A Graça da Coisa

Resenhas - A Graça da Coisa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dani Gazaniga 30/01/2019

A graça da coisa
Uma leitura envolvente, onde a autora Martha Medeiros cita vários textos que escreveu de forma aleatória sobre os grandes aprendizados da vida, conta um pouco de tudo que já vivenciou, por onde andou, pessoas que conheceu, seus caminhos, suas viagens, sua solidão, seu convívio em sociedade, o que aprendeu, o que gostou, enfim, tudo o que a inspirou a fazer este livro, que e uma verdadeira escada, trazendo aos leitores fatos extremamente interessantes e importantes na vida, transformando suas palavras envolventes de maneira poética que penetra carinhosamente em nossos corações.
Uma explosão de coisas boas a serem compartilhadas!
@cinthia.lereplanejar 30/01/2019minha estante
Que lindo! Pelo que li, parece que através dessa leitura, faz o leitor refletir e valorizar cada experiência vivida.

Rosy 09/01/2019

A Graça da Coisa
"A gente é a soma das nossas decisões"

Barboza 20/03/2018

A Graça da Escrita
Martha Medeiros impressiona. Dona de uma escrita tão clara, simples e limpa, ler Martha Medeiros é para qualquer idade, qualquer formação e até para os sem tempo.
A autora consegue surfar de forma que a escrita seja rasa e muito acessível, mas também não seja banal e vulgar.
É um livro para todos, entretanto, em certo momento, se torna um livro de nenhum.

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario A graça da coisa
" Livros. O mais deslumbrante canal de comunicação com a dor, pois através de histórias alheias reescrevemos a nossa própria e suavizamos os efeitos colaterais de estar vivo. Ler é o diálogo silencioso com nossos fantasmas. A leitura subverte nossas certezas, redimensiona nossos dramas, nos emociona, faz rir, pensar, lembrar. Catarses intimidam a dor."
Simplesmente fascinada com esse livro, com essa autora e seu texto. Nunca havia lido um livro da #marthamedeiros, apenas fragmentos de textos. Agora ao terminar a leitura só consigo pensar porq nunca havia lido suas obras antes e querer muito devorar tdo que ela já escreveu. Perfeito, viciante, não tem como não se identificar com os textos em algum momento. E é essa realidade exposta que me cativou tanto, levando me para dentro do livro e trazendo o livro para dentro de mim. #resenhapomarliterario

site: https://www.instagram.com/p/fyM0PkGv44/?taken-by=pomarliterario

Btrz 29/09/2016

A graça da coisa de Martha Medeiros é um conjunto de crônicas. É daqueles livros que não te dizem nada que você não saiba nem nada inovador. Mas que traz pra memória recente o humor que podemos extrair do cotidiano. É de leitura fácil, característica da autora, mas não acho que seja a melhor obra dela.

Adrieli 20/09/2016

Eu não gosto de crônicas!
Eu não gosto de crônicas! Eu enchia a boca pra dizer. Pois bem, depois de esbarrar com esse livro na biblioteca, me interessar pelo titulo e dar uma espiadinha na primeira crônica, só por curiosidade... Acabei lendo também a segunda, depois a terceira, quarta, enfim, fiz o empréstimo e levei o livro pra casa. Fique com ele uns dias e quando fui devolver (atrasado) me doeu o coração. Não foi uma separação fácil.
As crônicas falam de tudo um pouco, sejam os barulhos urbanos, um filme que a autora achou bom ou uma conversa de comadres. São coisas da vida cotidiana que ela (Martha) observou, enxergando nessas situações lições importantes e muitas vezes emocionantes que nem sempre notamos. Muitas delas são "tapas na cara" outras são apenas observações interessantes, mas cada uma delas é especial a seu modo. E o que me doeu na separação, foi perceber que nem todas as crônicas ficaram gravadas na minha memória, e eu queria muito me lembrar de cada uma delas. Afinal, Eu adoro crônicas!

AnandaBelo 02/08/2016

Martha Medeiros - Ótima como sempre
Mais um livro cheio de crônicas ótimas de Martha Medeiros, para quem é fã (Como eu) é um livro estilo Martha Medeiros de escrever, fácil, simples, gostoso de ser ler, São crônicas de 2011 a 2013. Acho impressionante como ela transforma coisas/situações comuns do dia a dia, em ótimas reflexões. "Martha é possível que temos uma empatia espiritual", É uma das minhas autoras favoritas, e mais uma vez, terminei o livro com vontade de ler mais. "Vida é o que existe entre o nascimento e a morte. O que acontece no meio é o que importa" e no meio tem bons livros, livros de Martha Medeiros.

Thiago.Alves 01/08/2016

Perfeito
O livro é perfeito , uma verdadeira mistura de humor, senso crítico e ironia. A autora consegue realizar façanhas ao analisar fatos simples do cotidiano levando o leitor a refletir sobre algo maior.

Aninha 10/04/2016

Amadurecer é achar graça!
"Só nos tornamos adultos quando perdemos o medo de errar. Não somos apenas a soma das nossas escolhas, mas também das nossas renúncias. Crescer é tomar decisões e depois conviver em paz com a dúvida." (página 26)

Ganhei esse livro de uma grande amiga e, aproveitando uns dias férias, o levei pra viajar comigo. Nada mais gostoso que deitar numa rede e ler coisas leves como poesias, contos e crônicas.
Esse livro traz justamente essas últimas: 81 crônicas escritas para os jornais, no período de 2011 e 2013.
Algumas perdem um pouco o brilho por serem datadas: falam de uma notícia da época ou de algum filme/peça que acabou de estrear (logo, o frescor da novidade não existe mais). Outras, porém, abraçam assuntos universais, que não dependem de local, dia e hora pra acontecer. São as melhores. É quando a autora fala do amor, da solidão, da dor, das artes, dos relacionamentos e até da própria fama.

