Uma Longa Jornada Nicholas Sparks

Resenhas - Uma Longa Jornada

raynara 26/08/2020

AMEI
Com certeza entrou nos meus livros favoritos, amei a história e a forma como ela é contada, principalmente o final, já amava o filme, e amei mais ainda o livro após ler

Eve Barcelos 06/10/2013

Uma Longa Jornada - Por Evelyn Barcelos
"Aquilo não foi longo, não foi ardente, mas assim que seus lábios se uniram ela teve a súbita certeza de que nada jamais parecera tão fácil e certo, o final perfeito para uma tarde perfeita."

Mais uma vez Nicholas Sparks conseguiu me emocionar.
Em seu mais novo romance, somos apresentados a dois casais: Sophia e Luke, Ruth e Ira.
Sophia está terminando a faculdade de história da arte e sonha trabalhar em um museu. Luke é um caubói que ganha a vida participando de rodeios e trabalhando na fazenda da família. Ira é um velhinho de 91 anos que perdeu a esposa, Ruth, há 9 e sofre um acidente de carro.
A história dessas quatro pessoas é contada de forma alternada, intercalando capítulos que focam ora Ira, ora Luke, ora Sophia. Somente os capítulos "Ira" são contados em primeira pessoa.
Logo no início, conhecemos Ira. Ele nos conta rapidamente sobre sua vida, seu pai, que sempre lhe deu todos os tipos de conselhos, e sobre o acidente. Seu carro está fora da estrada, a neve não para de cair lá fora e ele acha que quebrou pelo menos o braço. Em meio a sua dor e medo, Ira vê sua falecida esposa, Ruth, sentada no banco do carona. Ela começa a falar com ele e, mesmo sabendo que não é possível, ele começa a conversar com ela. E é assim que sua história é contada. A partir das lembranças de ambos, vamos descobrindo sobre a juventude e o amor que os uniu.
Sophia está se recuperando de um término com o namorado que a traiu mais de uma vez. Em uma noite comum ela é convencida por Marcia, sua melhor amiga, a ir em um rodeio e é lá que ela conhece Luke. Ele acaba de vencer a competição e quando vê Brian, o ex de Sophia, a assediando, não se contém e vai ajudá-la. Depois disso eles começam a conversar e, não podia ser diferente, a se apaixonar.
Eles vivem em mundos bem diferentes, mas quando estão juntos nada disso importa. Para eles, o silêncio é confortável, não há aquela necessidade de falar o tempo todo, o simples fato de estarem juntos já é suficiente.
Como nada na vida é fácil, muito menos histórias românticas, há sempre aquele obstáculo que o casal deve superar para ficar junto. Mas nesse caso o tal obstáculo não é previsível, como acontece muitas vezes. O motivo que pode impedir que Luke e Sophia fiquem juntos, o terrível segredo, é mais significativo do que se pode imaginar.
Agora, como essas duas historias são contadas no mesmo livro sem nenhuma ligação? Ou então, como elas se ligam? As respostas são dadas quase no final do livro e tornam o desfecho maravilhoso!

Adorei o livro. Comecei a ler indo para à Bienal e confesso que no início não estava gostando muito. Achei a parte do Ira cansativa e, em alguns momentos, parecia que só estava enrolando. Para mim, a história de Luke e Sophia se sustentaria muito bem sozinha, mas assim que cheguei ao final percebi que se Ira e Ruth não fizessem parte de tudo o desfecho não seria tão bom.
Luke é mais daqueles personagens que dá vontade de casar! Ele é lindo (pra variar), tem olhos azuis brilhantes e um sorriso amigável com covinhas (*.*), é maduro, gentil, prestativo, responsável (na maioria das vezes) e tem aquela coisa que não dá para explicar. A forma como ele e Sophia se apaixonam é tão natural e simples faz todo o resto parecer fácil também.
Tirando a parte cansativa, a história de Ira e Ruth também é de arrancar suspiros. Ruth era amante da arte e com o passar dos anos eles adquiriram uma verdadeira coleção de obras que passaram a valer muito dinheiro. Para mostrar a todos o que elas significavam para ele e Ruth, Ira decide fazer um leilão. O que mais gostei dessa parte foi conseguir entender o que ele queria que todos entendessem.
Essa é mais uma daquelas histórias onde o Nicholas nos deixa tristes por viver no mundo real e não em seus livros.
Sobre a capa achei uma das mais lindas! Aquelas capas comuns aos livros dele, com um casal apaixonado, nunca me agradaram muito.
A diagramação é ótima: páginas amareladas, fonte e espaço agradáveis e não lembro de nenhum erro.
Super recomendado!

