As Luzes de Setembro

As Luzes de Setembro Zafón

Resenhas - As Luzes de Setembro

Marcio 01/05/2022

As Luzes de Setembro
Este livro é o último da trilogia Príncipe da Névoa, não vi nenhuma ligação de um livro com outro, somente a semelhança das histórias, mas todos muito bons.

Gabriela - @livrosdegab 17/05/2022

Meu último Zafón
E cheguei no meu “último” Zafón 😩
Último entre aspas porque descobri recentemente um livro póstumo com alguns contos que provavelmente vou ler mas que não tava na programação kkkkk
As Luzes de Setembro é o terceiro livro da Trilogia da Névoa e, assim como os outros 2 e Marina, ele é mais voltado pro público juvenil e tem uma pegada mais fantasiosa.
Por esses motivos ele demorou um pouco pra engrenar. No final do ano passado comecei, abandonei, e esse mês voltei por causa de uma ressaca braba que eu sabia que ele teria potencial pra curar!
O mistério desse terceiro livro gira em torno de um fabricante de brinquedos e uma maldição que o acompanhou desde a infância.
Ele segue uma linha bem parecida com os outros em que os personagens principais são adolescentes e a história se desenvolve de forma rápida em suas 200 páginas.
Indico demais pros leitores mirins que tão começando a se aventurar em histórias mais elaboradas.
Amo Zafón e é triste saber que não teremos mais novas histórias vindas dessa mente fantástica. 🖤

MariBrandão 22/05/2022

É incrível como não tem um único livro do Carlos Ruiz Zafon que decepcione.

Os elementos característicos dele estão aqui também. O mistério, o toque sobrenatural.

Este livro faz parte de uma série de livros juvenis, não tendo o mesmo desenvolvimento do Cemitério dos Livros Esquecidos, mas ainda assim, uma boa leitura!

Tirando o livro de contos que foi lançado recentemente, que pretendo ler em breve, este era o último livro do autor que faltava ler, o que me deixou um pouco chateada. Gostei desde o primeiro que li (O Palácio da Meia Noite) e me apaixonei com A Sombra do Vento.

Tangerina 24/05/2022

Ler Zafón era um desejo ardente que morava em mim fazia tempos, agora finalmente depois de toda essa espera e rios de expectativas, digo com segurança, nadei em maravilhas.

Que escrita linda, riquíssima. Uma narrativa gostosa, cativante, envolvente e até poética.
As Luzes de Setembro me entregou um mistério suave, com um ritmo excelente de acompanhar.

Um livro que certamente farei uma releitura, e indico demais!

Wania Cris 29/05/2022

Só escapa a escrita mesmo...
O livro promete muita coisa, mas, não consegue entregar nada. A única coisa que dá pra perceber como boa é a qualidade da escrita do Zafón, que melhora sensivelmente ao longo da carreira.

Irene é uma personagem inconsistente. Simone é apática, incompatível com a descrição que é feita dela. Damon fica solto na trama. Ismael é mal esboçado. Lazarus, mal desenvolvido. A trama, requentada de Príncipe da Névoa, porém, executada de pior maneira.

A estória tenta ser sombria, mas, é só maçante mesmo.

Se alguém souber onde está passando o filme do Pelé, fica a dica...

Selma 01/06/2022

É o primeiro livro de Zafón que leio e já me apaixonei pela escrita dele, com uma narrativa de mistério envolvente, num misto de romance, suspense e magia.

Camila 04/06/2022

Ah, Zafon, o que dizer de você?
Primoroso, uma perda irreparável, mas que bela e completa obra deixou. Muito obrigada
Sempre estarás vivo por meio do coração de seus fãs e leitores

Thais 09/06/2022

Adorei
Diria que um terror de leve, daquele jeitinho que o autor sabe muito bem fazer. Mais uma vez Carlos Ruiz Zafón faz você viajar e entrar na história, na ânsia de desvendar os mistérios, na esperança de um final feliz.

Greice 16/06/2022

Um livro cativante e emocionante
Com toda certeza Carlos Ruiz Zafón nunca decepciona. Que aventura sinistra, mas tão bem bolada. Embora o livro seja curto e não tenha muito espaço para grandes descrições e explicações sobre os personagens temos uma narrativa eletrizante, o que é uma caracteristica do autor.

