Princesa Para Sempre

Princesa Para Sempre Meg Cabot

Resenhas - Princesa Para Sempre

Ruuh Vergara 29/02/2020

Para Sempre
Não poderia ter tido um final melhor.
A princesa Mia finalmente se encontrou, e depois de tanto tempo lendo Diário da Princesa, finalmente temos o último. E valeu super a pena. Me lembrou muito a minha infância ??

Kathleen 20/04/2021

Mia eu te amo
Certo, essa saga definitivamente é um U, sendo a última ponta maior. Pq começou bem, declinou, e esse é o melhor livro. Como a Mia ensina sobre o amor, autodescoberta, a família...
Só quero agradecer por poder ter lido isso e me dado um sopro de esperança em dias como esses.
Só não foi 5 estrelas, mas definitivamente é mil corações.

ocamiverso 14/03/2022

eu amo os finais (felizes) ?
agora eu to com saudade e indo correndo ler o casamento da princesa. sério, que orgulho de ter acompanhado a mia se tornar essa adulta de 18 anos tão alto astral e simpática! me sinto uma irmã mais velha vendo a historia e suspirando de orgulho.

Lauraa Machado 27/04/2019

Um bom final!
Começar a reler essa série foi algo que fiz por acaso. Ler todos os dez livros seguidos também não era algo que eu tinha planos de fazer logo no começo, mas foi ótimo. Estou bem feliz de ter dado outra chance para esses livros, porque agora vejo que eu não gostei deles quando era adolescente e li pela primeira vez à toa. Eles são bem bacanas, e reler me fez gostar ainda mais dessa série.

Não, não está nem perto de ser uma série perfeita. Este último livro também tem algumas coisas que poderiam ter sido melhores, mas pelo menos posso recomendar a série sem problemas!

Uma coisa que percebi nos últimos livros é que a autora se afastou daquilo de só contar as coisas por cima e começou a usar mais cenas presenciais. Ela também deu mais conteúdo a cada cena assim. Isso melhorou bem os últimos livros. Uma coisa bacana deste aqui também é que a Mia cresceu bastante. Mas eu tenho um problema com isso: ela cresceu sozinha, sem nós, leitores, vermos. Ela simplesmente começou este último livro já mais madura - ainda que tivesse outras coisas para aprender durante ele, como todo bom livro.

Aliás, na minha opinião, a autora pulou tempo demais do nono livro para este. Demais mesmo. Primeiro que, pelo que eu tinha entendido, só tinha passado um ano e meio - e a Mia passa o livro inteiro dizendo que faz dois anos. Mas o verdadeiro problema é que muita coisa mudou nesse tempo entre os dois últimos livros. Para quem fez uma série em que alguns livros eram seguidos e a maioria se passava só com seis meses de diferença, um ano e meio - ou dois - é tempo demais. Foi um pouco estranho me localizar na história e ainda mais nessa nova Mia.

Mas a única coisa que eu realmente detestei foram os trechos do livro que a Mia escreveu no meio de entradas do seu diário. Estava considerando ler o livro, mas, depois desses trechos, vou passar bem longe! Não é só que eles tiravam o clima da história, o que seria ruim o suficiente sozinho, mas que a escrita é bem ruim. Quer dizer, os termos que a autora escolheu para todas as menores ações são tão forçados e exagerados, que fiquei revirando os olhos. Definitivamente não precisava disso e parte da razão de eu tirar uma estrela da nota foi ter que passar por esses trechos.

Já o enredo deste último livro, a parte do diário e da vida da Mia, é bacana e o final é bastante satisfatório, como o final de vários livros anteriores. Nada surpreendente, todas as revelações são coisas que o leitor já descobriu pelos outros livros da série, mas mesmo assim. Foi um final sólido e que encaixou com a série.

E, como eu disse, recomendo a leitura, mas talvez boa parte do que me fez gostar tanto seja (o Michael!) a história que eu tenho com esses livros. Só sei que estou bem feliz de reviver essa história e não ter me decepcionado com a releitura!

Capitu.Jamaittes 18/07/2021

Livro 10
Uma delicinha acompanhar o início de amadurecimento da Mia. Confesso que quase desisti da série, ainda bem que insisti.

Ludmila.Avelar 10/05/2020

Uma história leve e divertida que me leva de volta a adolescência.

