Das Mädchen auf den Klippen

Das Mädchen auf den Klippen Lucinda Riley

Resenhas - A Garota do Penhasco

Ana Luiza 06/09/2021

Duas famílias, quatro gerações e segredos sombrios
📚 A HISTÓRIA⠀⠀
⠀⠀
Quando o sonho da família feliz de Grania Ryan desmorona, a escultora deixa Nova Iorque para se refugiar na sua cidade natal na Irlanda. Os pais e o irmão não entendem porque Grania se recusa a falar com o ex, mas a acolhem de braços abertos.⠀⠀
⠀⠀
Ou pelo menos até Grania conhecer Aurora Lisle no penhasco, uma menina curiosa que vive na mansão da propriedade vizinha. Aurora perdeu a mãe, e Grania o seu bebê, então acabam naturalmente desenvolvendo uma conexão poderosa.⠀⠀
⠀⠀
Só que os Ryan e os Lisle têm um histórico antigo e perturbador que Grania até agora desconhecia. E quando a artista aceita cuidar de Aurora por um tempo e começa a se interessar pelo pai da menina, a mãe de Grania decide que hora dela saber a verdade. ⠀⠀
⠀⠀
Tudo começa com Mary, uma jovem órfã noiva de um Ryan. Trabalhadora e inteligente, Mary é uma criada na mansão dos Lisle. Contudo, quando a Primeira Guerra Mundial estoura, ela acaba sendo transferida para a casa da família em Londres e fica responsável por cuidar de Anna, um bebê de origem misteriosa. ⠀⠀
⠀⠀
Será que alguns destinos estão fadados a se repetir?
📚 VALE A PENA LER?⠀⠀

Tenho vários livros da Lucinda Riley esquecidos na estante, por isso fiquei animada para ler "A Garota do Penhasco". A obra tem uma narrativa que cativa. A escrita flui bem com toques de mistério.
⠀⠀
Se alternando entre passado e presente, a trama mesmo que extensa se desenvolve com um bom ritmo. É interessante também como tempo passado e contemporâneo se entrelaçam ao longo da história. Contudo, com linhas genealógicas confusas, acontecimentos dignos de novela mexicana ruim e personagens detestáveis, no fim acabei me decepcionando.
⠀⠀
Este não é um livro ruim. No final todas as confusões, brigas e segredos dos personagens são revelados e a história se encerra sem deixar pontas soltas. Contudo, os motivos das protagonistas para agir de forma tão arrogante, dramática e orgulhosa não convencem na maioria das vezes.

Também me incomodou a representação feminina na obra. Ou a mulher tem um lado materno e, logo, é uma fada doméstica que deve ser louvada, ou ela é uma péssima pessoa sem coração que deve ser odiada. Essa representação limitada se vê também no fato das personagens femininas (adultas) do livro parecerem não saber viver sem um homem.⠀⠀
⠀⠀
Mesmo com potencial, "A Garota do Penhasco" no fim não me conquistou. Terminei o livro cansada de tanto drama, assim como desanimada de tentar ler outras coisa da autora.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2021/09/resenha-garota-do-penhasco-lucinda-riley.html

Mari 28/08/2021

??
Simplesmente maravilhoso!!! Leitura fluída, leve, história cativante e apaixonante com um final, pelo menos para mim, totalmente inesperado. Amei esse livro!

Mary's 24/08/2021

Lucinda sempre incrível com suas histórias, em A Garota do Penhasco não é diferente. Uma escrita fluída, envolvente. Gostei muito da leitura, mas não superou A Rosa da Meia Noite.

Larinha 24/08/2021

Bom, mas faltou algo
Eu já conhecia a Lucinda de outras leituras como A luz através da janela e a Casa de Orquídeas e foram leituras muito boas.
Já A garota do Penhasco foi uma escolha em homenagem a autora por ela ter morrido recentemente, mas mesmo tendo expectativas, a Garota do Penhasco foi uma leitura que deixou a desejar.
A fórmula estava lá, drama familiar, guerra, famílias entrelaçadas, romance, drama, personagens cativantes, porém algo faltou.
Senti falta de uma protagonista mais madura, alguns dramas são rasos e as resoluções da autora também. O final não foi dos melhores.

Recomendo, mas não muito. Esse não é o melhor livro da autora.
????????

Rose 23/08/2021

Perfeito
Leitura envolvente desde o primeiro capítulo, a autora sabe como ir contando aos poucos os segredos ao mesmo tempo que a história anda. Acompanhamos o cruzamento de história entre personagens de duas famílias, cem anos de amor e traumas.

Personagens marcantes, fortes, humanos com defeitos e qualidades.

Mary e Aurora são tão cativantes, torci para que fossem felizes. A forma como lutaram para conquistar o que desejavam foi especial.
Grania é uma personagem complexa, mulher dona de si, independente, com ideais fortes e orgulhosa nas suas opiniões, a ponto de abandonar o amor da sua vida. Vemos o seu amadurecimento, desafios e realizações.
Personagens secundários complementam de forma perfeita a história, fica um gostinho de quero mais, desejando saber mais de suas próprias histórias (Alexander, os pais de Grania, Lily, entre outros)

O final é surpreendente agridoce, o choro vem acompanhado do amor!

