Vidas provisórias

Resenhas - Vidas Provisórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Evy 27/12/2015

A vida provisória de Barbara
Devo confessar que não esperava muito do livro, Edney Silvestre não me agrada em nada, sempre achei ele a personificação perfeita da Globo. Foi o prefácio do livro que fez com que eu desse uma chance ao autor. No geral o livro agradou e tudo graças a Barbara que conseguiu prender minha atenção do começo ao fim deixando no ar a curiosidade sobre o que o futuro lhe reservou. Os demais personagens costuram o enredo com perfeição, como não gostar de Silvio ou das prostitutas brasileiras (triste realidade). Já Paulo, a dita vítima da ditadura, tem tudo o que eu não gosto em um personagem.
Mau 23/10/2016minha estante
Cara, como um mesmo livro da impressões tão diferente? Achei o livro de Bárbara tão chato! E achei o Livro de Paulo tão mais interessante cheio de detalhes!

mmayes 01/05/2023

Leitura pra universidade
Gente, eu achei que essa leitura ia ser péssima. Estou muito feliz por ter me enganado completamente.

Li esse livro para um trabalho que preciso fazer na graduação e confesso que fiquei com aquele sentimentos de "Nossa, vou ter q ler um livro obrigada. Não vai fluir", FOI COMPLETAMENTE O OPOSTO. Que livro cativante!!! Não conseguia parar de ler. Nos últimos dois capítulos eu não aguentava de ansiedade pra saber o que ia acontecer e como ia terminar.

Foi uma grande surpresa. O final.

Li o livro mais focada na parte da Bárbara, já que meu trabalho vai ser sobre a relação dela com o Brasil. Mas ainda sim não consegui não me sentir chamada pela história do Paulo.

Livro fantástico! Gostei mais do que eu achei que iria, estou muito surpresa.
Sander.Garcia 13/06/2023minha estante
E vc sabia que esse livro tem fortes referências aos 2 primeiros livros de Edney Silvestre?
Quando vc ler os dois primeiros livros dele, vai ver como a história de Paulo tem origem no livro "Se eu fechar os olhos agora"..e a de Bárbara tem origem no segundo livro dele "A felicidade é fácil ". Um entrelaçamento perfeito !

mmayes 13/07/2023minha estante
Caraca! O do Paulo eu sabia, mas o da Barbara você me pegou muito de surpresa. Adorei! Vou pesquisar mais sobre!!!

Valério 04/01/2018

O preço da expectativa
Li diversas resenhas a respeito do livro e criei grande expectativa.
Quando efetivamente li a história, me ficou aquela sensação de estar diante de um livro insoso.
Uma boa história que acabou se perdendo em uma ideia nem tão bem elaborada.
Não me tocou.
Pode ser pelo estilo do autor, que não me comove. É o segundo livro que leio de Edney Silvestre. E o segundo que não me empolga.
(Embora eu tenha gostado mais de "Se eu fechar os olhos agora").
Não dá para dizer, definitivamente, que é um livro ruim.
Mas sabe quando se sente que faltou alguma coisa? Foi assim que me senti. E agora me sinto quase com vontade de pedir desculpas frente a tantas avaliações positivas. :D
Mas o objetivo é cada um dizer o que achou do livro. Se fosse unanimidade, seria chato, certo?
Portanto, os amigos que se identificam com meu gosto literário terão uma chance maior de não gostar tanto assim.
Mas podem arriscar sem medo. "Vidas provisórias", se não é uma obra prima, também não é perda de tempo.

Ludmilla 21/02/2020

Um livro que relembra fatos históricos tristes.
Ao contar sobre a vida de pessoas que foram exiladas à época da ditadura, a obra nos faz refletir sobre como esse período foi terrível e ceifou a vida, bem como os sonhos de muitos.

danda 28/04/2023

A continuação de "Se eu fechar os olhos agora",prefiro a continuação. É uma narrativa mais atual,com elementos da atualidade...gostei da leitura.
Sander.Garcia 13/06/2023minha estante
Na verdade, Vidas Provisórias tem seus dois personagens principais (Paulo e Bárbara) enraizados nos 2 primeiros livros de Silvestre. Eu fui orientado a ler os dois primeiros..e fez muito sentido.. a amplitude das histórias se expande. Vale muito a pena ler "Se eu fechar os olhos agora" e, também, "A felicidade é fácil".?

Luzia.Monteiro 03/04/2020

Surpresa
Esse livro estava a algum tempo na estante. Se eu soubesse como era bom,teria lido a mais tempo.
Um livro que uniu realidade com ficção.
Fatos reais se misturam nessa trama de pessoas que são obrigadas a deixarem o Brasil por motivos políticos, religiosos e até mesmo por causa de gênero.
Muito sofrimento mas também muita superação.

Paola 12/07/2020

Espetacular
Comprei o livro em uma promoção de incentivo à cultura, com zero expectativas. Não conhecia as obras do autor e esse livro me deixou encantada. Além da riqueza do vocabulário, é impressionante a riqueza de detalhes do contexto histórico. Sim, o autor é jornalista, isso era previsível, porém, é espetacular. É pesado na medida certa, inteligente e transmite o sentimento dos personagens. O final é inesperado e isso torna o livro melhor ainda. Cai aos prantos em varias passagens, porque esse tipo de leitura me comove.

