As Luzes de Setembro

As Luzes de Setembro Zafón

Resenhas - As Luzes de Setembro

Soda Káustica 19/09/2022

Extremamente planejado
Eu amo quando livros fazem um monte de ligações sobre coisas que eles contam no começo, e que parecem que não tem nenhum motivo especial para estar lá, mas quando você termina o livro e presta atenção, tudo faz sentido e parece que o autor realmente sabia o que estava fazendo e que tudo tem um motivo para estar lá do jeito que está.

Terceiro livro do autor que eu li, nenhuma decepção até agora.
Fabiana Pessoa 19/09/2022minha estante
Oitavo livro do autor e nenhuma decepção até agora, ele é incrível!!

Rosy 01/11/2021

Levemente decepcionada
Comecei esse livro com boas expectativas, pois os dois anteriores foram muito bons. Mas acabei me frustrando um pouco. A história não me pegou. Demorei a me conectar (e n me conectei mto) com os personagens além de ter achado previsível quem era o vilão (não totalmente, afinal é um plot bem legal). Eu gostei mais do livro já quase acabando e pra um livro curto isso não é mto bom. Mas enfim, a escrita do Zafón é maravilhosa, esse livro continua tendo um ar de mistério e um "terror" bem leves e isso conquista. Acho q n tava na vibe infanto-juvenil e acabei indo com sede ao pote, por ter adoro os outros 2. Porém, sendo Zafón nunca é uma leitura perdida. Tá indicado se vc quer um suspense mais leve com um toque infanto-juvenil vai que vai dar bom.
PS.: Não precisa ler a trilogia na ordem, são histórias independentes.

isa swift 28/07/2020

Um caminho sombrio...
Esse foi o meu primeiro livro do autor, e eu realmente achei bem cativante.
Não tem como não se envolver na história e ainda sentir uma pitada de medo.

P.G. Headway 14/05/2020

Dá gosto de ler esse livro!
Queria que esse livro fosse mais famoso do que já é. Nosso querido Zafón merece isso. Ele é uma grande inspiração para mim. Bora dar mais 5 estrelas pra ele! Valeu!

Eliza.Beth 12/12/2020

Encerrando meu ciclo com Zafon
Gostei bastante desse livro.
Personagens interessantes, gostei bastante da história tbm que apesar de ter um tom sobrenatural, dá para trazer isso para a realidade e fazer paralelos com q vida real.
Esse cenário litorâneo deu um tom muito especial à história. E quase sempre Zafon nos traz a temática da guerra e como ela se sobrepôs a tudo e todos.
Muito bom! Queria ter mais livros dele para ler... ?
Aryana 15/12/2020minha estante
Pensa no tanto que eu amo o Zafón. Vi suas resenhas dos outros livros dele, fiquei com vontade de ler.

Eliza.Beth 18/12/2020minha estante
Nossa, tbm amo. Esse ano consegui ler todas as obras dele. Foi muito especial.
Vale muito a pena conhecer tudo dele.

Paulinha 21/09/2020

Firme no projeto Zafon
Gostei muito da leitura mas confesso que o meu preferido da trilogia é o príncipe da névoa a história me cativou mais. Mas esse livro é igualmente incrível tanto nas descrições como no mistério me prendeu bastante.

Alisson 29/08/2020

Continuando o projeto de lendo Zafón, termina a trilogia da névoa com as luzes de setembro. Gostei bastante desse livro, bem mais do que seu antecessor, embora nenhum livro dessa trilogia tenha relação com o outro.
A casa com os brinquedos é um pouco aterrorizante e vejo que esse livro teria um grande potencial para adaptação cinematográfica.

Carol 28/08/2020

Mistério, romance e aventura com uma narrativa que prende a atenção e nos leva para dentro das páginas. O livro é muito bom, vale a pena completar a trilogia.

