Uma Longa Jornada Nicholas Sparks

Resenhas - Uma Longa Jornada

ricardo_22 17/07/2015

Resenha para o blog Over Shock
Uma Longa Jornada, Nicholas Sparks, tradução de Maria Clara de Biase, 1ª edição, São Paulo-SP: Arqueiro, 2015, 368 páginas.

Ira Levinson é um solitário senhor de 91 anos, veterano da guerra, que sofre um grave acidente de carro e, enquanto espera por ajuda, se depara com a imagem da sua esposa Ruth, falecida há nove anos. Embora saiba que isso não passa de uma ilusão, Ira encontra na imagem da esposa a força necessária para sobreviver e se aproveita da espera para relembrar os bons momentos vividos ao lado de seu grande amor.

Perto dali, Sophia acompanha sua colega de quarto em um rodeio e, para sua infelicidade, é assediada por seu ex-namorado, iniciando uma confusão que só termina quando o caubói Luke surge para ajudá-la. A ajuda se transforma em algo muito maior e Sophia logo percebe como Luke é diferente dos homens de seu convívio. Mais do que isso, percebe que ele é o único capaz de fazê-la mudar todos os seus planos para o futuro. Isso se os planos dele não colocarem tudo a perder.

“O ar noturno estava se tornando mais claro, dando às estrelas um brilho cristalino. Luke olhou para elas e depois para Sophia. Quando ela começou a acariciar gentilmente a mão dele com o polegar, Luke retribuiu da mesma maneira. Naquele instante, teve certeza de que já estava se apaixonando por ela e não havia nada no mundo que pudesse impedi-lo” (pág. 137).
De todos os livros de Nicholas Sparks, Uma Longa Jornada foi o primeiro a aparentar seguir uma estrutura completamente diferente dos demais. Como se sabe, seus livros costumam ser tão semelhantes que chegam a ser totalmente previsíveis, por isso que a possibilidade de ser diferente me deixou animado para conhecer uma história que tinha tudo para ser única.

Não posso dizer que o mais recente trabalho de Sparks me decepcionou, porque isso definitivamente não aconteceu, no entanto é preciso reconhecer que, ao esperar uma inovação, consequentemente esperava também uma história diferente. No mínimo que surpreendesse por seu desfecho, mas, como de costume, foi possível ter a certeza de como as histórias das três personagens principais se interligariam.

Embora com muita antecedência pudesse afirmar qual seria essa ligação, o autor mais uma vez soube como trabalhar o seu desfecho para que mesmo na previsibilidade conseguisse encantar. Ele acaba deixando de contar apenas uma história romântica e passa a narrar situações que provam como o destino é capaz de mudar nossas vidas com um simples encontro ou um simples gesto. Poderia ser apenas mais uma mensagem clichê se não funcionasse tão bem no contexto de toda a história.

Mas antes que isso tudo aconteça, ou seja, antes de tudo se interligar, foi prazeroso conhecer três histórias tão diferentes e com formas bem distintas de prender a atenção. Se Ira tem um modo muito particular de relembrar as décadas vividas ao lado de sua falecida esposa, em uma verdadeira e longa jornada, Sophia ainda está se recuperando do fim de um relacionamento e Luke enfrentando dificuldades que o influenciam a tomar decisões visando um bem maior.

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/07/resenha-334-uma-longa-jornada.html

Kellen 06/03/2019

Nicholas Sparks não é dos meus autores favoritos. Na realidade, acho os livros dele bem OK, sempre com um pitada de drama já esperado. Porém, "Uma Longa Jornada" conseguiu ser bem surpreendente, apesar de eu sempre sentir as pontas soltas na metade do livro. É uma boa indicação para passar o tempo.

Renivaldo.Cordeiro 27/03/2019

Linda história que mescla a vida de personagens mais velhos e mais jovens. Um ambiente que adorei saber mais, muito ben descrito pelo autor. Romance gostoso de ler
Deza Farias 27/03/2019minha estante
Um dos meus favoritos do tio Nick!