site: http://www.pensamentoseminstantes.com.br/

Micheli Jolo 08/10/2013

"Quero que você sorria ao pensar em mim. E em seu sorriso, viverei para sempre."

Moonlight Books 30/03/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Fazia um bom tempo que eu não lia nada do titio Sparks, e depois de ver tantos comentários positivos sobre Uma Longa Jornada resolvi marcar um encontro com ele.

Familiar, confortável e acolhedor, é assim que vejo o universo que este autor cria em seus livros, com histórias protagonizadas por pessoas extremamente comuns, de coração enorme e bom caráter. Logo nas primeiras páginas me senti dentro da história e perto de seus personagens, compartilhando suas emoções.

Posso dizer que temos aqui duas histórias de amor em um só livro, a de Ira e Ruth e a de Luke e Sophia. Na primeira temos um homem que viveu os horrores da guerra, quase morreu por lá, mas conseguiu se sair bem e voltou ao seu lar somente para poder casar com seu único e verdadeiro amor, Ruth. Eles tiveram um vida plena de felicidade, embora tenham aberto mão de algumas coisas pelo caminho, dedicaram-se muito um ao outro e à arte. Já no fim da vida, Ira sofre um acidente de carro, e lá, acreditando que não será resgatado vê a mulher morta, revive assim todo seu lindo romance e nos conta como foi sua longa vida com Ruth. Paralelo ao drama de Ira, temos Luke e Sophia, ele um peão de rodeio, ela uma estudante de artes, ambos tão diferentes em suas realidades, mas tão iguais em suas origens e maneira de pensar. Vidas que pela razão nunca se cruzariam, mas pelo toque do destino se apaixonaram profundamente.

As duas histórias seguem alternadas, em capítulos narrados em primeira pessoa por Ira e outros dedicados à Sophia e Luke, em terceira pessoa. Conforme vamos lendo não há como não ficar totalmente envolvidos pela profundidade destas histórias de amor, lindas e cheias de respeito, amizade e cumplicidade, desenvolvidas aos poucos, uma delícia de acompanhar. Mas confesso que é também a curiosidade de encontrar um ligação entre ambas que não nos deixa largar o livro.

Eu gostei demais de toda a leitura, desde o encanto dos personagens e de seus sentimentos, até a forma como o autor usou para levar adiante os dois casais - um que mostra seu relacionamento já construído, e outro que está nos primeiros passos - e só unir tudo no final, mais uma vez Sparks conseguiu dar uma reviravolta no desfecho de um livro, tal como fez em O casamento, algo totalmente inesperado.

site: Leia o restante da resenha http://www.moonlightbooks.net/2014/02/resenha-uma-longa-jornada.html

Taíla 07/07/2015

Uma linda jornada
E cá estou eu de novo falando sobre amor (como sempre) e sobre os livros de Nicholas Sparks (como muitas vezes :p). A resenha de hoje é sobre o livro Uma Longa Jornada, história que como muitas do sr. Spark me fez reacreditar no amor, crer que podemos dar um jeito para as coisas e que nem sempre isso será fácil.

Eu adorei a história, é daquelas de te enche de curiosidade e esperança. Mostra que todos os amores têm as suas dificuldades e todas as pessoas têm as suas fraquezas. A delicadeza com que o personagem Ira é descrito é linda, sua história, suas cartas, sua dedicação à esposa Ruth, o passar dos anos. Tudo é lindo e contrasta com o amor dos jovens Sophia e Luke que é cheio de paixão, mas tem as dúvidas sobre o futuro, sobre os sentimentos e sobre o que é certo fazer.

