As 5 Linguagens do Amor

As 5 Linguagens do Amor Gary Chapman

Resenhas - As Cinco Linguagens do Amor

Estante Atípica 26/12/2023

A primeira leitura concluída de 2023 chegou... Apesar de ser um livro que eu tinha interesse em ler não foi uma leitura que programei para iniciar o ano. Esse foi um daqueles momentos em que o livro nos escolhe e não o contrário...como eu aprendi lendo esse livro, não tinha como não dar 5 corações!!!

@velejandoempaginas 23/12/2023

Melhor do que imaginei...
Inicialmente devo dizer que o livro não vai atender a espectativa de muitas pessoas, hoje vivemos em um mundo em que o ego e o egoísmo é cada dia mais alimentado.

O que acontece durante um casamento é que você precisa sacrificar muitas vezes algo para alimentar a necessidade emocional da pessoa que está com você. Para muitos é difícil entender, pensam até que isso não seria amor, já que tem que se sacrificar de certa forma pelo outro.

Mas é exatamente ao contrário, o amor exige escolha diária e sacrifício, o autor tenta demonstrar isso, com uma linguagem bem acessível, no começo o que muitos chamariam de enrolação eu considero uma introdução até que essencial para determinados públicos, então trata-se mais de uma sacada do que pura enrolação.

Outro ponto é a constante afirmação que você precisa atender a linguagem do amor do seu cônjuge. Essa questão pode fazer você pensar: meu parceiro só vai me amar se eu fizer isso ou aquilo? Eu não sou suficiente para ele me amar como sou?

E o maior erro está justamente aí. Cada pessoa compreende o amor de uma maneira, nem todos foram criados da mesma forma ou desenvolvem sentimentos do mesmo jeito, o que é importante para você, pode não ser para o outro e está tudo bem.

O ponto crucial é dizer ao seu cônjuge, eu compreendo sua linguagem do amor e me esforço para atender ela, não porque eu tenho que viver a sua disposição ou fazendo tudo que você quer para que me ame, mas sim, porque gostaria de te demonstrar o quanto te amo.

Se para seu cônjuge dizer "eu te amo" é aspirar a casa, qual é o problema? Trazer uma rosa, ou dar um abraço, ou passar 15 minutos do dia conversando e olhando nos olhos.

Se para você, custa muito atender algumas necessidades do seu cônjuge, se você considera isso "amor fraco", você não deveria estar casado. A falta de demonstração de afeto esfria um relacionamento e para o seu cônjuge essa demonstração pode ser diferente do que você esteja demonstrando de fato.

Amor é escolha e sacrifício, não existe amor regado por puro sentimentalismos ou atração sexual. Amor é tentar ser todos os dias um pouco melhor para aquela pessoa que você escolheu estar junto para o resto da vida.

Fico feliz de ler e compreender a essência do que o autor quis passar, ainda que não dito com todas as palavras. Lembre-se sempre que um diálogo maduro e compreensível, pode ajudar e muito a entender melhor os sentimentos e necessidades do seu cônjuge.

Por fim, recomendo sim a leitura.

Eledir Gonçalves 23/12/2023

Como você ama?
Ele nos mostra sobre os sentimentos e as formas de demonstrar amor que cada pessoa tem e entender como isso afeta uma vida conjulgar e os relacionamentos em geral.

AnezenA 22/12/2023

Maravilhoso como abre os nossos olhos sobre os sentimentos e formas de amar que cada pessoa tem e como entender isso afeta uma vida conjugal e de relacionamentos em geral. Com certeza um livro para levar para a vida.

Tuiizinho 20/12/2023

As 5 linguagens do amor
Gostei bastante!! Nunca pensei que o amor tivesse sua linguagem. Com exemplos reais, Gary Chapman nos ensina as 5 linguagens do amor e a importância de sua fluência.

Edson Neto 15/12/2023

Incrível
Certamente um livro, que todos os casais deveriam ler. Este livro ajudará os casais a falarem um, a linguagem do outro. Recomendo.

