Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

1995 encontrados | exibindo 121 a 136

Stephanys27 08/02/2024

Que tristeza foi ler esse livro, um misto de angústia e revolta.
Um relato impressionante, muito cru e bem escrito, e as imagens então... Deixa tudo mais real e sofrido.

turquenay 05/02/2024

Triste!
Um livro muito triste, que contextualiza tudo o que rolou no maior hospício do Brasil,. Me vi perdida em lágrimas em diversos momentos, em choque em como um ser humano seria capaz de realizar as atrocidades que eles faziam com as pessoas naquela época. Nada a declarar sobre a escrita da maravilhosa Dani Arbex. Muito bom, de fácil entendimento!

LilyaSantos 04/02/2024

Há alguns anos comprei esse livro , e sempre fui passando , pq achava muito pesado !
E realmente é um livro denso, tem que respirar, tem q se afastar algumas vezes!
E pq ler então ?!? Pq esse mal foi causado por nós enquanto sociedade, e ainda hoje, nos ronda!
Outra parcela da população, invisibilizada, esquecida , ignorada !!!
Viajamos milhas e milhas para nos horrorizar e compadecer com as atrocidades do Nazismo, e fechamos os olhos, para os nossos holocaustos!
Ignorar o assunto , tb nos faz cúmplice de qualquer atrocidade !
Thalia58 04/02/2024minha estante
Sim, antes de ler esse livro não tinha a mínima ideia que isso tinha acontecido no Brasil. A leitura desse livro é muito importante.

Bruna 04/02/2024

18/5-Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Um livro essencial para o entendimento da importância da luta antimanicomial,as histórias de pessoas que foram silenciadas por anos que tiveram vidas ceifadas com tanto sofrimento.Uma ótima escrita de Daniela Arbex que indico para todos lerem e entenderem sobre fatos "escondidos"até hoje no nosso país.

Suellen.Alves 01/02/2024

Holocausto Brasileiro
Quando vi o título deste livro pela primeira vez fiquei impressionada e um tanto quanto arrisca, afinal somos ensinados desde cedo sobre o holocausto judeu e usar essa palavra para descrever qualquer outra coisa me parecia muito difícil. Após terminar a leitura, percebo que ela cabe muito bem na situação.
Os horrores de Barbacena, as tentativas dos políticos, médicos e demais profissionais da saúde de desprezar todo e qualquer tipo de humanidade naquelas pessoas e a força de poucos para mudar todo um sistema foram muito bem descritas pela autora.
É impressionante como essa tragédia ficou tanto tempo escondida. Faz parte do passado Brasileiro e todos deveriam saber dela. Para que não mais se repitam esses acontecimentos.
Um excelente livro com uma terrível história, infelizmente, verdadeira.

Huandel 29/01/2024

Quando estudamos na escola sobre o Holocausto durante a WWII, não imaginamos que situação parecida ocorreu em solo brasileiro. Segregação, morte e desumanização são características dos relatos apresentados neste livro. Causa impacto, tristeza e revolta.

Fabiane Caetano 29/01/2024

Sinceramente, sem palavras.

Eu não sabia desse episódio na história brasileira, acho que nunca falaram sobre isso nas aulas de história, pelo menos não tão abertamente a ponto de me chocar.

Eu estou apavorada, é de uma crueldade sem explicação.

