O Sangue dos Elfos

O Sangue dos Elfos Andrzej Sapkowski

Resenhas - O Sangue dos Elfos

Joicereja 13/07/2023

O Sangue dos Elfos.
Esse livro é o primeiro em formato de romance. A história é linear, dividida em 7 capítulos.

Não é sobre guerra, mas sobre o pré-guerra. O ritmo deu uma desacelerada, para nos preparar para o que vem aí. A estrutura da escrita também ficou mais séria e sombria, com menos piadas do que nos livros anteriores.

Com isso, nos mostrar o lado de outros personagens da saga foi magnifico (e um pouco confuso também), agora sabemos quão poderosos e grandiosos são. Mas não sabemos em quem confiar. Eu poderia definir esse livro sendo 90% dele perseguição, seja à Ciri ou elfos.

O autor mais uma vez nos mostra assuntos como preconceitos e política lado a lado numa guerra. Há debates tão bons que eu não sabia com qual personagem concordar kkk. Nessa parte do livro (entre 40%-85%) eu dei uma empacada.

Falta um mapa do continente no livro, me perco todinha com as localizações dessa saga.

robert 09/07/2023

Esse livro foi sensacional, ele é onde começa o romance e a dinâmica do livro, junto com a escrita do Andrzej Sapkowski fica simplesmente perfeito, o desenvolvimento do Geral, Ciri e Yennefer foram ótimos e me deixou ainda mais ansioso pra ler os próximos, além claro, das reflexões, dilemas e "antigos amigos" q encontramos durante a jornada do Geralt

giolovesbooks 09/07/2023

Caos, destruição e found family
Essa série de livros me impressionou muito e continua me impressionando a cada livro que termino

Esse livro em específico me deixou tao cativada por ter sido escrito originalmente em 1994 e abordar temas tão complexos e atuais como racismo, machismo, revolução industrial, obsolescência programada e os amores líquidos

Geralt não é mais apenas um bruxo mutante
Yennefer não é mais só uma feiticeira poderosa
Jaskier não é mais só um trovador vagabundo
Ciri não é mais só uma princesa mimada

Todos os personagens e o mundo no geral foram tão bem construídos nos últimos 2 livros que nesse terceiro nos restou apenas aprofundar

E COMO FICARAM PROFUNDOS!

A cada página parecia que eu tinha uma cebola na mão e fui tirando camada por camada e descobrindo cada vez mais

Terminei esse livro com a sensação de ter ganhado uma família

Ozzy 05/07/2023

Frustrante
Depois de um livro "de contos" bem decepcionante e irritante que serviu como introdução para a série, eu esperava que nesse primeiro volume a história iria finalmente engrenar, mas me frustrei de novo, apesar de se manter interessante com personagens cativantes, mistérios e tramas que conseguem me manter curioso sobre o desenvolver da historia, o livro se arrasta e o autor parece sofrer para preencher as pouco mais de 300 páginas, mais uma vez criando algo que parece um prólogo cheio de mini-tramas episódicas do que um romance propriamente dito.
O que me surpreende nisso é que "The Witcher" não sofre com a existência de dezenas de plots e subplots, e vários personagens contando a história em dezenas de pontos de vista, que é o que normalmente torna livros de fantasia mais lentos, a história desse livro ainda se mantém simples e com um núcleo de personagens pequenos, o autor que prefere gastar um longo tempo em cenas desnecessárias, ou que se estendem por tempo demais, o que torna alguns trechos enfadonhos, como por exemplo: ele gasta um longo tempo mostrando o treinamento de Ciri (dos quais apenas as cenas ao lado de Yennefer são divertidas de ler), mas gasta pouquíssimo tempo (lê-se menos de 10 páginas) no desenvolvimento do vilão e no aprofundamento das tramas que estão REALMENTE levando a história em alguma direção.
"O Sangue dos Elfos" está longe de ser um pesadelo, ele ainda me entreteve bastante em vários momentos, o suficiente para me manter motivado a continuar a série, mas começo a me questionar sobre o quão preparado Andrzej estava para essa empreitada, por que até então ele parece ter apenas uma ideia vaga de para onde quer levar esse personagens, mas completamente confuso em como alcançar esse objetivo.

Mari 01/07/2023

Interessante
O desenrolar da história vai ficando cada vez mais interessante. Confesso que demorei a engatar na história, mas da metade pro final os acontecimentos foram me instigando cara vez mais!

John 29/06/2023

Evolução da Cirila
Desde que Geralt e Ciri se encontraram, o bruxo ficou em treinar a princesa de Cintra para ser, quem sabe, uma bruxa. Mas, após vários sonhos bizarros, talvez o destino de Ciri seja outro. A meu ver, o livro foi focado bem mais nela e na evolução dela do que no bruxo, apesar de ter alguns momentos com foco principal no Geralt, e o livro todo abre portas para o próximo do volume, que estou ansioso para ler!

