Filha da Floresta

Filha da Floresta Juliet Marillier

Resenhas - A Filha da Floresta

TamiresCipriano 31/05/2015

#1 - Livro mais do que aprovado.
Sabem o que é O livro? Este para mim, foi um deles. Filha da floresta é o primeiro livro da trilogia Sevenwaters e claro, quero acompanhar a história e saber como tudo termina nesta fantástica história. Embarquem nesta aventura comigo, inciando por esta resenha!

"Mas qual é o verdadeiro início de minha história? Quando meu pai conheceu minha mçae, apaixonou-se perdidamente e decidiu se casar por amor? Ou pode-se dizer que foi quando nasci? Era para eu ser o sétimo filho de um sétimo filho, mas a deusa resolveu brincar com nosso destino e eu nasci menina. E minha mãe morreu no parto." Pág 19

O grande problema é que o povo bretão vive atacando para conquistar feudos e com isso, o povo da floresta também luta para manter a ordem e não ferir o lar em que vivem com muita proteção pelos deuses da floresta.

Finbar e Sorcha armam para liberarem um dos bretões que foi preso a pouco tempo. Sorcha acaba ficando para cuidar dele já que havia sofrido muito com todas as barbaridades de seu povo para fazê-lo confessar, mas não sabia que cuidar do bretão ia ser um processo tão difícil já que a machucava com palavras, porém, nada do que belas história da filha da floresta e todo amor e carinho do mundo, que o fizesse acalmar.

As coisas ficam bem piores quando o seu pai, Colum, volta de uma das batalhas com uma mulher que dizia ser perdidamente apaixonado por ela, a Lady Oonagh - grande bruxa que deu muita raiva - Sorcha acaba tendo que deixar o bretão aos próprios cuidados e agora com a madrasta, terá que aprender ofícios como costurar, bordar e se comportar como uma mulher qualquer do reino, assim como também é proibida sua saída para ajudar os doentes e feridos do reino.

"Algumas coisas quebradas não têm conserto. Outras é possível consertar aos poucos, peça por peça, esperando que fique bom. Exige muita paciência." Pág 101.

Dias se passam e mais a madrasta se mostra, aos poucos os irmãos vão percebendo que o pai entrou em um lastimável casamento, mas infelizmente, ele não percebe. Para acabar com a farsa da Oonagh, se juntam para chamar a deusa, mas na hora quem aparece é a madrasta enfeitiçando os seis irmãos que se transformam em cisnes, mas não sabia que a Sorcha que fugiu na hora, faria de tudo para tê-los de volta.

Desesperada, a deusa aparece para ela e diz que a única forma de quebrar o feitiço seria tecer seis camisas para os irmãos, porém, deveria ser feito com a planta estrela d´água que era cheio de espinhos e uma espetada ardia muito. O pior ainda era que a partir daquele momento não poderia dizer nada a ninguém sobre a quebra do feitiço, nem por gestos e nem uma letra ou palavra até o feitiço ser quebrado. Todas as plantas só poderiam ser colhidas por ela.

Sorcha terá que pagar um alto preço para quebrar o feitiço, será que irá conseguir?

"- Você irá descobrir, filha da floresta. Através de dor e sofrimento, de grandes obstáculos, de traição e perda, você seguirá seu caminho." Pág 78

A autora foi incrível em cada detalhe, em cada ação e reação da história. Nos deparamos com barbaridades humanas, a magia do amor e do ódio e claro, a força.

Podem pensar que a partir do momento em que a personagem não fala fica chato, mas a verdade é que não, temos mais pensamentos dela e somos transportados para além da floresta que cerca Sevenwaters.

Vocês sabem que amo fantasia, já estava a muito tempo louca para ler este livro e as resenhas que lia falava tão bem que quando tive a chance de escolher, sem dúvidas, este foi o primeiro. e o início da trilogia foi maravilhoso, imaginem os próximos volumes? E sim! Tem muito mais para acontecer e parece que o segundo será com outro personagem - não posso dizer senão seria spoiler, mas se tiverem curiosidade procurem no skoob.

Deu vontade de dar uma chacoalhada no Colum para perceber que mulher como a mãe de seus filhos não terá mais, que havia se casado com uma bruxa e que seus filhos estavam sofrendo, que deixasse de ser um panaca, ou melhor, um completo idiota e imaturo.

Sorcha ainda passa por muitas coisas, mas seus irmãos sempre dão um jeito de protegê-la quando podem, mas depois da maldição terá que se virar sozinha com muitas coisas. Graças a uma má escolha de seu pai, tem sua adolescência roubada, porém, o destino direcionou o seu caminho. Durante esta missão encontra bretões e descobre que nem tudo é o que parece.

Finbar e Conor foram adoráveis, tanto pela capacidade intelectual, quanto as atitudes que tomavam, principalmente Finbar que protegia sua irmã com unhas e dentes sempre.

Para descrever mais à vocês, deu para perceber que a capa é linda, certo? Há também mapa; nota da autora; cada capítulo é inciando com uma folha caindo; sumário bem interessante e a fonte é de um tamanho bem agradável, resumindo, o livro é perfeito!

É difícil resenhar um livro com um pouco mais de seiscentas páginas e chegarei a finalidade de que se puderem, leiam, vale muito a pena.

