O Oceano no Fim do Caminho

Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Wania Cris 15/03/2024

Uma fantasia linda!
Amo Neil Gaiman e dele leio tudo o que me cair nas mãos, sem nem querer saber do que se trata. E foi isso que fiz com esse livro, só peguei pra ler e li.

De início bate a confusão sobre o gênero da leitura, mas não demora pra magia típica de Gaiman se mostrar como uma linda fantasia que fala de amizade, crescimento, sofrimento, perda, fé e amor. Dá pra sentir tudo isso.

É um livro curto, rápido de se ler e envolvente desde as primeiras páginas. Tem um tom bem triste e nem é pelo velório inicial (não sei de quem, mas acho que era o pai do menino), a estória em si é vagamente triste. E acho que Lettie se arrependeu, não me pareceu que o sacrifício dela valeu a pena...

A tradução de Renata Pettengil é acessível e gostosa de se ler e recomendo a leitura pelo mesmo motivo que me fez decidir-me por ela: é um Gaiman.

Mell 14/03/2024

Um livro surreal que vc consegue terminar em um dia pq mergulha com tudo nele, muito bom apenas leiam

Léo 12/03/2024

Isso poderia ser o enredo de um filme do Studio Ghibli
É fantástico de uma maneira que me lembra muito a forma com os filmes do Studio Ghibli - mais especificamente os do Hayao Miyazaki - contam suas histórias e apresentam o conceito fantástico de seus mundos.

Claro que, dada a comparação, são estilos muito diferentes. Neil Gaiman traz uma visão cheia de metáforas mais sombrias, de certa forma, com momentos da história beirando o suspense infantojuvenil. Porém a ideia de não dar respostas claras do fantasioso são muito semelhantes.

Os elementos, obviamente, são ocidentais, o que difere, e muito, dos mundos fantástico do Hayao Miyazaki.

Mas faço essa comparação pelo seguinte motivo: a arte de ambos (pelo audiovisual do diretor japonês e pela literatura do escritor britânico) mostra como o elemento contemplativo tem tanta força em histórias de fantasia. Há tempos não leio um livro em que eu podia imaginar cada cena, cada personagem, cada evento lúdico com tanta vida; o livro não é cheio de detalhes, mas é competente em te dar todos os elementos para que seu imaginário trabalhe com o que dito.

Li esse livro em um dia só e foi uma delícia. O final traz um lado mais triste e encerra com chave de ouro. Curti demais.

_Du_ 08/03/2024

Sempre que leio Neil Gaiman eu tenho essa sensação diferente. O mundo imaginado por ele, a sua fantasia e mitologia, são bem diferentes. E geralmente me pega pelos pés em uma armadilha e quando percebo, estou completamente envolvido. Adorei essa história. Vale muito a pena ler.

Julia G. 29/02/2024

Nã foi para mim
Li o livro com altas expectativas pois sempre ouvi falar muito bem de Neill Gaiman, mas conforme fui lendo eu odiava cada vez mais a história, me parecia um conto de fadas, uma fábula esquisita. Eu odeio esse tipo de livro, e não acho que ele seja ruim, mas só está muuuito distante nos meus gostos literários. Senti como se estivesse lendo um pequeno príncipe esquisito (outro livro que odeio) e cheguei a conclusão que esse tipo de livro são para crianças e para adultos relembrarem a "magia" da infância (seja ela boa ou ruim). Um ótimo livro para uns, um livro horroroso para mim.

roberta | @robertabooks 27/02/2024

Amei
John Green tinha lido sobre esse oceano que cabe dentro de um lago quando escreveu que alguns infinitos são maiores que os outros.

Misturando surrealismo com a imaginação fértil de uma criança infeliz, leitora e entediada, esse livro vai narrando sobre alguns acontecimentos ocorridos 40 anos atrás entre essa criança, outra criança que não era tão criança assim, a mãe e avó dela e como essa família lhe deu esperança, amor, coragem e possibilidade de dias melhores.

O livro é todo narrado em primeira pessoa na visão de uma menino de 7 anos, então a linguagem e a escrita é bem simples, mas nem um pouco fraca. Pelo contrário, as vezes a pedrada é direto na cara, outros momentos você lê um trecho, entende e só depois aquilo te atinge de verdade.