Mari 17/08/2021

Lindo
Livro bom, fala sobre o amor, principalmente familiar. Tão lindo que é de terminar sorrindo (ou chorando, no meu caso).
O único motivo de não ser 5 estrelas para mim, é por não ser épico, por não marcar minha vida, mas nunca vou me arrepender de lê-lo. Eu amei

Jessica.Ferreira 07/08/2021

Favoritei
MA.ra.vi.lho.so. Sem palavras para expressar. Apenas leiam. É incrível. Certamente o meu favorito do ano.

Rogeria.Santos 04/08/2021

Mais uma história cativante e emocionante da Lucinda, me peguei apaixonada pela inteligência e perspicácia da Aurora!

LuKütter 29/07/2021

Garota incrível
Aurora, a garota do penhasco é simplesmente incrível, muita maturidade pra sua idade e inteligente.
Recomendo a leitura, a linha do tempo é cheia de conexões familiares, entrelaçam vários personagens que significam muito pra história. Também, sobre os personagens, suas características mostram muitas imperfeições da humanidade, porém mostram tbm sentimentos altruístas. Achei bem real a demonstração desses sentimentos. Temos o egoísmo, orgulho, ingratidão... O orgulho, que é bom ter e não ter, tão contraditório, nesse livro me chamou muito a atenção, o que se pode perder por orgulho demais?
Acontecem muitas perdas, tudo é de forma muito natural e a autora faz entender a morte por um lado espiritual. Apesar de todas essas perdas, não fiquei com tristeza, acho que por ser tudo bem colocado, e considerei o livro com final feliz.

Sobre a linha do tempo, porque antigamente tudo parecia mais fácil e atualmente mais difícil lidar com a vida e com as perdas:

"Hoje em dia, nós exigimos a felicidade, achamos que merecemos "

@bibliotecadedramas 19/07/2021

Aqui temos duas protagonistas: Grania e Aurora. A história tem como cenário a costa da Irlanda com paisagens que aguçam a imaginação do leitor. Lucinda Riley não economiza em personagens e nesse livro não foi diferente (meu Deus do céu! ahahaha), o que pra mim, passou um pouco da dosagem pra história, porque pra você entender a miscelânea que ela faz principalmente quando ela contava sobre o passado, levou um certo tempo pra eu entender quem era quem e como essas pessoas impactaram no presente da vida de Grania.

É uma história densa, cheia de reviravoltas que acontecem por escolhas do passado, amor, mágoas e perdas irreparáveis. Uma história que entrega direitinho o propósito e os ensinamentos que a autora quis com esse livro. Eu gostei bastante, não é o melhor de Lucinda que já li, achei que ficou alguns fios soltos pra trás, mas é inegável se tratar de uma história de tirar o fôlego.

Assim como os personagens do passado, Grania também teve suas escolhas erradas no presente e quando eu soube dos seus motivos revelados no final do livro por ela ter abandonado Matt eu confesso que fiquei um pouco irritada com ela, mas nada que influenciou-me pra avaliação final do livro.

Os livros da Lucinda Riley são histórias que você precisa ler devagar, apreciando cada passagem e principalmente os cenários que pra mim, ela descreve com maestria e de uma maneira única. Uma escritora que vai deixar saudades e que deixou um legado incrível com seus livros. Lucinda Riley faleceu algumas semanas atrás, lutou por 4 anos contra um câncer e nesse período ainda escreveu mais 5 obras.

site: https://shejulis.com/livro-a-garota-do-penhasco/

Leitor Oculto 07/07/2021

Um final belíssimo!
Tá certo que achei que de tratava de um Thriller, mas valeu muito a pena a leitura.

Um romance com um final belíssimo que traz em sua narrativa elementos clássicos das histórias de época com o frescor e modernidade dos romances contemporâneos.

Recomendo!

Rubia 11/06/2021

Muito Bom!!
Como todo livro da Lucinda que eu li até agora, esse livro é cheio de reviravoltas, situações muito tristes, alguns finais tristes e outros felizes. Nesse livro a personagem principal Grania esta reclusa na sua casa na Irlanda por conta de uma decepção no relacionamento. Ali ela conhece Aurora, uma menina incrivel de 8 anos. Essa menina fez o livro valer muito a pena. ela traz muitas reflexões sobre a vida, e sobre o pós vida.. tem passagens que realmente te fazem relfetir muito..A historia da bisavó de Grania, Mary, é uma historia incrivel mas também de muita tristeza... Enfim, mais um livro que te tira da zona de conforto, e te deixa com o coração despedaçado no final.
Cássia 11/06/2021minha estante
Gosto muito da escritora. Hoje, 11/06/2021, ela faleceu, vítima de um câncer. Luta de quatro anos com a doença.
Triste. Mas ela deixou muita coisa boa.

Rubia 23/06/2021minha estante
Nem fala, eu acabei esse livro na terça e na sexta ela morreu, e eu estava muito com a cabeça na historia, pra mim foi um choque... os livros dela são incriveis.

Tatiane.Fagundes 06/06/2021

Um romance que nos mostra o quanto é necessária a conversa entre o casal. O livro obviamente não se resume a apenas este item.