Saibam mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com/2015/05/resenha-filha-da-floresta.html

Talita 26/10/2015

Filha da Floresta
Sorcha é uma personagem inspiradora. Tenho certeza que nunca vou esquecê-la. O livro é daquele favoritos para a vida. Para levar juntinho do coração.

site: ninguemdeixababydelado.wordpress.com/2015/10/26/filha-da-floresta

Jhonatan 08/06/2015

Resenha de "Filha da Floresta"
"Mas qual é o verdadeiro início de minha história? Quando meu pai conheceu minha mãe, apaixonou-se perdidamente e decidiu se casar por amor? Ou pode-se dizer que foi quando eu nasci? Era para eu ser o sétimo filho de um sétimo filho, mas a deusa resolveu brincar com nosso destino e eu nasci menina. E minha mãe morreu no parto."
- Pág. 18

Comecei a leitura de Filha da Floresta, primeiro volume da Trilogia Sevenwaters, já com altas expectativas. Acompanhamos a história de Sorcha - lê-se Sorca -, que, como dito na quote acima, é a sétima filha de um sétimo filho, o Lorde Colum. Passada há muitos e muitos anos atrás, o livro meio que narra uma disputa de poder e ódio entre o povo de Sevenwaters e de Harrowfield, ou, mais precisamente, de Irlanda e Bretanha. Narrado em primeira pessoa, por Sorcha, temos a impressão de que tudo não passa de um relato que a personagem faz ao leitor, sobre tudo o que teve de enfrentar por seus irmãos. Em meio a esse ódio que um povo tem contra o outro, descobrimos a crueldade a qual são submetidos os bretões quando capturados em território alheio, o que me chocou quando eu mesmo li. É então que as coisas começam a mudar: Finbar, o irmão de Sorcha por quem eu mais me apeguei, resolve ir contra as "leis" de seu temido pai e ele mesmo capturar um jovem bretão, invasor no território de Sevenwaters. Em seguida, Sorcha, que é uma curandeira conhecedora de muitas plantas - daí o título, que faz totalmente jus ao enredo -, acaba por tendo de tratar o rapaz na casa do padre Brien, escondidos de tudo e de todos.

"(...) o solene Liam, o alegre Diarmid, os irmãos gêmeos idênticos, Cormack, bravo e destemido, e Conor, profundo e sutil. Finbar, com sua ardente integridade. Padriac, sedento de conhecimento. E a pequena irmã, que não era o sétimo filho do sétimo filho, mas que seguiu os passos deles."
- Pág. 182

Posso dizer que é impossível não se apegar a personagem principal ou a um de seus irmãos. Eu me apeguei a ela, ao Finbar e aos gêmeos. Mas, vamos, lá. Temos exatamente 180 páginas para conhecer Sorcha e cada um de seus irmãos, porque quando seu pai decide se casar novamente, os sete filhos - em exceção de Diarmid - logo percebem que a bela esposa Lady Oonagh não passa de uma perversa feiticeira.

Não posso continuar a falar do livro sem mencionar que ele é baseado no conto Os Seis Cisnes dos Irmãos Grimm, pois a perversa Lady Oonagh amaldiçoa os seis irmãos, transformando-os em cisnes, a única que consegue livrar-se da maldição é Sorcha, que será também a única capaz de quebrar o encantamento. Mas não será tão fácil assim...

"Os espinhos atravessavam o tecido e até minhas roupas, e machucavam um pouco minha pele. Mas já havia me acostumado com isso. Afinal, não era a vida de meus irmãos que eu estava carregando? Valia todo o sacrifício."
- Pág. 355

Ela terá de tecer seis camisa, uma para cada um de seus irmãos, a partir da estrela d'água, uma planta espinhosa que lhe furará as mãos dificultando seu trabalho, e tudo isso sem emitir qualquer som, gemido ou contar sua história a qualquer ser, nem por meio de gestos. A história tem um belo toque de fantasia, que vai desde feitiçaria, encantamentos e os famosos Seres da Floresta, espíritos com os quais Sorcha tem o dom de poder se comunicar. Confesso que houve momentos em que senti ódio deles, pois tem horas em que eles agem de um modo irritante perante a dura situação de Sorcha.

Desde o encatamento que amaldiçoou seus irmãos, Sorcha soube que seu caminho seria difícil, e que ela enfrentaria coisas bem piores do que sangrar e inflamar as mãos ao tecer as camisas. Vivendo sua vida silenciosa na floresta, uma criança em fase de adolescência, Sorcha é exposta à maior crueldade de sua vida.

Depois de tanto tempo vivendo isolada na Floresta cumprindo sua difícil tarefa, Sorcha é encontrada por Red, um respeitado e poderoso Lorde das terras inimigas de seu pai, que a leva para sua casa e passa a protegê-la. Por parecer muda e não poder falar, a agora jovem garota recebe o nome de Jenny.

Mas nem tudo são luzes... Na casa de Red, ela terá sim quem goste dela, mas estes serão poucos, afinal, ela veio das terras inimigas, ela representa o inimigo no meio de todos eles. Eu adorei o livro! Para se ter ideia, eu o peguei num sábado de manhã na página 370 e só descansei até terminar o livro no mesmo dia - e olha que tem 616 páginas!

O livro tem um toque de romance e a autora acertou em cheio ao colocar essa linda união entre os sete irmãos, pois eles se amam de um modo tão apaixonante e juntos formam um só, isso é o que motiva a doce Sorcha a perder uma parte de sua vida tentando quebrar a maldição. Há poucas mortes, mas as que ocorrem são lamentáveis e de partir a alma. Achei interessante o fato de que ao ser protegida e acolhida por Red em Harrowfield, nós nos damos conta do jogo de poder que cerca o ambicioso Richard de Northwoods, tio de Red, que é um homem cruel e que fará da já atormentada vida de Sorcha um verdadeiro inferno. Mas a questão é: até onde ele conseguirá ir com sua maldade?

Tirando os capítulos que são bem longos, alguns erros na tradução do livro, ausência de umas pontuações e de palavras que chegam a incomodar num leitor observador como eu, a edição está ótima. A capa linda, com alto relevo e algumas pequenas ilustrações que dão um certo charme à obra. Naquela média de 0 à 5, a nota é 4. Mas quanto ao enredo: perfeito, viciante, encantador, diferente e único! Super recomendo até para quem não curte fantasia! Quanto ao desfecho: trágico, mas bem verdadeiro, afinal, nem todo final é feliz. A resenha ficou longa, mas é compreensível se levar em consideração o tamanho do livro.

"(...) meu coração dizia que eu não podia silenciar, pois, naquele momento, a única coisa que importava era a vida de Red.
Eu o salvara, mas perdera meus irmãos."
- Pág. 509

Será? Descubra!

