Os Sertões

Os Sertões Euclides da Cunha
Walnice Galvão

Resenhas - Os Sertões

Biblioteca Álvaro Guerra 27/04/2023

Publicado pela primeira vez em 1902, "Os sertões" de Euclides da Cunha é um retrato do Brasil da época. A obra trata da Guerra de Canudos que aconteceu no interior da Bahia. O autor, que era correspondente do jornal O Estado de São Paulo, presenciou parte dos acontecimentos na região e os descreveu de forma fiel.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592886042

Laysa 24/04/2023

Uma pedreira pra ler, mas, ainda assim, uma obra prima
Acredito que a primeira vez que ouvi falar de Os Sertões, eu era adolescente e aluna do ensino médio. Era um livro importante pra o vestibular, mas que já era conhecido por ser um livro difícil. Entrei na vida adulta postergando a leitura, sabendo que queria lê-lo, mas que ainda não era a hora certa. Ainda bem que fiz isso. Ainda bem que esperei estar mais madura para ler e apreciar essa beleza de livro. Apesar da forma poética, crítica e bem organizada da escrita do livro, acho que Euclides pecou um pouco nos termos rebuscados. A escrita/leitura de alto nível infelizmente não é atraente (ainda) para a maioria dos leitores brasileiros, o que afugenta o público mais jovem de livros maravilhosos como esse. Ainda sim, esse é, com certeza, um dos melhores livros que o Brasil já produziu.

Rê Lima 15/04/2023

O maior problema desse livro é conseguir passar da primeira parte. O livro só fica mais interessante com a introdução de Antônio Conselheiro e, ainda sim, o tom documental torna o livro meio cansativo. Depois começam os desfiles de nomes e patentes impossíveis de guardar.
No geral, é um livro interessante pelo assunto em si, pela veracidade dos fatos, mas não é um livro que eu leria novamente.

Priciliana0 14/04/2023

Mas li em um momento errado. A critério de estudo e para sair da zona de conforto, mas não estava preparada para uma escrita poética e em dados momentos enfadonha. Lerei novamente para entender melhor.

Bruce 11/04/2023

Um minucioso relato da virada de séculos XIX/XX no Brasil
Um livro espetacular e obrigatório para compreender parte da alma brasileira. Datado do início do século XX, ?Os Sertões? demonstra tanto o pensamento já maturado dos anos 1800, com forte influência das ciências naturais (o espraiamento do evolucionismo darwinista começando a correr o mundo), como o início de um repensar sobre o Brasil que se deu nas primeiras décadas do século XX e seus dilemas eternos sobre raça, política e violência contra as classes desfavorecidas socialmente.

Luis343 07/04/2023

O autor divide o livro em três partes, no qual analisa um por minuciosamente cada aspecto que forma o sertão e sertanejo brasileiro. Um ótimo livro, porém o autor acaba por utilizar alguns esteriótipos que dado ao período que foi escrito, eram comuns. Recomendo a leitura.

Cintia 25/03/2023

Canudos não se rendeu
Como nordestina, nascida e criada numa vegetação, clima e circunstâncias semelhante a descrita no livro, a parte I, que trata-se da terra foi como poesia. Que lindeza! Que delicadeza! Que fineza ao descrever os detalhes da terra. Achei de uma sensibilidade de fino toque, a descrição do umbuzeiro e do Juazeiro, me deixaram emocionada. A descrição do sol se pondo, que é tão característico daqui, me fez voltar ao tempo que era criança e ficava encantada, como o céu tão azul durante o dia, podia ficar vermelho para depois enegrecer com a noite.
A parte do homem gera muito incômodo pela eugenia, no momento em que ele compara o jagunço ao gaúcho chega a ser intragável. Tive vontade de desistir.
Mas "o sertanejo é, antes de tudo, um forte" foi uma descrição acertada, como a aparência sofrida do sertanejo engana, como a força vêm deles quando preciso, aliás, a força não vêm, eles são a força!!! Nós somos a força!!!
Força demostrada em todas as partes que trata da luta, caíram lutando!
Foi péssimo ler a parte em que os sertanejos são mortos depois da invasão, que modo bárbaro e vindo de uma força que deveria garantir dignidade.
Antônio Conselheiro, ao me ver, foi um fanático religioso, mas foi quem acolheu um povo sofrido e esquecido.
Euclides mostra isso, como uma resenha que li aqui, o livro é a todo tempo uma denúncia! Denúncia de um povo negligenciado, como o nordeste sempre foi...

Glauber 24/03/2023

O livro é longo e extremamente detalhista de um fato histórico muito específico. Euclides da Cunha tem muitas vezes um pensamento cientifico de acordo com época que viveu e em outros momentos parece se comover com a história de Canudos.
Por não conseguir me apegar muito ao enredo e nem ser um tema que tenho grande interesse, fiz um leitura dinâmica do livro e só recomendo para quem te interesse no tema ou faz algum tipo de estudo.

Dani 17/03/2023

Cansativo mas interessante
Comecei a ler e estava achando muito entediante a descrição de terra, além de ser muito cansativo ler esse português rebuscado. Pensei em desistir, mas ler as resenhas desse livro me fez continuar.

E que bom que continuei. A leitura se tornou mais suportável.

É um livro interessante que traz uma visão do sertão, seu clima, sua flora e fauna. Conhecemos também sobre os sertanejos e sua personalidade.

