Aos 7 e aos 40

Resenhas - Aos 7 e aos 40

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

romulorocha 29/11/2022

Aos sete e aos 40, de João Carrascoza - 9,5/10
JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA nasceu em Cravinhos (SP). É autor, dentre outros títulos, dos romances Caderno de um ausente, Menina escrevendo com pai, A pele da terra ? que compõem a Trilogia do Adeus ?, Aos 7 e aos 40 e Elegia do irmão, além dos livros de contos Aquela água toda e Diário das coincidências, todos publicados pela Alfaguara. Suas histórias foram traduzidas para diversos idiomas. Recebeu os prêmios Jabuti, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), Fundação Biblioteca Nacional e os internacionais Guimarães Rosa (Rádio França Internacional) e White Ravens (International Youth Library).

Em Aos sete e aos 40, Carrascoza nos brinda mais uma vez com seus belíssimos e primorosos contos. Desta vez, algo diferente, os contos se comunicam, pelo menos sob duas perspectivas do mesmo personagem. Em um primeiro momento, aos sete anos, logo depois, aos 40. Aos sete e aos 40 é um daqueles livrinhos que pode te fazer viajar no tempo, apreciar algumas escolhas e sorrir das pequenas alegrias da infância e vida adulta.

Trechos do livro:
?Você também errava muito! e afirmou que aquele bê-á-bá era apenas o começo, um dia eu e ele iríamos ler não só as palavras, mas tudo ao nosso redor, inclusive as pessoas?.

?as pessoas carregam só aquilo que deixam de ser, o presente é feito de todas as ausências.?

Joao.Gabriel 29/01/2021

Leitura por prazer
O legal é perceber como os acontecimentos do passado reverberam no personagem aos 40 e em sua família. Muito bem escrito

@quixotandocomadani 14/02/2022

“E afinal, o que ele desejava? Reviver? Mas tudo – adianta não admitir? – tudo é um viver único, de uma só vez, sem repetição...”
João Anzanello Carrascoza nasceu em Cravinhos, interior de SP, trabalhou durante anos como redator publicitário. “Aos 7 e aos 40” foi seu primeiro romance.

Através de capítulos intercalados entre essas duas idades acompanhamos o personagem e percebemos como os fatos da infância reverberam na fase adulta.

Esse trecho achei lindo demais, quando ele aos 7 está aprendendo a ler:

“Minha mãe afirmou que aquele bê-a-bá era apenas o começo, um dia eu e meu irmão iríamos ler não só as palavras, mas tudo ao nosso redor, inclusive aspessoas. Como é que seria ler as pessoas? Então eu era um livro, ele outro, minha mãe outro, o pai também? E todo mundo com uma escrita, com suas letras, seus pês e bês, seus capítulos? Éramos para ser folheados, lidos e relidos?”

Muito poética essa comparação entre os livros e as pessoas... cada um com sua história, sua escrita, seus capítulos... uns a gente se apega mais, outros são apenas ok... uns a gente lê, relê, carrega pra vida, outros são nossos favoritos por um tempo e depois de anos deixam de ser... enfim, é um romance muito gostoso de se ler, flui bem e tem passagens bem bonitas.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

Jader 28/05/2020

Nostálgico!
Maravilhoso, a suavidade e a prosa poética que o autor trata temas tão habituais e cotidianos da vida humana é encantador!

Suelen Vidal 02/06/2020

Aos 7 aos 40
Um pequeno detalhe, o mais importante dos detalhes, é a percepção que temos dessa leitura maravilhosa, a vida passa e os fatos acontecem, fazemos escolhas, e quais foram os resultados dessas escolhas ?! . O livro nos faz viajar na vida de uma criança e dessa criança, um homem . Amei, e indico ...

Helogalan.reads 20/04/2022

As vezes é preciso olhar para trás se quer seguir em frente
Tive o privilégio de conhecer o autor em uma tarde de autógrafos aqui em minha cidade, da qual ele é conterrâneo. Além de ter uma escrita maravilhosa que nos prende na leitura, é uma pessoa incrível, simples, que nos dá vontade de tomar um café junto e conversar durante a tarde.

Conheci esse livro através da escola, mais uma leitura obrigatória que se tornou necessária para mim.

A narrativa é impecável, dois pontos de vista diferentes, capítulos com nomes opostos entre eles, uma criança e um adulto, o que todos acham que são opostos, mas na verdade são complementares. E é isso que o autor nos mostra, a evolução de um adulto que retorna ao seu passado, a sua infância, as suas origens, para conseguir seguir em frente.

Foi uma leitura muito prazerosa para mim, aproveitei cada segundo

Debora 27/08/2020

Um livro muito bonito e leve
Acabei a leitura do livro me sentindo mais leve, feliz e com maior crença na humanidade!
Eu, pessoa acostumada a leituras pesadas, que me fazem chorar, fiquei maravilhada por um livro leve, me causar tanto prazer. O protagonista, retratado aos 7 e aos 40, é um homem sensível, amoroso, tentando aprender a viver com seus momentos de alegria e de tristeza.
Um bom filho, um bom pai, um observador do cotidiano, tentando aprender, como seu pai o ensinou, a ler as pessoas.
Que alento sentir o prazer de ler um livro que, apesar de leve, não é nada raso e nos traz ótimas reflexões. Recomendo!

