta um pouco mais da história de Dan Torrance, ou Danny, que agora já é adulto. Tudo está indo bem mal, até ele conhecer Abra, uma criança iluminada que precisará da sua ajuda pra sobreviver.

Senti um pouco de dificuldade pra engrenar na leitura no início porque o livro vai contanto três histórias que são, até então, distintas. Vamos acompanhando a vida de Dan Torrance, de Abra e de um grupo de pessoas chamado Verdadeiro Nó.

Aos poucos as histórias começam a convergir de uma maneira muito crível, sem nada forçado, e o livro vai te conquistando. A trama é mais complexa, quando comparada a do livro anterior, mas King comanda tudo com maestria.

Ao meu ver, o ponto alto de Doutor Sono é o aprofundamento maior nos poderes que a Iluminação proporciona aos que são contemplados em tê-la. Isso já foi bem abordado em O Iluminado, mas aqui é ainda mais. Se achávamos Danny especial, Abra veio pra provar que o dom da iluminação pode ser ainda mais forte.

Se leu O Iluminado e gostou, Doutor Sono torna-se imprescindível. Não leia procurando o mesmo terror do livro anterior, mas sim uma trama complexa e bem trabalhada. Como disse no título, King nunca erra.
Ani 10/02/2021minha estante
aaaaai quero ler

Gustavo Rodrigues 10/02/2021minha estante
Leia, vale a pena. Não é melhor que O Iluminado, mas vale a pena demais!

Catarina42 10/02/2021minha estante
Curiosa

Eline 10/02/2021minha estante
Realmente é uma resenha, parabéns

Lauro.Luis 11/12/2021minha estante
Esse livro é muito bom, uma pena que o filme não contemplou a história como em O Iluminado.

Lauro.Luis 11/12/2021minha estante
O Iluminado é uma obra prima assim como Carrie. Deste modo não dá para comparar, mas é muito bom. #literaturadomedo no Instagram.

Rita.Beatriz 20/01/2022minha estante
Achei sua resenha muito boa. Eu comecei a ler o livro esperando o mesmo clima, mas depois fui entendendo que são obras totalmente distintas.
Do meu ponto de vista, até aqui, se não fosse o personagem principal e a iluminação que ele tem, seriam obras desvinculadas.

Ary 24/10/2022minha estante
Esse é livro único ?

Manuela 30/12/2022minha estante
Achei que ia ser ruim mas é perfeito , tlvz até melhor que iluminado ????

Gisele241 26/07/2023minha estante
Ele é perfeito ?

Bruno 31/07/2016

Danny agora é Dan
Apresentação

Olá, nessa resenha falaremos um pouco sobre a continuação de uma das maiores e mais aclamadas obras literárias do mestre do horror, Stephen King.
A ideia da continuação de O Iluminado partiu em um tour de promoção do livro Saco de Ossos, no qual durante uma sessão de autógrafos, um cara qualquer perguntou ao autor:

"- Ei, você faz ideia do que aconteceu àquele garoto de O iluminado?"

O autor mesmo afirma que já tinha pensado nisso, como também pensava no que teria acontecido com o pai perturbado de Danny se ele tivesse descoberto o Alcoólatras Anônimos, em vez de tentar se virar com a chamada "sobriedade de alta tensão".
Stephen também menciona como a ideia o perturbava, pois sempre existiria comparações entre as obras, o que elevava o nível de insegurança no momento de escrever. Comparações, neste caso, são inevitáveis, mas O Iluminado e Doutor Sono são duas obras completas, boas e totalmente distintas. O que elas tem em comum? Foram escritas por um cara genial, um exímio contador de histórias.

Venham, voltem ao Hotel Overlook e conheçam o futuro do garoto Danny Torrance, o Iluminado.

Resenha

O garoto sobreviveu aos acontecimentos do inverno no Hotel Overlook. Com sequelas físicas e mentais, sua mãe e ele vivem com uma generosa quantia de dinheiro vindos de uma indenização pela explosão da caldeira do hotel. Os fantasmas que o assombravam no Overlook se mudam junto com a família, e mesmo morando a milhares de quilometros de distância, o garoto ainda é perseguido pelos velhos e horripilantes hóspedes do hotel.