May 08/05/2019

Uma Longa Jornada
este livro temos a historia de dois casais de gerações diferentes que de algum modo vão se cruzarem. Começamos conhecendo Ira Levinson e sua esposa Ruth eles viveram uma linda historia de amor após a segunda guerra mundial. Hoje Ira aos 91 vive sozinho relembra seus momentos de amor e vida com sua esposa falecida Ruth após sofre um acidente de carro.
Intercalado a história de Ira e Ruth conhecemos Sophia Danko uma jovem estudante em historia da arte e um caubói chamado Luke Collins. Em uma festa Luke salva Sophia de seu ex-namorado perseguidor e acabam se aproximado mais Luke tem um segredo que pode acabar com tudo inclusive com o amor que esta descobrindo ao lado de Sophia. O amor será capaz se perdoa segredos terríveis.

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Sophia Danko é uma universitária, ela cursa história da arte e divide um quarto com sua melhor amiga, Marcia. Sophia acabou de terminar um relacionamento com Brian, e ele não aceitou muito bem e vive perseguindo ela pedindo para voltar. Sophia já tentou muito, mas depois das inúmeras vezes que Brian a traiu, mesmo gostando bastante dele, decide não voltar.

Ela é chamada por sua amiga Marcia para um rodeio, de início ela reluta, mas depois acaba aceitando. É aí que ela conhece Luke Collins.

Luke é um caubói que vive com a mãe em uma fazenda. Depois que ele sofreu um acidente com Monstrengo, um dos touros mais desafiadores, sua mãe, Linda, teve que hipotecar a casa para pagar as cirurgias de Luke e o tempo que ele ficou no hospital. Sua mãe nunca gostou que ele montasse, mas agora ele terá que dar de tudo para ajudar a mãe a pagar as dívidas e não perder a casa.

Ambos se conhecem em um rodeio que Luke ganhou, o namorado de Sophia, Brian, vai perturbar ela, Luke assiste tudo e acaba não gostando, então vai e dá um lição nele. Depois disso eles começam a sair juntos e a se conhecer melhor.

Ira Levinson perdeu sua amada e única mulher Ruth há nove anos. Enquanto estava dirigindo, acabou por sofrer um acidente, e quem aparece ao seu lado é nada mais, nada menos que sua falecida mulher. Ambos começam um diálogo, relembrando de momentos que já passaram juntos e isso ajuda Ira a continuar vivo.

As histórias só se cruzam no final, mas vale muito a pena. A história de Luke e Sophia é maravilhosa, me apaixonei por esse casal. Luke é muito cabeça dura, quando quer uma coisa, não tira aquilo da cabeça. Sophia é uma ótima personagem, mega decidida, me identifiquei bastante com ela. Ver Luke arriscando sua vida montando para tentar ajudar a mãe é bem emocionante, mas em algumas partes chateia muito, pois ele pode tentar ajudar de várias outras maneiras, mas vê a montaria como a única saída.

A história de Ruth e Ira é linda também, mas terei que ser sincera e dizer que em algumas partes ficou bem cansativo de ler, sempre me dispersava na parte deles e era difícil me concentrar, mas dei um jeitinho e fui até o final, uma coisa que não me arrependo.

Narrativa do Nicholas maravilhosa como sempre, uma pena a parte do Ira não ter me agradado tanto, por isso o motivo das 4 estrelas. Não gostei muito dessa capa da Arqueiro. Ótima história com ótimos personagens, super recomendado!

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario

Livros 07/09/2019

Fantástico.
Eu amooooo esse autor. Todos os livros que leio me apaixono cada vez mais. Não olhei o filme para não perder a essência quando fosse ler o livro e agora preciso ver o filme e morrendo de medo de me decepcionar. RECOMENDO MUITOOOOOO

jessleti 19/10/2019

impressionada
esse livro é lindo é perfeito do começo ao fim, ganhei esse livro da minha tia e ela tinha ele a anos e me deu agora, não ia ler por não fazer meu estilo mas eu amei mais que tudo é lindo muito mesmo eu chorei em algumas partes mas é PERFEITO um dos melhores que ja li se não o melhor.

