Máscara

Resenhas - Máscara

1 | 2 | 3 | 4

Naty__ 12/03/2015

*Que os jogos comecem!*

Para os leitores que estão familiarizados como os filmes Jogos mortais, certamente, ficarão com uma grande queda por Máscara. O livro é cheio de surpresas do início ao fim e, quando você pensa que está acabando, eis que muitas coisas surgem e deixam-nos abismados.

Quando vi a capa do livro, o título e li a sinopse, jamais imaginei que teria uma grande semelhança com o filme. Mas, de uma coisa tive certeza: cada personagem clama pela vida, eles desejam ardentemente a liberdade quando estão próximos da morte. É inegável a qualidade que o autor tem de criar tantos cenários e tantos personagens. A personalidade de cada um foi bem explorada e a narrativa demonstra ao leitor o medo presente em cada fala.

Ação é o verbo contido no livro e que encanta, assusta e surpreende-nos. Quando o leitor não está dentro da história, poderá sentir a narrativa um pouco cansada e um ritmo devagar em alguns momentos. Porém, desde o início consegui embarcar no sofrimento de Liam e fiquei abismada com cada percalço sofrido.

“Já que estamos falando de você, tenho uma coisa para lhes avisar. Qualquer um de vocês pode morrer, ou seja, se uma pessoa morrer, vocês ficam com uma pessoa a menos para usar nas portas coloridas. Trabalho em equipe é fundamental aqui, até mesmo para vocês que condenam a humanidade pelos seus atos, sem olhar para os próprios. Nesse novo mundo, vocês não encontrarão pessoas. A sociedade moderna é individualista. Ela é uma predadora que não perdoa o fraco. Portanto, aqui não haverá nenhum ser humano” (p.136).

*Depois de ver a morte de perto, você entende o valor real da vida!*

Liam é um garoto que está sob os cuidados do carrasco tio. Quando ainda era bebê, seus pais adotivos foram brutalmente assassinados e então o sádico tio passa a cuidar do menino. No entanto, ele é maltratado e, muitas vezes, obrigado a ficar trancado no quarto de castigo.

Quando o menino menos espera, uma assistente social surge em sua casa e o salva daquele martírio. Ao tentar fugir, Liam é pego pelo tio e, na tentativa de se defender, acaba matando-o e o garoto acaba indo para um orfanato. Seu jeito doce, recatado e inocente conquista os policiais Ryan e Craig que fazem de tudo para que o garoto seja bem cuidado e esteja sempre bem protegido. Porém, as coisas não são como eles imaginam e alguém está atrás do garoto para pegá-lo; os policiais apenas não sabem quem e o porquê.

Liam está envolvido com uma entidade, ninguém sabe os motivos e nem qual o tipo dela. Contudo, uma coisa é certa: tentar ajudar o garoto é sinônimo de morte. Você escolhe: poderá ajudar o doce e encantador Liam ou ser morto. É aí que tudo começa. Uma luta desenfreada para estar vivo surge e apenas os gratos sobreviverão. Façam suas apostas, pois o jogo já começou!
“Olhou para a parede oposta a que estavam. Ramón estava sobre um homem e o esfaqueava freneticamente. Logo ao lado, uma moça ensanguentada. Suas costelas estavam à mostra, o intestino saltava para fora como uma serpente, seus longos cabelos negros agora estavam tingidos de vermelho, grudados no rosto” (p.150).

*Alguns são tão ingratos por estarem vivos, mas você não, não mais.*

Quando imaginamos que as aventuras de Mazzaron acabaram, eis que ele surge com outras para despertar o leitor. Acredite: é impossível ler essa obra antes de dormir. O sono vai embora, as horas voam e a gente nem percebe. As páginas parecem que não acabam nunca e a vontade é de virá-las desesperadamente para saber o motivo de tanta agonia e sofrimento.

Não, nada acabou. O garoto passa por maus e péssimos bocados. Como se fosse pouco, Liam acaba em um lugar cheio de pessoas que fizeram algo que a sociedade julga como errado, eles são: assassinos, traficantes, prostitutas, ladrões, corruptos... Todos desejam sobreviver, no entanto, apenas alguns terão esse privilégio. O jogo começa, mas nem todos sabem jogar. Aqueles que mais trapaceiam precisam confiar em um desconhecido: Liam. Ele é a peça chave para escolher quem deve sobreviver ao jogo no Domus.

A capa do livro é chamativa. A diagramação é bem simples; o espaçamento, a fonte e as páginas amareladas proporcionam uma leitura agradável. A escrita do autor é algo muito bem feita, todavia, acredito que a editora poderia caprichar um pouco mais na revisão. Embora não tenha sido perfeita, esse livro possui uma das melhores correções que já tive em mãos da Novo Século. A obra pode não possuir uma história que tem o gênero literário preferido de todos os leitores, porém, certamente será um daqueles que te conquistará independente se você é fissurado por esse estilo ou não. Vale a pena embarcar nesse mundo e entrar no jogo. Porém, cuidado: ele vicia! Agora só me resta aguardar o segundo volume.