“--- Uma hora se percebe que não adianta ficar mudando de lugar. Que você se leva para onde for.”

No salto da história, o garoto cresce. Danny não é mais Danny. É Dan. O protagonista, para seu próprio desespero, se descobre a figura do pai: Alcoólatra incontrolável e com um temperamento agressivo e auto destrutivo. Com inúmeras brigas de bar e diversos apagões pelas bebidas, Dan acaba fichado na polícia. Diferente do pai, ele encontra na bebida uma saída para suprimir os poderes da iluminação. Com pesadelos terríveis e visões que misturam o real e o irreal, Dan não aguenta a pressão e cede ao alcool, até que chega ao fundo do poço.

“--- A mente era um quadro-negro. E a bebida, o apagador.”

Escrever mais sobre a história comprometeria a experência do leitor interessado. Demorei a ler por ser do grupo que era contra a continuação. Pensava eu que O Iluminado já era uma obra fechada e que a história de Danny e de sua família fora bem contada. Encontrei nas primeiras páginas um livro muito assustador e sombrio, o que me deixou empolgadíssimo do que estava por vir. Mas Danny cresce e a partir daí o livro muda de tom. O sombrio desaparece de imediato, e acabamos acompanhando um tipo diferente de história, muito mais puxado para um suspense do que para um livro de horror psicológico.

Isso é ruim? Não achei. Por quê? Pelo simples fato dos personagens serem muito, mas muito bons. Durante essa saga de Dan, somos apresentados a uma fantástica criação do Mestre King. Abra Rafaella Stone é uma criança iluminada, uma personagem muito bem construída e cujo poder é imensamente maior ao que Dan experimentara quando ele próprio era criança. Mesmo vivendo com esse enorme dom, Abra, ou Abba-Du, como é carinhosamente chamada pelos pais, tembém vive o terror de ser adolescente. Com coisas estranhas que acontecem ao seu redor, a garota tenta ao máximo não deixar seus pais sentirem seus anseios e evita em demonstrar seus poderes por saber o quanto de medo isso gera em ambos. Aliado a isso, tem o fato de Abba-Du se sentir sozinha, pois enquanto cresce se vê com poderes únicos, no qual em sua cabeça, apenas ela os possui.

O entrelace dos personagens, a partir do momento em que Dan a conhece se desenrola de uma maneira muito natural. Ele próprio se tornou uma pessoa muito carismática ao crescer. Foi muito facil gostar dele como gostávamos no primeiro livro e isso foi um grande alívio para mim. As vezes, gostamos deixar as coisas no passado para não estragar nossas experiências, mas não foi esse o caso com o nosso protagonista. Dan vira para a garota o que Dick Halorann foi para ele um dia. Um mentor. E as cenas de poderes partilhados e a iluminação sendo usada por dois áses do assunto trazem uma dinâmica muito poderosa para a narrativa. Abba-Du, como Dan, cresce e aos olhos de todos vira Abra Stone, um um ser de poderes e forças inimagináveis.

"--- Só que ela é muito, muito mais forte. Eu já sou bem mais que Billy, e ela me faz parecer um vidente de quermesse."

O ponto alto foi a introdução do lado vilanesco da história. O grupo conhecido como O Verdadeiro Nó, liderado pela lindíssima Rose O'hara, a Cartola. Um enorme grupo de nômades que parecem ciganos pelo fato de viverem em trailers e nunca em um ponto fixo. Itinerantes, sempre seguem pessoas iluminadas a fim de sugar a energia vital, na qual eles intitulam de “Vapor”. Essa introdução de vampíro psíquico, é um excelente ponto, pois o grupo se mantém imortal enquanto consegue se alimentar, e muitos detalhes do longínquo passado dos seus membros são jogados através dos capítulos. Outro ponto forte são os codinomes de cada participante desse poderoso grupo. Temos o grande ancião, Vovô Flick, cuja idade é desconhecida, mas sabe-se que está vivo desde a idade média. O rastreador de iluminados, Barry China age sempre como batedor. Jimmy Contas é um expert de aparatos tecnológicos. Andi Cascavel utiliza de um raríssimo e poderoso dom da hipnose e Papai Corvo, o charmoso e porta-voz do grupo, sempre seguindo na linha de frente de todas as negociações do grupo. Ao contrário dos ciganos, o Verdadeiro Nó é um grupo bilionário, apoiado por diversas empresas de fachada, sempre com documentos legais e que vivem sempre dentro da lei com o intuito de nunca chamarem a atenção.

