As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Pamso 19/07/2020

Gostei muito! Apesar de haver algumas partes bem ralentadas, a história vale a pena. Há muitos elementos que são fáceis de se "desgostar", no entanto, acredito q a pessoa começa a ler já sabendo das inúmeras referências, lições, frases reflexivas, estereótipos e escolhe se quer mergulhar ou não. Foi uma boa experiência pra mim e recomendo
André 19/07/2020minha estante
Me condene se eu parecer louco, mas gostei mais dos filmes do que do livro. Achei o livro apresado, em alguns momentos parece que ele quer dizer algo mas não diz, parte para outro assunto.

Pamso 19/07/2020minha estante
Te entendo, André! Ainda não vi os filmes mas verei agora q finalizei o livro e imagino q seja mais dinâmico mesmo

@andrezinofc1 04/12/2021

Nunca Entre num Guarda Roupa Sozinho.
Antes que me apedrejem, vou avisar de antemão que gosto de histórias de fantasia. Não sou do tipo que se esquiva de uma boa história apenas por ela tratar de fatos que estão além do que é possível ou verossímil. Então, desde o momento em que um poste de luz brotou e cresceu em Nárnia, eu marquei esta como sendo uma das minhas histórias favoritas, independente do que pudesse vir dali em diante.

As Crônicas de Nárnia - escritas por C.S.Lewis - tratam-se na verdade de seis histórias que se complementam, com um enfoque claro para ser lida por crianças, não apenas por seu tom leve mas principalmente pelos comentários engraçados e "conselhos" para os pequenos leitores do autor (como as várias vezes em que ele deixa absolutamente claro que é uma péssima idéia trancar-se dentro de um armário).

Narrando o desenvolvimento do mundo de Nárnia desde o primeiro dia, quando foi cantado por Aslan até sua derrocada final com o apocalipse e o renascimento das almas no paraíso. Se em algum lugar ali na sua mente você teve a impressão de já ter ouvido algo assim antes, não alimente mais nenhuma dúvida: sim, são histórias bíblicas, adaptações dos mitos da criação de nosso mundo ao ambiente de Nárnia. Com direito, inclusive, a árvore do fruto proibido.

Isto não desmerece a obra como um todo, ao contrário. Conhecer as lendas que serviram de base para a obra de Lewis apenas melhoram o sabor de se atravessar as impressionantes setecentas páginas do volume único seguindo de certa maneira a mesma fórmula de Tolkien - o mundo de Nárnia é o personagem principal dos livros. Com um claro diferencial; o texto prima pela agilidade da história, e não a riqueza de detalhes do mundo.

Os personagens mudam constantemente conforme a obra avança, apesar de sempre terem alguma ligação entre um livro e outro, seja sendo lembrados através das lendas antigas deste mundo, seja por visitarem lugares que existiram em outras eras (ainda que um pouco mudados). Aparentemente, Nárnia é constantemente visitada e salva por um grupo de crianças londrinas, mas como lá o tempo corre de forma diferente, as vezes, um ano aqui pode significar milênios lá, ou apenas alguns poucos anos.

Se você assistiu a algum dos (até agora) dois filmes Disney e gostou da magia que se esconde por detrás deste mundo onde animais falam e lutam e crianças reinam, não perca mais tempo e procure ler o quanto antes. E se você não curtiu, igualmente procure dar uma chance ao livro. Talvez sobre um espacinho de seu tempo para aventurar-se em Nárnia.
Jessica 04/12/2021minha estante
Xuxuuu passando pra avisar que tem três filmes de Nárnia feitos pela Disney? se vc n viu o 3° fica ai a dicaaa

@andrezinofc1 04/12/2021minha estante
Aaaahhh eu vi uma parte vou veeer?

gi 26/11/2021

tenho muitas opiniões sobre esse livro. a história é linda, e os 3 ou 4 primeiros contos são lindos, mas os últimos deixam muito na cara que é religioso e dá a ideia que sem deus (que seria aslam), não é possível viver. tudo bem, já que esse é o intuito do livro, mas por não seguir religiões isso me incomodou um pouco. fora isso, rolou um blackface no último conto que fez perder vários pontos comigo e achei o final meio decepcionante, mas não vejo outro jeito de finalizar a história.
de qualquer jeito, ganhou 3 estrelas por ser muito bem trabalhado e as histórias se conectarem de um jeito muito legal, além da história ser contada de um jeito bem divertido.
Lilly 29/11/2021minha estante
amg onde rola blackface??N lembro disso

gi 29/11/2021minha estante
amiga no último conto eles se vestem de calormanos e passam uma tinta no rosto pra ficarem escuros igual eles? depois eles tiram a tinta e ficam brancos ?como se tivessem se lavado?, uma coisa assim

Adilson22 29/08/2020

Final demorado mas muito surpreendente. Um bom livro. Recomendo.
Locabooks Livraria 31/08/2020minha estante
Surpreendente é a palavra kkk
Mas uma ou 2 frases deram pistas de que algo pode ter acontecido.

