O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

itsamx 13/02/2024

Amo fantasias, amo fantasias!!!!
Que saudade que eu tava de uma fantasia gostosa pra me fazer ficar presa e devorar o livro em horas!!! um livro muito gostoso e leve pra ler, você vai entrando, entrando, até ver que já tá presa na história, não tem como! amei demais e eu realmente queria ler mais sobre, mas é maravilhoso mesmo sendo um livro único e rápido, eu amei demais! neil gaiman realmente nunca decepciona.

Carolina2070 13/02/2024

"Nada me impedia de trazer o oceano até você ".
Sempre sendo surpreendida pelo universo que o Gaiman cria, nada acontece como se espera e os finais normalmente são abertos, coisa que não me incomoda na escrita dele.
Amei essa história, achei ela mágica e real, até onde pode ser imaginação de uma criança que teve uma infância difícil e a realidade, ou não existe isso.
Tem uma fantasia imersiva muito grande, me vi tentando entender o mundo, a fazenda, as criaturas, quando não estava lendo ficava tentado lembrar se tinha alguma pista do que estava sendo dito e vivido.
É uma história curta, mas tão densa, tão emocionalmente forte, fiquei triste com o final dela.
Gostei muito da alegoria feminina na história com às Hempstock, a donzela, a mãe e a anciã. O fato de serem seres enigmáticos e antigos poderosos, queria saber mais sobre elas.
E um fato que só percebi no final do livro, o protagonista não tem nome, sinto que foi uma forma de trazer um reconhecimento com ele de forma intensa, me identifiquei com ele em vários momentos.

"Quando envelhecemos, ficamos iguais aos nossos pais; viva o suficiente e verá os rostos se repetirem com o tempo".

"Eu adorava mitos. Não eram histórias para adultos e não eram histórias para crianças. Eram melhores que isso. Simplesmente eram".

"Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo".

"Vou dizer uma coisa importante para você. Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho".

Danuza3 09/02/2024

Crescer dói
Então, vamos lá! Entendo muito aqueles que dizem não ter gostado nem um pouco da leitura, já que, aqui vemos a vida "real" do nosso protagonista flertar com a fantasia, sendo ela de forma desacerbada, o que acaba gerando um estranhamento ao leitor. Todavia, essa leitura foi realmente boa para mim.
A escrita é leve, nos leva a realmente acreditar que é a perspectiva de um menino de 7 anos de idade, o que nos leva naturalmente até uma proximidade do desta criança, que sofre e se isola. É lindo, e é triste.

Vemos sobre o crescer e perder muito das memórias construídas, vemos sobre situações horríveis acontecerem na vida dele, sendo afagadas pela fantasia, onde aqui é utilizada como refúgio. Por isso, em todo tempo há um turbilhão de situações mágicas gritantes, pois em contraste com sua vida há cada vez mais oculto o sentimento de confusão, estranhamento, tristeza e dor.

Tyr Quentalë 06/02/2024

Um mundo fantástico ao alcance do folhear de cada página
Algumas pessoas conhecem Neil Gaiman por sua obra-prima dos quadrinhos, conhecida como Sandman. Outros o conheceram através das adaptações de Coraline, Deuses Americanos, Good Omens, Stardust e Sandman (cinema e seriados). Porém, Neil Gaiman me fez sua fã pelas obras, Lugar Nenhum e Os Livros da Magia.
Ler O Oceano no Fim do Caminho, foi relembrar a "facilidade" que o autor possui em me conduzir aos mundos fantásticos e mágicos que ele cria.
Caminhei lado a lado com o menino que conheceu a família Hempstock, senti todas suas angústias, medos, alegrias e fascínio.
Facilmente me coloquei no papel de amiga de Lettie e percebi que poderia ter devorado o livro em 1 dia, se assim eu o quisesse, no entanto, cheguei a comentar com uma amiga que estava sendo difícil pensar na possibilidade de não ter a companhia de uma leitura tão agradável.
O livro consegue ser um conto de fadas, mais gostoso que vários outros contos de fadas já conhecidos.
Senti-me como uma igual em relação ao protagonista, ri em algumas descrições sobre seres fantásticos que surgem no livro e fiz algumas anotações mentais para pesquisas posteriores.
Mas, como todo mundo fantástico que se preze, Gaiman soube colocar passagens marcantes e pesadas que me assombraram em suas possibilidades e devido a isso, recomendo a leitores que já possuem amadurecimento emocional para enfrentar essas passagens.
No meu caso, eu teria conseguido ler este livro com meus 9 anos, outros podem preferir para 12 anos em diante, mas tudo dependerá do conhecimento de mundo que o leitor possui.
Mal posso esperar para ter a versão ilustrada do livro, porque é uma obra digna para ler e reler sempre que for necessário.

