A Costureira de Khair Khana

Resenhas - A Costureira de Khair Khana

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rê Silva 09/11/2021

Inspirador !!!
Kamila Sidiqi uma jovem professora e seus irmãos foram obrigados a mudar a vida da noite para o dia quando o Talibã tomou o controle da cidade de Cabul.
Quando seus pais e seu irmão mais velho foram obrigados a abandonar a cidade, Kamila ficou responsável por sustentar as irmãos mais novos.
Com o domínio do Talibã ,as mulheres foram obrigadas a usar chadri e proibidas de trabalhar e estudar .
Sem liberdade e sem dinheiro ,Kamila começa a costurar Chadri para sobreviver.
Um emocionante relato de sobrevivência, de união de um grupo de mulheres que fizeram a diferença em meio ao caos , transformando a dura realidade e um negócio rentável e digno.
Uma leitura sobre fé , perseverança , união, superação e garra das mulheres afegãs .

Carol1984 24/08/2021

O livro traz a história de Kamila Sidiqi, mostrando também suas irmãs e como elas tiveram suas vidas transformadas a partir de uma tomada talibã em Cabul, no contexto da queda da União Soviética, ascensão extremista e ataque de 11 de setembro de 2001. Tendo suas conquistas esvaziadas e seus direitos cerceados, com muita coragem Kamila conseguiu ajudar sua família e comunidade ainda sob o domínio Talibã.

A leitura me cativou pela leveza e ao mesmo tempo intensidade com que a autora Gayle Lemmon narra fluidamente os acontecimentos e pela atualidade (ainda que se passe no fim dos anos 90 e início dos anos 2000 e tenha sido publicado em 2011). É uma mistura de etnografia, história e geopolítica na medida certa sem ser maçante e sem tornar o livro uma ficção, porque não é. Excelente trabalho da autora e uma história muito forte de coragem, otimismo e fé.

Tatu 20/08/2021

O livro se passa no Afeganistão e conta parte da vida de Kamilla, tendo como pano de fundo a saída dos russos e ascensão do talibã no poder, auxiliados pelos USA, antes do ataque as torres em 11 de setembro.
A obra foca muito mais no poder da superação através da educação, empreendedorismo e solidariedade do que no governo tirano dos talibãs. Ainda assim não deixa de tocar em todo fanatismo religioso, toda brutalidade do regime.
Kamilla é uma empreendedora nata que auxilia sua família e comunidade na era Talibã e na fase do domínio dos USA também. Personagem com muita fé em Deus, e fé em seu país .

neia 23/09/2013

Bom livro
Gostei desse livro, retrata a ocupação da cidade de Cabul pelo Talibã, e toda uma visão de dentro dessa prisão feita por mulheres, conta como foi o ataque do 11 de setembro, mas com uma visão de quem mora na cidade onde o mandante estava escondido, conta como foi o ataque americano, bom livro gostei

Jujuba 21/02/2022

Emocionante
Apesar e sabermos que existem tantas mulheres vivendo experiências semelhantes a de Kamila e emocionante ver que tantas mulheres resolvem lutar ao invez de desistir quando tudo parece sem esperança.

Tiarajú 25/09/2022

Coragem e sobrevivência
É a história de uma empreendedora que criou um negócio de costura para sobreviver e dar trabalho a mulheres durante o regime Talibã, no Afeganistão, em que as mulheres não podiam trabalhar e nem sair à rua desacompanhadas de um homem de sua família. Se trata de uma história de coragem e sobrevivência, que felizmente tem um final feliz.