Gaby Harket 13/06/2015

Resenha: Filha da Floresta
Narrado em primeira pessoa, o livro "Filha da Floresta" possui uma história belíssima e instigante, a trama é baseada em contos germânicos e fábulas celtas, entretanto, o enredo possui a sua própria originalidade. Sorcha é uma garota especial e diferente das outras, possui uma forte ligação com a natureza e os seres da floresta, através desse dom ela poderá encontrar a verdadeira felicidade, entretanto, não será tão fácil assim, o seu caminho será marcado por várias adversidades, os destinos da sua pessoa e da sua família estão diretamente relacionados. O que acontecerá com todos? Será que valerá a pena manter essa ligação com a floresta?
   Essa fantasia é ambientada na Irlanda medieval, na qual localiza-se místicas florestas, nesse cenário existe um território denominado Sevenwaters, esse lugar é liderado e administrado pelo Lord Colum, ele era um homem bondoso, sábio e romântico, Colum apaixonou-se e dessa união nasceram seis filhos chamados: Liam, Diardmid, Cormack, Conor, Finbar e Padriac e uma filha chamada Sorcha.
Mas, após a morte da sua amada esposa ele tornou-se amargurado, rígido e triste, além disso, acabou esquecendo-se dos próprios filhos, falta-lhes carinho, atenção e amor de pai, ele dedica mais o seu tempo em planejar defesas e guerras contra inimigos. :/ Algum dia perceberá que existem coisas mais importantes que domínio/conquistas de terras?
"Estava furiosa com meu pai. Mas ao mesmo temo queria que me amasse, que me desse atenção. Não conseguia apagar esse  desejo dentro de mim."
  Apesar da ausência do progenitor, a infância dos irmãos foi parcialmente feliz, os jovens são diferentes e tem personalidades e habilidades próprias, possuem relação de harmonia e união, sentem muito carinho, cuidado e amor uns pelos outros, sem dúvida, eu admirei esse amor, é lindo, profundo e intenso, talvez isso seja um dos motivos para o desenrolar dos difíceis e futuros acontecimentos, tais coisas mudarão completamente a vida deles. O que a protagonista seria capaz de fazer por amor?
"Sempre imagino nós sete como membros de um corpo. Podemos estar separados e ter a impressão de que não há futuro para nós. Podemos seguir caminhos diferentes, cair, quebrar e voltar a ser inteiros novamente. Mas no fim, tão certo quanto o sol e a lua atravessam o arco dos céus, todos os dias, a força de um será a força dos sete."
Contudo, a estabilidade da família em breve se modificará, Colum conhece uma jovem mulher e "apaixona-se", portanto, deseja casar o mais rápido possível, a noiva é bela, elegante e educada, entretanto, Sorcha e alguns dos irmãos desconfiam da madrasta, acreditam que por trás desse "rostinho bonito" se esconde um ser terrível, Lord Colum foi seduzido enfeitiçado e não consegue perceber que poderá perder os seus filhos. Todos os irmãos tornam-se vítimas de uma poderosa maldição, Sorcha é a única que consegue escapar e fugir para a floresta, mas ela jamais desistirá dos seus queridos irmãos, ela encontrará alguma forma de reverter a situação, entretanto, é bastante difícil de acabar com o encantamento, pois, ela deverá se submeter a uma tarefa lenta, exaustiva e principalmente dolorosa, apesar disso, a protagonista resolve realizar esse trabalho, pois, o amor/saudade que sente dos irmãos é maior que todo o sofrimento. Percebe-se que o drama dos personagens são envolventes e tocante, fiquei apaixonada pelos irmãos, entretanto, os meus favoritos são Finbar e Conor. Será que ela conseguirá salvar as vidas dos irmãos?
"Sorcha é o elo que nos mantém unidos. Sem ela, somos como folhas ao vento, soprados sem destino. Somos fortes, sem dúvida, cada um de nós a sua maneira... Somente Sorcha pode nos levar para casa."
  Todavia, em meio aos problemas ela conhece um belo jovem, o mesmo chama-se Red, é bondoso, honrado e um corajoso guerreiro, os destinos dos dois estão diretamente relacionados, gostei muitíssimo dele, é um homem maravilhoso. *-* Mas, ela sabe muito bem que não poderá se apaixonar, pois é um romance proibido. Será que ela poderá confiar nele?
"Você é o sangue que corre em minhas veias e o bater do meu coração. É a primeira coisa que me vem a mente quando acordo e a última antes de eu adormecer. Você é... tudo o que sou, é o ar que eu respiro."
"Tudo que restou para ele foram as lembranças de cada momento em que ela lhe pertenceu. Era tudo que ele tinha, e sem ela se sentiria sozinho."
   Finalizo dizendo que estou apaixonada por essa história, *-* é fantástica e comovente, adorei a forma que a autora Juliet Marillier escreveu e desenvolveu a trama, em momento nenhum tornou-se chata e ou cansativa, a leitura é de fácil entendimento, adorei as descrições da ambientação, a trama é cheia de coisas místicas envolvendo lendas. Gostei muito da protagonista, ela é incrível, amável e persistente, nossa, senti muita pena da Sorcha, sem dúvida, o drama da protagonista é intenso e emocionante, através da sua história obtemos importantes ensinamentos. :') Super recomendo esse livro!  Estou louca para ler o próximo volume, espero que eu goste!

site: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/2015/06/resenha-livro-filha-da-floresta-volume.html

Jooy 17/06/2015

Eu fui pega de surpresa com a obra, é simplesmente incrível, não tenho palavras como descrever, mas vou tentar rs'.

Primeiro de tudo, quero parabenizar a Editora pelo trabalho tão lindo, e tão caprichado, a capa, os detalhes tudo...

Desde a primeira página até a ultima, é uma leitura que te envolve de uma forma fantástica, em nenhum momento teve partes chatas e cansativas, muito pelo contrário, já que a cada capítulo você tem a enorme vontade de saber o que tinha por vir. Você sofre junto com os personagens, sente a aflição que eles estão passando, fica com 'sangue nos olhos' com alguns acontecimentos, é uma narrativa tão incrível, que você não consegue parar de ler.

