Harry Potter and the Order of the Phoenix

Harry Potter and the Order of the Phoenix J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Order of the Phoenix

Iguer 02/06/2020

Muito bom!
Ação do início ao fim. O conflito político e de interesses passa a ser uma peça no enredo.

Juliana.Veneruchi 20/09/2021

Já havia feito a leitura em português, mas foi muito interessante reler no idioma original, apesar da tradução ser muito boa, alguns detalhes foram perdidos e eu só percebi após reler em inglês

Daniele.Thiengo 04/04/2022

Harry Potter sempre terá um cantinho reservado no meu coração. 16 anos depois me reencontro com esse livro, agora na versão em inglês.

LyaA. 03/10/2022

Achei esse livro extremamente enrolado, enredo desnecessário, além de não ter acontecido nada de muito interessante, apenas a conversa do Harry com o Dumbledore no final, que poderia ter acontecido bem antes e era uma coisa que já estava subentendida

Mari 13/01/2023

A fórmula continua certeira
O quinto livro da saga é, sinceramente, um dos melhores. Na minha última releitura, O Enigma do Príncipe havia se consagrado como o meu favorito, mas admito que talvez possa perder seu posto ? veremos.

Em ?Harry Potter e a Ordem da Fênix?, vemos uma Harry adolescente, frustrado com a falta de informações do mundo bruxo depois de ter passado por uma experiência tão traumática no último livro. Quando precisa enfrentar dementadores no subúrbio trouxa e tentar provar sua inocência, ele volta para o mundo a qual pertence. Lá, descobre que o Ministério da Magia nega piamente a volta do Lorde das Trevas, descreditando Harry, Dumbledore, e aqueles que neles acreditam. Isso, juntamente com o retorno de Voldemort, justifica a formação da antiga Ordem da Fênix, organização de bruxos que, já na primeira guerra, almejavam tirar Lord Voldemort do poder, e agora pretendem evitar que ele chegue lá novamente.

Em Hogwarts, Harry e os demais alunos precisam lidar com uma nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, enviada pelo Ministério para fiscalizar os alunos e professores e garantir que estão tendo uma ?educação correta?, e logo, mediante os poderes cada vez mais absurdos possuídos por ela, os estudantes descobrem do que realmente se trata tudo isso.

O início e meio do livro não são tão repletos de ação e acontecimentos, apesar de terem boas descrições (que já falarei sobre), explicações e reflexões políticas, que adicionam um tom muito mais maduro do que os últimos da saga.

A descrição de cenários e personagens é sempre um ponto muito positivo nos livros. Consigo me imaginar claramente em Hogwarts, tendo aulas, observando a paisagem, estudando no salão comunal? Talvez esse seja o ponto que mais me puxa para esse universo com tanta frequência: a riqueza de detalhes que faz com que esqueçamos da realidade e de um mundo sem magia. O mundo criado pela autora é, indubitavelmente, extraordinário.

Uma outra coisa que me chamou bastante a atenção foi como são escritas as emoções dos personagens, em sua maioria adolescentes. O Harry, principalmente, parece ? finalmente ? ter uma personalidade. Enquanto Hermione já estava anos-luz à frente dele nesse quesito, a autora aborda e descreve muito bem seus acessos de raiva, a falta de paciência, seus pensamentos (apesar de que ela já o fazia com maestria em todos os livros) e, claro, o luto, que foi com certeza a descrição que mais mexeu comigo.

Como disse anteriormente, os capítulos iniciais até o meio-final do livro são bem mornos, mas em compensação, o final tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Apesar de todos os eventos narrados a partir daí serem muito bons, senti que nesse ponto eu já estava cansada da leitura. É um livro muito denso, e gostaria que os eventos fossem melhor espalhados pelos capítulos.

No mais, A Ordem da Fênix é mais um livro que segue a fórmula impecável da saga de nos transportar para um universo (literalmente) mágico, e os fãs com certeza se deliciarão, como eu, com os pitis de adolescente do Harry e sua habilidade de se enfiar em confusão.

Rafaela.Yamaki 26/02/2023

Requer grande esforço
O livro mais longo da saga é de fato o mais difícil de ler. Tudo parece passar devagar demais. É até uma surpresa o quão bem o filme conseguiu traduzir e - ainda bem - resumir a história. Porém, para quem é fã, os detalhes e histórias paralelas não mostradas no filme são importantes e isso ainda é um ponto positivo para quem quer entender de tudo da história. Mas de fato precisei ler com muito esforço, e com muitos cochilos entre os parágrafos.

LeticiaSPereira 01/03/2023

Amadurecimento
Esse livro mostra não só o amadurecimento das personagens como também da escritora. A história é bem mais adulta.

gi 06/02/2024

Uma bíblia?
Demorei mais de 2 anos pra terminar isso... comecei, abandonei no meio do caminho, e decidi terminar esse ano, e realmente não me arrependi.
É um livro gostoso de ler, leve e mais puxado pro infantil, mas que não deixou de me fazer refletir sobre mim mesma e questões da vida.
A J.K. Rowling conseguiu expressar assuntos relevantes, sentimentais e profundos através de um mundo mágico totalmente criado por ela. Não pude deixar de sentir extrema empatia pelo Harry no final, tendo acontecido tudo o que aconteceu... É estranho sentir tanto por um personagem.
Tirei meia estrela porque, ao longo da minha leitura, fiquei ocasionalmente entediada e sem vontade de continuar o livro. É bom? É, muito. Mas o tamanho e a interminável historia tornam a leitura cansativa em algum ponto... Ainda sim, valeu super a pena.

Roxie 10/02/2024

Harry potter 5
Meu deus o livro mais CHATO dessa série toda, como que pode todos os personagens parece que sei lá, foram jogados dentro de uma panela de pressão prestes a explodir

rezendegio 05/04/2024

Eu falei no começo desse livro que Harry Potter não é mais a mesma coisa pra mim por causa da vag4bunda da J.K. Rowling, mas infelizmente eu ainda sou muito apegada emocionalmente aos personagens. O final com todo mundo que se importa com o Harry na estação metendo um apavoro nos Dursleys me deixou assim ???? ele acabou de perder uma pessoa muito importante mas viu que não tava sozinho

Tayenne.Lira 27/04/2024

Reler o quinto livro da saga me fez lembrar todos os meus motivos para detestar a personagem da Dolores Umbridge e o quanto eu torcia para tudo que ela faz dar errado. É muito bom também ver os gêmeos se preparando para montar a loja das geminialidades Wesley e observar mais uma vez a aproximação dos tempos sombrios e o quanto a ordem da fênix trabalha para deté-la.