Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

maryurcat 20/04/2024

ódio da Alina
Cara que ódio aaa, eu não gostei da protagonista e nem do mocinho, eu acho o vilão muito mais interessante do que os protagonistas, Darkling carrega o livro mas costas, e se a Alina tivesse virado vilã junto dele deixaria o livro muito melhor

Lua â 20/04/2024

Ain, não é que o livro é parado, mas o ritmo dele não me agradou. Comprei a trilogia toda e agora vou ter que ser o obrigada a ler pra não perder dinheiro ?

Evelyn 18/04/2024

Citações:
“Quando as folhas mudam de cor, vocês chamam isso de mágica? E quando você corta a sua mão e ela se cura? E quando você coloca uma caçamba de água no fogo e ela ferve, isso é mágica também?”

"Então você comete erros”, eu disse sem pensar.
Ele parou de colocar as luvas e pressionei meus lábios, nervosa. “Eu não quis dizer...”
“É claro que cometo erros”, disse ele, com um meio sorriso. “Só não é algo frequente."

“Existe algo mais poderoso do que qualquer exército. Algo forte o suficiente para derrubar reis e até mesmo Darklings. Você sabe o que é esse algo?”
Eu sacudi a cabeça, me afastando dele.
“A fé”, ele sussurrou, seus olhos negros arregalados. “Fé.”

Maria11144 18/04/2024

Sombra e ossos
Sombra e ossos fala sobre Alina uma órfã sem graça com seu melhor amigo Maly,a vida deles é comum até que Alina descobrir ser uma grisha (conjugadora do sol) e tenta destruir a dobra das sombras que Darkling criou a centenas de anos atrás.
Minha opinião:
Eu gostei até mas não chega a cinco estrelas por alguns defeitinhos como:triangulo amoroso,plot sem sal e preenchimento desnecessário no livro.
Mas tirando isso gostei muito da história, dos personagens e me prendi no final.
????
Joao 18/04/2024minha estante
Ótima resenha, Clarinha ??????

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Descobri essa história através da série da Netflix, quando descobri q tinha os livros, comprei todos, e li para depois assisti a série.

Nesse primeiro livro vemos a descoberta dos poderes da Alina, criamos ranço de alguns personagens.

Giovanna 16/04/2024

Previsível, mas bom
Primeiramente eu vi tanta gente reclamando desse livro que fiquei até com medo de ler e ja tava achando q odiaria, mas eu acho que eu sou muito contra a opinião de maioria kkkk. Eu gostei muito da escrita e fluiu muito bem minha leitura, terminei em 2/3 dias se eu não me engano e me prendeu desde do início, a história em si causou muita curiosidade (principalmente do mundo Grisha) e vi muitos reclamando do quanto se sentiram perdidos no início do livro e eu não senti isso, inclusive me senti mais situada nesse livro do que em outros de fantasia. A única coisa que tenho que concordar com a ?maioria ? é que o enredo deixou a desejar e poderia ter sido mil vezes mais atrativo e atendido mais as ?fanfiqueiras?, mas eu previa já oq iria acontecer e os plots, e eu senti a decepção de muitos por ela não ter ficado com a pessoa que ela mais teve química, mas eu senti que seria aquilo e que já estava pré destinado, é tanto que nem me decepcionei pq eu senti verdade onde muitos n sentiram kkkk, espero que no segundo livro minha opinião não mude tanto. Mas realmente o Darkling foi o maioral ali e que teve muito mais destaque, senti certas referências de a rainha vermelha mas nada se compara ao anêmico do Maven kkkk. Mas não julguem tanto os livros que vocês estão na vontade de ler pelas resenhas ou criticas dos outros. XOXO

Tuany 16/04/2024

Então, achei meio arrastado. Poréééém pode ser porque há muito tempo comecei a assistir à série (nem lembro se terminei?) e sabia mais ou menos o que esperar, então parecia que não acontecia, por isso minha nota pode ser meio biased.
Também tive a impressão que faltou um pouco mais sobre os Grishas, para internalizar o que cada um faz (e o uniforme), volta e meia me perdia em quem tinha qual poder e usava o quê (mas isso também pode ser o processamento lento do meu cérebro).
Enfim, nem tenho muito o que falar. A história se arrasta, o universo me pareceu bagunçado (ou melhor, a apresentação dele foi), e, sinceramente? Nenhum personagem me cativou muito, fora algumas passagens e citações.
Claro que lerei os demais da trilogia porque, afinal, tenho eles, mas espero muito que melhore.

Kim 16/04/2024

Sombra e Ossos
O livro apresenta a história da Alina, que descobriu que era uma grisha, esse momento da leitura é bem interessante, depois disso o livro fica um pouco lento, mas da metade pro final tudo fica muito rápido.
A relação do Darkling com a protagonista não foi bem construída, achei que tudo aconteceu do nada, mas o plot me surpreendeu mesmo eu já sabendo que algo estava errado. Confesso que achei a escolha da Alina em relação ao cervo meio burra no primeiro momento, mas depois passou.
Achei que foi um bom livro, o final é bem emocionante e me prendeu, me deixou ansiosa para saber como os personagens sairiam de uma situação que parecia não ter saída.

Aninha327 16/04/2024

Me surpreendi real
Eu achei o livro incrível! Admito que comecei a ler por causa da série, então eu não sabia exatamente o que esperar porque essas adaptações são sempre meio ?duvidosas?. A leitura superou as minhas expectativas.