Filha da Floresta é um romance baseado no conto germânico dos Irmãos Grimm, Os Seis Cisnes.

Sorcha (Filha da Floresta) é a caçula dos sete filhos de Lorde Colum, quando ela nascera sua mãe acabou falecendo, onde uma enorme sombra de tristeza passou a assombrar seu pai, ele era uma pessoa rude, fria... Os irmãos tinha uma forte ligação, um completava o outro.

Quando Lorde Colum resolve se casar novamente o destino de Sevenwaters sofreria grandes mudanças. Lady Oonagh, o que tinha de beleza tinha de maldade, ela jogou um feitiço nos irmãos de Sorcha transformando os seis em cisnes, e a única maneira de reverter tal maldade seria Sorcha fazer uma camisa para cada irmão com fibras da planta Estrela d'água (tinha espinhos, que ao entrar em contato com a pele causava uma imensa dor), e também não poderia falar nesse tempo.

"Do momento em que deixar este lugar até a hora do retorno de seus irmãos à raça humana, você não poderá emitir qualquer som, sejam palavras, gritos ou canções..."

No decorrer da jornada de Sorcha que ainda era uma criança (mas muito experiente e dona de uma sabedoria sem igual) acaba sofrendo muito, muitas coisas acontecem na vida da garota, mas ela deixava a dor e o sofrimento de lado, e se sacrificava pelo amor que sentia por seus irmãos.

"O trabalho com a camisa rendia. Era surpreendente ver o quanto eu conseguia produzir quando me esquecia da dor, dormia somente quando a exaustão me obrigava e trabalhava dia e noite."

"Eu dissera a Simon que ele podia terminar sua história da maneira que desejasse. Que a escolha era sua, e que havia tantos caminhos quanto os fios de uma tapeçaria. Ele era o tapeceiro e podia decidir. Mas e quanto à minha história? Por que não conseguia fazer isso com minha história? Por que minha trama tinha que ser de violência, de sangue, de traição..."

É um desfecho surpreendente, e que te deixa com o gostinho de quero mais.

Muita coisa incrível acontece, e preciso urgentemente ler o segundo livro da trilogia FILHO DAS SOMBRAS. Finalizo essa resenha recomendando a obra para TODOS, mesmo quem não é fã de Fantasia irá curtir. Bom, como eu amo o gênero Filha da Floresta acabou entrando para meus queridinhos.

"Quando menos esperar, estará em minhas mãos. Sem seus irmãos você é nada. Primeiro vou cuidar de seu pai e depois virei acabar com você."

"Minha voz saiu rouca, gutural e fraca depois de tantos anos de silêncio. Mas ele me ouviu, se virou rápido e a flecha acertou seu ombro com um baque seco."

site: http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/2015/06/resenha-filha-da-floresta.html

Pedro 14/07/2015

Filha da Floresta - Juliet Marillier
Lorde Colum é o dono das terras de Sevenwaters. Sendo o sétimo filho, e pai de seis homens, ele esperava que o sétimo descendente fosse um rapaz, mas ao contrario disso, nasceu Sorcha, uma sétima filha de um sétimo filho. Assim que nasceu, a garota e seus seis irmãos (Padriac, Finbar, Cormarck, Conor, Diarmand, Liam) perderam a mãe, e seguidos por ordem dela, plantaram uma árvore em sua homenagem prometendo cuidar uns do outros, e principalmente da pequena Sorcha.

Em Sevenwaters, terras localizadas na Irlanda, a população é bem supersticiosa, e acredita que algumas regiões são sagradas além do mais. Lorde Colum vive em constante conflito com os Bretões, principalmente com o feudo de um povo chamado Northwoods, conhecidos por seus cabelos claros, por sua estatura alta e por sua falta de caráter. O grande motivo de Lorde Colum batalhar com os Bretões é por terras, já que os Northwoods tomaram A Pequena Ilha, A Grande Ilha e a região da Agulha, locais considerados sagrados, de grandes mistérios e que representam o coração da fé de Sevenwaters.

Em uma dessas batalhas, um prisioneiro é capturado e levado para torturamento afim de confessar os segredos dos Bretões. Simon é seu nome, porém, Finbar, um dos filhos de boa alma e coração solidário, que preza por justiça, pressente que precisa salvar o rapaz e para isso ele conta com a ajuda de Sorcha, agora com 12 anos, que tem grandes conhecimentos de plantas curativas e é uma ótima curandeira. Sendo assim, eles conseguem ajudá-lo.

Porém, o pai dos jovens, arranja uma mulher e pretende casar-se com ela. Os sete filhos pressentem mais uma vez que esse casamento não será nada bom para as terras e nem para o seu povo, tentando assim, de alguma forma, acabar com o casamento, só que Lady Oonagh é muito perigosa e acaba lançando uma terrível maldição nos rapazes. Somente a pequena Sorcha consegue escapar e em uma tarefa muito dolorosa deixada pelos guardiões da floresta que a fara abrir mão de tudo, inclusive a voz, terá a qualificação para libertar os irmãos da terrível maldição. Será mesmo que uma jovem, ainda criança, terá capacidade de desfazer o feitiço?

O livro é realmente muito bem escrito. A autora se inspirou em um conto dos Irmão Green, Os Seis Cisnes, para moldar o seu livro e conseguiu fazer uma história extremamente envolvente e de fácil vício.

Narrado em primeira pessoa, pela personagem Sorcha e em 16 longos capítulos, sentimos na pele todas as suas angustias e força de vontade em realizar sua missão. É uma atividade muito dolorida o que ela tem para fazer e que nos põem em seu lugar. Será que aguentaríamos passar por todas os medos que ela passa, por todos os momentos ruins e um especifico que marca profundamente a pobre garota?
Por ser em primeira pessoa, achamos que a descrição se focará em detalhes supérfluos, no entanto, não, Juliet Marillier, consegue descrever tudo de forma magistral sem tornar a leitura massante ou arrastada, ao contrário, ela constrói cenas envolventes, nos deixando aflitos, ansioso, chorosos, raivosos a ponto de tacar o livro na parede e ainda ficarmos realmente contente por isso tudo.

