A Costureira de Khair Khana

A Costureira de Khair Khana Gayle Tzemach Lemmon

Resenhas - A Costureira de Khair Khana

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Elisabete Bastos @betebooks 17/07/2018

Mulher empreendedora em tempos do Talibã...
O livro eu comprei numa banca de jornais. O livro é muito rico mesmo quando todas as liberdades da mulher passam a inexistência, no período do Talibã no Afeganistão. A mulher que não pode sair sem um protetor masculino familiar, o uso da burca, a falta de acesso a educação das mulheres. A segregação da mulher na sociedade. A mulher tornar-se presa fácil. Neste livro, pontuo a visão paterna de dar educação e todos filhos são iguais (11 filhos -9 mulheres e 2 homens). Kamila consegue o diploma de professora e tem que deixar este caminho para possibilitar o sustento de sua família e a costura será meio libertador e sustento para muitas outras mulheres na época do Talibã. O livro é escrito por uma jornalista que queria escrever sobre mulheres empreendedoras, mesmo em países em Guerras. Portanto, o livro é interessante como manter íntegro, mesmo nas adversidades. A mulher protagonista, criativa e mantenedora da família. Kahir Khana é um distrito de Cabul no Afeganistão.
Ah! Kamila e suas irmãs gostam de ler e estudar...
Amei o livro.

ritita 27/07/2018

Auto ajuda ou regime totalitário?
Sim, minha predileção literária vai para livros que a despeito da história que conta, descortinam a cultura de lugares e suas gentes, principalmente os desconhecidos por mim; tratando-se de locais de/e em guerra, leio-os com o coração apertado, mas com a isenção que a distância cultural me permite, por isto esperava mais deste livro.

A autora faz parte de um grupo internacional de ajuda à mulheres empreendedoras em situação de risco, e a costureira Kamila é uma delas. Mas... Aí é que está o busílis!

Como assim, no início do regime talibã, onde todos os direitos das mulheres foram retirados (ir e vir, trabalhar, estudar, falar com homens que não fossem da família, etc.), a tal costureira conseguiu comprar, vender, locomover-se até outras cidades? Que regime era aquele, que só a ela era dadas estas facilidades? Conseguiu a invisibilidade?

Como assim os talibãs de Khair Khana aceitavam seu trabalho e ainda faziam "vista grossa" à entrada e saída de dezenas de moças desacompanhadas a sua casa?

Como assim não havia entrada de dinheiro, não plantavam nada, mas ninguém na família de 15 pessoas, passou fome?

Bombas diárias, soldados com fuzis, tanques de guerra e casas destroçadas não assustavam às costureiras? Que isto, minha filha!

Juro que torci por algum tipo de repreensão à Kamila e suas ajudantes. Afinal, eu estava em Cabul!

Impossível que tudo que li sobre o assunto tenha me passado tamanho equívoco. Ou seja, a autora descortinou todos os horrores do regime talibã, mas só "mandou a real" sobre empreendedorismo.

Ah! Faça-me o favor de não desperdiçar uma história tão rica com detalhes sobre produção de roupas!

Lí­lian 12/03/2020

Adorável
Adoro livros q são biografias de mulheres fortes e ainda por cima empreendedoras. Eu me prendo nele a cada página. Q mulheres mais corajosas. Cabul dominado pelo Talibã e mta repressão, principalmente em cima das mulheres, porém essas não se deixaram abater e criaram seu empreendimento. Kamila Jan é fantástica. Aprendi mto com a vivência dela. Eu indico mto Esse livro, q é histórico e empoderador para nós mulheres. Fácil, leve e gostoso de ler, porém com uma temática de nos apertar o coração e principalmente fato real.

Ju 29/10/2023

Uma história comovente, edificante e inspiradora sobre perseverança, determinação, dedicação e o poder do amor.

Mila.Soraia 10/07/2020

Apesar de ter sido uma leitura interessante, por algum motivo, fiquei com a impressão de que o relato foi "maquiado", sabe? Como se não espelhasse a realidade das mulheres afegãs.
De qualquer modo, gostei do livro, é uma história inspiradora.

Paola 07/10/2023

Em 'A Costureira de Khair Khana', a autora narra a inspiradora jornada de Kamila Sidiqi, uma mulher afegã que, logo após conquistar seu diploma de professora, se viu impedida de exercer sua profissão durante o regime do Talibã e acabou por desafiar as restrições impostas às mulheres para sustentar sua família através da costura, montando uma oficina na sua própria casa. A história, assim como a de Malala Yousafzai, ressalta a luta corajosa das mulheres pelo direito à educação e pela oportunidade de trabalhar em um contexto extremamente desafiador. Confesso que terminei o livro com um aperto no peito pensando no retorno do Talibã ao poder no Afeganistão em 2022 e me questionando onde e como estarão atualmente todas as personagens do livro.

Tata Ruiva 22/12/2023

Inspirador !
A narrativa é fluida, me cativou do começo ao fim , leve ,interessante, personagens envolventes.
Gosto desse tema de guerra é emocionante e com lições maravilhosas.

Malu 15/01/2021

Inspirador
Linda história sobre coragem e empreendedorismo que nasceu no inferno instalado pelo Talibã no Afeganistão.

Danielle.Soares 05/05/2021

Livro incrível que fala sobre empreendedorismo, garra e força de vontade de mulheres. Muito bom!!!