Adilson22 31/08/2020minha estante
Sim.

Brendinha 11/03/2022

Ouve uma reviravolta, normalmente eu gosto mais dos livros do que dos filmes, mas nessa questão eu preferi os filmes
Ismael.Kelwonyz 11/03/2022minha estante
Eu ainda estou lendo ele, e realmente os filmes são bem melhores, pq não tem muita enrolação

Pâm 11/03/2022minha estante
????

Ana Alice | @soprodepaz_aa 10/07/2022

Magnífico
Em uma bendita promoção de Novembro de 2017, vi o volume único de um livro cujas histórias só conhecia por filmes. Marcava 14 reais na etiqueta e quando passou no caixa estava 9 reais. Feliz da vida, comprei o livro e o coloquei junto aos outros da minha coleção. Demorei até ter coragem de começar, mas não me arrependo um segundo que passei com a cara (e o coração) presa nessas palavras.
   Nenhuma resenha seria capaz de descrever fielmente As Cronicas de Nárnia em sua magnitude. Mais do que uma história fantasiosa com reis, rainhas e animais falantes, é uma viagem ao nosso próprio interior. As batalhas que acontecem em determinados capítulos também acontecem dentro de nós, e precisamos dar atenção a elas, nos curar, pra que todo nosso ser se livre do mal.
  Os primeiros capítulos, pela quantidade de detalhadas descrições, são entediantes. Mas fundamentais pra desacelerar a mente e prepará-la pra compreender o por vir. Todos os pequenos elementos descritos anteriormente, que inicialmente parecem sem função, se mostram parte de um glorioso final. E devo dizer que tal final consegue surpreender. Tudo fica bem, mas como fica bem é a Graça.
  Admiro a capacidade de Lewis em criar um universo fantástico e histórias fantasiosas que tratem de dilemas tão reais. De forma simples, clara e instigante o leitor mergulha no profundo mundo de Nárnia. Assim, é capaz de vê-lo como um espelho do próprio mundo e dos próprios conflitos. Nas resoluções do livro estão as chaves para nossas resoluções.
   Não acho que esses devam ser daqueles livros que se lê rápido pra marcar mais uma leitura num ranking. Essas palavras merecem sua atenção, sua disposição para algo mais que lê-las - de fato, compreendê-las. Não é difícil, mas sutilmente complexo.
   Falar das Crônicas é algo para mais de uma conversa. Entendi com esses livros que as pessoas gostariam deles por motivos pessoais e únicos. Isso não exclui a influência de uma indicação. Mas, dessa vez, prefiro que, se a partir daqui você quiser saber mais ou algo específico, me procure que eu te conto.
   Indico a todos que busquem uma leitura leve que toque a alma, aqueça o coração e faça os olhos brilharem (emocionados ou constrangidos).

site: https://www.instagram.com/p/Cf2ZeNlrmtc/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
KA Taylor versions 12/07/2022minha estante
Se é tão bom pq deu 0 estrelas?

Ana Alice | @soprodepaz_aa 23/07/2022minha estante
Eu esqueci de marcar, o Skoob coloca 0 automaticamente até que você mude.

Juh Machado 18/05/2022

Cristianismo infantil...
Informações simples, que quase todos sabem. As crônicas de Nárnia é uma série de contos infantis envolvendo o cristianismo. Constantemente faz referências bíblicas bem claras.
Tem uma narrativa muito boa, apesar de algumas histórias serem muito arrastadas. Demorei cerca de 9 meses para concluir a leitura pois fazia pausas no meio. Apesar disso tem uma narrativa muito interessante, personagens bem cativantes e muito bem desenvolvidos.
O Lewis demonstrou muita criatividade nos enredos, pois cada história eles entram em Nárnia de maneiras diferentes, o que eu acho impressionante.
O que mais me surpreendeu foi o último livro, o reencontro, mas não vou falar muito para não dar spoilers.
Recomendo muito esse livro, porém acredito que as edições separadas sejam de leitura mais fácil e fluída. A edição única se tornou um pouco pesada e cansativa.
s0fifis :) 18/05/2022minha estante
narnia é legal, mas confesso que não consegui avançar na leitura e nunca terminei pq não gosto da escrita do livro

Jhoanny Kelly 20/05/2022minha estante
A tipografia desse livro é quase insuportável... realmente as edições separadas devem ser melhores de ler. Parabéns pela resenha!