Os personagens são muito bem construídos e são do tipo que ou você odeia, ou você ama. Os mais encantadores dos irmãos são Conor e Finbar, rapazes com grandes conhecimentos, não só intelectual, mas emocional, capazes de dar a vida pela irmã. Sorcha é uma personagem teimosa, mas determinada, forte, e não mede esforço quando se fala da família. Lorde Calum é um tanto quanto detestável em sua implacável busca por suas terras, às vezes até deixando de lado os filhos.

Um grande ponto no livro é a capacidade da autora de colocar um detalhe no inicio do livro e fazer com que esse mesmo ponto seja ligado a outro durante, ou até mesmo no final, do livro, e isso não se limita a uma única coisa, dessa forma o livro se torna bem amarrado. Mesmo sendo a Sorcha narrando, conseguimos ter um mapa amplo dos dois clãs que têm suas intrigas, notamos seus pontos fortes, fracos e fugimos da limitação da visão da moça criada em Sevenwaters para ter a visão de uma moça mais madura.

Os pontos negativos dessa obra são quase nulos. a principio, você pode achar que as lendas que Sorcha gosta de contar são desnecessárias, mas ao decorrer da leitura, nota-se que são partes que tem os seus motivos de estarem onde estão. Mas se você busca um livro que vai lhe trazer grandes conhecimentos sobre os celtas, esse talvez não seja o livro mais adequado, ele tem a cultura, mas não de uma forma mais técnica.

Se gostas de uma grande história de época, sem melação de triângulos amorosos, mas que tem uma dose bem moderada de romance, um leve tom de misticismo, fantasia e que consegue ser extremamente cativante, Filha da Floresta é um livro ideal para você.

O material gráfico está excelente. Folhas amarelas de uma qualidade ímpar, com fonte de tamanho confortável e texto justificado. O livro possui mapa e uma nota da autora que explica coisas como a pronunciação dos nomes e alguns detalhes da sua história. A cada inicio de capitulo temos alguns detalhes e uma penas de cisnes que os ilustram. Já a capa é fosca com alto relevo no titulo e possui algumas partes metalizadas.
***

Filha da Floresta (2012) é o primeiro volume da Coleção Sevenwaters, seguido pelos já lançados Filho das Sombras (2013) e Filha da Profecia (2014). Pelo notado, os livros são focados em um determinado personagem, no caso do primeiro Sorcha, e a história do mesmo é "finalizada" no mesmo livro, ou seja, cada livro tem um foco, mas dentro do mesmo clã, ou mundo, de Sevenwaters.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2015/07/resenha-83-filha-da-floresta-juliet.html

Paula Juliana 26/07/2015

Resenha: Filha da Floresta - Sevenwaters - Livro 01 - Juliet Marillier

Paula Juliana 26/07/2015

Resenha: Filha da Floresta - Sevenwaters - Livro 01 - Juliet Marillier http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/07/resenha-filha-da-floresta-sevenwaters.html

Já cheguei a conclusão que nunca vou estar preparada para resenhar essa obra, então cabe a mim mostrar a vocês um pouco da minha experiência durante as minhas leituras desse livro! Sim, leituras, é a segunda vez que leio Filha da Floresta, a primeira vez que li foi há três anos atrás e simplesmente não consegui ter palavras suficientes para fazer a resenha, hoje relendo essa obra MARAVILHOSA novamente, digo, que é um tremendo desafio falar sobre ela!

Filha da Floresta não é só um simples livro, é uma história tão boa, tão bem escrita e elaborada que eu precisaria de muito mais sensações para expressar do que simples palavras, tenho certeza que quem já leu sabe o que eu estou dizendo, o enredo além de espetacular, tem um ritmo próprio, te envolve ao ponto de te colocar na história, que logo depois das 100 primeiras páginas você já está tão absorto na história que vai além do desespero as emoções que ele te proporciona!

São 600 páginas de pura e linda literatura, com tudo que uma ótima literatura tem direito, você quer bons personagens, aqui tem, você quer uma história que seja original, com aventura, movimento, que te deixe vidrada e fixada na obra... aqui tem! Tem amor, tem família, tem romance, tem agonia, lágrimas, desespero, mais tem também momentos muito felizes de puro amor e fraternidade!

Talvez você olhe para a capa e a sinopse e ache que é um livro voltado para crianças e jovens, não se engane, foi uma das leituras mais FORTES e DENSAS da minha vida, e sinceramente, achei que lendo uma segunda vez iria sentir menos, me envolver menos ou simplesmente sofrer menos! Coitada de mim! Por eu já saber o fim da história e dos personagens, por mim ainda lembrar de trechos muito fortes da história, só consegui sofrer mais, ficar ainda mais ansiosa para chegar tal parte, ou não chegar, para não ter que passar por aquilo novamente!

Não é um conto de fadas, não é uma história leve e bonitinha! É uma história complexa, completa e forte, densa e EMOCIONANTE, que te faz chorar, sofrer, torcer, amar, rir e viver intensamente aquele mundo que nem é o seu!

Já ouviram algo sobre a mitologia celta? Sobre a fantasia sobre a Dama da Floresta? Sobre Druidas? Feiticeiras? Quem já leu algo sobre a Idade Média e sobre a cultura celta, sabe que por mais que possa até parecer, não é história para se contar antes de dormir para seu filhos! Amo fantasia, sobrenatural, amo boas histórias e mitologias, amo mais ainda bons personagens, aquele que te fazem os amar e os odiar, e amo bons autores, aquele que te fazem sofrer sem dó e nem piedade, que te deixam no limite, temendo não só pela vida de seus personagens, como também pelo seus destinos, afinal tem coisas que são bem piores que a morte!

SORCHA é a sétima filha de um sétimo filho, Filha da floresta conta a história dela, a sua história de vida e de seus seis irmãos, conta tudo que essa menina fez para salvar os irmãos e ela mesma de uma terrível maldição.

