Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

2019 encontrados | exibindo 226 a 241

juliassg 01/07/2022

Apesar de ser o meu preferido, cada página desse livro me causa um pouco de dor.
A história contada é verdadeira e me faltam palavras pra descrever o que sinto sobre. É um livro que te prende do início ao fim, mas que causa angústia. Tem imagens e relatos que mostram a experiência cruel que algumas pessoas viveram, é absurdo.
Acho que é uma leitura obrigatória da vida para que nunca aconteça de novo.

alissonltl 19/11/2021

eu não sei nem o que dizer
Esse livro é arrebatador. Eu só tenho a dizer que todo mundo precisa ler esse livro, precisa passar por essa transformação. Eu me sinto estranhamente grato por ter lido.

Kess 19/09/2023

?O fato é que a história de Colônia é a nossa história. Ela representa a vergonha da omissão coletiva que faz mais e mais vítimas no Brasil.?

Nesta obra documental, Daniela Arbex descreve os fatos terríveis que aconteceram durante anos no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena. O documentário traz relatos dos sobreviventes, muitas fotos e a autora conta um pouco da história das pessoas que tentaram denunciar aquela situação horripilante.

*O livro conta com diversas fotos tiradas pelo Luiz Alfredo em 1961 que dão o impacto e revelam as condições precárias que os pacientes viviam na instituição.

Assustador pensar que isso realmente aconteceu, que as pessoas achavam "normal" tratarem seus iguais de maneira tão cruel.

"O descaso diante da realidade nos transforma em prisioneiros dela. Ao ignora-la, nos tornamos cúmplices dos crimes que se repetem diariamente diante de nossos olhos. Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie."

PS: Leia com senso crítico.

Complemente essa experiência com o documentário "Em nome da razão"(1979) de Helvécio Ratón.
CaioEdu 21/09/2023minha estante
Anda sumida

Kess 22/09/2023minha estante
Pois é Caio.

Cris609 18/04/2021

Um conselho para hoje: leiam.
Vivemos em uma sociedade que mostra os sinais de adoecimento mental crescerem. Quem ainda não viveu ou viu isso de perto que atire a primeira pedra. Revisitar o passado do modelo da psiquiatria no Brasil é assustador e nos faz pensar quantos de nós não poderiamos estar nas situações relatadas.
O horror vivido por quem foi internado em uma instituição desumana sob o pretexto de serem cuidados é incalculável. Ainda mais quando os motivos da internação eram escusos e traiçoeiros.
Daniela Arbex traz vida a esses personagens reais da história em um texto carregado de emoção. É impossível ler sem se derramar lágrimas. Porém, além da denúncia, a autora traz também histórias de amor e compaixão daqueles que se destacaram em transformar a realidade. É um livro lindo. Que presta um enorme serviço.
Reflexões mil surgem de sua leitura. Quem o lê, sem dúvida, se transformará em um ser humano melhor.

lu 19/03/2021

Necessário
Sinto que não preciso colocar nota, até porque se trata de um livro reportagem (mas coloco porque é MUITO BOM e também não quero ver um zero nele no meu perfil kkkk)

Tudo dentro do livro me fez pensar. Principalmente sobre a questão discutida da saúde mental. É de grande importância como o livro aborda esse assunto e de como ele foi tratado durante a Colônia (local do holocausto brasileiro) que foi de humanidade zero.

Não pensei em escrever ?resenha? mas estou deixando poucas palavras. O livro é fácil de ler, algumas partes podem te deixar sensível (claro) mas te prende do início ao fim. Foi muito boa a leitura.

Frans2 11/03/2021

Simplesmente sem palavras para descrever tamanho mix de emoções que senti e continuo sentindo com tantos relatos de crueldade e desumanidade. O holocausto brasileiro é uma história real e me levou para dentro de uma realidade que nem em meus piores pesadelos seria capaz de pensar, saber que a "cultura do desprezo humano" ultrapassou os campos de concentração nazista é doloroso, triste e revoltante, principalmente por se tratar de algo que aconteceu em solo brasileiro. É uma história impactante, mas extremamente importante para que algo do tipo jamais volte a acontecer. Recomendo demais a leitura, principalmente para pessoas interessadas por jornalismo e saúde mental.

MarcosGarrowapy 02/06/2020

Leitura necessária. Precisamos conhecer a história do nosso país, por mais horrível que ela seja.

Iris Zattoni 18/04/2021

O campo de extermínio em MG
Nós, brasileiros, não fomos educados a reconhecer os erros históricos cometidos por nossos antepassados, tampouco a repará-los.

"Holocausto Brasileiro" de Daniela Arbex, me deixou chocada e eternamente impactada com as revelações que poucos de nós têm conhecimento.