Kiria.Simoes 29/01/2024

Holocausto Brasileiro
Pra quem já conhece a Daniela sabe como seus livros são dilacerantes, acredito que por se a jornalista incrível que é ela consegue passar o leitor a dor que seus livros traz, mas é aquela dor necessária sabe, a dor que nos levará a luz, para que possamos ver o passado com riqueza de detalhes e fortes sentimentos.
Ler esse livro foi difícil pra mim, tenho ela a mais de 10 anos e nunca tirei da estante para leitura, sempre passando outros na frente, inclusive outros da autora, ler esse aqui foi dor do começo aí fim, mesmo quando tinha breves momentos de alegrias ao ver que determinado paciente da colônia consegui, a dor estava logo em seguida ao ver tantos outros milhares que não conseguiram.
É difícil ler a loucura do homem, e eu não digo isso dos pacientes da "colônia" e sim daqueles fechavam os olhos para tanta desumanidade.
É visceral ler sobre pessoas, seres humanos, vivendo em situações tão insalubre na vida.
Não posso descrever esse livro como leitura fácil, ele vai te dilacerar, fazer com que milhões de questionamentos sejam levantandos por você, sobre a vida, a humanidade, mas ele é de extrema valia e vale cada visgada de dor que vai ter ao ler.

Geovana.Gomes 27/01/2024

Gostei muito de conhecer a história do Colônia, local onde mais de 60 mil pessoas morreram. Gostei mais ainda do trabalho impecável da Daniela de dar nome e voz aqueles que aparecem no livro, mas também a aqueles que não aparecem nominalmente no livro, mas também têm sua história contada através dos relatos e fotografias trazidas pela autora no livro.
Acabei retirando meia estrala do livro porque acho que foca um pouco em contar a história dos que ajudaram a mudar a visão da psiquiatria do Brasil, são pessoas importantes no contexto no livro, mas acho que eu não precisava saber por meio desse livro que o fotografo Luiz Alfredo esteve no mesmo carro que Fidel Castro, por exemplo.

Miriiiã 27/01/2024

Achei o livro maravilhoso pra quem gosta de fatos históricos igual eu. Porém achei que poderia ter tido mais detalhes, fotos e histórias dessa terrível tragédia.

Bea 27/01/2024

Quando comprei esse livro, estava na intenção de ler por conta da minha formação como psicóloga. Mas agora, vejo que todes deveriam lê-lo.
Esse livro-documentário registra algumas das histórias vividas dentro (e fora) do campo de concentração que foi o Hospital de Barbacena. Ler esse livro é saber da história do Brasil de nem 100 anos atrás.
Indico a leitura pra qualquer pessoa, não importa o que faz da vida, leia.

Thiago.antuness 26/01/2024

Extremamente necessário
Eu li muito rápido esse livro reportagem por simplesmente ser extremamente envolvente e a autora sabe contar a história sem deixar desinteressante.

O livro é muito necessário para trazer ao entendimento do Brasileiro e do Mundo o ocorrido em Barbacena, para que possamos nunca deixar isso se repetir e para que possamos considerar como iguais aqueles que tem problemas mentais.

A única coisa que não me faz dar nota 5 é o aprofundamento e background que autora deu a alguns personagens que pra mim talvez não precisasse ter tanto palco ou até menos.

No mais, indico este livro para que todos possam entender o quanto o ser humano é ruim e que o dinheiro e a ganância fazem a pessoa perder a sua sensibilidade com o próximo.

Karin 24/01/2024

Chocante
Este livro foi definitivamente um soco no estômago. Se eu já tive contato com situações degradantes em asilos do Estado, parece inacreditável que um manicômio colocasse seus pacientes na sub-humanidade com a total inércia da sociedade, do pode público e de quem lá trabalhava. E isso até a década de 80. Mulheres eram internadas lá por seus maridos sem o conhecimento da família, para que o homem pudesse ter a liberdade de casar com sua amante. Crianças com deficiência eram abandonadas lá a fim de não darem trabalho para seus pais. Enjoo é o que tô sentindo com o fim deste livro.

Caetano.Fernandes 24/01/2024

Eu queria muito que tudo relatado nesse livro fosse ficção, mas não é.

queria que a realidade da atuação psiquiátrica do Brasil estivesse longe dessa realidade, mas não está.

conquistamos muito, mas perdemos e machucamos muitos. e isso nunca vai voltar.

não podemos permitir que se repita ou que continue.

1995 encontrados | exibindo 121 a 136