Para quem não quer saber de spoilers, recomendo que parem de ler por aqui, pois eu assisti à adaptação para o cinema e fiz diversas considerações com detalhes do livro e do filme.
Mas a minha dica é: leiam, leiam, leiam. :D

Uma longa jornada - Nicholas Sparks - 361 páginas - Editora Arqueiro

O FILME
Estrelado por Scott Eastwood (filho do Clint ;)) e Britt Robertson, o filme esteou em abril de 2015 e não foi lá um grande sucesso de bilheteria. Em comparação ao livro, bom, dessa vez estou me dividindo entre a leitora compreensiva, que sabe que o cinema é uma mídia diferente do livro e que a adaptação é necessária, e a leitora ortodoxa que queria muito que o filme fosse como o livro e que acha que muitas das alterações deixaram a história sem muitas pontas e superficial.

Para ler mais sobre o filme, acesse o blog no link. ;)

site: http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/uma-longa-jornada

Laisa.Moreira 14/07/2015

Uma Longa Jornada
Começo e meio tedioso, final surpreendente! Uma leitura que não me preendeu a não ser nos ultimo capítulos. Muitas vezes pensei em abondonar a leitura, mas preferi terminar. Na minha opinião pela primeira vez vi um filme melhor que o livro, pois conseguiram expressar melhor toda intensidade de amor ( principalmente pelos personagens Ira e Ruth), já no livro me interessava pelas histórias de Sophia e Luke.

Núbia 16/07/2015

Linda Estória!!!
Mais um lindo romance de Nicholas Sparks, com direito a um final supreendente e emocionante!!! Entretanto, poderia ser uma história mais sucinta, tendo em vista, alguns trechos meio monótonos...

ricardo_22 17/07/2015

Resenha para o blog Over Shock
Uma Longa Jornada, Nicholas Sparks, tradução de Maria Clara de Biase, 1ª edição, São Paulo-SP: Arqueiro, 2015, 368 páginas.

Ira Levinson é um solitário senhor de 91 anos, veterano da guerra, que sofre um grave acidente de carro e, enquanto espera por ajuda, se depara com a imagem da sua esposa Ruth, falecida há nove anos. Embora saiba que isso não passa de uma ilusão, Ira encontra na imagem da esposa a força necessária para sobreviver e se aproveita da espera para relembrar os bons momentos vividos ao lado de seu grande amor.

Perto dali, Sophia acompanha sua colega de quarto em um rodeio e, para sua infelicidade, é assediada por seu ex-namorado, iniciando uma confusão que só termina quando o caubói Luke surge para ajudá-la. A ajuda se transforma em algo muito maior e Sophia logo percebe como Luke é diferente dos homens de seu convívio. Mais do que isso, percebe que ele é o único capaz de fazê-la mudar todos os seus planos para o futuro. Isso se os planos dele não colocarem tudo a perder.

“O ar noturno estava se tornando mais claro, dando às estrelas um brilho cristalino. Luke olhou para elas e depois para Sophia. Quando ela começou a acariciar gentilmente a mão dele com o polegar, Luke retribuiu da mesma maneira. Naquele instante, teve certeza de que já estava se apaixonando por ela e não havia nada no mundo que pudesse impedi-lo” (pág. 137).
De todos os livros de Nicholas Sparks, Uma Longa Jornada foi o primeiro a aparentar seguir uma estrutura completamente diferente dos demais. Como se sabe, seus livros costumam ser tão semelhantes que chegam a ser totalmente previsíveis, por isso que a possibilidade de ser diferente me deixou animado para conhecer uma história que tinha tudo para ser única.

