Doutor Sono

Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Greyce.Celestino 16/04/2020

DOUTOR SONO - STEPHEN KING
"Todos nós temos um fundo do poço, não temos?"
Neste livro acompanhamos o que aconteceu com o menininho Danny Torrence após 30 anos dos eventos assustadores no Hotel Overlook. Acompanhamos o, agora Dan, homem de meia idade, o que aconteceu com ele em sua vida adulta, as consequências, os traumas (e fantasmas) que ele carrega de sua infância. Dan começa a tentar se reerguer e para isso começa a trabalhar em em um asilo, onde se torna o Doutor Sono. Nós também pudemos acompanhar em conjunto novas histórias: a história da Abra, uma menina de 12 anos, com um poder de iluminação supremo e como sua família lida tendo uma filha com tais poderes, como também a história do grupo chamado Verdadeiro Nó, um grupo de nômades, poderosos e cruéis.
Acredito que esse livro foi de grande responsabilidade para o King, já que O Iluminado é um clássico (tanto na obra literária quanto para o cinema), muito aclamado pelos fãs, fazer uma continuação dessa história depois de tantos anos foi um ato de muita responsabilidade (até porque não é fácil agradar fã hahah). Bom, mais uma vez o King acerta em cheio.
As outras histórias paralelas a de Dan me mostrou que o livro não é apenas uma continuação e isso me deixou super entretida na leitura.
Gostei muito de poder saber o que aconteceu com o Dan, com a sua mãe Wendy e com Dick Hallorann, saber como as marcas do Hotel Overlook ainda os perseguiram por tantos anos e deixaram traumas. É triste acompanhar o Dan no fundo do poço, saber que aquele menininho que sobreviveu ao Overlook virou um alcoólatra assim como o pai, mas é muito interessante a reviravolta que tudo isso dá. Dono de um final chocante, um verdadeiro tapa na minha cara, esse é um livro recomendadíssimo, principalmente para quem já leu O Iluminado.
David 18/04/2020minha estante
Acabei de ler O Iluminado e você "me vendeu" mais ainda o Doutor Sono com a sua resenha!

Greyce.Celestino 18/04/2020minha estante
Fico muito feliz por isso ? leia r depois me conte o que achou!! ?

David 18/04/2020minha estante
Pode deixar! ?

Crônicas Fantásticas 17/09/2020

Dr. Sono
Resenha por Cintia Ferreira

Editora: Suma das Letras | Gênero: terror, ficção | Páginas: 480 | Ano: 2014 | Nota: 4,0 / 5,0

Sequência de O Iluminado, Dr. Sono foi lançado em setembro de 2013 e conta a história de Danny Torrance agora um homem adulto. Assombrado pelos fantasmas do hotel Overlook, onde passou momentos terríveis na infância com os pais, Danny ficou por décadas tentando se livrar da herança de alcoolismo deixada pelo pai, Jack. Danny parte para a cidade de New Hampshire, onde tenta começar uma nova vida utilizando seu talento sobrenatural. Danny conta com a ajuda de um gato, que prevê a morte dos pacientes. E, assim, ele se torna o “Doutor Sono”. Até que Danny conhece Abra Stone, uma menina com um dom de iluminação muito forte, que vai fazer parte da vida de Danny e dar um rumo espetacular à essa trama de terror psicológico.

Quando pensamos em continuidade, seja de livro, filme ou da nova temporada de uma série, dois sentimentos surgem na cabeça: uma felicidade por ver a continuidade da história e dos personagens e um medo de o autor acabar estragando tudo. Mas estamos falando do Rei, não é mesmo? King conseguiu continuar muito bem a história de Danny e dar todo um sentido para ela. A leitura flui bem, novos personagens surgem e nos sentimos apegados a eles novamente, assim como em O Iluminado. Valeu a pena a espera depois de trinta anos sonhando coma continuidade de um dos livros de maior sucesso.

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2019/11/04/top-5-king-especial-de-halloween/

Jéssica 19/08/2021

Dan continuo te adorando, mesmo depois de tudo <3
Gostei bastante do livro, posso até dizer que achei mais legal (?) que o Iluminado.
achei as partes onde se falava dos vilões fascinante, ( Não sei se tinha raiva da Rose, ou ficava impressionada com a sua personalidade ) seria bem legal conhecer mais sobre eles.
Já a interação entre a Abra e o Dan foi muito boa e bonita, fui pega de surpresa com a origem desse laço.
Como no Iluminado, a historia pra mim demoro pra pegar, mas do meio pra frente, fui ficando cada vez mais curiosa, e o final então... A muito tempo não lia tão rápido, acabei indo dormir até tarde varias vezes por querer ler mais e descobrir o final.