“--- A vida era uma roda, seu único dever era girar, e ela sempre voltava ao ponto de partida.”

Doutor Sono agrada desde que você não busque comparar os dois livros. Sente e encare esse como mais um livro. Um livro com um pequeno diferencial de que você já ouviu falar sobre esses personagens antes. A única crítica que tive é sobre a mudança de tom. Embora o conceito do Verdadeiro Nó seja um pouco assustadora, a forma que é descrita não amedronta, tornando o livro um bom suspense com elementos sobrenaturais, mas nada que te faça perder o sono.

E vocês? Gostaram da continuação de O Iluminado? Acham que King deveria repetir a dose e dar a algum dos seus clássicos mais uma continuação?

“--- Eu mudei as coisas. Precisava mudar. Sabe por que? Porque agora é diferente. Porque o passado passou, embora defina o presente”

Quero aproveitar para parabenizar a arte de capa da Editora Suma de Letras. O tom de vermelho usado e as fontes em forma de vapor deram um toque especial no livro, mas ainda temos um sonho de vermos os livros de King em capa-dura, como as excelentes edições americanas.
Dri 25/10/2019minha estante
Eu amei Doutor sono, achei melhor que O iluminado kkkkkk

Alessandro.Aguilera 12/03/2020minha estante
Amei Doutor Sono e amei o Iluminado. Mas vamos colocar cada um seu estilo. O Iluminado é seu tom de terror e o Doutor Sono em um tom de suspense sobrenatural. Os dois separados, sabendo que algumas personagens são continuação do Iluminado funcionam muito bem. Não se deve comparar as duas obras.

santos.jhn 30/04/2020minha estante
Concordo com a sua avaliação.

Acabei demorando um pouco a ler porque iniciei o livro acreditando que seria uma continuação está de O Iluminado (que eu li tem uns 15 anos), mas a "pegada" é totalmente diferente.

Ouso dizer que você pode ler os Doutor Sono sem ter lido o Iluminado que não vai lhe causar prejuízo algum.

No momento em que parei de comparar os livros ou esperar muitas referências do primeiro, a leitura de Doutor Sono fluiu bastante, principalmente a metade final.

Parabéns pela resenha sem spoiler e muito bem feita.

Ah, Abra é uma das melhores personagens do mestre Stephen King recentemente

@aprendilendo_ 20/02/2022

Resenha de Doutor Sono
Décadas após os assombrosos acontecimentos no hotel Overlook, o agora adulto Dan Torrence tem de lidar, diariamente, com os traumas de infância e suas consequências enquanto recomeça a sua a vida em Nova Hampshire. Na nova cidade, o protagonista passa a receber constantes mensagens telepáticas de uma jovem chamada Abra Stone, que, assim como ele, tem poderes de iluminação. Nesse contexto, o verdadeiro desafio da trama começa quando Abra passa a ser perseguida por uma seita chamada O Verdadeiro Nó, composta por vampiros espirituais, os quais se alimentam de pessoas com poderes psíquicos. Publicado pela primeira vez em 2013 e escrito por Stephen King, Doutor Sono é a continuação de O Iluminado, uma das grandes obras de seu autor.

Em primeiro plano, com suas primeiras páginas muito bem cadenciadas, somos expostos, com profundidade, aos anos de Dan após os acontecimentos em Overlook. Nesse contexto, a obra surpreende pela ótima construção da personalidade e vida do protagonista, o qual, repleto de traumas e dilemas pessoais, vive em um constante embate íntimo, o qual é extremamente bem construído. Da mesma forma, acompanhamos Abra, seu crescimento e como os pais lidam com o fato de terem uma filha com poderes especiais, o que gera uma ótima relação entre o leitor e a família Stone. Assim, apesar de um tanto quanto prolixa em sua construção dos personagens, a narrativa consegue realmente criar um incrível contexto antes de, efetivamente, entrelaçar as histórias deles para o desfecho.

