A Costureira de Khair Khana

Resenhas - A Costureira de Khair Khana

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Kelly.Mura 16/09/2020

Lindo livro
Livro com uma história real incrível de uma mulher forte e que para sobreviver aos anos do Talibã, consegue sobreviver e dar emprego a outras mulheres, onde a mulher deve ser calada, ela consegue dar voz ao que as mulheres podem fazer.

Natália 04/10/2020

Leitura fluida, leve e interessante. Personagens envolventes. Para quem gosta de livros com contexto de guerra e quer conhecer mais sobre o Afeganistão essa história é uma boa opção.

Nati 09/12/2020

Esse livro reportagem traz uma história incrível, de uma menina, Kamila Sidiqi, e suas irmãs que vêm suas vidas mudarem completamente, assim como todas as mulheres, quando o Talibã invadi e conquista a Cidade de Cabul. Elas tiveram que mudar todo o seu estilo de vida, vestimenta e comportamento e lutar para sobreviver com regras rígidas de um regime que ver a mulher como fonte de todo o pecado. Um regime em que governo e religião é a mesma coisa e todos são governados por fanáticos.
E no meio de tudo esse cenário desolador Kamila Sidiqi consegue desabrochar e crescer como uma flor em solo fértil e ser o sol para tantas outras mulheres com sua garra, sua mente inquieta e sua fé inabalável.
Essa é uma história inspiradora e comovente

Gabimf2 14/01/2021

Estava procurando livros sobre costura no Kindle. Queria ler um pouco sobre a técnicas para aprimorar a minha. Achei, entretanto, algo que aprimorou minha perspectiva sobre a vida, uma história incrível de superação e coragem.

Esse é a história real de Kamila, uma jovem que viveu durante o regime do Talibã no Afeganistão - que durou entre 1996 até 2001 após o atentado das torres gêmeas e a intervenção dos EUA. Khair Khana é um bairro de Cabul, a capitão do pais - que é marjoritariamente islâmico.

Apesar de sua principal religião ser o islamismo, o país sofreu com o domínio talibã. Eles eram radicais e cruéis. Se suas leis fossem minimamente descumpridas havia prisão e tortura.

A situação era pior em relação as mulheres. Impedidas de trabalhar, estudar, sair sem um acompanhante masculino, falar em público ou mostrar quaisquer parte do corpo, elas tiveram que se adaptar a um mundo totalmente novo e arriscado, principalmente àquelas que não tinham presença masculina em seu lar.

Em meio a esse cenário vil, somado a necessidade de sobrevivência, Kamila, junto com suas irmãs, iniciam um empreendimento que ajuda não apenas sua família, mas dezenas de famílias de Cabul a terem o sustento necessário para sobreviver durante um período tão escasso.

O livro é escrito por uma jornalista americana que tinha o desejo de demonstrar como o trabalho de mulheres sustentava o país durante uma guerra. Confesso, no início tive medo do livro ser pura exultação feminista. Não o é. Glayle Lemmon atinge seu objetivo sem puxar sardinha pra nenhuma ideologia.

Vale a pena conhecer a história de Kamila e ver o Afeganistão de uma perspectiva diferente. Leiam, será incrível!

Soninha 10/07/2021

Excelente
Um livro incrível, envolvente e com um exemplo maravilhoso de empatia, força, superação, resiliência.
Diante do caos em seu país, após a invasão do Talibã, Kamila consegue dar a volta por cima, uma mulher forte e honrada, que teve seu trabalho realizado com a comunidade onde vivia, ensinando as mulheres a arte da costura, sendo reconhecido mais tarde até mesmo pela ONU.
" Dinheiro é poder para as mulheres, Kamila disse." Se as mulheres tiverem seu próprio salário para contribuir com o sustento da família, elas passarão a participar das tomadas de decisões. Seus irmãos, maridos e todos de suas famílias terão respeito por elas. Isso é tão importante no Afeganistão porque as mulheres sempre tiveram de pedir dinheiro aos homens. Se conseguirmos ensinar e treinar todas que buscarem por auxílio, serão capazes de ganhar um bom salário, então poderemos transformar suas vidas e consequentemente a de suas famílias.