Carol 15/12/2023

Apelo religioso muito grande
Uma teoria interessante porém senti que o livro tem um apelo muito grande para a religião e padrões cristão, o que não é meu tipo de leitura. Além de muitas vezes dá para perceber uma tentativa de induzir o leitor a manipular seu parceiro com as linguagens do amor.

assibely 15/12/2023

Esse livro é uma escola pra você se descobrir e descobrir o seu cônjuge, ele é simples mas muito importante, fácil de entender, começa a surgir perguntas na sua cabeça que o próprio livro te responde. Incrível!

Sandrovsky 14/12/2023

Excelentes reflexões
Finalizei a releitura e novamente gostei , tanto do tema como da escrita leve do autor. Refizemos o teste e deu o mesmo resultado, tanto para mim quanto para meu esposo.
Assunto pertinente em tempos de intolerância e isolamento tecnológico, vale a pena a leitura!

gustavo 14/12/2023

Necessário!
Confesso que tinha poucas expectativas sobre esse livro, Mas garanto que se relacionar com as pessoas ,após esse a leitura ,será totalmente diferente .
Com uma linguagem simples e agradável o livro nos trás a importância de sabermos entender como nossos parceiros desejam ser amados e tratados.
É importante compreender as pessoas que amamos , ouvi- Los e atender suas demandas emocionais , pois a mudança que você tanto busca no seu parceiro (a) pode está a uma conversa acolhedora de você .
O livro é enfático sobre isso, mostra cinco linguagens de amor que precisam ser compreendidas e atendidas para criamos um ambiente amoroso e agradável nos relacionamentos .
Vale muito a pena , estamos sempre nos relacionando, por isso ,tomar a iniciativa de amar a outra pessoa de uma forma que ela possa entender os sentimentos que você possui faz muita diferença na criação de dias mais alegres .

Maria Carolina Sapucaia 13/12/2023

As linguagens do Amor é um livro feito para o leitor que deseja entender as diferentes manifestações do amor, que pode ser abordado tanto nos relacionamentos amorosos quanto nos relacionamentos paternais.Li com o intuito de expandir meu conhecimento acerca do comportamento humano e nas relações interpessoais e, com toda certeza, superou minhas expectativas. O autor aborda as 5 diferentes linguagens do amor, tais como : palavra de afirmação. tempo de qualidade, presentes , ato de serviço e toque físico. Nesse âmbito, é importante a leitura desse livro para compreender melhor a linguagem do amor do seu cônjuge e da sua própria linguagem.

Maria Clara 13/12/2023

Recomendo muito
Como estamos equivocados muitas vezes e nem nos damos conta. Cada um tem uma forma de dar e receber amor. Esse livro ajudou a expandir meu entendimento para além do meu próprio umbigo. Vamos cuidar dos nossos tanques de amor. ?

Vanessa 12/12/2023

Excelente leitura
Digo sem medo algum. Todas as pessoas devem ler este livro. E desta forma aprender a se relacionar de forma saudável, seja com familiares, amigos e relacionamentos amorosos.
Pretendo reler e anotar as partes mais tocantes, aquelas que me fizeram visualizar minhas relações pessoais.

Bruna Toillier 11/12/2023

Mudou minha visão
Sei que existem várias críticas sobre o livro por trazer uma visão mais normativa e padrão das relações. E mesmo os livros da categoria não sendo minha vibe de leitura ele mexeu comigo, me ajudou a enxergar o que eu gosto de fazer pelo outro como prova do meu afeto, isso em todas as relações, amorosas, afetivas, familiares e de trabalho. Houve uma mudança aqui dentro, não posso negar.

Mari's Version 09/12/2023

Qual sua Linguagem do Amor?
Quando eu comecei a ler eu fiquei muito animada por tava doida pra descobrir minha Linguagem do Amor, mas esse livro traz uma lição muito mais profunda que isso, fala mais sobre casamentos,mas sobre pais e filhos, amigos, porque para manter relacionamentos depende se você está cuidando dele da forma adequada,se está tratanto aquela pessoa da forma q ela se sente amada. E se você mesmo está se sentindo amado, acho q todo mundo deveria ler este livro e saber como amar as pessoas na Linguagem do Amor dela.