Alessandro.Aguilera 22/06/2023

Saga do Bruxo Geralt de Rívia
Esse é o terceiro volume da Saga, mas o primeiro livro, pois os dois anteriores são contos. Aqui nós vemos um desenvolvimento melhor das personagens e um veslumbre do que esperar dessa saga.

Nicole.Ethur 13/06/2023

Cara, eu adoro essa saga, acho mitologia um tema muito maneiro.
por enquanto, ainda tenho o primeiro volume como meu prefeito, mas, esse é bom demais, o fim era tão intrigante que eu fiquei observada.
também da um gostinho, de querer ver a série.
espero terminar essa obra na íntegra o quanto antes.

Danielle 11/06/2023

Sinto que quanto mais acompanho a história de Gerald, mais me apego a ele e à siri e suas aventuras.

gio.vono 11/06/2023

Aprofundamento da história e desenvolvimento de personagens
Esse é o primeiro volume do romance de The Witcher, e, como esperado, trouxe uma boa expansão do universo, dos personagens e das tensões políticas da trama.

A linguagem e o foco mudaram drasticamente dos volumes de contos, pois estes eram totalmente focados nas aventuras de Geralt, e, agora, no romance, temos menos foco e uma visão mais abrangente de todos os personagens. É visível que a trama se encaminha para ter a Ciri como protagonista, e não mais Geralt, o que não é ruim. Porém, senti um pouco de falta de mais ação em algumas partes que se arrastam. Como sempre, as cenas de luta são fantásticas.

Eu adorei acompanhar o desenvolvimento emocional de alguns personagens, principalmente a Yennefer. Amei ver a Ciri em Kaer Morhen, foi uma surpresa maravilhosa conhecer mais bruxos mais profundamente! E as descrições da universidade me fizeram rir demais.

Uma coisa que, pessoalmente, me incomodou, foram os cortes temporais. Se uma cena está narrando uma fuga, ela é cortada no meio e continua do ponto onde os personagens já fugiram, sem narrar o meio-tempo. Mas sei que isso acontece em alguns momentos para não perder o dinamismo da narrativa.

Estou adorando o desenrolar do romance e as reflexões sobre destino e a importância dele na nossa vida, já abri o próximo livro!!

Davi Cirne 08/06/2023

Aen hen ichaer... O Sangue dos Elfos
Após seu interessantíssimo desenvolvimento nos dois livros anteriores, em que passou da negação ao Destino à sua aceitação, personificada na pessoa de Ciri, o bruxo Geralt de Rívia agora deixa de caçar monstros de vilarejo em vilarejo em troca de moedas para proteger a Criança Surpresa, seu Destino.
Nesse livro, primeiro da saga em forma de romance e não contos, somos ainda mais imersos no universo criado por Sapkowski, rico em detalhes e complexidade. Somos apresentados a um mundo cruel e perigoso, com monstros à espreita e com humanos ainda mais monstruosos.
A trama central do livro gira ao redor de Ciri e seu protetor. Mas, em meio a isso, nos é mostrado o funcionamento da sociedade do Continente, onde existe um enorme preconceito com os seres não humanos (elfos, anões, etc.), que por sua vez respondem ao ódio com mais ódio. Assim, o livro aborda a temática do preconceito com uma visão bastante realista.
Também somos introduzidos às tramas políticas dos reinos, apresentada com mestria pelo autor. A cena da conspiração entre os reis é muito interessante. É impressionante como o autor consegue mostrar os fatos de forma tão consistente.
Protagonistas marcantes e coadjuvantes igualmente interessantes que nos prendem à história.
Ótima leitura.

Joao366 06/06/2023

O Sangue dos Elfos
O início desse livro foi muito bom, me prendeu demais, mas com o passar da história foi ficando monótono, achei o treinamento da Ciri meio chatinho, mas depois voltou a ficar bom kkkk
Eu ainda não consigo dar mais que 4 estrelas pra algum livro dessa saga, ao meu ver os 3 que li até agora se mantém bons igualmente. Em certos momentos da história sinto que a leitura apesar de rápida e fluída ela fica um pouco arrastada, mas não deixa de ser bem escrito.
Gostei bastante que nesse livro a história foi linear, diferente dos dois primeiros que foram contos.
Vou ler o quarto em breve...

Emi 06/06/2023

Finalmente se deu início a história propriamente dita do The Witcher, os primeiros livros ajudaram a basear a maior parte dos personagens e entendermos algumas das tramas do universo de Geralt e Ciri através dos contos e agora tudo começa a tomar forma. É um livro bem rápido de ler com explicações objetivas dos acontecimentos e sem enrolações ou trechos desnecessários. Estou ansiosa pelos próximos livros da série!