Gostei dos personagens, da construção da história, da leitura leve? O desenvolvimento foi um pouquinho lento, mas depois que a Alina se tocou foi UHUUUUUUUUU. Amei Maly, amei Genya, amei Darkling, até Ivan eu amei ??

Eu amei! O quanto antes vou começar o próximo.

Aninha508 16/04/2024

Me surpreendi positivamente
Eu iniciei essa leitura esperando encontrar uma fantasia bobinha e chata, mas me surpreendi. Esse é um livro muito interessante, com um sistema de magia simples mas não bobo e personagens que realmente amadurecem na história. Não esperava querer ler a continuação, mas estou ansiosa pra saber como a trama vai terminar. Ele apresenta sim alguns pontos negativos, o plot é muito previsível e é os acontecimentos do final são mais rápidos do que o necessário, mas de resto foi uma leitura bem agradável.

. . . 15/04/2024

De verdade acho que eu esperava mais desse livro.

Achei a narrativa bem rápida de ler e o universo até que é interessante. Possui personagens que, às vezes, são até mais interessantes do que a própria Alina. Essa é uma das coisas às quais senti falta, aliás: desenvolvimento da personalidade de tais personagens. Tudo ficou sendo só sobre Alina, Maly, Darkling e questões políticas.

A revelação dos planos do vilão foi muito forçada, e o que era pra ser um plot twist não foi nada surpreendente. E fato de o livro ser classificado como um romance mas o romance não ser tão falado assim me deixo meio sei lá, sabe? Quando enfim a autora tentou colocar algo relacionado a tal casal foi tudo tão rápido que pra mim não fez sentido algum.

Também achei o final meio corrido(?). Talvez isso possa até ser plausível considerando que é um livro curto e o primeiro de uma trilogia, mas estou em dúvida se vale a pena ler os próximos ou não.

No geral, não é um livro que eu recomendaria, mas vi muitas pessoas falando que gostaram, então aí vai de cada um mesmo.

Talysson.Medeiros 15/04/2024

Sombra e ossos
Primeiramente, odiei. O livro é bom nos 2 primeiros capítulos e a última folha quando você já sabe que está acabando. Uma estrela pelo esforço?

malu 15/04/2024

Me surpreendeu!
Eu não tava com muita expectativa pra essa leitura, inclusive venho adiando ela a anos?mas fui com a mente e o coração abertos e curti o livro!

tem defeitos? sim.
1. A revelação dos verdadeiros planos do vilão não foram uma surpresa pra mim. Já tava bem óbvio oq tava acontecendo, então o ?plot twist? do livro não funciona de jeito nenhum (além de ter tornado a protagonista uma estúpida). O que salva é que ele é um personagem interessante, e a forma com que a autora conduziu a história depois disso foi intrigante.
2. A maneira com que a Alina conseguiu, no final, vencer o vilão foi bem?.eu li o que tava acontecendo e fiquei: ?é serio mesmo que essa vai ser a solução da autora pra isso?? infelizmente pra mim, sim.

Mas, apesar de não ter gostado do desfecho do livro, estou curiosa pra ver o que vai acontecer e, surpreendentemente, me apeguei levemente a Alina e ao Maly (inclusive, terminei esse livro sem entender pq tanta gnt n gosta dele, eu particularmente gostei mais dele que da protagonista)

Mile :) 15/04/2024

Sombra e ossos ??
Leigh Bardugo escreveu uma trilogia fantástica, onde "Sombra e ossos" é o primeiro livro.
Este livro se adequa ao gênero de fantasia, onde relata um incrível "grisharverso".
Em um país chamado Ravka, divido pela Dobra (uma faixa de sombras enorme com diversos monstros perigosos em meio a escuridão), existem Grishas, pessoas com poderes especiais que desde pequenas são levadas ao palácio para treinarem os seus poderes. Até então, Alina Starkov é apenas uma cartográfa vivendo em um acampamento militar, onde seu único dever é fazer desenhos de posições geografias e coisas relacionadas. Alina vive secretamente apaixonada pelo seu melhor amigo de infância e rastreador, Maly, que parece ainda não saber sobre os seus sentimentos.
Ao precisar atravessar a dobra Alina se depara em uma situação desesperadora, onde Maly quase morre por um dos volcras (mostros da Dobra), e ela então acaba libertando um enorme feixe de luz, matando todos os monstros. Assim sua vida virou de cabeça para baixo. Ela descobriu que era a Conjuradora do Sol, a salvação de Ravka que iria acabar com a Dobra, e foi levada ao palácio para treinar seus poderes com o próprio Darkling, até então o Grisha mais poderoso de Ravka. Em meio a tudo isso, Alina se surpreende com enormes reviravoltas do destino, traição, sentimentos novos, raiva, etc....

Minha opinião:
Meu maior erro foi ter assistido a série antes de ler o livro! Não gosto de ler algo em que eu já estou consciente do final, mas mesmo assim amei o livro.
É um universo muito bem construído com uma ótima escrita, a série traz grandes efeitos especiais que representa os poderes citados no livro, porém o livro continua sendo melhor por ter mais detalhes.

jurdanread 15/04/2024

!!!
Esse livro deveria ser mais falado, sério!! não entendo o "hate" nele, porque é simplesmente incrível e achei a escrita da autora fluida.