SETE IRMÃOS!

Liam o mais velho, o líder. Diarmid, o segundo filho, com seu sorriso e carisma. Cormack, o guerreiro, com seu coração bom e generoso. Padriac, aquele que irá longe, mais longe que qualquer um dos irmãos, o que conserta coisas e também animais. Conor, estudioso, apaixonado por histórias, o nosso Druida. Então vem Finbar, com o dom da visão, aquele que sabe o futuro, sofredor e fechado. E a mais nova e a mais forte de todos, SORCHA, a curandeira, e nossa maior heroína dentre todos os heróis dessa família.

O amor deles é lindo, a ligação desses irmãos é linda, Sorcha nasceu e perdeu a mãe no parto, porém sua mãe tinha uma ligação muito forte com a natureza e a floresta e deixou isso para seu filhos, esses que permanecem juntos como se fossem um só. Seu pai se transformou em um homem frio que perdeu a capacidade de amar após a morte da esposa, mas após 13 anos, cai nas garras de uma mulher que pode destruir sua família para sempre!

Meus preferidos? Sorcha porque simplesmente merece esse posto! Simon, bem não posso dizer quem é ele! Conor, porque ele é maravilhoso! Finbar por sua ligação com Sorcha, por seu amor, por ser o que mais sofre?! Não sei, mas amo ele, e amo também a forma que eles conseguem se comunicar, e como é bonito! E como se protegem, e amo Liam, ele também é merecedor de amor e respeito!

Não vou falar sobre a maldição, ou o que se passar após ela, só posso dizer que é CRUEL, que eu sofri muito lendo, chorei, fiquei aqui agoniada com o coração na mão, aquele aperto no peito, a história é destruidora, acaba com o leitor, ao mesmo tempo que sempre alimenta seu amor e esperança. É uma leitura para quem tem o coração forte!
A vilã é terrível! Os mocinhos apaixonante, não temos certezas de finais felizes em nenhuma parte da história, é cabeça erguida e muita fibra e coragem para sobreviver a esse livro, mas podem me perguntar: é uma leitura que vale todo esse sofrimento? SIM! É, li uma, li duas e provavelmente daqui a alguns anos vou ler novamente! Porque é uma história intensa e maravilhosa!

Bem... acabou saindo mais uma declaração de amor que uma resenha, não é?! Espero que sim, não vou me aprofundar contando fatos do enredo, porque sinceramente, só lendo mesmo, é o tipo de história, que qualquer coisinha contada a mais, pode estragar partes, emoções e sensações que se devem ser sentidas e experimentadas de modo individual! Juliet Marillier é uma autora maravilhosa, com um tremendo dom, é muito mais que palavras, ele tem magia na sua história, pois Filha da Floresta não é um simples livro, ele é muito, muito mais, e também não é para simples leitores, tem que ter muita força para viver essa história juntamente com personagens tão especias, tenho que dizer que foi novamente um prazer ler essa obra e que novamente ela me marcou a ferro, sangue e lágrimas!
Leiam! Não deixem de viver Sevenwarters! Mais que recomendado!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

twitter: @PromocoesPA 24/08/2015

[Resenha] Filha da Floresta - Minha Secreta Poesia
Filha da Floresta foi uma grande surpresa para mim - e positiva! Eu sabia que gostaria da leitura, mas não imaginava que seria tanto. Eu imaginei cada cena, cada ato de uma forma muito nítida em minha mente, quase como um filme. E não é que merecia um?
Os personagens foram bem construídos. Cheguei a ficar tensa, ansiosa, surpresa e agoniada durante a leitura. São sentimentos que fazem a história ficar ainda mais interessante, contribuindo também para que a leitura fluísse facilmente. Foram muitas informações nesse primeiro livro, mas nada que me deixasse confusa ou perdida em relação a história. O livro ainda traz o primeiro capítulo do segundo livro, Filha das Sombras. Nesse primeiro, é Sorcha quem narra os fatos e me senti próxima a ela, ainda que em alguns momentos eu tenha ficado com vontade de fazer ela falar algumas coisas. Mas nada que não se resolva com o final que teve o livro. Espero ansiosamente pela leitura do segundo!

Era para ser o sétimo filho de um sétimo filho - Lorde Colum. Mas Niamh, sua esposa, havia dado a luz a uma menina, Sorcha, mas não resistira ao parto. Seu pai era um homem distante, que cuidava de Sevenwaters junto com seus homens. Defendia suas terras dos inimigos com garra, mas se esquecia, às vezes, dos filhos - principalmente de Sorcha. Eles viviam em Sevenwaters, um lugar onde magia era algo normal e onde suas florestas eram habitadas por seres da floresta.

Os sete irmãos eram muito ligados, sendo um parte do outro e somente se completando com a presença de todos. Liam, Padriac, Conor, Finbar, Diarmid, Cormack e Sorcha eram inseparáveis. E sentiam falta da mãe, assim como o pai, mas haviam plantado uma árvore na floresta que representava a presença dela e sempre se uniam lá para vivenciar aquela grande energia que pairava sobre o lugar.

A filha de Colum tinha grande habilidade com plantas e ervas, desde pequena. Quando crescida, já era chamada por muitos a ajudar em um ferimento, pois já era considerada uma curandeira. Finbar era o irmão mais próximo de Sorcha. Conor era mais quieto. Outros de seus irmãos aprenderam a arte da luta e seguiam o pai em escolta ou em batalha. Tudo naquela casa ia bem antes da chegada de um prisioneiro, que conseguira fugir - não sozinho, mas com ajuda - e que estava escondido, sobre os cuidados de Sorcha.