Porém, estamos falando de uma época onde o Brasil acabou de se tornar república, e menos de 30 anos após o fim da escravidão: o autor descreve a miscigenação e comenta sobre a unificação de raças de maneira bem racista, se referindo a indígenas como rebeldes, negros como submissos e a raça branca como "a raça superior".

Uma coisa interessante é ver que, desde seu nascimento, a República brasileira conta com a figura do PATRIOTA, que precisa defender a pátria a todo custo, e o governo se aproveita disso. Também percebemos os primórdios de FAKE NEWS, pois rodavam por aí vários comentários fantasiosos sobre os jagunços, inclusive sobre receberem armamentos modernos da Argentina.

foi bom não ter desistido da leitura :)

Malu 13/03/2023

Muito confuso
Li para o vestibular, não seria um livro que eu escolheria por espontânea vontade. Pulei a Terra e o Homem já que não eram relevantes para mim. Por ter um vocabulário complicado, foi muito difícil ter que ler devagar e procurar os significados. O contexto da guerra de canudos é muito interessante mas eu teria gostado mais se o livro não explicasse tantos detalhes técnicos. Mesmo assim, é uma leitura interessante e tem sua importância na literatura brasileira.
Julio.Almeida 14/06/2023minha estante
É um livro pra se ler com propósito de conhecimento da época e o que realmente aconteceu, se ja é dificil ler por espontanea vontade que foi o meu caso, TER que ler pra vestibular é uma morte lenta!

Naiara136 28/02/2023

Com certeza foi uma leitura difícil. Senti dificuldade em avançar a leitura por causa da linguagem rebuscada, mas as decorrer das páginas fui vencendo isso.
O livro é dividido em partes: na primeira parte é feito uma descrição mais geográfica; a segunda discorre sobre o homem, sobre suas características, história, crenças, comportamentos etc.; a terceira parte é narrado a luta, a própria guerra de Canudos.
Indicado para quem está estudando sobre Canudos.

eduxst 22/02/2023

O inimigo imaginário da República.
"Apesar de três séculos de atraso, os sertanejos não lhes levavam a palma no estadear idênticas barbaridades"

Euclides da Cunha, republicano fervoso com uma crença inabalável no cientifismo da época, teve o privilégio de visualizar a Queda de Canudos. Entretanto, diferente da expectativas da época, os sertanejos não eram monárquicos e, muito menos, fanáticos. Canudos nada mais era do que um "compartilhamento" de misérias. O sertanejo é sem dúvidas um forte, e continuo sendo até a última página desse relato. O misticismo por Antônio Conselheiro nem se comparava à crença dos soldados e da população na época na República. Esse regime de governo autoritário, sem uma empresa verdadeiramente livre, sem uma participação popular e que não se importou nem um pouco em melhorar a situação do nordestino (guerreiro da seca). Os jagunços apenas defenderam sua terra bravamente. Nunca assumiram papéis de vítima. Os soldados, supostamente civilizados que invadiram Canudos, depois de 3 expedições reprimidas, foram os responsáveis pelas maiores atrocidades e massacres. E ao retornarem as suas famílias, foram saudados como heróis.

Agora sobre a leitura, é sem dúvidas, uma obra difícil, mas necessária. Quem resume essa obra ao eugenismo do autor deixa passar o grande valor da obra. A denúncia. Existem trechos quase intragáveis realmente entre histórias interessantíssimas e que agregam como leitor e ser humano."A terra" é a primeira parte, e, sinceramente, a parte mais chata do livro por causa do descritivismo. "O homem" apresenta a história de Antônio Conselheiro e como ele virou tal figura mística (ponto alto do livro). Valendo ressaltar que Euclides mascara algumas opiniões entre os fatos da vida do profeta.O final é pesado, como a maior parte de "A luta". Viva à República, mesmo ela não sendo verdadeira uma república.

smarinhox 18/02/2023

Uma humilde observação sobre...
Apesar do vocabulário complicado, ser muito detalhista e ter que ficar sempre procurando o significado de alguma palavra, e por isso o livro se torna cansativo.
É essa a beleza do livro, a riqueza de detalhes sobre a fauna, a flora, a vida do sertanejo, a guerra, os quais tem um viés jornalístico, histórico e científico, e te prende completamente ao livro, além de que você não encontra em nenhum outro lugar esse detalhismo.
E apesar de muitos assim como eu estar aqui romantizando o livro e o autor, tem sim no livro muitas falas racistas, o que nos revela um dito "homem da época" que defendia os valores científicos da supremacia branca europeia e que enxergava o mundo e os acontecimentos políticos da guerra através desse viés.
Portanto, encerro esta observação dizendo que este é um livro importantíssimo para a nossa história brasileira, pois já dizia Edmund Burke: "Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la".

Ju 16/02/2023

Eugenismo do início ao fim
Euclides da Cunha, nesta obra, faz uma importante descrição geográfica do sertão brasileiro, além de apresentar com grande riqueza de detalhes o massacre do governo contra o povo em Canudos.

Reconheço a importância histórica da obra, mas a raiva gerada pelo eugenismo e racismo do autor durante toda a sua escrita foi preponderante no processo da leitura.

A construção da retórica de que os sertanejos são inferiores por causa do clima e da miscigenação e a utilização deste argumento para justificar a violência do governo contra Canudos é revoltante.
Julio.Almeida 14/06/2023minha estante
Mistura de eugenismo e ignorancia

EduardoCDias 22/07/2023minha estante
Kkkkkkkkkkk