Marcia 21/10/2020

Olá amigos! Ontem a noite finalizei a leitura do livro As luzes de setembro do escritor Carlos Ruiz Zafón.
Trata-se de um livro de ficção, leitura juvenil porém o escritor conta com tanta magia que entretem a todos.
Nesse livro encontrei aventura, suspense, uma pitada de terror, mistério, romance e emoção. Um livro que prendeu minha atenção e fez com que eu ficasse até tarde da noite lendo e valeu a pena. Não conhecia esse escritor e se nao fosse por causa de um grupo de leitores eu não pegaria esse livro. Aí,quando terminei, eu vi a importância de termos amigos e fazermos parte de grupos de leitura. Saí da minha zona de conforto e me aventurei pela praia da Normandia vivendo momentos diferentes con esses personagens. Para quem gosta de misterios e aventuras com pitadas de terror, recomendo a leitura.
Sinopse da editora:Durante o verão de 1937, Simone Sauvelle fica de repente viúva e abandona Paris junto com os filhos, Irene e Dorian. Eles se mudam para uma cidadezinha no litoral da Normandia, e Simone começa a trabalhar como governanta para Lazarus Jann, um fabricante de brinquedos que mora na mansão Cravenmoore com a esposa doente. Lazarus demonstra ser um homem agradável, trata com consideração Simone e os filhos, a quem mostra os estranhos seres mecânicos que criou: objetos tão bem-feitos que parecem poder se mover por conta própria. Já Irene, fica encantada com a beleza do lugar e por Ismael, o pescador primo de Hannah, cozinheira da casa. Os dois logo se apaixonam. Todos estão animados com a nova vida quando acontecimentos macabros e estranhas aparições perturbam a harmonia de Cravenmoore: Hannah é encontrada morta, e uma sombra misteriosa toma conta da propriedade. Juntos, Irene e Ismael, desvendam o segredo da espetacular mansão repleta de seres mecânicos e sombras do passado, enfrentam o medo e investigam as estranhas luzes que brilham através da névoa em torno do farol de uma ilha. Em As luzes de setembro, aquele mágico verão na Baía Azul será para sempre a aventura mais emocionante de suas vidas, num labirinto de amor, luzes e sombras.

Luiza 14/09/2021

Assim que comecei a ler, não consegui mais parar.
Livro cheio de mistério e emoção, com uma leitura bem simples e emocionante ?

Camila1856 27/09/2022

Livro juvenil de terror leve
Simone, viúva com dois filhos, se muda para o litoral onde trabalhará para Lazarus, um fabricante de brinquedos, em um casarão repleto de autômatos. Sua filha adolescente logo se apaixona por um local, que será seu companheiro para desvendar os mistérios da ilha e enfrentar a sombra.

Sou doida no Zafon, na minha adolescência me apaixonei pela saga do cemitério dos livros esquecidos. E se um dia tiver uma filha seu nome será Marina, por causa de Marina. Mas As Luzes de Setembro não me pegou, mesmo com a escrita maravilhosa e viajando para dentro do livro, da praia, do farol, da mansão, achei o terror previsível e superficial. Talvez por ser um livro juvenil ou talvez seja o meu momento, que não está dos melhores.

Greice 16/06/2022

Um livro cativante e emocionante
Com toda certeza Carlos Ruiz Zafón nunca decepciona. Que aventura sinistra, mas tão bem bolada. Embora o livro seja curto e não tenha muito espaço para grandes descrições e explicações sobre os personagens temos uma narrativa eletrizante, o que é uma caracteristica do autor.

É o tipo de livro que lemos em uma tarde e isso não é normal nos livros do Zafón, que nos pede sempre uma atenção e tempo maiores. Luzes de Setembro é o último livro de uma trilogia infanto-juvenil que Carlos Ruiz Zafón escreveu, que são: O palácio da meia-noite, O príncipe da névoa, e As Luzes de Setembro. Os livros dessa trilogia podem ser lidos em qualquer ordem, e você pode escolher não ler qualquer um deles porque a trama é única e não interfere no entendimento dos outros livros.

É um livro cativante e emocionante, e é o que mais se aproxima do clima misterioso de Marina. Encaixando a morte, a viuvez, o amor na adolescência, a amizade, a doença e a solidão, este romance tipicamente "zafoniano" pinta um quadro de ficção equilibrado e tentador. Eu adorei! Recomendo a leitura deste livro, embora não esteja ao nível de "Marina" e de "A Sombra do Vento".

Renata CCS 05/03/2014

Suspense, perigos, fugas inacreditáveis e pequenas doses de romance.

A história se passa em 1937 na Normandia, onde Irene, sua mãe Simone e seu irmão Dorian se mudam após uma proposta de trabalho feita por Lazarus Jann, um magnífico engenheiro fabricante de brinquedos. Irene acaba conhecendo Ismael, por quem se apaixona e quem acaba passando compartilhando a história mais assustadora de sua vida.

O livro tem seu enredo ao redor de pequenas histórias bizarras e que futuramente irão se entrelaçar. Mais uma vez o autor usa os mesmos ingredientes: adolescentes apaixonados, um casarão assustador, eventos misteriosos e sobrenaturais, seres macabros, maldições passadas e a corrida contra o tempo para salvar aqueles a quem se ama, e o preço que estamos dispostos a pagar pelos nossos desejos. Destaco o final da obra, onde percebemos que o autor apresentou de uma forma metafórica a maldade que rondava o mundo naquela ocasião, as vésperas da II Guerra Mundial.

No mais, nada de novo. Uma leitura apenas razoável.