Doutor Sono

Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Vi 08/11/2021

não dá medo!!
doutor sono é bem diferente de o iluminado, eu diria até que ele pode ser lido de forma independente. afinal de contas, stephen king o escreveu 34 anos depois e ele mesmo afirma que se tornou uma outra pessoa.

o livro não foca tanto na construção psicológica dos personagens e se conecta relativamente pouco com o primeiro livro, mas ainda assim, explica muitoooo o fenômeno da iluminação e tudo que ela pode fazer.

se em o iluminado o foco total estava no período em que a família torrance passou no hotel overlook, em doutor sono conhecemos a vida de muitos outros personagens (também iluminados) e o que aconteceu com eles.

a história começa de uma forma brutal e você pensa que vai ser um livro angustiante, mas não é (pelo menos não para mim)... com o passar das páginas ele vai ganhando um tom sentimental e saudoso, principalmente pela presença de personagens cativantes e como sempre, por mostrar laços de amizade muito bonitos.

doutor sono é o quinto livro do stephen king que li, ainda pretendo ler outros, mas vou deixar aqui o que seria uma nota mental: a partir de agora, começar a ler os livros dele em ordem cronológica, pq o estilo e algumas ideias acabam se repetindo. doutor sono (2013) me lembrou muito o instituto (2019). tenho certeza que se eu tivesse lido doutor sono primeiro, teria achado muito mais original.

o que mais gostei: as lutas e transmissões de pensamentos que acontecem dentro da cabeça deles. achei incrível como a pessoa consegue imaginar tudo detalhadamente, mesmo sendo algo impossível de acontecer. enfim, gostei muito do livro.
teasbookstears 08/11/2021minha estante
ótima resenha, amiga

teasbookstears 08/11/2021minha estante
vou pegar essa dica de ler na ordem cronológica

Greyce.Celestino 16/04/2020

DOUTOR SONO - STEPHEN KING
"Todos nós temos um fundo do poço, não temos?"
Neste livro acompanhamos o que aconteceu com o menininho Danny Torrence após 30 anos dos eventos assustadores no Hotel Overlook. Acompanhamos o, agora Dan, homem de meia idade, o que aconteceu com ele em sua vida adulta, as consequências, os traumas (e fantasmas) que ele carrega de sua infância. Dan começa a tentar se reerguer e para isso começa a trabalhar em em um asilo, onde se torna o Doutor Sono. Nós também pudemos acompanhar em conjunto novas histórias: a história da Abra, uma menina de 12 anos, com um poder de iluminação supremo e como sua família lida tendo uma filha com tais poderes, como também a história do grupo chamado Verdadeiro Nó, um grupo de nômades, poderosos e cruéis.
Acredito que esse livro foi de grande responsabilidade para o King, já que O Iluminado é um clássico (tanto na obra literária quanto para o cinema), muito aclamado pelos fãs, fazer uma continuação dessa história depois de tantos anos foi um ato de muita responsabilidade (até porque não é fácil agradar fã hahah). Bom, mais uma vez o King acerta em cheio.
As outras histórias paralelas a de Dan me mostrou que o livro não é apenas uma continuação e isso me deixou super entretida na leitura.
Gostei muito de poder saber o que aconteceu com o Dan, com a sua mãe Wendy e com Dick Hallorann, saber como as marcas do Hotel Overlook ainda os perseguiram por tantos anos e deixaram traumas. É triste acompanhar o Dan no fundo do poço, saber que aquele menininho que sobreviveu ao Overlook virou um alcoólatra assim como o pai, mas é muito interessante a reviravolta que tudo isso dá. Dono de um final chocante, um verdadeiro tapa na minha cara, esse é um livro recomendadíssimo, principalmente para quem já leu O Iluminado.
David 18/04/2020minha estante
Acabei de ler O Iluminado e você "me vendeu" mais ainda o Doutor Sono com a sua resenha!

Greyce.Celestino 18/04/2020minha estante
Fico muito feliz por isso ? leia r depois me conte o que achou!! ?

David 18/04/2020minha estante
Pode deixar! ?

Carla 12/10/2020

Uma boa continuação
Não sei se foi porque minhas expectativas estavam baixas por ter visto algumas pessoas falando mal do livro, mas achei uma boa continuação para o Iluminado. Inclusive, creio que Doutor Sono merece mais o título de "O iluminado" que o antecessor, por falar mais da iluminação e mostrar mais pessoas com esse dom (ou fardo?).

O Dan segue sendo um personagem muito interessante e o que mais marca no livro é a forma como ele tenta (e por muitas fezes falha) lidar com seus traumas e fantasmas do passado e com sua iluminação.