As coisas pioraram ainda mais quando um mulher misteriosa e de olhar forte passara a frequentar a casa deles, como futura esposa de seu pai. A paz havia sumido e levado com ela a segurança dos sete irmãos. Lady O'onagh era tão perversa que colocou sobre os filhos de seu marido um feitiço malévolo. De humanos a animais, somente Sorcha poderia quebrar essa maldição e salvar seus irmãos. Mas o caminho imposto pelos seres da floresta seria àrduo e cansativo. E haveria perdas. A salvação estava em suas mãos e ela faria tudo que pudesse para que isso acontecesse.

site: http://minhasecretapoesia.blogspot.com.br/2015/08/resenha-filha-da-floresta.html

De Cara Nas Letras 26/08/2015

Filha da Floresta - Juliet Marillier

***

Até mais,
Pedro Silva

site: www.decaranasletras.blogspot.com

larissa.mary.14 06/09/2015

'Filha da floresta' conta a jornada de Sorcha para salvar seus irmãos de uma maldição.

A história contém traços da mitologia Celta e se passa na Europa medieval. Na busca para libertar seus irmãos de um terrível destino, ela passa por terríveis provações e por mais que Sorcha não seja o tipo de heroína guerreira que eu imaginei, ela tem a garra e a força de vontade de um exército.

Super recomendo a leitura!

Saleitura 27/02/2014

A Filha da Floresta é o primeiro livro da série Sevenwaters escrito pela autora Juliet Marillier que nos foi cedido pela nossa parceira a Editora Butterfly. É um romance baseado no conto dos irmãos Grimm, Os seis Cisnes que foi publicado no Brasil como Os cisnes selvagens”.

Confesso que já deveria ter postado essa resenha tem tempo, mas tem momentos que a minha mente cria um bloqueio e mais ainda quando a história é fantástica. Essa série com certeza já está na minha lista de leituras TOP.

Logo no início do livro a autora escreve uma nota explicando detalhes sobre sua história, relatando sobre elementos das fábulas, os traços de influência comum nos contos da época. Deixa uma descrição de nomes e termos usados no livro com as devidas pronúncias que facilitam a leitura e seu entendimento.
“Em minha história, abordo dilemas humanos dentro de um contexto de fantasia, pois o objetivo dos contos é descrever experiências difíceis e mostrar o que há de melhor e de pior no ser humano.“

A história é narrada por Sorcha (Sorca) que era para ter sido “o sétimo filho de um sétimo filho, mas a deusa resolveu brincar com nosso destino e eu nasci menina. E minha mãe morreu no parto.” Seu pai, Lorde Colum, era um homem forte e não se entregou ao desespero e sim passou a se ocupar com reuniões, planos militares que ocupavam todo o seu tempo. Os bretões eram uma feudo de uma família – Northwoods e era com eles que Lorde Colum se preocupava, que tinha sua própria guerra.

Os irmãos de Sorcha cuidaram dela desde pequena. Liam, Diarmid, Cormack ,Conor, Finbar , Padriac e Sorcha viveram livres pela floresta que ficava dentro da província Sevenwaters cujo nome “ vinha das sete correntes de água que desciam das montanhas em direção ao lago rodeado pelas árvores.” Um lugar guardado pelo exército de homens vestido de cinza , com armas afiadas e que se moviam silenciosamente.

O relacionamento entre eles era muito lindo, pois imperava a união, a amizade e um amor incondicional. Foram crescendo e cada um foi desenvolvendo uma habilidade. Liam com a arte da guerra, Diarmid com a lança, Comarck ansiava em participar da guarda, Padriac, o caçula, tinha um dom para lidar com os animais. Conor era gêmeo de Comarck, adorava aprender e ler mostrando um temperamento oposto ao do irmão. Finbar e Sorcha absorviam todas as informações e até a língua de seus inimigos aprenderam.
“Papai nunca sorria para Finbar ou para mim. Finbar dizia que ele agia assim porque éramos muito parecidos com nossa mãe.” Pág. 23

Sorcha sempre gostou das flores do campo, de plantas bonitas e depois que foi tocar uma planta chamada “ estrela d’água “ e sua mão ficou cheia de espinhos que cuidadosamente seu irmão Finbar os tirou um a um, ela quis saber tudo sobre as plantas e seus efeitos. Tornou-se uma especialista sabendo como usá-las produzindo remédios.

Um dia Finbar chamou Sorcha para ajudar a cuidar de um prisioneiro bretão. Ela tinha 12 anos e cuidou dos ferimentos do corpo e da alma dele. Fica por lá algum tempo até que é chamada para voltar em virtude da chegada do pai que trouxe consigo uma noiva.

O pai se casa com Lady Oonagh que aparentemente mostra ser uma dama, mas para Sorcha, Finbar e Conor pressentem logo a ameaça que estar por vir. Infelizmente não conseguem evitar a maldição e ela transforma os seis irmãos em Cisnes sendo que Sorcha consegue fugir.

Para Sorcha começa a sua luta para salvar seus irmãos depois que recebe uma tarefa onde não poderá falar e nem emitir um único som se quer até que conclua o que foi pedido.

É uma parte da leitura por demais triste, chocante e revoltante onde acompanhamos a sua luta, sua dor para conseguir completar sua tarefa. Passou por várias provações e por muitas atrocidades que a agrediram como ser humano levando embora aquela inocência que ainda existia, mas em tempo algum nada disso a fez desistir do objetivo de salvar os seus irmãos.

E muitas coisas ainda vão acontecer e uma delas é um jovem guerreiro bretão, Red, que surge para ajudar e proteger Sorcha levando-a para Bretanha.

Sentimentos como “honra, confiança, coragem, amor verdadeiro, perversidade, falsidade, covardia e ódio” nos fará “sentir bem o que nos choca, o que nos faz rir e o que nos faz chorar.”

Uma história que nos faz sentir a “diferença entre o mundo real e o mundo da fantasia.“ Um lindo e maravilhoso conto de fadas cheio de magia e que foi me levando por um caminho tortuoso mas muito bem escrito que amei e me foi muito gratificante a sua leitura.

Foram 16 capítulos longos que li sem sentir e com um fim surpreendente que me deixou ansiosa para ler o segundo livro dessa trilogia - Filho das Sombras.

Parabenizo a Editora Butterfly não só pela beleza da capa como pela apresentação, encadernação, ilustrações e os marcadores que acompanham o livro.