Márcio Felipe 16/11/2023

Recomendo
Primeiramente gostaria de falar que esse livro me tirou da ressaca danada e nem é um trocadilho proposital kk.

Bem, confesso que na minha opinião era uma continuação desnecessária, já que fechou bem o fim do livro iluminado, mas depois que li doutor sono, pensei, que bom que Stephen king escreveu mais uma história de Danny, que agora é Dan aliás, está longe de ser uns dos meus favoritos, porém eu amei esse livro, amei os personagens apresentados, amei a vilã do livro, Rose a cartola, amei poder revisitar esse universo novamente, a escrita do king é prolixa aqui também, então uma dica que dou para pessoas que estão embarcando no livro ou vão embarcar futuramente é, tenha paciência e leia com calma, durante a leitura senti pouquíssima vezes cansativa, chega uma hora que não para de acontecer coisas, e você não consegue parar de ler, Alguns capítulos podem ficar confusos para algumas pessoas, principalmente quando king explica alguns eventos que estão acontecendo, eu por exemplo, tive que ler algumas vezes para ter certeza se era isso mesmo que está acontecendo, mas enfim, talvez você não tenha essa dificuldade.

Uma coisa que fiquei só em choque no começo são as atitudes de Dan que na minha cabeça não condiz com o que garotinho Danny faria, mas claro que aqui ele já é um adulto de meia idade, então é compreensível, mas não deixei tomar aquele choque, depois me acostumei com o novo Danny.

Falando um pouco das coisas que me incomodaram, primeiro, foi a revelação chegando próximo do final (um plot twist digamos assim) que pra mim não serviu de muita coisa, não mudou nada na trama, e foi tirado essa revelação do nada, talvez até posso ter compreender o motivo, mas achei fraco, outra coisa que me incomodou foi o fato da luta final ser bem rápida, não é ruim e é bem descritiva e te deixa ansioso por o que vai acontecer, mas queria que fosse mais prolongada, o final do livro propriamente dito eu gostei bastante, encerra bem o ciclo do personagem, recomendo bastante o livro, é uma continuação digna.

Carla 12/10/2020

Uma boa continuação
Não sei se foi porque minhas expectativas estavam baixas por ter visto algumas pessoas falando mal do livro, mas achei uma boa continuação para o Iluminado. Inclusive, creio que Doutor Sono merece mais o título de "O iluminado" que o antecessor, por falar mais da iluminação e mostrar mais pessoas com esse dom (ou fardo?).

O Dan segue sendo um personagem muito interessante e o que mais marca no livro é a forma como ele tenta (e por muitas fezes falha) lidar com seus traumas e fantasmas do passado e com sua iluminação.

"Uma hora a gente percebe que não adianta ficar mudando de lugar. Você se leva para onde for."

Craotchky 06/06/2016

REDRUM
"- Abaixe a voz - disse Dan, sem se virar. - Você está na presença da morte."

Sabe o que eu esperava de Doutor sono? Não sabe? Pois é, nem eu.

Vou logo dizendo que este é o quadragésimo livro que li do autor. A primeira parte do livro inicia somente na página 51. Bem, então o que vem antes? Nas páginas anteriores, precedendo essa primeira parte, vem "Questões preliminares", título bastante sugestivo, diga-se de passagem. Essa é uma parte importante pois nela King relembra, de forma curta e rápida, os últimos acontecimentos narrados em O iluminado.

Assim, passa pela vida atual de Wendy e Danny Torrance e relembra personagens centrais da primeira história. Desta maneira o autor faz uma eficiente conexão do livro de 1977 com Doutor sono; o leitor é inserido nesse novo livro e fica pronto para a sequência. Steve logo destrói Danny, o menino, e apresenta Dan, o adulto, e emprega nele sua aparente capacidade ilimitada de construir um personagem complexo e completo, único, singular. Conhecemos então Dan Torrance, o adulto, que de herdou do pai,

"A única coisa que Jack Torrance gostava mais do que um gole, era uma dúzia de goles."

além de péssimas memórias, uma queda pela bebida. Vemos um Dan alcoólatra, frequentador de bares, e dado ao sexo casual com a primeira que lhe aparecer pela frente. Aliás, a vontade de beber persegue Dan por todas as páginas, até o fim, assim como as terríveis lembranças do Overlook.