"Uma hora a gente percebe que não adianta ficar mudando de lugar. Você se leva para onde for."

Leituras_da_yas 29/07/2023

Impecável
Li muita gente falando que Dr. Sono era inferior ao antecessor,fiquei na dúvida,mas preferi ler e tirar minhas próprias conclusões. Foi a melhor decisão, Dr.Sono pra mim foi o MELHOR dos dois livros.
Amei tudo do início ao fim,acompanhar Dan Torrance na fase adulta da vida com todas as suas dificuldades,cicatrizes,sequelas de uma infância marcada pelo terror foi uma experiência marcante e comovente.
Dan é o meu cristal,é o personagem que tenho vontade de dar um abraço bem apertado e acolher,e agora com a Abra junto a gente sente a aflição e o medo de que algo ruim aconteça com eles.
É o segundo livro do King que leio e já tô totalmente rendida à escrita dele,a forma como ele usa as palavras,a aura que ele cria, é tudo muito mágico e assustador.
A leitura fluiu muito bem a história te prende do início ao fim,li bem devagar pra aproveitar cada minuto.
O final graças a Deus correspondeu às minhas expectativas ??????
Leiam e aproveitem!

Gabrielle 23/12/2022

Perfeito
Queria voltar no tenho pra poder ler esse livro pela primeira vez de novo. Foi perfeito do início ao fim e me deixava ansiosa pelo encontro dos personagens. Queria um terceiro livro mas já é pedir demais :(

Jean 22/07/2020

Sleep doctor
"Tudo fica menor depois de confessado"

Danilo sm 18/08/2020

A Iluminação e a visão de "antagonismo" entre vida e a morte
Mais de 30 anos depois de "O Iluminado", King dá continuidade à história do garoto Danny após os eventos sobrenaturais no Overlook Hotel.

Algo bem interessante no início é como se desenvolve o trauma do garoto em relação à sua iluminação e um choque ao revelar seu futuro tão diferente de como ele havia planejado. É até mencionada como essa mudança em sua personalidade, está escrito no próprio livro:
"Às vezes a gente entende tudo errado."

Em paralelo, uma comunidade misteriosa que possui uma dinâmica familiar, todos unidos e se ajudando, está a espreita trazendo o "lado mau" da iluminação, e o nascimento de uma criança muito mais poderosa que Dan Torrance, Abra Stone, fazem a trama evoluir.

A adição desses novos núcleos faz todo sentido com um dos principais temas do livro: a morte e o medo dela. O Doutor Sono ajudando na passagem das pessoas dessa para melhor estando em conflito com o Verdadeiro Nó, o qual é "imortal" e precisam absorver a energia de crianças especiais para prolongar a vida fazem uma boa discussão.

Junto com isso, há também os desafios de uma reabilitação, que é bem presente por todo o livro, além da culpa que Daniel Torrance, adulto, sofre por toda a trama.

Por fim, não é de terror como muitos esperam de King, infelizmente pensei assim no início, mas é praticamente uma aventura com toques de suspense e cenas bem tensas que acabei gostando bastante. Não é preciso comparar com o primeiro livro porque, mesmo sendo uma continuação, funciona sozinho como uma trama diferente. Mas, é claro, ler o outro antes ajuda nas boas referências (grandes referências!) e podemos nos apegar mais aos personagens.

Caio_Rafael 13/12/2020

Maravilhoso!!!
Para mim, uma sequência digna de O Iluminado

Myla 02/04/2023

Mas o que diabos aconteceu com o Danny depois do Overlook?
Doutor Sono nos deu a resposta: foi tragédia atrás de desgraça.
Quando comecei a leitura, achei que ia odiar. Principalmente, depois de ver o que o Dan tinha se tornado. Acho que havia em mim alguma esperança de que os eventos traumáticos no Overlook não o tivessem afetado tanto. Alguma parte ingênua de mim acreditava que ele estava feliz em algum lugar, assim como sua mãe e seu amigo Hallorann.
Esse livro não é perfeito (já adianto), mas suas pequenas falhas não atrapalham em nada a experiência marcante que o autor quis transmitir.
Danny, agora Dan, apesar dos percalços que enfrentou e das condutas questionáveis que teve, conservou em si a essência bondosa e cativante de quando era criança. A simpatia que tinha pelo seu ?eu? mais jovem só aumentou.
Senti falta de uma presença maior da Wendy, já que ela também foi afetada pelos eventos em O Iluminado. Talvez até mais que o próprio Danny (quem é filho/a de mãe solo sabe como é difícil). Esse foi um dos erros do autor que não consegui digerir. No entanto, King nos presenteou com um punhado de personagens cativantes. A Abra então? essa coisinha esperta ganhou meu coração.
Ademais, a narrativa é fluída e começa a intrigar bem no início do livro (diferente de O Iluminado).
Uma obra que vale a leitura, com certeza.