Nani Moreira 01/08/2017

Surpreendente!
Experiências no exílio, torturas psicológicas e a perda irreparável por ter abandonado tudo para viver uma vida que não é sua de uma hora para outra. Esse é o enredo do livro de Edney Silvestre, Vidas Provisórias.

Um livro de ficção que lembra muito a vida real de tantos brasileiros na época da ditadura militar e hoje retratada em capas de jornal pelos exilados da Guerra Islâmica. Para quem ama uma história bem narrada e com riqueza de detalhes, não pode deixar de conferir essa resenha mais que especial…

É 1974 em Estocolmo e Nelson (um pseudônimo) está na cama com uma mulher. Em meio ao exílio com seus 25 anos e recém chegado do Chile, ele se jogava aos pés dela enquanto se lembrava da vida no Rio de Janeiro. É a vida de Paulo.

Em Atlanta, já em 1991 é a vez de conhecer a história de uma mulher jovem recém saída do Brasil. Saindo escorraçada de lá, essa paulista muda o nome e vai morar com imigrantes ilegais. É a vida de Bárbara.

A história volta agora pra 1970: Paulo está amarrado e com muita dor, já que foi torturado por militares na época da infame Ditadura Militar de 1964, cujo objetivo era censurar e reprimir movimentos políticos e sociais contrários ao regime brasileiro. Confundido com um transgressor, ele se vê sem opção: solto pelos militares, ele vai para o Chile sem dinheiro, sem identidade, sem a sua vida.

Já a vida de Bárbara é contada 4 anos depois de sua chegada aos Estados Unidos: com uma vida simples mas corrida, já que é faxineira, ainda pensa que ali é um lugar provisório para viver só que ela precisa terminar de pagar sua dívida com que a ajudou a chegar até ali depois que seu pai foi confundido com um sequestrador de um embaixador.

As revelações e as viradas nas histórias vem como uma pedrada sem esperar. A verdade nua e crua da vida dos dois contada por uma terceira pessoa.

site: http://www.nanimoreira.com.br/2017/07/07/livro-vidas-provisorias-edney-silvestre/#more-12529

Rinaldo.Sousa 12/05/2018

Trilogia maravilhosa desse maravilhoso autor brasileiro.

Leitor Oculto 26/01/2021

Razoável!
A contextualização é ótima e nos faz viajar por momentos marcantes da história brasileira e mundial. Desde os horrores da ditadura no Brasil, passando pelos ataques do 11 de setembro e o período pré-guerra do Iraque.

No entanto não me conectei com a ideia do enredo onde são contadas a história de diversas pessoas, basicamente, pela perspectiva de 2 personagens.

No último parágrafo ocorre uma amarração interessante na história, mas definitivamente não me conquistou.

miriamz 20/06/2015

Verdade em ficção
O livro torna explícito a repugnante história da ditadura brasileira, desconhecida pela maioria dos brasileiros (que não foram afetados dolorosamente por ela), através da vida de duas personagens - Paulo e Bárbara, que vivem épocas diferente, porém, com a mesma vida provisória, que muitos outros brasileiros viveram ou ainda vivem, com seus sentimentos de raiva, medo, angústia, esperança, desesperança, sonhos e desilusão. Uma abordagem vívida e rica em fatos e referências históricas de um Brasil tão recente e tão vergonhoso. Embora ficção, extremamente verdadeiro.

Guigui 24/08/2014

Da realidade a fantasia.
Intrigante viajamos entre a realidade e a fantasia, ambas bem escrita e os personagens descrito de forma sutil.

mpin 29/09/2018

Um país para chamar de seu
Vidas provisórias me fez descobrir a veia literária de Edney Silvestre. A solidão, a rotina de pessoas forçadas a deixar o Brasil, seus anseios, contradições e autoimagem são trabalhados com sensibilidade e uma narrativa envolvente, que te pega pelo pescoço logo nos primeiros capítulos. Enquanto jornalista, Silvestre traz detalhes e percepções muito particulares e intimistas, tanto como correspondente internacional, quanto como pesquisador das quatro décadas que permeiam as histórias de Paulo e Barbara. As histórias dos dois personagens demoram muito para se encontrarem, mas isso dá tempo ao leitor de refletir sobre as diferentes culturas e décadas abordadas pelos capítulos. O estado de espírito de pessoas refugiadas é retratado com precisão e responsabilidade, e é de longe o maior trunfo desta obra. Em muitos momentos, o clima de certas cenas é ditado por músicas de fundo. Essa roupagem pop a certos pontos da trama soa por vezes fora de tom ou irônica, mas nada que comprometa a narrativa. Talvez seja mais questão de gosto do que de técnica, em meu caso. Alternando entre alguns fluxos de consciência longos e parágrafos curtinhos e frases espaçadas com palavras repetidas e aliterações, Silvestre experimenta. E experimenta sem querer destilar erudição, o que é mais importante e deixa a obra agradável, palatável e fascinante a ponto de te prender até a última linha. Recomendado.

site: http://michelborgesesc.blogspot.com/2018/09/vidas-provisorias.html

Nubia.Daumas 19/12/2021

Narrativa marcante
Através da história de duas pessoas que se veem obrigadas a viver longe de seu país, Edney Silvestre nos mostra de forma magistral os sentimentos destes personagens que constroem vidas provisórias sem saber até que ponto elas continuarão provisórias ou se tornarão definitivas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5