PCataletra 27/03/2022

Amei o livro
Um livro pequeno,apenas 200 páginas mas emocionante,com lições maravilhosas, eu como costureira amei demais,quando estava lendo sua vontade de sair cortando e costurando também.Maravilhoso

Paulascrap 14/04/2022

Impactante!..
"Para todas as mulheres cuja histórias jamais serão contadas"

📖📌 Ao invadir Cabul o Talibã, entre 1996 até 2001, destrói o sonhos de liberdade de qualquer mulher afegã, e a partir deste momento são proibidas de trabalhar e estudar, circular pelas ruas da cidade sem uma presença masculina e obrigadas a usar burcas sob pena de espancamento . A autora ( membro sênior do Conselho de Relações Exteriores nos EUA) retrata histórias reais de sobrevivência após três anos de pesquisas de campo e e entrevistas sobre empreendedorismo feminino em áreas de guerra.

📖📌 Kamila Sidiqi, após a fuga de seu pai e irmão, assume o sustento da família, ao iniciar um projeto com o auxílio de sua irmã Malika (costureira profissional), aprende o ofício e passa a fornecer mercadoria ao comércio local, aos poucos passa a empregar e ensinar mulheres da região que também precisavam manter sua família durante a perseguição talibã.

📖📌 Ao ser proibida de realizar seu sonho de lecionar após receber o diploma Kamila terá seus passos narrados na trama, iremos acompanhar o início da atividade, a dificuldade em obter material prima e o risco de morte ao sair sozinha para convencer comerciantes a vender seu produto final, podendo ser descoberta ou denunciada a qualquer momento.

📖📌 Chegamos ao [*****]mulo da farsa do fanatismo religioso ao descobrir a hipocrisia com a qual o Talibã age , que mesmo tendo conhecimento do trabalho realizado na casa fecha os olhos ao precisar de seus serviços de costura para o casamento de um de seus membros, e suas esposas acabam se tornando clientes.

📖📌Achei curioso ler alguns comentários sobre a obra duvidando do trabalho jornalístico da autora, alegando ser impossível empreender no regime Talibã, sobreviver a Auschwitz também era, já imaginaram se começarmos a duvidar dos relatos de testemunhos sejam diretos ou indiretamente?.!... Embora lenta uma excelente leitura, ao final do livro a autora relata como estão vivendo os demais personagens do livro.

#aCostureiradeKhairKhana #talibã #relato

San... 05/04/2014

O relato mostrou-me, em primeira mão, a absurda realidade das mulheres no Afeganistão, quando da ocupação Talibã. Também reforça um velho ditado: "Em terra de cego, quem tem um olho é rei". Kamila, a adolescente afegã, teve olhos para encontrar solução e coragem para correr riscos. Com isso prestou um excelente serviço às demais jovens de sua cidade, bem como a suas familias.

Mila.Soraia 10/07/2020

Apesar de ter sido uma leitura interessante, por algum motivo, fiquei com a impressão de que o relato foi "maquiado", sabe? Como se não espelhasse a realidade das mulheres afegãs.
De qualquer modo, gostei do livro, é uma história inspiradora.

Lí­lian 12/03/2020

Adorável
Adoro livros q são biografias de mulheres fortes e ainda por cima empreendedoras. Eu me prendo nele a cada página. Q mulheres mais corajosas. Cabul dominado pelo Talibã e mta repressão, principalmente em cima das mulheres, porém essas não se deixaram abater e criaram seu empreendimento. Kamila Jan é fantástica. Aprendi mto com a vivência dela. Eu indico mto Esse livro, q é histórico e empoderador para nós mulheres. Fácil, leve e gostoso de ler, porém com uma temática de nos apertar o coração e principalmente fato real.

Malu 15/01/2021

Inspirador
Linda história sobre coragem e empreendedorismo que nasceu no inferno instalado pelo Talibã no Afeganistão.

Zabi 13/10/2021

Interessantíssimo
a história é bem interessante as personagens são cativantes, ainda mais no momento que o afeganistão passa agora, acho uma leitura super válida

Ana Caturelli 16/09/2021

Uma história de superação
Vivendo no Afeganistão após o Talibã tomar o domínio, Kamila tem que lutar para sobreviver e sustentar sua família. Um história de recomeço e superação

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6