Enquanto agonizo

Enquanto agonizo William Faulkner

Resenhas - Enquanto Agonizo

Pateta 26/09/2018

SOBREVIVI
Poucas vezes um livro teve título tão fiel à experiência de leitura de seu conteúdo. Capítulo após capítulo, uma agonia que parece não ter fim, seja para os personagens, seja para o próprio leitor.
Sílvia 27/09/2018minha estante
Achei esse livro espetacular. Melhor do que O som e a fúria, na minha opinião

Pateta 23/10/2018minha estante
Oi, Silvia! Nossa, gostaria muito de poder dizer o mesmo que você, mas a minha experiência com o livro foi sofrida ... Na verdade, obriguei-me a ler até o final. Livros são assim, né? Às vezes a gente não está pronto para aquela leitura. No meu caso, talvez não esteja pronto para esse autor. Também li "O som e a fúria" e foi uma leitura da mesma forma difícil ... Quem sabe daqui a alguns anos? Abraço

Sílvia 24/10/2018minha estante
Que pena. Pretendo reler esse livro um dia. Gostei mais dele do que se O som e a fúria. Se foi sua primeira experiência com Faulkner... bem, qualquer primeira experiência com ele é terrível

Pateta 30/10/2018minha estante
Kkkk, gostei dessa sua frase final, porque ela descreveu tudo em pouquíssimas palavras.

@thereader2408 29/09/2019minha estante
A minha experiência foi bem parecida com a sua... não consegui ler de uma sentada, como eu faço com a maioria dos livros pocket... tive que começar duas vezes apesar de ter só 220 páginas foi uma leitura muito difícil para mim. E quase desisti, mas fui até o final. Eu vou tentar de novo daqui a alguns anos, esse livro me incomodou bastante, acho que tem mais coisa que posso absorver melhor mais tarde.

juliasena 05/01/2023

mto diferente
eu achei legal a história so achei meio confuso isso de cada capítulo ser uma pessoa diferente falando acho que nn to acostumada com isso mas achei interessante o ponto de vista de cada um bem diferente e deixa a história mais divertida

Lara 05/11/2023

Por ser um livro celebrado esperava ter sentido mais durante a leitura, seguimos para o som e a fúria.

letambem_sobrelivros 17/06/2019

A família como um grande mal
“Uma originalidade deveras radical pode ser constatada no romance (...) a meu ver, a obra-prima do autor, superando até mesmo Luz em Agosto, Santuário, O Som e a Fúria e Absalão, Absalão”, escreve Harold Bloom, em “Como e Por Que Ler”.

Quanto à história: Estamos no Mississipi, sul dos EUA, no condado fictício de Yoknapatawpha. Addie Budren se encontra à beira da morte, acamada sem se mover há 10 dias. Seu filho Cash constrói para a mãe o caixão na vista da janela na qual ela aguarda a hora da morte. Addie se vai e a família (o pai Anse, e os irmãos Cash, Darl, Jewel, Dewel Dell e Vardaman) começa uma odisséia para cumprir o desejo de Addie de ser enterrada em Jefferson, sua cidade de origem.

Faulkner diz muito com poucas palavras e insere em trechos curtos infinidade de significado. Texto introdutório “As personagens (...) são pessoas rudes, toscas, assoberbadas por apetites mesquinhos e pequenos interesses. No entanto, têm, como a gente sofrida do povo, em qualquer parte, sobretudo no campo, uma compreensão da vida que envolve formulações não raro de alto teor filosófico”.

A narrativa é composta pelos monólogos de fluxo de consciência resultando em uma leitura trabalhosa e em uma relação direta do leitor com os personagens:

Addie, e sua frieza: “(...) meu pai costumava dizer que a razão para viver era se preparar para estar morto durante muito tempo. (...) E quando Darl nasceu pedi a Anse que me prometesse me levar de volta a Jefferson quanto eu morresse, porque eu sabia que meu pai tinha estado certo”.

A dedicação de Cash com o caixão; A confusão do pequeno Vardaman “Minha mãe é um peixe”; A revolta mal contida de Jewew; A considerada loucura de Darl, logo quem nos apresenta com mais sanidade a saga de sua família.

E a pobreza de espírito de Anse “um pobre diabo cheio de fraquezas morais”. Homem egoísta. Resignado; atribuindo culpa a pessoas, coisas e circunstâncias para justificar sua “falta de sorte”;

Citando novamente Bloom: “Enquanto Agonizo retrata a condição humana como algo catastrófico, colocando a família como a mais terrível das catástrofes”.