“Existem médicos do corpo e médicos da alma. Felizes são aqueles que conseguem reunir as duas profissões. Prepare-se” (p.158).

*As frases com * foram tiradas dos filmes Jogos Mortais

site: http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/2016/04/resenha-mascara-vida-nao-e-um-jogo.html

Natalia 25/01/2015

Que os jogos comecem
O livro Máscara, entrou para a lista dos melhores livros nacionais que já li, com toda a certeza. Depois de ler tantos elogios a cerca dele, eu comecei a lê-lo cheia de expectativas, o que sempre me assusta um pouco, por me medo de me decepcionar. Felizmente, isso não aconteceu, pelo contrário, o livro até me surpreendeu em criatividade e escrita.

O livro já começa com ação, mas mesmo rodeado de ação, ainda senti o ritmo meio lento, mas, quando já estava na metade do livro, e comecei a entender melhor os acontecimento, tudo se encaixa perfeitamente. O livro se incia na casa de Liam, que era cuidado por seu tio, um carrasco ex-militar, e é quando uma assistente social aparece para salva-lo,mas após uma série de acontecimentos, Liam acaba indo para um orfanato, e conquistando o carisma de dois policiais, Ryan e Craig. Após muitas investigações, desaparecimentos, e acontecimentos estranhos, Craig e Ryan vão atrás de Liam para tira-lo do orfanato, e é partir daí que tu começa a mudar.

Nessa parte do livro, é relevante mencionar como todas as vidas das personagens até então mencionadas se unem numa teia que vai se desfazendo ao longo da história, cada personagem com uma personalidade e história de vida diferente, mas ainda assim, que se relacionam através desse jogo criado pelo autor. Mas, a partir desse ponto, numa tentativa de fuga, acontece algo que achei meio forçado, mas que se torna de suma importância para a história. As vezes parecia que o início do livro, onde todas as personagens vão aparecendo, onde a história tem a sua base, acontecia de forma muito rápida, como se fosse algo encaixado para a história fazer sentido, com algumas personagens, como Dennis e Michelle, que entraram meio "do nada" na história.

Porém, depois de baque inicial, a história começa a tomar forma, e é a partir daí que de repente o livro te prende de tal forma, que é impossível larga-lo. O mistério que se reúne por trás do ser mascarado que persegue Liam é criado de forma fantástica, com cenas e ambientes muito bem descritos, que por vezes o próprio leitor se sente perseguido. Luiz conseguiu mesclar muito bem o terror, o drama, e o suspense da história, ao passo que eu me amedrontava com algumas partes do livro, também ficava ansiosa para desvendar o mistério junto com Liam, e me sentia horrorizada com algumas cenas de drama.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção, foi as personagens peças do jogo de Domus. Cada qual com seus defeitos, que são muito julgados pela sociedade, mas também, cada qual com sua história por trás deles, e até qualidades únicas de cada uma, que passam a ser essenciais para o jogo. Isso, nos coloca a refletir sobre a nossa própria sociedade, sobre como as aparências enganam, sobre até onde um ser humano pode chegar em crueldade, ao passo de até onde ele teve motivos para o mesmo. Uma das personagens que mais me cativou, foi Genevieve, que é totalmente misteriosa, e eu gosto de personagens aos quais você nunca sabe o que se pode esperar, as vezes ela era tão forte e decidida, e as vezes tão amedrontada, que me conquistou, com sua personalidade confusa e diferenciada. Bem como Genevieve, todas as personagens desse jogo tem características significativas, e mesmo com todo o desenrolar da narrativa sobre o jogo, o autor ainda conseguiu aprofundar cada uma de suas personagens.

Os vilões da história também são muito criativos. Nero, o comandante do jogo, possui um pensamento peculiar sobre a humanidade que nos pertence. Tudo o que ele faz ele julga ser o certo, e embora não saibamos ainda sua real natureza, sabemos que ele éum ser forte e poderoso que controla seus jogadores nesse mundo criado. Baby (e acredite, isso não é um adjetivo fofo), é outra vilã da qual espero muito coisa nos próximos livros, bem como todas as "marionetes" de Nero, que ao final do livro me surpreenderam.

Ao ler máscara, você realmente se sente dentro de outro mundo, e você pode esperar dele, muitas cenas aterrorizantes, muitas coisas um tanto quando doentias, um livro que de certa forma, meche com seu psicológico. Aliás, quero ressaltar que outras coisa que me chamou a atenção, é como a sexualidade é abordada nesse livro, uma coisa tão carnal, pecadora, que as vezes me lembrava a série de TV American Horror Story, achei fascinante, porque deu um aspecto mais forte para o livro.