N.Barbosa 23/11/2016

O que eu diria a mim mesmo quando criança?
Houve um tempo em que eu ignorava a existência das horas. Sabia que o dia teria fim quando o Sol fosse descansar. Não esperava nenhuma data específica e não projetava absolutamente nada para um futuro que jurava não chegar. Era uma criança que gostava de brincar com meus heróis de plástico, meu carros e caminhões, além de jogar futebol com os pés descalços no campinho de terra. As horas, os dias e os anos passaram. Hoje, assim como todos, sou resultado do fui e me tornei com a soma daquilo que tenho de expectativas a serem realizadas. Enrolei até aqui falando de mim para dizer que este livro desperta um pulsante sentimento de análise da nossa própria história e qual o nosso saldo até aqui. "Aos 7 e aos 40" é um paralelo entre o alvorecer da vida e quando o crepúsculo começa a aparecer nos olhos. A leitura revisita as memórias, os lugares, as experiências e as pessoas deixadas em um trecho qualquer da linha do tempo. Por fim, também se assemelha a um diálogo entre a criança e o adulto que existe em cada um. O que essas figuras diriam uma a outra? Leitura espetacular. Altamente recomendada.

otxjunior 25/03/2022

Aos 7 e aos 40, João Anzanello Carrascoza
Intercala tempos e tipos de narrador, de um personagem nunca nomeado, evidenciando os contrastes e simetrias entre a infância e vida adulta. Com passagens de prosa sublime, o capítulo final eleva o romance a outro patamar.
Bruno236 27/03/2022minha estante
Também estou lendo. Tô achando um capítulo mais emocionante que o outro! Sua resenha me deixou ansioso pela parte final!

Fabiana 27/08/2020

Saudade...
Pura nostalgia. Lembrei de inúmeros momentos da minha infância, adolescência, juventude... Não vou negar que os olhos marejaram.

Vilamarc 08/08/2020

Mais leveza por favor
Carrascoza tem o poder de nos emocionar em suas linhas leves, narrando cenas cotidianas de forma poética.
Aqui, a criança que descobre os sentimentos do mundo, e o adulto que reavalia os erros e acertos da vida. E como as emoções podem ser contraditórias ao longo da vida.
A sensibilidade do autor nos faz viajar em suas linhas deslizantes.
Ana Cardoso 08/08/2020minha estante
Aquela parte que o menino aprende que é preciso olhar para trás pra seguir em frente, mas quando é adulto e sai da ksa da ex-mulher ele não olha para trás... é tão significativo. Leve e emocionante esse livro!

Vilamarc 08/08/2020minha estante
Sim. Exemplifica que a gente nem sempre reage pela experiência, mas pelo sentimento do momento.

ana 02/08/2022

muito poético! eu nem sei muito o que dizer, eu tinha expectativas mas ainda sim me surpreendi, a escrita é envolvente e cativante, as reflexões não são jogadas, não é dito duramente, é sútil e muito bonito, as passagens são delicadas e nem sempre tudo é muito claro. As entre linhas contam muito nessa história.

Ricardo Aquino 31/01/2016

Encantador
Difícil é não se reconhecer em algumas passagens. A sensibilidade do autor transporta o leitor para momentos distintos da vida, traçando em cada momento, semelhanças e lembranças. João Anzanello Carrascoza nos presenteia com momentos majestosos e sutis.
Ricardo Aquino 25/07/2020minha estante
Adorei

Rafa569 23/03/2024

#09: Aos 7 e aos 40: João Anzanello Carrascoza

Um livro que revela logo no título sua proposta, além da foto (na edição da Cosac Naify) remetendo ao passado. Aos 7 e aos 40 é uma narrativa que é uma verdadeira colcha de retalhos, tecida por um homem sem nome, em capítulos que alternam os 7 e os 40 anos de sua vida.

Cada idade (ou cada capítulo) ocupa somente a parte de cima, ou de baixo da página, e achei isso sensacional. Quanto à história, talvez eu não tenha absorvido tanto e precise reler, mas acho que se trata de lembranças e de como nós as criamos e como elas se refletem no presente, de como nós tentamos reviver um passado que não existe mais, que só é o que é porque está lá atrás, em outra época, em outro "eu" que não nos pertence no tempo presente.

No tempo atual este homem de 40 anos passou por um divórcio, o término de uma relação que esfriou lentamente, e vive com saudades do filho, anseando por cada encontro, ao mesmo tempo que se vê no filho a cada vez que estão juntos. É uma narrativa muito poética, que fala conosco em muitas passagens, como por exemplo a percepção que temos da passagem tempo, mais depressa ou mais devagar, quando criança e quando adulto.

No fim é isso, acho que deixei passar algumas coisas, mas consegui absorver outras. Com certeza é um livro que me pede uma releitura com mais calma.

RuBy 07/09/2021

Um livro de lembranças, de saudades. Uma urgência em resgatar um tempo que não volta. Urgência da vida, dos amores.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6