Guynaciria 03/03/2021

Nesse livro, temos a história real de Kamila Sidiqi, mulher afegã, que durante o regime do talibã, após ser obrigada a se recolher em casa com suas irmãs e abrir mão do sonho de ser professora (do qual tinha formação universitária), teve que achar uma nova forma de ganhar dinheiro para ajudar sua numerosa família a sobreviver.

No regime em questão as mulheres só poderiam sair a rua acompanhadas por um membro masculino de sua família, mesmo assim teria que está usando burca e não deveriam falar com homens, para que não fosse mal interpretadas e por consequência espancadas publicamente por violação dos costumes.

No meio desse caos, Kamila Sidiqi resolveu buscar a ajuda de sua irmã mais velha, para aprender rapidamente a fazer costuras, um dos únicos meios de trabalhos disponíveis as mulheres, que poderia ser feito em sua residência, as mantendo assim a salvo de represálias.

Kamila, acabou sendo um alicerce para sua família e comunidade, o que antes era um plano de sobrevivência, tornou-se um lucrativo e bem sucedido negócio, sendo aceito até mesmo pelos que considerava inimigos (tudo dentro de um certo limite é claro).

Então vocês podem imaginar como me deliciei com a história de vida dessa mulher guerreira, que em meio a crise foi a luta e conseguiu vencer as adversidades.

Danielle.Soares 05/05/2021

Livro incrível que fala sobre empreendedorismo, garra e força de vontade de mulheres. Muito bom!!!

Jana 02/02/2022

Adorei o livro.
Difícil entender como ainda existe esse fanatismo religioso e como as pessoas ainda pagam por isso.
O quando a mulher sofre, e mesmo assim é guerreira.
Um lindo livro, onde mostra a tristeza da imposição, que acaba mudando a vida de muitas mulheres e famílias.
Mas com garra e coragem o livro narra a história dessa menina inspiradora.

nicolemartinss 04/01/2022

a saga de Kamila Sidiqi
o livro é muito bom. uma ótima recomendação pra quem curte jornalismo literário e se interessa principalmente sobre o tema da vida das mulheres afegãs durante o regime calibã (não o atual). tive a experiência de ouvir o audiobook no scribd e a narração foi ótima.

Kimie1 09/02/2024

Eu espero que as Kamilas do Afeganistão de hoje estejam seguindo em frente com a perseverança, coragem, fé e força que eu encontrei nessa história. Torço para que quando a paz vier, ela dure para sempre ou por muitas e muitas gerações, pelo menos. O país merece paz.

jacqueline 07/10/2020

Quase abandonei
Livro que é um documentário. Não gosto de livros assim. Não valeu a pena.

Verônica 04/03/2021

Uma história encantadora, mesmo em um cenário improvável.
Demorei um pouco para finalizar esse livro, mais por compromissos do que pela falta de vontade de ler. No começo, não havia me encantado muito com a narrativa da autora, mas depois de umas trinta páginas, fiquei vidrada na história de Kamila, e de como ela venceu todas as adversidades da vida, em um lugar como o Afeganistão dominado pelo Talibã, talvez o pior lugar no mundo para uma mulher viver.
Sua coragem, garra, determinação, inteligência e força de vontade são inspiradoras para todas as mulheres que não conseguem ver uma luz no fim do túnel. Mulheres como Kamila são pontos de luz e inspiração para todas. Fiquei encantada e emocionada em como ela buscou não apenas uma melhor condição de vida para si e para suas irmãs, como para toda uma sociedade.
Fico me perguntando quantas Kamilas existem no mundo, anônimas e silenciosas, que dia após dia, movem suas batalhas em busca de uma vida digna.
Uma leitura obrigatória para todas (inclusive eu mesma) que se sentem desmotivadas ou com medo de arriscar, independentemente do motivo. Obrigada, Kamila, por sua história de vida, e por sua ajuda ao mundo. Precisamos de mais mulheres como você.

Sylvia 07/06/2022

Como os homens conseguem ser cruéis com as mulheres ainda hoje em dia, em ?nome da religião?.

Que vida triste?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6