samyra 10/02/2022

não vou mentir, sei que é um clássico e etc, mas odiei a maioria das histórias kk achei todas extremamente paradas, não acontecia nada nunca, as crianças só ficavam andando pra lá e pra cá. por serem histórias para crianças, achei que poderia ter sido algo com mais ação. e com certeza com menos sangue. achei tão ???? as crianças literalmente indo pro meio do campo de batalha e MATANDO os inimigos, muito pesado e desnecessário
a única história que foi verdadeiramente legal e interessante e conseguiu me prender do início ao fim foi a viagem do peregrino da alvorada, foi muuuuito gostoso acompanhar a viagem e ficar sabendo sobre as histórias das diferentes ilhas que eles encontraram pelo caminho
no mais, acho que é mais interessante para cristãos. há muito que não piso numa igreja e não acredito em deus, embora tenha sido criada no cristianismo, então peguei algumas referências aqui e ali, mas deve ser muito melhor ler entendendo as histórias bíblicas que inspiraram as crônicas
teve uma coisa que me incomodou também e me fez diminuir a nota: no último livro, a última batalha, o modo como os calormanos são descritos e o modo como os narnianos se referem a eles (chamando-os de "morenos" de forma pejorativa e etc) me deixou muito desconfortável, já tava beirando o racismo e me irritando
num geral é isso. tô feliz de finalmente ter terminado, depois de um mês lendo eu ja tava de saco cheio também
Victoria 15/02/2022minha estante
Finalmente terminou essa bomba kkkk

samyra 16/02/2022minha estante
JUROOOO QUASE SOLTEI FOGOS QUANDO ACABEI

Nicolas 10/10/2022minha estante
achei sua resenha muito legal e me interessei no livro

gohr 11/10/2022minha estante
Sua resenha é muito boa fiquei bem interessada no livro

Vitória 17/12/2020

Narniana de sangue ??
Os filmes marcaram mto minha infância, e ter lido o surgimento de Nárnia até o seu "fim" foi uma experiência mto marcante e nostálgica kkkkk
Mas não achei um livro mto fácil de ler, por ter 750 páginas (7 histórias) acaba se tornando uma leitura lenta e cansativa.
Outra coisa q tbm me incomodou, foi q todas as histórias tem um enredo mto parecido... Como: Nárnia estava em perigo, os personagens eram levados até lá e por fim Aslam aparece para ajudá-los...
Apesar disso, adorei saber os inúmeros detalhes do passado e futuro desse mundo, que não aparecem nos filmes.
E que referências mais perfeitas que o escritor consegue fazer com a bíblia!! (O final é emocionante demaiss)
Para quem é fã dos filmes e queiram ler com crianças, com ctz é um livro (e mundo) incrível! ?

Agora,
SUSANA
Oq vc fez
Da sua vida
?Q não acredita em Nárnia??
Vontade de te bater menina kakska

? "Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista."
? "Acho que todos nós temos um país secreto, que, para a maioria, é apenas um país imaginário."

?|????|?|?|??|?
Luana 18/12/2020minha estante
Simm, muito triste pela Su, espero que ela tenha tomado jeito dps do fim dos pais, irmãos e primo dela ?

Vitória 18/12/2020minha estante
Simmm, tomara mesmo ?

Matheus Figueiredo 24/08/2020

Completamente incrível
Poder acompanhar o início do surgimento de Nárnia até o final é uma experiência incrível, sendo que, mesmo cada livro sendo curto, você aproveita a leitura e te prende a atenção de uma forma surpreendente.
É um clássico dos contos de fada e merece reconhecimento, muito bem pensado cada parte dessas histórias, todas em diferentes épocas e com grandes ligações.
ANDER CELES 26/08/2020minha estante
É. O Lewis e o Tolkien escrevem de um jeito que parece que estão escrevendo um livro de História, com H maiúsculo mesmo.

Matheus Figueiredo 26/08/2020minha estante
Muito bomm, só achei meio pequenos os livros.

Fer 08/11/2021

Livro cheio de aventuras, história cativante, muito bem pensada e escrita, quem ainda não leu vale a pena ler e quem já leu nunca é demais reler.
leiturasdanina 11/11/2021minha estante
Você leu em quanto tempo?

Fer 14/11/2021minha estante
Demorei bastante, fui lendo as crônicas aos poucos enquanto lia outros livros também

sabrinafulachi 18/05/2021

Aslam!
Não tenho o que falar desses sete livros! Não consigo escolher meu preferido também! Apenas fiquei com um sentimento não muito bom pela Susana por não ter voltado para Nárnia! ?
Leilanecst 18/05/2021minha estante
Amiga procura saber sobre as mensagens por trás dos livros... é mt incrível ?

sabrinafulachi 19/05/2021minha estante
SIMM! a criação de Nárnia, chorei! A forma como Aslam fala com a Lúcia! Toda vez que alguém faz uma cagada e ele perdoa! E quando realmente entendi essa questão da Susana fiquei chocada ?