Kelly.Mura 16/09/2020

Lindo livro
Livro com uma história real incrível de uma mulher forte e que para sobreviver aos anos do Talibã, consegue sobreviver e dar emprego a outras mulheres, onde a mulher deve ser calada, ela consegue dar voz ao que as mulheres podem fazer.

Guynaciria 03/03/2021

Nesse livro, temos a história real de Kamila Sidiqi, mulher afegã, que durante o regime do talibã, após ser obrigada a se recolher em casa com suas irmãs e abrir mão do sonho de ser professora (do qual tinha formação universitária), teve que achar uma nova forma de ganhar dinheiro para ajudar sua numerosa família a sobreviver.

No regime em questão as mulheres só poderiam sair a rua acompanhadas por um membro masculino de sua família, mesmo assim teria que está usando burca e não deveriam falar com homens, para que não fosse mal interpretadas e por consequência espancadas publicamente por violação dos costumes.

No meio desse caos, Kamila Sidiqi resolveu buscar a ajuda de sua irmã mais velha, para aprender rapidamente a fazer costuras, um dos únicos meios de trabalhos disponíveis as mulheres, que poderia ser feito em sua residência, as mantendo assim a salvo de represálias.

Kamila, acabou sendo um alicerce para sua família e comunidade, o que antes era um plano de sobrevivência, tornou-se um lucrativo e bem sucedido negócio, sendo aceito até mesmo pelos que considerava inimigos (tudo dentro de um certo limite é claro).

Então vocês podem imaginar como me deliciei com a história de vida dessa mulher guerreira, que em meio a crise foi a luta e conseguiu vencer as adversidades.

Pêpe 26/02/2023

A história conta como a vida das pessoas e principalmente as mulheres mudaram quando o talibã tomou conta de Cabul.
Kamila estudou para ser professora, mas foi proibida de continuar seus estudos e foi obrigada a ficar em casa, como todas outras mulheres.
Seu pai e seu irmão foram embora e Kamila, não tendo outra opção, resolve costurar para poder sustentar suas irmãs.Sempre com seu irmão mais novo, Kamila consegue suas primeiras encomendas e o negócio vai muito bem, e ainda ajuda outras meninas de Cabul a costurar e ajudar suas famílias.
É uma história real e de muita coragem, pois nem conversar com outros homens elas podem, caso Kamila fosse pega,com certeza seria açoitada em praça pública.
É revoltante saber que ainda elas vivem assim.
Eu recomendo, eu adorei.

Imparável 19/02/2021

Sobreviver
As pessoas, quando querem de verdade, sabem muito bem se virar e dar a volta por cima.
Muito bom esse livro, Kamila que, por sua vez, nos mostra a "arte da guerra". Estratégias de sobrevivência em plena guerra. Assim estamos nessa pandemia.

Gabimf2 14/01/2021

Estava procurando livros sobre costura no Kindle. Queria ler um pouco sobre a técnicas para aprimorar a minha. Achei, entretanto, algo que aprimorou minha perspectiva sobre a vida, uma história incrível de superação e coragem.

Esse é a história real de Kamila, uma jovem que viveu durante o regime do Talibã no Afeganistão - que durou entre 1996 até 2001 após o atentado das torres gêmeas e a intervenção dos EUA. Khair Khana é um bairro de Cabul, a capitão do pais - que é marjoritariamente islâmico.

Apesar de sua principal religião ser o islamismo, o país sofreu com o domínio talibã. Eles eram radicais e cruéis. Se suas leis fossem minimamente descumpridas havia prisão e tortura.

A situação era pior em relação as mulheres. Impedidas de trabalhar, estudar, sair sem um acompanhante masculino, falar em público ou mostrar quaisquer parte do corpo, elas tiveram que se adaptar a um mundo totalmente novo e arriscado, principalmente àquelas que não tinham presença masculina em seu lar.

Em meio a esse cenário vil, somado a necessidade de sobrevivência, Kamila, junto com suas irmãs, iniciam um empreendimento que ajuda não apenas sua família, mas dezenas de famílias de Cabul a terem o sustento necessário para sobreviver durante um período tão escasso.

O livro é escrito por uma jornalista americana que tinha o desejo de demonstrar como o trabalho de mulheres sustentava o país durante uma guerra. Confesso, no início tive medo do livro ser pura exultação feminista. Não o é. Glayle Lemmon atinge seu objetivo sem puxar sardinha pra nenhuma ideologia.

Vale a pena conhecer a história de Kamila e ver o Afeganistão de uma perspectiva diferente. Leiam, será incrível!

Nati 09/12/2020

Esse livro reportagem traz uma história incrível, de uma menina, Kamila Sidiqi, e suas irmãs que vêm suas vidas mudarem completamente, assim como todas as mulheres, quando o Talibã invadi e conquista a Cidade de Cabul. Elas tiveram que mudar todo o seu estilo de vida, vestimenta e comportamento e lutar para sobreviver com regras rígidas de um regime que ver a mulher como fonte de todo o pecado. Um regime em que governo e religião é a mesma coisa e todos são governados por fanáticos.
E no meio de tudo esse cenário desolador Kamila Sidiqi consegue desabrochar e crescer como uma flor em solo fértil e ser o sol para tantas outras mulheres com sua garra, sua mente inquieta e sua fé inabalável.
Essa é uma história inspiradora e comovente

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6