Por outro lado, claro, o desenvolvimento sereno da obra e a relativa demora para o início de um confronto podem vir a gerar certa decepção naqueles em busca de algo mais parecido com O Iluminado, pois o livro não apresenta um pesado terror ou sequer uma frenética aventura sobrenatural. Isso, no entanto, não retira o peso da história, apenas demonstra que, talvez, a intenção do leitor no momento da leitura seja essencial para a melhor experiencia possível. Ainda, cabe fazer certa pontuação acerca dos grandes vilões da narrativa, os quais, com um excêntrico carisma, causam tanto indignação quanto curiosidade profunda sobre a história deles e suas intenções e poderes. Por fim, a obra acaba por ser muito mais sobre o amadurecimento e lidar com os próprios traumas do que qualquer outra coisa e, apesar de se tratar de uma continuação, funciona muito bem como uma história isolada.

“Doutor Sono” está muito mais para um drama íntimo sobre traumas e amadurecimentos com uma subtrama sobrenatural do que propriamente um livro de terror. Nesse contexto, apesar de não entregar uma obra assustadora e com um suspense arrebatador, King cria e desenvolve personagens complexos e extremamente carismáticos em uma trama contemplativa e inteligente, a qual explora profundamente as minucias de um homem traumatizado e com dilemas pessoais. Vale a pena a leitura.

Nota: 9,1
Instagram: @aprendilendo_

site: www.aprendilendo.com.br

Gustavo616 12/03/2021

Sono
Será que O Iluminado realmente precisava de uma continuação? Bem, se precisava ou não, aqui temos Doutor Sono.

Vale lembrar que se você ainda não leu O Iluminado, talvez não deva ler isso aqui, então caia fora (ou não).

Passado alguns anos depois dos acontecimentos do Overlook Hotel, temos um Danny Torrance crescido (melhor chamá-lo de Dan) e cheio de problemas que antes lhe assombravam em sua infância, porém agora não são apenas problemas sobrenaturais.
Dan acaba cruzando o caminho de uma garota que, assim como ele, também é iluminada, mas o poder dela vai além de tudo o que Dan já viu. A garota se vê afundando em um problema gigantesco e perigoso e cabe a Dan, o único iluminado que essa garota conhece, ajudá-la a sair dessa situação.

A obra é bastante interessante, mas o ritmo dela é bastante lento. A minha leitura só começou a empolgar de verdade faltando umas 140 páginas para o livro terminar, e até chegar nisso foi passando por páginas (não todas, obviamente) muito descritivas, e algumas até mesmo desinteressantes para o entendimento da história.

A adaptação cinematográfica também não é tão empolgante, exceto pelo final que é diferente do livro, mas que não considerei bom. Vale lembrar que a adaptação de Doutor Sono continua da adaptação de O Iluminado e não do livro.
O diretor do filme acertou maravilhosamente bem em acrescentar uma coisa (não contarei o quê) que o King pecou muito em não por na hora de escrever o livro, mas isso não quer dizer que essa tal coisa foi colocada de forma esplêndida na adaptação, muito pelo contrário, pessoalmente achei tal coisa mal desenvolvida.
O filme é bem corrido, e isso acabou sendo um problema ao meu ver. Não que seja culpa do diretor, mas talvez Doutor Sono seja uma obra difícil de ser adaptada para a duração de um filme.

Não é o melhor livro do King, mas acaba empolgando os fãs de O Iluminado, e isso faz a leitura ser bem melhor.
Kenyafdn 13/03/2021minha estante
Vishiii.. É o que estou lendo! Pra ser bem sincera, não achei o ?O Iluminado? essa Coca Cola toda não.. É bom, mas achei meio confuso. Não explica as histórias dos fantasmas direito, enrola demais nos devaneios do Jack e acaba do nada.

Gustavo616 13/03/2021minha estante
Muita gente idolatra O Iluminado, mas também não achei tudo isso. Foi uma leitura que achei legal, mas pra mim acabou sendo 4 estrelas. Espero que você aproveite melhor a leitura de Doutor Sono, ainda que não seja um livro maravilhosíssimo, ainda é uma leitura bem legal.