É o tipo de livro que lemos em uma tarde e isso não é normal nos livros do Zafón, que nos pede sempre uma atenção e tempo maiores. Luzes de Setembro é o último livro de uma trilogia infanto-juvenil que Carlos Ruiz Zafón escreveu, que são: O palácio da meia-noite, O príncipe da névoa, e As Luzes de Setembro. Os livros dessa trilogia podem ser lidos em qualquer ordem, e você pode escolher não ler qualquer um deles porque a trama é única e não interfere no entendimento dos outros livros.

É um livro cativante e emocionante, e é o que mais se aproxima do clima misterioso de Marina. Encaixando a morte, a viuvez, o amor na adolescência, a amizade, a doença e a solidão, este romance tipicamente "zafoniano" pinta um quadro de ficção equilibrado e tentador. Eu adorei! Recomendo a leitura deste livro, embora não esteja ao nível de "Marina" e de "A Sombra do Vento".

Gabi Martins 22/06/2022

Zafón sempre impressiona de uma forma sublime
A primeira obra que li do Zafon foi A sombra do vento, ao meu ver o melhor livro dele, e me apaixonei completamente pelo autor e sua maneira de escrita. A forma como ele estrutura sua história, sempre de maneira semelhante: um romance e um mistério, é de certa forma mágica e tão sublime, é simples, criativo e inteiramente real. Seus mistérios sempre são cativantes, mas o que mais me retém sempre é o romance, eu amo a subjetividade das coisas e a maneira como ele trata as paixões em sua obra, sempre de formas diferentes, mas que ao mesmo tempo parece ter um ponto de apoio. Eu gostei muito do livro em si, mas em comparação aos outros que já li do autor, e por respeito a eles, minha nota será essa. Mas recomendo fortemente, principalmente se você for adolescente de alma e ame uma atmosfera romântica assim como eu.

Sandra 21/07/2022

Luzes de Setembro.

Após a morte do esposo Armand, Simone Sauvelle e seus dois filhos, Irene e Dorian se mudam para uma cidadezinha no litoral da Normandia, onde passa a trabalhar como Governanta em Cravenmoore, a mansão de Lazarus Jann, um grande fabricante de brinquedos. A família começa a se adaptar a nova vida. Tudo vai bem até que um corpo é encontrado. Paralelo a isso Irene lê o diário da misteriosa mulher que desapareceu na Ilha do Farol. Irene e Ismael se veem em grandes apuros ao investigarem os dois mistérios.
O livro é indicado para o público juvenil, mas também encanta leitores mais velhos. Zafón tem uma característica própria em suas obras: as tramas envolvem mistério e suspense, todas com uma linguagem envolvente e fluída.

_thayykp 28/07/2022

Gostei
Tô realmente impressionada porque eu gostei, começei o livro com pouca expectativa e me surpreendeu. O livro é maravilhoso e o final não deixa pontas soltas, adorei que pude fazer teorias durante o livro e acertei pelo menos algumas.

te amo shawn 09/08/2022

FODA
bem fodao eu gostei bastante. O final do livro acabou cmg mas eu AMEI muito pq n publicaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

May 13/08/2022

As Sombras E Os Mistérios.
Um livro surpreendente, fascinante do jeitinho que eu gosto.
A história e sobre Simone Sauvelle e os filhos Irene e Doriam Sauvelle que estão passando por dificuldade financeira, depois da morte do marido. Simone arranja um emprego de governanta na mansão do fabricante de brinquedos Lazarus Jann. Os seus filhos começa perceber que tem alguma coisa muito estranha acontecer e tenta solução esse mistério.
Para que curtir mistério, eu recomendo esse livro e muito bom.

DêlaMartins 29/08/2022

Juvenil, fantasia, mas é Zafón
Gosto muito de Zafón, da forma como ele escreve (escrevia...), viajando nos mistérios malucos, mas "Luzes de setembro" não fez "plim", apesar de ser uma leitura agradável. Os personagens não me encantaram - achei que faltou desenvolvimento deles.

Simone, fica viúva bastante cedo e, com problemas financeiros, muda-se para uma cidade pequena, de praia, na Normandia, com seus filhos Irene e Dorian, para trabalhar como governanta de Lazarus. Lazarus vive num casarão, quase um castelo, bastante estranho, cheio de brinquedos diferentes criados na fábrica que ficava ao lado de sua casa. Ismael, um pescador local, também adolescente, primo de Hannah (empregada de Lazarus), tem um envolvimento com Irene e com todo mistério.

A história gira em torno da família e do passado de Lazarus. Apesar do mistério, não é muito difícil prever o que vai acontecer. Pra mim, poucas surpresas, um livro juvenil demais.