bia! 06/02/2024

O oceano no fim do caminho
Eita livrinho confuso hein
não entendi nada da história em si, mas de algum jeito foi uma leitura reconfortante. Acho que era o objetivo do autor deixar em aberto os porquês.
Mas é legal, recomendo.

Elisa.Binelli 03/02/2024

Que edição perfeita, que livro belo!
Queria começar dizendo que senti muita dificuldade de engrenar na leitura de outros livros do Gaiman, como Deuses Americanos, por exemplo. Mas O oceano no fim do caminho já me cativou nas primeiras páginas.

Acho que não devo falar muito sobre a história, pois seria repetir uma sinopse que de qualquer forma não faz jus à grandiosidade deste livro, que é tido (não levianamente, agora tenho certeza) como uma das obras primas do autor e um conto de fadas moderno.

Ao longo da leitura, me senti criança outra vez. Amei os personagens. Amei a escrita. Amei as ilustrações e essa edição maravilhosa que comemora os 20 anos do lançamento dessa obra de arte de Neil Gaiman.

rsntl_ 26/01/2024

"? Ela será a mesma? ? perguntei.
A velha senhora deu uma gargalhada, como se eu tivesse dito a coisa mais engraçada do universo.
? Nada nunca é igual ? respondeu ela. ? Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos."

Wênnio 23/01/2024

Só pode ser dívida de jogo
Mas que papagaiada é essa Gaiman? Uma história sem pé né cabeça, ah tenha santa paciência viu. Aposto que tinha alguém ameaçando quebrar as duas pernas do autor se não lançasse essa bomba viu..
Nathalia.Sthovik 25/01/2024minha estante
Vou ler esse, agr fiquei pensativa

Nathil 23/01/2024

"Eu adorava mitos. Não eram histórias para adultos e não eram histórias para crianças. Eram melhores que isso. Simplesmente eram." Esse livro foi muito bom de ler, não conseguia parar quando abria ele. Pensei que seria algo diferente, mas acabou me surpreendendo.

Brubs_Ono 18/01/2024

Interessante
Confesso que quando li era mais nova e nao entendi muito bem a mensagem do livro, mas lembro de ter gostado muito, me lembro bastante das passagens do livro e tenho muita vontade de reler agora mais velha.

Alice2908 13/01/2024

Amargura na infância
Por mais que tenha poucas páginas consegue te envolver em muitas delas, é aquele gostinho amargo de infância e encanto que se perde a partir de uma perda, e esse mundo mágico inserido me lembrou Coraline

Akemi 11/01/2024

Basicamente é uma versão atualizada de Ponte para Terabitia. Parecia que eu estava lendo o mesmo livro só que com mais personagens.

Tainá 09/01/2024

"As pessoas mudam tanto quanto os oceanos"
Um livro todo baseado na linha tênue entre o que é real e o que é fantasia e que passa diretamente por memórias da infância, das quais muitas vezes não são boas.

Até que ponto foi imaginação? Certamente pensarei muito sobre essa obra.