Como uma adulta que tem memórias muito vívidas da infância e que adora ler sobre a infância em si, esse livro foi um acalento sobre como devemos proteger, amar e acolher as crianças a todo momento.

Mylena 27/02/2024

Uma versão melhorada de Coraline
Neil Gaiman mora no meu coração, não posso negar, e esse jeito doce de contar histórias infantis que são, na verdade, muito adultas, é uma das minhas características preferidas da escrita dele. Gaiman consegue transformar um ato simples em algo mágico. Foi isso que ele fez aqui, criou um mundo mágico que se comunica muito bem com o real e fez isso de forma doce e sensível. Todo livro "infantil" dele é na verdade um acalento para a vida adulta. Muito melhor escrito do que Coraline, cuja adaptação é uma daquelas que são melhores que o livro em si. Quem ler esse livro, com certeza vai gostar também de Graveyard Book. Mais um do Gaiman que vai morar no meu coração daqui pra frente.

Paula 27/02/2024

A metáfora do oceano no fim do caminho eu entendi...mas...
Acho que fantasia não é mais para mim. Especialmente se tiver muitas metáforas. Sabe aquele livro que você deveria ter lido logo que adquiriu? Com certeza é este. Comprei ele em 2020 e acredito que estava sendo bem comentado pelos booktubes na época. No geral é um ótimo livro, porém o que me desanimou foi o ritmo da história e alguns acontecimentos da trama. Entendi melhor alguns pontos do livro após ter assistido a alguns videos e lido algumas resenhas e comentários. Realmente o final é bem interessante, mas ficou em aberto uma questão que eu esperava a resposta desde o início e, por causa de toda a atmofera e narrativa do livro, não existe uma resposta direta, infelizmente. A história remete muito a infância e a todos os traumas e fantasias que criamos nesta época tão mágica da nossa vida.

Raiana.Aragao 26/02/2024

Tenho um novo favorito!
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.

Quando as dificuldades financeiras complicaram a situação da família, ele se viu obrigado a ceder o próprio quarto para que um homem, o minerador de opala, o alugasse. Mas o homem toma uma atitude drástica, que muda o rumo de tudo.

O Oceano no Fim do Caminho é narrado por uma personagem sem nome. Através de suas memórias, acompanhamos uma história assustadora e mágica, acontecida muitos anos antes, quando o narrador era uma criança.

Um suicídio tem consequências terríveis e desperta um poder desconhecido, vindo de lugares muito distantes no espaço e no tempo. Gaiman desenvolve sua história em Sussex, Inglaterra, usando a própria infância como base para as vivências da personagem.

O livro tem algumas passagens sombrias: há experiências marcantes, principalmente para uma criança de sete anos, confrontada com uma realidade estranha e dolorosa. Mas também há muita magia, com as mulheres da família Hempstock trazendo mistério e amor à trama, e nos fazendo questionar quem seriam essas misteriosas criaturas enigmáticas.

Sim, eu tenho mais um livro favorito, do meu autor favorito.

Silvio26 24/02/2024

Formidável. Melancólico, sem ser depressivo. Com certeza, você vai se identificar com partes desse livro.

May 22/02/2024

Um acalento, juro
Eu adoro Neil Gaiman desde que Coraline existe! É um autor com uma imaginação surrealmente deliciosa e que consegue tocar em temas profundos sem separar a realidade da fantasia. Ainda estou processando os ensinamentos, mas consegui ver, ouvir e viver junto com a família Hempstock nos campos.... Amei! ??

heynayane 22/02/2024

O oceano no fim do caminho
Esse livro é meio confuso, mas se pararem para perceber, você nota que ele trás muitas reflexões sobre confiança. Não me apaguei muito a leitura mas caso queiram livros de ficções recomendo este.

Viviana Mendonça 13/02/2024

Não imaginei que o livro era de fantasia
Na verdade, achei que tratava de um drama, aquelas histórias reflexivas... Mas pra mim foi um gênero de fantasia, a história é legal, sei que o final quis nos trazer alguma lição ou algo assim, mas não deixou de ser legal a leitura.