Que livro!!

igsuehtam 18/11/2023

Agonizo
A odisseia de uma família para enterrar a sua matriarca. Enquanto ela agoniza vamos acompanhar os pensamentos dos cinco irmãos, do pai e de vários amigos, conhecidos e vizinhos. A caminhada é dura, cheia de conflitos e acidentes, até que o maior ato do livro está na revelação de um segredo de um dos filhos, Darl.

Essa edição falta uma boa revisão mas isso é explicado na nota do editor. Não se preocupem com os diversos erros, já que o autor não revisou o texto aí decidiram deixar como estar (??) Também não entendi. A história é boa, gosto de ler sobre fluxo de consciência. Foi um livro que não me causou tanta emoção. Mesmo assim gostei muito de ter lido. Valeu a pena.

Cristiano.Vituri 29/07/2016

A espera para comprar a dentadura.
Addie Bundren e Anse, tem 5 filhos. Cash o mais velho, marceneiro, está construindo um caixão. Addie está doente. Muito doente. Ela quer ser enterrada na sua cidade natal. Jewell, filho de Addie(!) tem um cavalo que era dos Snopes. Vardaman o caçula, diz que Darl (segundo filho) ficou louco. Dewell Dell, 17 anos, única filha, precisa de um remédio de 10 dólares, urgentemente. A carroça não consegue passar o rio.

Luciana.Pereira 04/05/2020

Melhor leitura
Um livro marcante que retrata a perspectiva de cada integrante da familia. Belíssima obra. Minha melhor leitura de 2020 até agora.

carol_peroni 04/04/2024

Difícil
Achei muito difícil de entender alguns trechos. Não gosto muito de livros que deixam as coisas subentendidas.

mari 29/12/2020

Um fenômeno, mas...
É inegável a genialidade de Faulkner ao apresentar em "Enquanto Agonizo" uma técnica de fluxo de consciência muito bem detalhada e construída. Confesso que é justamente essa técnica, que transforma a obra em algo tão singular, a responsável pela dificuldade que me acompanhou durante o período de leitura.
O fluxo de personagens é intenso e os acontecimentos, assim como na vida real, não param de ocorrer. Acompanhar os Bundren em sua jornada para enterrar a matriarca, Addie, em sua cidade natal é extremamente cansativa. E é dela um dos capítulos mais incríveis do livro, cuja frase mais famosa é replicada até hoje: "Eu só me lembrava, então, de como meu pai costumava dizer que a verdadeira razão de se viver era preparar-se para ficar morto durante muito tempo".
Acompanhar as agonias particulares de cada um dos personagens foi uma aventura, e, embora minhas expectativas estivessem muito altas acerca desse livro, fica registrado aqui o meu primeiro contato com o autor.

Wynícius 09/04/2023

Com certeza é uma das melhores coisas do Faulkner. Reconheço a importância da obra para o autor, para a literatura e para o Nobel (mesmo que esse último não queira dizer nada demais na verdade). Enfrentando a forte dinâmica de alternância de personagens, o fluxo de consciência gigantesco e a pluralidade de personalidades foi o que fez com que eu não me conectasse tanto assim com a obra.

IzaF. 11/02/2023

Confuso.
Esse livro é curto, mas acaba sendo pesado e confuso; nenhum personagem parece estar bom mentalmente, a escrita é dificil e isso torna a leitura chata, li em cerca de 13 dias, normalmente esse numero estaria entre 2 dias ou 1 semana.

Algumas falas fazem você refletir, certas partes você agoniza do inicio ao fim, mas nada alem disso.

Crisim 26/06/2011

Mergulho de apnéia literária
Este livro é desnorteante em dois sentidos. O primeiro tem a ver com a estrutura dele, cada capítulo é o foco de um personagem, mostrando o que ele pensa e sente. Ficamos atordoados por ter que caçar aos poucos quem é quem e em que pé está a história. A medida que o sentido vai sendo "montado" interiormente na cabeça do leitor, você se dá conta de quão inusitadada é a história e o drama que une todos os personagens, o segundo sentido desnorteante. Para quem começa a lê-lo um conselho: tenha paciência e vá. Quando terminar vai perceber que valeu a pena o mergulho em tamanha intensidade literária.

Psicodideo 17/02/2011

Enquanto Agonizo
Criativa história contada pela perspectiva de vários personagens. Vale a pena.