Não posso dizer que o mais recente trabalho de Sparks me decepcionou, porque isso definitivamente não aconteceu, no entanto é preciso reconhecer que, ao esperar uma inovação, consequentemente esperava também uma história diferente. No mínimo que surpreendesse por seu desfecho, mas, como de costume, foi possível ter a certeza de como as histórias das três personagens principais se interligariam.

Embora com muita antecedência pudesse afirmar qual seria essa ligação, o autor mais uma vez soube como trabalhar o seu desfecho para que mesmo na previsibilidade conseguisse encantar. Ele acaba deixando de contar apenas uma história romântica e passa a narrar situações que provam como o destino é capaz de mudar nossas vidas com um simples encontro ou um simples gesto. Poderia ser apenas mais uma mensagem clichê se não funcionasse tão bem no contexto de toda a história.

Mas antes que isso tudo aconteça, ou seja, antes de tudo se interligar, foi prazeroso conhecer três histórias tão diferentes e com formas bem distintas de prender a atenção. Se Ira tem um modo muito particular de relembrar as décadas vividas ao lado de sua falecida esposa, em uma verdadeira e longa jornada, Sophia ainda está se recuperando do fim de um relacionamento e Luke enfrentando dificuldades que o influenciam a tomar decisões visando um bem maior.

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/07/resenha-334-uma-longa-jornada.html

jessleti 19/10/2019

impressionada
esse livro é lindo é perfeito do começo ao fim, ganhei esse livro da minha tia e ela tinha ele a anos e me deu agora, não ia ler por não fazer meu estilo mas eu amei mais que tudo é lindo muito mesmo eu chorei em algumas partes mas é PERFEITO um dos melhores que ja li se não o melhor.

Fabiano133 21/11/2019

É um bom livro. A leitura flui bem.Todavia, o final é bem previsível.

Jaque 24/11/2019

Uma Longa Jornada
Uma Longa Jornada conta a história de dois casais de gerações diferentes: Ira e Ruth, e Luke e Sophia.
Ira Levinson tem 91 anos, vive sozinho no mundo e tem problemas de saúde. Ele sofre um terrível acidente de carro, e enquanto luta para se manter consciente, a imagem da sua amada esposa que morreu há nove anos, Ruth, surge diante dele. Ira se agarra a imagem de Ruth e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor da esposa pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Sophia Danko é uma jovem estudante de história da arte. Após muita insistência de sua melhor amiga, ela a acompanha até um rodeio. Após a competição acabar, Sophia é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que venceu a competição. Luke e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos.
Luke não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Mas ele esconde um terrível segredo.
Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado.

Thaìís 01/01/2020

Editora: Grand Central Publishing
Gêneros: Ficção, Romance de amor
Adaptação para os cinemas: 2015

O Enredo

De um lado da história temos Sophia, uma jovem de classe média, residente em um campo universitário, longe de seu convívio familiar. Após um termino abrupto de seu relacionamento ela conhece Luke, um peão que mora em uma fazenda juntamente com a sua mãe, Linda. Apesar aparentemente serem incompatíveis, os dois se encontram e passam a desenvolver um relacionamento.
E do outro temos Ira, um senhor na casa dos noventa anos que se envolve em um dramático acidente de carro. Gravemente ferido, em meio a uma nevasca, preso dentro do automóvel, ele tem visões de sua falecida esposa Rute, que na verdade é apenas um recurso mental apresentado pelo personagem como uma forma de sobreviver. Ira tem flashbacks da história com sua amada, que são como um verdadeiro alento a sua alma e corpo tão machucados.
Os personagens são bem construídos, a narrativa é leve e agradável, ideal para aqueles que desejam uma leitura descontraída e emocionante. De forma genial e surpreendente, Nicholas consegue interligar as duas histórias e proporcionar um final avassalador e inesperado a todos os leitores.
Devo confessar que antes de ler o livro, já estava com certo preconceito, esperando aquele típico romance clichê, mas Nicholas como sempre, consegue surpreender até mesmo os leitores mais incrédulos. É um verdadeiro mestre do romance/ drama que mostra a sua magnitude em uma combinação de palavras e cenas excepcionais.