Rick 01/10/2014

Uma das melhores continuações que já li.
O que falar de "Doutor Sono"? Todos nós, fãs do mestre, queríamos saber como andava a vida daquele garotinho que sofreu tanto no Overlook. E ainda bem que ele decidiu contar essa história, nem tão feliz assim, 30 anos depois. É um livro que irá fazer você ficar preso, até o desfecho de uma história lindíssima de um homem e de uma menina. Um homem que sofreu devido à infância difícil e uma menina que sofre devido a um dom indesejado. Um livro sobre horrores ocultos que podem ser piores que a morte. Mas Doutor Sono não é um livro de horror, somente; é um livro sobre superação, redenção, arrependimentos, amor e o ciclo da vida.
Beth 30/12/2014minha estante
Exatamente. Concordo contigo. Continuo sendo uma leitora fiel e adoro quando S.K. fala comigo!

carolina.lima.56211497 14/01/2015minha estante
Descrição perfeita ^^

Clau 27/04/2015minha estante
Isso ai, gostei da sua resenha e esta ótima mesmo. Não achei um livro aterrorizante como O Iluminado, mas eu gostei de como o mestre me prendeu desde o começo até o final que chorei muito. Vale a pena ler, mesmo pra quem não esta acostumado com esse gênero.

FlAvia.Agostinho 20/10/2020minha estante
Adorei sua resenha, estou gostando também do livro, mas por enquanto estou no começo.

Patricia Lima 29/05/2020

Doutor Sono
Eu acabei gostando bastante do livro, o terror dele é diferente de O Iluminado, porque a ameaça que temos são pessoas, e não algo sobrenatural como era no Hotel Overlook.

Então acaba sendo um livro recheado de ação, e que explora muito mais esse dom da iluminação, se é algo que te deixou muito interessado no primeiro livro, em Doutor Sono você vai encontrar muito mais coisas em relação a isso e eu achei muito legal.

Mas a melhor coisa no livro é a conexão que o Dan acaba tendo com a Abra, eu achei que foi muito bem construído. O Stephen King tem esse dom maravilhoso de construir muito bem os personagens, e nesse livro ficou excelente de acompanhar. Gostei muito das interações entre os personagens.

Eu acho que os problemas envolvidos em O Iluminado, eram muito mais interessantes do que os problemas desse livro. Mesmo tendo um vilão bem intrigante, eu não ligava muito pra essas cenas. É o único ponto negativo que foi algo que acabou não deixando a história tão interessante pra mim.

Mas outra coisa legal é que você pode esperar muitas referências do Hotel Overlook durante a leitura, porque o Dan ainda está abalado pelo que aconteceu, e tem uma cena pro final muito legal mesmo, como se fosse um fan service.

Fernanda Coelho 15/06/2023

A VIDA ERA COMO UMA RODA QUE SEMPRE VOLTAVA AO MESMO LUGAR!
5 ?? + ??

Quando li ?O Iluminado? não acreditava que ?Doutor Sono? pudesse supera-lo, mas é do King que estamos falando, não é? E pelo pouco que conheço do autor ele consegue surpreender. E sim, ele surpreendeu e superou todas as expectativas.

Sempre vi o menino Danny como uma criança doce e de coração puro. O novo Danny, o Dan em ?Doutor Sono?, não era mais aquele menino. Os traumas que o Overlook causaram, acarretaram muitos problemas em sua vida, sendo os que mais detestava em seu pai: a bebida e o que ela era capaz de fazer.
Poderia ter se entregado e jogado a culpa em seu histórico familiar? Poderia, mas não, ele foi forte e fez história e King foi incrível ao tratar da força de vontade, superação e o lado humano de Dan.

O que falar da menina Abra?
Que menina doce.. Quanta força, determinação e coragem.
Que dupla incrível!
Desde o primeiro contato já existia muito afeto e conexão entre eles e foi lindo de viver essa história que de nada assustadora tem.
Foi muito mais uma lição de vida!

Sem dúvidas, ?DOUTOR SONO? virou meu favorito da vida!

E não esqueçam: UM DIA DE CADA VEZ.
Pedro 15/06/2023minha estante
Excelente resenha!
?????

Joao634 15/06/2023minha estante
Ótima resenha Fernanda! Gostei mesmo, eu não sei se já assistiu a adaptação de Doutor sono...mas se ainda não assistiu acho que você gostaria de dar uma olhada, o livro sempre será melhor mas não custa nada dar uma olhadinha na adaptação ?