Somos então apresentados aos demais personagens, com atenção especial para Abra Stone, A iluminada, que dividirá o protagonismo da história com Dan. Posteriormente conhecemos o Verdadeiro Nó, um grupo, ou talvez uma seita, que será relevante na trama do livro, e a sua líder, Rose, a cartola.

"A América era um organismo vivo, as artérias eram as rodovias, e o Verdadeiro Nó corria por elas como um vírus silencioso."

Muitos acham Steve prolixo, e para ser honesto comigo mesmo, tenho que concordar que por vezes, várias vezes, em muitos livros, ele é; sobretudo nos menos famosos. Porém, em Doutor sono ele é direto e em nenhum momento notei partes desnecessárias. Notei, pois, um Steve mais moderno citando livros contemporâneos tais como: Jogos Vorazes, Guerra dos tronos e (quase não acreditei) Crepúsculo. Até na era tecnológica ele se aventurou: conexão 4G, iPhone, Angry birds, Facebook...

As últimas 150 páginas são eletrizantes. Boas surpresas acontecem e reviravoltas também. O final é Okay. O livro é excelente e merece os elogios que vem ganhando. Enfim, ao meu ver, já foi uma atitude corajosa de Steve dar continuidade depois de mais de 35 anos após a publicação do livro antecessor. Sem falar que O iluminado é um dos livros mais adorados dos fãs e essa continuação foi um risco e tanto...

"Gostei de encontrar Danny Torrance de novo e seguir suas aventuras. Espero que você também. Se este for o caso, leitor fiel, estamos bem."
Ana Paula Sinueh 06/06/2016minha estante
Então quer dizer que eu não preciso reler O Iluminado para entender o Doutor Sono? Faz muito tempo que li o primeiro e achava que não lembraria da história...

Craotchky 06/06/2016minha estante
Exatamente. Pode ir para Doutor Sono sem repassar as páginas de O iluminado. Diria até que nem é necessário ter lido O iluminado para ler este. São livros bem diferentes.

Ana Paula Sinueh 07/06/2016minha estante
Obrigada pela dica! E parabéns pela resenha.

Craotchky 07/06/2016minha estante
Capaz : )

Gabrielle 23/12/2022

Perfeito
Queria voltar no tenho pra poder ler esse livro pela primeira vez de novo. Foi perfeito do início ao fim e me deixava ansiosa pelo encontro dos personagens. Queria um terceiro livro mas já é pedir demais :(

Mia 17/05/2021

Preciosidade
Depois de muita enrolação eu li Dr. Sono e não poderia ter sido melhor, foi uma leitura gostosa, fluida e intensa... amei ver o homem que Dan se tornou e ver ele descobrir uma família e amigos com quem pode contar. Ver a relação dele com Abra e principalmente com a iluminação dela, todo apoio e suporte que ele proporciona para que ela não precise passar pelo que ele passou, é incrível. Eu amei ???

Kit 17/06/2020

Muito gostoso voltar a ler sobre um personagem que foi tão marcante. A história se arrasta um pouco, mas é muito boa.

Cassiane.Schultz 06/02/2024

Final merecido pro nosso Danny
Não tem como você ler O iluminado e não se sentir apegado ao Danny Torrance. Quando comecei Doutor Sono fiquei triste pelo adulto que ele havia se tornado.

Mas o fato de que ele estava no fundo do poço, fez todo o processo da ascensão dele valer muito a pena, em vários momentos quando ele estava na AA recebendo todo o apoio e lutando contra o vício, me peguei com água nos olhos.

A Abra é uma personagem cativante, você realmente imagina ela como uma adolescente com muita personalidade, todos os amigos que Dan faz são especiais.

Mais um livro do Stephen King que conseguiu me envolver, acredito ser sim, um bom fechamento para o O iluminado.

Angie - @livros_libras 07/02/2023

Malditos ciclos
Achei bem interessante essa continuação, e me decepcionei um pouco com o Dan ao saber como ele ficou adulto, mas os ciclos são comuns. Teve alguns aspectos que achei sensacional, principalmente na primeira passagem do Nó no e a primeira vez que Rose sentiu a presença da Abra.

Lógico que O Iluminado tem seu prestígio, é um livro clássico na Literatura do King, mas dá pra ver que Doutor Sono também trouxe ótimos elementos.