A leitura não avança aos poucos: logo nas primeiras páginas já escancara o genocídio de 60.000 pessoas ocorrido entre os primeiros anos do século passado até início dos anos de 1980, quando iniciou o processo de desativação do manicômio. Entregues à sujeira, tortura, violência, fome, frio e todo o tipo de atrocidades, esses seres humanos eram levados para a instituição com um único propósito: sair de circulação. Mas os chamados "trens de doidos" que chegavam em Barbacena (semelhantes aos do campo de extermínio de Auschwitz), não era exclusivos de doentes mentais: eram compostos por mães solteiras, bastardos, alcoolatras, briguentos, arruaceiros, epiléticos, enfim, qualquer ser humano indigesto ou que trazia prejuízos à família tradicional brasileira.

Vale lembrar que o manicômio de Barbacena mantinha um lucrativo negócio com diversas instituições de ensino superior, vendendo os corpos e peças anatômicas dos internos falecidos, muito utilizados nas aulas de graduação em Saúde.

No país da impunidade, não é de se espantar que nenhum governo tenha sido responsabilizado até hoje por essas mortes. Afinal, as vítimas eram oriundas de famílias tão humildes que mal tinham conhecimento de seus direitos, ou, sua presença em sociedade era tão indesejada que o "sumiço" era o fim almejado.

Marcos774 24/07/2022

Livro ótimo!
Gostei da leitura! Um livro que conta a história de pessoas que foram internadas em um local que era para ser um hospital psiquiátrico mas na verdade acabou se tornando praticamente um "depósito" de pessoas vivendo num estado deplorável e ultrajante. Livro com muitas fotos e histórias tristes.
DANILÃO1505 24/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Mateus.Risso 11/02/2024

Auschwitz Mineira
Ler "Holocausto brasileiro" é caminhar por uma linha tênue entre a incredulidade e o silêncio. Incredulidade pois por momentos esqueci que os procedimentos e torturas descritas com rigor de detalhes não eram ficcionais (talvez uma maneira de meu cérebro aliviar a absorção dos horrores com que me deparei na obra jornalística).

Já o silêncio, meu principal companheiro no deleite do livro, estava sempre presente conforme avançava no enredo, uma mistura de respeito e compreensão da dor espalhadas pelo Colônia.

Pra fechar, a coletânea de imagens compiladas no livro recheiam todo o horror descrito. Muitas vezes as fotos me causaram mais repulsa que as descrições textuais.

Recomendo o livro pra quem quer algo forte, um livro que exprime uma luta incansável contra as ações manicomiais e que nos ajuda a entender um pouco das discriminações sociais frequentemente convividas.

"Uma sociedade que não conhece seu passado está fadada a repeti-lo"
~ Edmund Burke

Duda Schivel 10/01/2022

Foi uma leitura diferente do que eu esperava, eu estava esperando uma narrativa diferente da que foi e tb um foco maior nos acontecimentos dentro do Colônia
Apesar disso (que é uma questão minha e nada haver com a qualidade do livro) eu gostei muito de conhecer mais sobre essa historia, de saber de fato o que aconteceu, fiquei triste com as historias mas feliz com os reencontros narrados e é muito difícil visualizar a imensidade dessas coisas que aconteceram tão próximas de nós, acho uma leitura importantíssima e todos os brasileiros deveriam ler em algum momento

Dai Solyom 03/11/2023

Atrocidades de ontem
Particularmente eu nunca soube ou sequer pensei a respeito de como eram os tratamentos para pacientes com transtornos psicológicos, e ter conhecimento desses absurdos é assustador.

A história da Colônia é impressionante e deveria ser difundida com maior entusiasmo. Uma atrocidade desmedida aconteceu (acontece) em nosso e nós brasileiros não temos ideia.

Enredo interessante, porém tive a impressão de ser um número x de matérias que se uniram e se transformou em um livro.

A cronologia não ajuda, e senti falta de mais dados técnicos

Rodrigo 08/09/2022

Um documento histórico
Impressionante a maneira como a autora nos traz a verdade por trás dos fatos.
Quantas vidas foram ceifadas por preconceito, hipocrisia e falta de empatia.
Já quero ler mais obras/denúncias como essas.

fani 11/04/2021

Apesar de ninguém ter apertado o gatilho, todos carregam mortes nas costas.
Se existe inferno, o Colônia era esse lugar.
Muito dos internados no hospital de Barbacena eram: 70% não tinha diagnostico de doença mental, homossexuais, militantes políticos, mães solteiras, alcoolistas, mendigos, negros, pobres, pessoas sem documentos, prostitutas, pessoas tímidas, gravidas violentadas por seus patrões e todos os tipos de indesejados. E ai, você se encaixa em algum desses perfis?
“A doença é uma coisa normal da vida. O que não é normal é não haver convivência pacifica com ela. O maior problema ainda é de aceitação da dificuldade do outro. ”
Isolamento que aprisionava a alma!

Denise Barros 28/12/2020

Um olhar historico para a loucura
Quando a gente acha que a maldade humana não pode se superar, descobrimos que pode ir além. Livro que nos desperta um olhar para aquelas pessoas que foram marginalizadas pela sociedade, conta -nos a história de um povo que na época vivia em condições sub humanas.

2019 encontrados | exibindo 226 a 241