Obrigada, Pedro!

Obrigada, João!
Eu não vi nenhum dos dois, acredita? Estou doida pra ver!

David 15/06/2023minha estante
Ainda não li esse, mas pra você ele superou O Iluminado?

Joao634 15/06/2023minha estante
Fernanda acho que você vai gostar da adaptação de "Doutor sono", eu assisti a adaptação antes de ler e já amei a Abra de imediato!

Fernanda Coelho 15/06/2023minha estante
Sim, David! Pode ler, vale muito a pena!

Fernanda Coelho 15/06/2023minha estante
Vou assistir, impossível não amar a Abra.. né, João?

Joao634 15/06/2023minha estante
Impossível mesmo, ela é uma menina muito corajosa e junto ao Dan então se forma uma dupla daquelas, amei muiitoo

Carol 16/06/2023minha estante
Fernanda que resenha maravilhosa!!! Com certeza será o próximo que lerei!

Fabio 16/06/2023minha estante
Parabéns pela lindíssima e sincera resenha, Fernanda!
Fico feliz em saber que para ti, "Doutor Sono' entrou para o rol de melhores livros!
E só parar te animar, tenho certeza, que muitos o King, entrarão no pareô contra "Doutor".... It, Novembro de 63, Sob a Redoma, Dança da Morte, Quatro Estações.. e a lista segue kkkkkk

Flávia Menezes 16/06/2023minha estante
Gostou mesmo não é, Fê? Mas também?como não se encantar com a Abra! Que menininha fantástica! Sem contar que não tem como não se divertir com esse povo do Nó. Essa ?sacada? do King foi muito certeira. E sobre essa descrença nesse, depois de ?O Iluminado?? senti o mesmo, e me surpreendi como você. Que livro! E Fê? bela resenha! ???????
PS.: e boa mudança! ??

A lista só cresce, Fabio! Kkkkkkkk obrigada pelas indicações

Obrigada, Flavia!
Vou casar e estamos de mudança rsrs ????

Fabio 16/06/2023minha estante
Parabéns pelo matrimônio Fer!!!??????

Flávia Menezes 16/06/2023minha estante
Que delícia isso, Fê! Uma mudança assim é a melhor coisa do mundo! ? Desejo muitas felicidades pra vocês dois, Fezinha!!! ?????

Fernanda Coelho 16/06/2023minha estante
Ahhhh muito obrigada, Flávia e Fábio! ????

Marcos 08/12/2022

Doutor Sono
Danny Torrance está perdido na vida! Em dado momento, ele encontra com uma garota iluminada, Abra, que está sendo visada pelo Verdadeiro Nó. Após muitos anos como alcoólatra, e sendo ?forçado? a enfrentar uma bando de vampiros de vapor, Danny se reencontra na vida.

?A vida era uma roda que sempre voltava ao mesmo lugar.?

Aqui vemos o futuro do Danny Torrance.

Danny se tornou aquilo que mais repudiava. Estava perdido e no fundo do poço. Em determinado momento, o ?acaso? faz ele se estabilizar, e conhecer Abra.

Nesse período, Danny trabalha em um asilo ajudando pessoas no fim da vida? o que acarreta a alcunha de Doutor Sono.

Percebe-se que mesmo após tantos erros, após um passado que corrói o personagem até a alma? Danny teve sua redenção, uma segunda chance, que o personagem agarrou com força.

O que me incomodou um pouco, foi o fato do Verdadeiro Nó não ser tão ameaçador quanto se espera. A forma como a maioria deles morreu, foi relativamente fácil e prático.

No mais, todos que me conhecem sabem que eu tenho as minhas ressalvas com ?O Iluminado?, mas é ótimo pescar as referências do mesmo, principalmente quando se chega na reta final do livro.

?Doutor Sono? é uma homenagem bonita e realista ao personagem do Danny Torrance, vale demais a leitura!
Michelle.Gandolfi 08/12/2022minha estante
??

Marcos 08/12/2022minha estante
O livro é muito bom Michelle ??????????

PatrAcia44 11/12/2022minha estante
?????