Ah, e o que mais me aterrorizou no livro foi a situação bem real e humana que Dan passou.

Kakashi_Richardy 27/09/2022

Ah, como e incrível este autor.
- olha só, só leiam! Está continuação de O Iluminado, tem tantas referências de outras obras... Que gostei bastante. Será uma recomendação, para quem vou indicar livros, agora em diante.
Além disso, já iria esquecer, como e bom ver o desenvolvimento de Danny, tanto na experiências, que foram colocadas, seu crescimento, sua convivência desde aquela época, como agora, neste livro e relatada.
Nem e preciso, falar de Abra. Que menina, com suas características, suas habilidades e oque agora vemos sua história.
Enfim, recomendo, obrigado.

Leituras_da_yas 29/07/2023

Impecável
Li muita gente falando que Dr. Sono era inferior ao antecessor,fiquei na dúvida,mas preferi ler e tirar minhas próprias conclusões. Foi a melhor decisão, Dr.Sono pra mim foi o MELHOR dos dois livros.
Amei tudo do início ao fim,acompanhar Dan Torrance na fase adulta da vida com todas as suas dificuldades,cicatrizes,sequelas de uma infância marcada pelo terror foi uma experiência marcante e comovente.
Dan é o meu cristal,é o personagem que tenho vontade de dar um abraço bem apertado e acolher,e agora com a Abra junto a gente sente a aflição e o medo de que algo ruim aconteça com eles.
É o segundo livro do King que leio e já tô totalmente rendida à escrita dele,a forma como ele usa as palavras,a aura que ele cria, é tudo muito mágico e assustador.
A leitura fluiu muito bem a história te prende do início ao fim,li bem devagar pra aproveitar cada minuto.
O final graças a Deus correspondeu às minhas expectativas ??????
Leiam e aproveitem!

Gi Santos 30/07/2023

Doutor Sono é a sequência de O Iluminado e mergulha novamente no universo sobrenatural e psíquico de Danny Torrance. O livro oferece uma trama bem construída, onde acompanhamos o crescimento de Danny e suas lutas pessoais contra o alcoolismo, além de explorar a interação com uma jovem com poderes semelhantes.

A narrativa é envolvente, mesclando o drama humano com elementos de terror e suspense, características marcantes do autor. King apresenta personagens complexos e desenvolve uma atmosfera sombria e tensa.

No geral, é um livro que satisfaz os fãs de Stephen King.

Camis Morket 24/04/2020

Doutor Sono
Doutor Sono, de Stephen King, é uma magnífica continuação de O Iluminado. O Próprio autor diz nas notas do final do livro que já tinham perguntado e ele mesmo já tinha pensado no assunto, que era o que teria acontecido com Danny Torrance depois dos eventos do Hotel Overlook…e assim que a ideia para a continuação apareceu.
Em doutor sono começamos com a história do que aconteceu com Danny e sua mãe depois que sobreviveram ao hotel, ele conta ainda dos seus medos e pesadelos sobre ele. Seu amigo, também iluminado, porém já adulto Dick Hallorann o ensina trancar os monstros daquele local horrível em cofres dentro de sua cabeça.
O tempo passa, Danny vira Dan, já adulto ele continua sofrendo com os pesadelos da iluminação e nisso se afunda na bebedeira, igual seu pai Jack Torrence fazia. Ele acaba cometendo erros que o seguirão mesmo depois de mudar de cidade e entrar na reabilitação.
Já nessa nova cidade, Abra, ainda bebê entra em contato com ele através da iluminação e a partir dali eles criam uma conexão, que os levarão a uma aventura bizarra contra um grupo que se intitula “O verdadeiro nó”.
Abra já adolescente sem querer vê algo cruel que o Nó fez e a líder deles, Rose a Cartola, descobre como o poder de iluminação da garota é enorme e fica obcecada em conseguir o “vapor” dela, que para esse grupo é algo muito importante.
Foi uma continuação do Iluminado muito importante, pois explica muito bem a questão da iluminação. De como os poderes funcionam, que são diferentes para cada pessoa. Dan por exemplo consegue ver quando alguém esta perto da morte, por qualquer motivo que seja e ele consegue ajudar as pessoas mais velhas que estão no final de sua vida, por isso no asilo onde ele trabalha começam chama-lo de Doutor Sono.

site: https://instagram.com/bibliotecadederry/