"Amar é lapidação..." (pág. 47)

"Tocar na dor do outro exige delicadeza." (pág. 48)

"Acreditar-se especial nos torna patéticos (...) Lutar contra o próprio ego não é fácil, mas é o único jeito de mantermos uma certa sanidade e paz de espírito." (pág. 95)

"Ter uma vida interessante depende apenas do olhar amoroso que lançamos sobre nossa própria história." (pág. 163)

"Se aquilo que gosto de ouvir estimula as mesmas sensações em quem convive comigo, cria-se um diálogo sem palavras, à prova de mal-entendidos." (pág. 168)

Duas crônicas são de leitura obrigatória, caso você comece a ler o livro e queira desistir no meio do caminho: "A melhor versão de nós mesmos" (pág. 133) e "Empatia" (pág. 163)

Boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2016/03/a-graca-da-coisa.html

28/03/2016

Gosto muito dos livros da Martha Medeiros.
Todos que li até agora foram de leitura rápida, fácil, mas que induz à várias reflexões. Seus textos podem ser mais questionadores, filosóficos, ou por outras vezes divertidos, bem humorados, mas sempre fazendo-nos refletir sobre a existência e o comportamento humanos.
É o caso de A Graça da Coisa. São pequenos textos sobre assuntos variados, mostrando situações cotidianas e sentimentos comuns aos seres humanos, com o estilo de escrever peculiar da autora.
Textos inteligentes e inteligíveis.
Marta Skoober 28/03/2016minha estante
Eu li um livro dela que gostei bastante.

30/03/2016minha estante
Adoro a Martha. Textos inteligentes e inteligíveis.

Marta Skoober 30/03/2016minha estante
Verdade isto do inteligível!

Diego 23/01/2016

A graça na Minúcia
A belíssima obra "A Graça da Coisa" da Autora Martha Medeiros nada mais é do que um conjunto de crônicas de 2011 a 2013.
Trata-se de uma obra totalmente "epifânica", pois Martha consegue mostrar uma visão diferente da vida e da sociedade a partir de pequenas situações do cotidiano. Daí percebe-se sua alta capacidade em filosofar.
A autora consegue descrever sentimentos e emoções compartilhados por todos, mas que poucos conseguem decifrá-los. Alia-se a isso o bom humor presente a todo momento, mas sem perder os seus ensinamentos motivadores e de autoconhecimento.
Em diversas situações do livro, observa-se ótimas indicações de filmes, músicas, livros e peças de teatro que enriquecem a leitura.
Deve-se levar em consideração a gama de temas que são discutidos ao decorrer do livro, que vão desde questões amorosas até a concepções políticas, o que agrada a todos os gostos.
É louvável a capacidade da autora em admirar a insignificância e futilidade da vida e transcrevê-los para o papel sem perder o charme de sua pequenez, pois é nessa miudeza que está a graça de viver.

SILVIA 15/01/2016

Quando a gente não se identifica mais
É interessante como mudamos em nossas vidas.
Eu mudei. Mudo todos os dias.
Há não muito tempo, parecia que a Martha Medeiros escrevia exatamente o que eu sentia. Era uma identificação completa.
Ou ela já não escreve da mesma forma e sobre os mesmos assuntos ou eu me tornei uma leitora muito mais exigente e seletiva.
(...)

site: http://reflexoeseangustias.com

daianaapaulo 05/01/2016

O livro trata-se de um conjunto de cronicas da autora brasileira Martha Medeiros, ela escreve sobre coisas diárias, simples do dia a dia com um ponto de vista diferente, de maneira a levar o leitor a uma introspecção sobre algo comum mas que no final faz muita diferença. Além de toda essa espirituosidade o livro trás também muitas referencias de boas leituras, peças, filmes. É aquele tipo de livro que vai te deixar com uma lista em mão de mais coisas para conhecer e entender melhor a autora. Alias que autora, que poderia bem ser considerada um santa depois de tanta leveza que me deixou quando terminei a leitura.

"....Só nos tornamos adultos quando perdemos o medo de errar. Não somos apenas a soma das nossas escolhas, mas também das nossa renuncias. Crescer é tomar decisões e depois conviver em paz com a dúvida. Adolescente prorrogam suas escolhas porque querem ter certeza absoluta - errar lhes parece a morte. Adultos sabem que nunca terão certeza absoluta de nada, e sabem também que só a morte física é definitiva.Já "morreram diante de fracassos e frustrações, e voltaram a vida. Ao entender que é normal morrer varias vezes em uma unica existência, perdemos o medo - e finalmente crescemos. ..."

Como uma consulta ao psiquiatra que dá certo, os textos de Martha Medeiros partem das neuroses do dia a dia e desembocam num convite para encará-las com mais leveza. Martha nos provoca um sentimento de intimidade inexplicável, a oportunidade de se reconhecer em cada paragrafo de seus textos.
O leitor ainda pode contar com suas frases que ficam gravadas na memória e, com certeza, às registrará em qualquer outro lugar, para não serem esquecidas.

site: www.vidaaposdezoito.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6