Aninha 08/12/2022

Princesa para Sempre
Dois anos se passaram na vida de Mia desde o último diário, ela está prestes a se formar no high school e vem mantendo segredos. Sua amizade com Lily continua quebrada, ela namora o ex dela, e está amiga de Lana.
Porém as mudanças são inevitáveis, com a eleição em Genovia e enquanto todas as universidades a querem, ninguém quer publicar o romance que ela passou os últimos dois anos escrevendo. E o Michel está de volta, o braço robótico dele é um sucesso.
Com seu aniversário de 18 anos, Princesa Mia está assumindo o controle de sua vida.
Como esse livro era pra ser o último da série, há muitas referências aos livros anteriores. Foi uma boa finalização, mantendo o tom de toda série. Um tanto maior que os outros livros, mas li de uma vez só, não consegui parar.

Bárbara 13/03/2023

Único livro que eu gostei da série. Finalmente a Mia amadureceu (um pouco, pelo menos). Continua sendo dramática, mas melhorou bastante. Finalmente ela se forma do colégio.

Lilly 31/07/2022

Maravilhoso
Sem dúvidas o melhor livro da série disparado. Que delícia foi ler esse livro com a Mia mil vezes mais madura do que foi boa demais livros. É que emocionante ?finalizar? essa etapa da vida dela. Sei que tem mais um livro, o último, mas esse encerrou por si só com chave de ouro essa série tão querida que levei anos para finalmente ler e finalizar. É emocionante acompanhar tudo isso de todos os personagens. Um livro que definitivamente deixou meu coração mais quentinho. Valeu muito a pena aguentar tanto drama adolescente.

fleurescer 19/04/2020

Fenomenal!
Sei que ainda tem mais um livro, mas Princesa Para Sempre é o fechamento de um ciclo, isso não dá pra negar. Acompanhar a trajetória de Mia até aqui foi sensacional. Tive vontade de bater nela INÚMERAS vezes no decorrer da saga? Sim. Mas também me apaixonei por ela e por tudo que a envolve.

Estou bem soft com o final do nosso casal favorito (se eles não fossem endgame eu ia chorar demais, to falando sério) e ansiosa pra saber o que está reservado pra eles e para os outros personagens no último livro.

missmirtle 11/03/2024

FINALMENTE!
Finalmente a Mia alcançou a auto-realização.
Ou está bem próximo disso. Sabe o que eu mudaria nesse livro? Nada. Nadica de nada.

Meg Cabot acertou DEMAIS no tom de Princesa Para Sempre e eu sou tão grata por isso.

A Mia está incrível, os dramas bobinhos nem estão tão bobinhos assim. Michael voltou a ser impecável. Acho até que a Lily se redimiu de certa maneira?

E FINALMENTE ela largou aquele menino do chilli com a personalidade de um frasco de shampoo da Garnier.

Me sinto adorável.

leferraz 20/12/2022

Ah, meu Deus!!!! Que reviravolta!!!!!

Meu casal preferido!!!!!! No filme fiquei com raiva, porque o Michael só aparecia no primeiro filme e depois acabava a história deles.

Por amo os livros! Tudo melhor detalhado, original, e fofinho.

Preciso comentar novamente sobre a evolução da Mia, seu amadurecimento e entendimento sobre a vida.
Todos nós somos assim, acho que a autora foi muito boa em retratar essa realidade.
Nem acredito que vou para o último livro!!!!

Nathy Lestriz 01/04/2022

Um final merecido para Princesa Mia.
É muita coincidência eu ter começado a ter o primeiro " Diário da Princesa " com a idade da Mia e terminar em " Princesa Para Sempre " com a mesma idade, 18 anos.

Esse final foi super merecido para todos os personagens. Eu não mudaria nada, é um livro bem leve, da uma dor no coração saber que um ciclo se fechou.
A protagonista está muito mais decidida e madura em suas escolhas, no início está muito indecisa por suas decisões poderem afetas os outros. Entretanto, escolheu a sua felicidade, principalmente quando decidiu o seu futuro.
A leitura fluiu muito bem. Eu confesso que estou sem palavras para descrever o quanto essa coleção é importante pra mim, o quanto eu me identifico com a Mia e todas suas atrapalhadas, tristezas e momentos felizes.

Muito obrigada Princesa Mia, e principalmente muito obrigada Meg Cabout por fazer parte da minha vida literária.

Foi realmente um final coroado!