?A vida era uma roda que sempre voltava ao mesmo lugar?.

morcb 17/03/2021

Uma ótima continuação de uma mais que ótima história
Como li o Iluminado a pouco tempo, não tive aquela curiosidade de saber o que seria de Danny Torrance, até porque Doutor Sono já existia.
Ao contrário do primeiro livro, essa não é uma história aterrorizante. Não te causa desconforto ou angústia, mas te mantém curioso desde o começo e animado com o decorrer da história.
Demorei muito tempo para me empolgar lendo o Iluminado (quase meio livro) e dessa vez logo nas primeiras páginas estava animada. Talvez por ter mais pessoas envolvidas e por ter outras histórias sendo contadas ao mesmo tempo, ou apenas por ser mais agitada que o isolamento inicial da família Torrance no hotel Overlook, achei instigante desde os primeiros capítulos.

Uma leitura que compensa tanto pelo decorrer quanto pelo final.
Xabriel 17/03/2021minha estante
Achei muito interessante sua resenha, agora fiquei interessado em ler o livro.

Brenda 26/07/2020

A vida com disco que gira e volta para o início
O que falar dessa história? "O iluminado" é meu segundo livro preferido do King, apenas porque "It, a coisa" me pegou pelo emocional. História fantástica, e para quem gosta de terror psicológico, perfeita! Eu tive de ler sempre encostada em uma parede, pois a sensação era de sempre ter alguém atrás de mim. Isso sempre me fascina na escrita do King: como - sem o recurso dos sustos - alguém consegue desenvolver tão bem o medo. Para muito além do medo, a história instigou minha reflexividade. Saber o que aconteceu com o "Dannyyyy" (essa tem até sonoplastia) e ver que a história continuou a me fascinar, senão ainda mais, foi uma experiência fantástica, mesmo lendo temas tão difíceis de digerir em certos momentos. "O problema" do Dan talvez não seja tão específico para abranger a maioria dos leitores. Para mim, certamente não o foi. Porém, aprender com a experiência dele, de certeza traz uma lição mais geral. E está imerso no 'multiverso King' da fantasia é um bônus maravilhoso.

(NÃO CONTÉM SPOILER, MAS SE VC GOSTA DA EXPERIÊNCIA DE LER O LIVRO SEM SABER COMO ELE ESTÁ ORGANIZADO EM RELAÇÃO A ESTRUTURA PARE AQUI. PARA MIM, A SURPRESA FOI BOA.)
A surpresa (para mim, que tinha visto o filme, mas preferi não ver resenhas sobre o livro) foi muito boa ao final (SEM SPOILER, JURO) de encontrar as palavras do King sobre o livro. Talvez nem seja uma novidade para outros leitores, de outras obras do autor, que já pode ter feito isso. Para mim, que sou leitora - ainda de poucas obras dele - foi maravilhoso. Eu sempre deixo as introduções e prólogos (se não forem do próprio autor) para depois.

Francesco.Calderan 06/12/2021

Doutor Sono
Quase um favorito, faltou pouco, mas uma prefeita continuação de história do jeito que eu gosto.
Do meio. Diante senti uma arrastada na história mas eu devo ter lido errado...rsrsrsr

booksgioh 08/09/2022

redrum
A melhor experiência com um livro que um ser humano pode ter.Essa leitura te imerge de uma forma inexplicável, e se torna impossível querer parar de ler antes de terminá-lo.

É lindo ver a jornada do Danny e é assustador sentir medo por ele.

Medo, risadas, apreensão, tristeza, lágrimas e depressão, um mix de emoções com Doutor Sono.

Continuação de ?O Iluminado?, essa sequência consegue ser mil vezes melhor. É um livro de acontecimentos, movimento, vivendo na adrenalina.

O plot é muito bom.

A descrição de personagem do King nunca falha. Me apaixonei por cada um e consegui saber um pouco da vida de cada.

É revolucionário e merece a sua atenção.

Henrique 04/09/2022

Primeiro: não achava que iluminado precisava de uma continuação.
Segundo: sabia que no mínimo seria tão bom quanto o antecessor
Terceiro: eu definitivamente não esperava que fosse ser MELHOR que o iluminado.