Mariana 28/10/2019

Uma Longa Jornada narra duas histórias de amor em épocas diferentes que se cruzam no final.
O romance é bonito, principalmente as passagens do Ira e da Ruth, porém achei a história arrastada, nada que nos prende ou nos surpreede. Os personagens não me convenceram e alguns pontos da história são forçados.

Fabiano133 21/11/2019

É um bom livro. A leitura flui bem.Todavia, o final é bem previsível.

Jaque 24/11/2019

Uma Longa Jornada
Uma Longa Jornada conta a história de dois casais de gerações diferentes: Ira e Ruth, e Luke e Sophia.
Ira Levinson tem 91 anos, vive sozinho no mundo e tem problemas de saúde. Ele sofre um terrível acidente de carro, e enquanto luta para se manter consciente, a imagem da sua amada esposa que morreu há nove anos, Ruth, surge diante dele. Ira se agarra a imagem de Ruth e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor da esposa pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Sophia Danko é uma jovem estudante de história da arte. Após muita insistência de sua melhor amiga, ela a acompanha até um rodeio. Após a competição acabar, Sophia é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que venceu a competição. Luke e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos.
Luke não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Mas ele esconde um terrível segredo.
Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado.

Paulo.Silva 27/12/2019

Primeira obra que li do Nicholas e gostei.
Não me recordo muito li em janeiro e sinceramente amei de verdade.
Quando comecei a ler ele pensei que não iria gostar, a edição deixava a escrita muito grande e não pensei que iria sair da página.
Mas me apaixonei e lendo sem ver as páginas.

Gostei da Ruth por ela ser profesora e de fato está com amor da vida dela. (E ela teve a escolha de sair da vida dele)

O marido dela narrando a história que lindo e ela do lado dele (como fantasma) contando tudo ! Nossa eu imaginei tudo.

Foi quando apaixonei pela escrita de Nicholas !!!

Thaìís 01/01/2020

Editora: Grand Central Publishing
Gêneros: Ficção, Romance de amor
Adaptação para os cinemas: 2015

O Enredo

De um lado da história temos Sophia, uma jovem de classe média, residente em um campo universitário, longe de seu convívio familiar. Após um termino abrupto de seu relacionamento ela conhece Luke, um peão que mora em uma fazenda juntamente com a sua mãe, Linda. Apesar aparentemente serem incompatíveis, os dois se encontram e passam a desenvolver um relacionamento.
E do outro temos Ira, um senhor na casa dos noventa anos que se envolve em um dramático acidente de carro. Gravemente ferido, em meio a uma nevasca, preso dentro do automóvel, ele tem visões de sua falecida esposa Rute, que na verdade é apenas um recurso mental apresentado pelo personagem como uma forma de sobreviver. Ira tem flashbacks da história com sua amada, que são como um verdadeiro alento a sua alma e corpo tão machucados.
Os personagens são bem construídos, a narrativa é leve e agradável, ideal para aqueles que desejam uma leitura descontraída e emocionante. De forma genial e surpreendente, Nicholas consegue interligar as duas histórias e proporcionar um final avassalador e inesperado a todos os leitores.
Devo confessar que antes de ler o livro, já estava com certo preconceito, esperando aquele típico romance clichê, mas Nicholas como sempre, consegue surpreender até mesmo os leitores mais incrédulos. É um verdadeiro mestre do romance/ drama que mostra a sua magnitude em uma combinação de palavras e cenas excepcionais.

Fafa 23/01/2020

Uma longa jornada
Aquele livro que é um clichê só, o mocinho e a mocinha se encontram em um lugar qualquer, se apaixonam, sofrem seus perrengues mas seguem junto. Assim é basicamente os livros do Nicholas. Mas me surpreendeu o final, que final haha totalmente previsível mas ao mesmo tempo surpreendente. Amei, apenas.