Resenhado por Irene Moreira

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2014/02/resenha-do-filha-da-floresta-livro-01.html

Lekatopia 01/10/2015

Me leve para a Irlanda!
Sabe aquele sentimento maravilhoso quando você encontra um livro que entra na sua lista de favoritos de todos os tempos? É uma ocasião rara. Há muitos livros bons por aí (e outros tantos de medíocres a terríveis), mas do tipo que te dá vontade de converter cada amigo e conhecido em um leitor? Do tipo que te deixa pensando sobre a história que você acabou de ler muito tempo depois dela acabar? Aqueles que criam uma conexão emocional sua com as personagens e te fazem desejar que você os conhecesse e pudesse dar um abraço em cada um e dizer “vai ficar tudo bem”? Esses livros são poucos. E, quando você encontra um deles, é seu papel espalhar o amor pelo mundo (tô vivendo uma fase hippie, não liguem). São histórias como essa e a possibilidade de passá-las adiante o que me motivou a iniciar um blog literário em primeiro lugar.

Tenho dificuldades de escrever resenhas de livros que eu gosto. É sempre mais fácil escrever críticas negativas do que positivas, mas estou tentando trabalhar nisso. Dê-me um voto de confiança, vai. Então dá um play na música celta, pega suas runas druidas, coloca o kilt e vem comigo.

“Filha da Floresta” é o primeiro livro da inicialmente trilogia “Sevenwaters”. Foi lançado em 2000 e a partir dele vieram “Filho das Sombras” e “Filha da Profecia” como parte dos três livros inicialmente planejados pela autora, a neozelandesa Julliet Marillier. Alguns anos depois ela retomou o universo de Sevenwaters com “Herdeiro de Sevenwaters” e, ainda, “Seer of Sevenwaters” e “Flame of Sevenwaters” (esses dois últimos ainda indisponíveis no Brasil e sem tradução para o português). Cada um dos livros da série possui uma nova protagonista e apresenta gerações diferentes das (fortes) mulheres da família residente em Sevenwaters, um feudo no coração de uma floresta da antiga Irlanda, onde as tradições celtas ainda são honradas apesar do avanço do cristianismo na região. E uma das coisas mais legais da série é rever personagens com os quais você se conectou em livros anteriores reprisarem seus papéis com mais ou menos destaque.

Juliet Marrilier é muito feliz ao tecer histórias que misturam fantasia com pitadas de acontecimentos históricos, como as disputas entre os bretões e os irlandeses, além dos povos nórdicos, pelo controle das ilhas que hoje são parte do Reino Unido e Irlanda ou ainda a expansão da fé cristã que pouco a pouco suplantou as crenças druidas na velha Irlanda. A autora constrói uma narrativa cheia de elementos mágicos, mas sempre crível e bem contextualizada com uma realidade histórica real. Não é sem motivo que ela é considerada a herdeira de Marion Ziegler Bradley.

A narrativa de “Filha da Floresta” tem como alicerce o conto de fadas “Os cisnes selvagens” de Hans Christian Andersen. Mas não estamos falando de um conto de fadas fofinho ao estilo Disney. A autora aproveitou bem seu material de origem e o transformou numa jornada épica e de partir o coração. O livro trabalha maravilhosamente bem temas como família, dever e sacrifício.

De maneira muito simplista, porque longe de mim atrapalhar a experiência maravilhosa que “Filha da Floresta” tem a oferecer para vocês, o livro narra a história de Sorcha, a sétima filha da família que governa Sevenwaters, um feudo abrigado pela floresta na antiga Irlanda. A mãe de Sorcha morreu no parto e ela foi criada pelo seu pai, Lorde Collum, e seus seis irmãos mais velhos, todos de personalidade distinta (mas encantadoras a sua maneira). Sorcha pode não ser o que se espera de uma dama de uma família abastada, afinal tecidos e bordados nunca foram sua prioridade, mas desde pequena demonstrou grande interesse pela aplicação medicinal de plantas e se transformou em uma jovem e talentosa curandeira.

Acreditando que uma figura materna fará bem à Sorcha e seus irmãos, Lorde Collum casa-se com Lady Oohnagh, que se revela uma feiticeira e lança um feitiço sobre os irmãos. Sorcha é a única a escapar e recebe uma difícil missão a ser cumprida para libertá-los. Em sua jornada, ela conhece Red, um bretão que acredita que Sorcha pode ser a chave para descobrir o que ocorreu com seu irmão, Simon, que desapareceu após uma excursão militar próxima as terras da família de Sorcha. E o destino de ambos se entrelaça a partir daí.

Essa é a premissa básica da histórica, mas tão satisfatória quanto a narrativa é a caracterização e desenvolvimento de personagens. Juliet dá uma aula. Sorcha é uma mulher forte e determinada e seu sofrimento na tentativa de cumprir a tarefa que irá libertar seus irmãos e palpável. E, apesar de tudo, ela persevera. Red, que talvez possua o papel de maior destaque na história após Sorcha, também é encantador e, honestamente, é tão bom ler sobre modelos masculinos positivos após uma longa lista de perseguidores e adeptos de relacionamentos abusivos que autores de YA vem nos vendendo como “príncipes” ultimamente. Isso sem falar em todo o núcleo de apoio que torna impossível não torcer por um final feliz daquele tipo bem açucarado...e a sofrer bem mais quando cada pedra no caminho parece tornar esse final mais distante.

“Filha da Floresta” não é só um dos melhores livros que eu li no ano, mas é um dos melhores livros que eu li na vida. Mais do que recomendado para qualquer um que aprecie boas histórias e personagens cativantes e complexos. Se você é fã de contos de fadas e livros como “As Brumas de Avalon” tem um lugar especial no seu coração, wait no more.

site: www.lekatopia.com

Ana.Santos 02/10/2015

Sofrimento
Recomendo para pessoas que gosta de livros onde tem muito sofrimento e tristeza. É uma história como os antigos contos de fadas, com direito a encantamento e feitiços a serem quebrados e também como não podia faltar uma história, um caso de amor.