Marcos 12/12/2022minha estante
É livrãooooo Paty ????????

PatrAcia44 12/12/2022minha estante
Ah pronto, lá vai eu querendo comprar ??

Só vai Kkkkkkkkkkkkkkk vale o preço Kkkkkkkkkkkkkkk

PatrAcia44 12/12/2022minha estante
Ixi, dar uma pesquisada antes, quem sabe não encontro uma promoção né

Mas esse não está caro viu ? Já a Dança da Morte? lamentável ikkkkkkkkkk

PatrAcia44 14/12/2022minha estante
Ah então vou ver pra comprar ?? nossa imagino mesmo.

Marcos 14/12/2022minha estante
Compraaaaaa e espero que você goste da leitura kkkkkk senão eu saiu queimado Kkkkkkkkkkkkkkk

PatrAcia44 19/12/2022minha estante
Hahaha blza, depois que eu comprar e ler eu te conto o que achei ?

Marcos 19/12/2022minha estante
Fechou Paty! Espero que goste ?????

Ellen 30/11/2022

Eu amei o desfecho dessa história
Eu confesso que no início a leitura foi meio arrastada, tava sem vontade mas quando de fato começa a desenrolar a história eu não conseguia parar de ler. A continuação ficou mais que perfeita, eu amei as voltas que aconteceram com o Dani e o final ficou maravilhoso ??

resenhasdajulia 04/02/2021

Danny Torrance sobreviveu aos acontecimentos daquele inverno, no Hotel Overlook, mas ainda foi perseguido pelos horripilantes hóspedes daquele lugar terrível.

Danny agora é Dan, que, para seu desespero, seguiu os passos do pai, afundando-se na bebida e envolvendo-se em diversas brigas.

Tudo muda quando ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra apoio em uma comunidade de Alcoólatras Anônimos e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder da iluminação oferece conforto para quem está morrendo. Ajudado por Azzie, um gato que prevê a morte dos pacientes, Dan se torna o Doutor Sono.

Nessa mesma época, passamos a acompanhar o nascimento e crescimento de uma garota chamada Abra Stone, que tem uma iluminação muito poderosa.

Eu amei a relação de Dan com Abra e as conversas através do pensamento. Ele vira um mentor para ela, que nem Dick Hallorann fora para ele.

E o que falar do Verdadeiro Nó? Um grupo de nômades que viajam em trailers e parecem inofensivos, mas que se alimentam do vapor de crianças iluminadas, para se manterem imortais.

Adorei O Iluminado, mas Doutor Sono foi ainda melhor pra mim!

Amei!

Marlonbsan 17/10/2023

Doutor Sono
Os destinos de Danny Torrance e de Abra Stone se cruzam ainda quando ela era um bebê. A ligação entre eles vem e vai, mas no momento de maior aflição, quando Abra cruza com uma tribo chamada de Verdadeiro Nó, é a ajuda de Dan que ela busca.

O livro é narrado em terceira pessoa, tem uma linguagem simples e flui bem, os capítulos curtos ajudam na progressão e dinâmica.

Quem leu O Iluminado provavelmente se perguntou para onde foi Danny Torrance após os acontecimentos no Hotel Overlook e aqui temos as respostas, claro, como é um livro do King, não se pode esperar que só coisas boas rondaram a vida dele.

A construção da história tem uma progressão muito boa, interligando as vidas dos personagens e levando aos locais em que precisavam estar. Como sempre, a carga e o peso das escolhas de vida são postos em evidência para se discutir os problemas e suas consequências. E as todas as questões são muito bem abordadas.

Os personagens, principalmente Danny e Abra são muito bem construídos e são responsáveis por boa parte da dinâmica narrativa. É um livro que demanda atenção aos detalhes e a condução é feita progressivamente, mas sem deixar de mostrar pontos relevantes ou discutir sobre eles.

Temos várias cenas em que o perigo é apresentado e colocado em prova, mas também, pelo fato de não girar tanto em aspectos físicos e, muitas vezes, apenas em uma disputa mental, senti que havia um certo distanciamento, mas claro, as coisas são explicadas. Creio que esse seja um livro que possa gerar alguns calafrios, principalmente nas partes iniciais, mas não foi dessa vez que me deixou com medo, porém entendo quem ficou com um pé atrás.

O desfecho do livro é satisfatório, mas senti que foi meio abrupto o confronto final, apesar de compreender o simbolismo e levar isso em consideração, os outros aspectos que envolveram. Enfim, foi uma leitura bem interessante.

Ig @marlonbsan

Tati 22/02/2021

Doutor Sono é maravilhoso s2
Confesso que gostei mais que o primeiro livro "O Iluminado".
Se Danny era muito querido e especial,Abra chegou para provar que o dom da iluminação pode ser ainda mais forte.
King é sensacional s2

@vcdisselivros 01/11/2021

Emocionante, de superação, movida pela excitação do desconhecido e dos novos desafios.
O COMEÇO

Você deve conhecer Danny Torrance de O iluminado, o garotinho que viveu um verdadeiro inferno no hotel Overlook. Mais de trinta anos depois ele ainda é assombrado pelos habitantes do lugar e desesperado acaba adotando os antigos vícios e traços de violência do pai.

Finalmente Danny se instala em New Hampshire, faz amigos, arruma emprego em uma casa de repousos e começa a se recuperar do alcoolismo ao se tornar frequentador assíduo do AA (Alcoólicos Anônimos).

Após se desintoxicar, Dan reencontra o poder que chama de iluminação e começa a usar ele para ajudar os idosos do asilo a fazer a passagem, ganhando a fama de Doutor sono. Certo dia ele faz contato com Abra Stone, uma menina com dom espetacular e iluminação tão forte quanto a que ele tinha quando era menino.

O VERDADEIRO NÓ

Os membros do verdadeiro nó também podem ser vistos como vampiros, mas na verdade eles são demônios vazios que viajam pelas rodovias a fim de encontrar crianças iluminadas e consumir seu vapor por meio de tortura até a morte, quanto maior o sofrimento, mais gostoso é o vapor.

Ocultando o dom dos pais, Abra Stone não sabe a quem recorrer quando é rastreada por essa tribo quase imortal e pede ajuda a Dan, fazendo com que os dois entrem nessa batalha épica entre o bem o mal.

ADAPTAÇÃO

Por mais que a produção de Mike Flanagan (Jogo Perigoso) empolgue ela não pode ser vista como uma adaptação fiel ao título. O filme é maravilhoso, mas peca ao alterar pontos importantes da história que estão ali somente para satisfazer os fãs do filme O iluminado.

Os eventos e a narrativa tornam o título uma continuação direta da obra de Stanley Kubrick (1980) e não do livro, por isso, caso o leitor queira uma imersão maior, o indicado é se apegar às páginas de Stephen King e só depois conferir a produção de 2019.

POR FIM

Em Doutor sono King encanta o leitor ao revelar o que aconteceu com Danny Torrance, mostrar como ele envelheceu e de que modo as cicatrizes da tragédia ocorrida no Hotel Overlook o afetaram.

O livro traz a nostalgia de O iluminado, a questão da iluminação é melhor aproveitada e os novos personagens cativam, na medida que os vilões do Verdadeiro nó motivam revolta e ódio, equilibrando as emoções ao longo do título.

Se você acha que se trata de uma continuação desnecessária, saiba que o mesmo é uma obra emocionante, de superação, movida pela excitação do desconhecido e dos novos desafios.

Vênus_Alice 19/09/2022

Doutor que induz ao sono da morte
Doutor sono é a sequência do Iluminado, confesso que não li o livros mas vi o filme para não ficar perdida.

No livro, Dan já está adulto, sem os pais vivos e lidando com o alcoolismo e os demônios em sua mente.

Ele conhece outras pessoas iluminadas e tem contato com Abra, que é mais forte que ele desde o os dois meses.

No mesmo local do hotel que passou os piores momentos de sua infância, há um grupo de "pessoas" que caçam e matam crianças iluminadas para se fortalecerem.

Abra começa a correr risco de vida e eles precisam acabar com essas pessoas, antes que seja tarde demais.

A experiência desse livro foi de agonia, suspense e ação, e vendo de um ponto de vista da psicologia/humanismo, vi que o que a sociedade demonizar em uma personalidade ou modo de ser, também pode ser usado para o bem e de uma forma útil, depende como você enxerga e usa.