Um livro, onde "os pecados da humanidade serão colocados em xeque", onde conhecemos o pior e o melhor do ser humano, entrando num jogo ficcional, que parece ser real. Se tiver a oportunidade, leia esse livro, vale a pena cada página. Se você gosta de livros de distopia e de terror, você precisa lê-lo, é fascinante, um pouco de como nossa literatura nacional vem crescendo.

site: Resenha originalmente publicada em http://desfocandoideias.blogspot.com

Tais Cortez 14/01/2015

Uma maravilhosa surpresa!
Embora um dos meus livros seja do gênero fantasia, como leitora eu prefiro sempre os romances. No entanto, Máscara- A vida não é um jogo, conseguiu mais uma fã! E a culpa é do Luiz! Caramba, adorei sua escrita! De verdade. Foi até meio bizarro, porque às vezes eu pensava que era tão parecida com a minha...com a forma que eu escreveria e tal. E eu sempre reparo na dosagem "descrição x diálogos", e gostei demais da forma que vc mesclou isso. Quanto a história, fiquei doidinha para descobrir pq o Liam era tão especial, o q estava acontecendo, quem era o malvado, o q significava o jogo, pq aquelas pessoas tinham sido escolhidas...etc! Quero parabenizar o autor por ter criado um ótimo livro e por contribuir para um maravilhoso acervo de obras nacionais contemporâneas! Desejo muito sucesso e q mtsss outros leitores sejam conquistados pela adrenalina que emana da sua história! rss Abraço!

Tati Duraes 17/11/2014

Muito bom!!
Tenho que confessar que comprei o livro sem saber exatamente do que a história falava, só sabia que era bom. Que muitas pessoas tinham lido e gostado. Comprei na Bienal de São Paulo e ainda peguei o autografo do Luiz.
Quando fiquei sabendo que era suspense e me falaram para não ler sozinha e a noite.... fiquei muito curiosa!!

A história é sobre Liam, um bebê que teve os pais adotivos brutalmente assassinados e foi morar com seu tio sádico, ex militar e que não trata nada bem o sobrinho. Eis que surge uma assistente social e tenta salvar o menino, já crescido. Claro que o tio não iria deixar, então algo surpreendente acontece e Liam consegue matar o tio e vai parar numa delegacia de policia.

Liam tem algo que uma entidade maléfica deseja, (mais tarde descobrimos que seu nome é Nero) mas não sabemos o que é essa entidade, só que ele quer o garoto e que mata quem tenta ajuda-lo. Sem dó nem piedade, essa entidade, vai deixando um rastro de corpos por onde passa. Nada ficará em sua frente até que seu objetivo seja atingido.... policias, freiras... todos mortos.
Com a ajuda de dois policiais, Liam consegue fugir da entidade por muitos anos, consegue uma família, amor e carinho, coisa que nunca tinha tido, mas enfim chega o momento do confronto.
O garoto acaba num lugar onde ele tem como "aliados" assassinos, prostitutas, traficantes, ladrões.... todos precisam se ajudar para sobreviver. Pessoas que estão acostumadas a trapacear precisam confiar em um garoto, que também não faz ideia de onde está, para ficarem vivos.

Agora todos pagarão pelos seus pecados, todos serão julgados e poucos sobreviverão ao jogo no Domus.

Eu não sou de assistir filmes como Jogos Mortais e coisas do gênero, sou medrosa... mas eu me senti no meio disso tudo, onde pessoas que fizeram coisas ruins sua vida toda tem que enfrentar seus pecados e talvez sobreviver.
Confesso que torci muito pela morte de certos personagens e achei que eles deviam ter sofrido mais... rs...

O livro é narrado em terceira pessoa, o que possibilita a visão de vários personagens quando se separam. Gostei muito da escrita do autor, é fluida e natural.
Como já disse antes, não esperem que eu aponte erros, pois não os vejo com muita facilidade, então se existem na história eu simplesmente passei por cima deles...

Espero que vocês também se aventurem em Domus e bom jogo!

site: http://tatiduraes.blogspot.com.br/2014/11/resenha-mascara-vida-nao-e-um-jogo-luiz.html

Cath´s 23/10/2014

Resenha Máscara.
Máscara é o primeiro livro de uma série e conta a história de Liam, que foi adotado por um casal que logo depois faleceu. Dessa forma, foi morar com um tio, que deixava o garoto com fome e o tratava mal.

Alguns anos depois uma assistente social vai a casa para o levar embora, só que o tio não permite, e é nesse dia que Liam mata o tio quando esse estava tentando assassiná-lo, e o garoto termina na delegacia de policia.

Só que quando os policiais vão investigar, homicídios começam a acontecer, e um policial termina fugindo da cidade com Liam e algumas pessoas para se salvarem. Depois disso se passam anos no livro, com eles vivendo numa mansão como uma família.

Acontece que quem está atrás de Liam não é uma pessoa normal, ele se chama Nero e não posso contar o que exatamente é, pois estragaria a surpresa, só que ele pode matar uma pessoa e tomar sua forma, menos pelo rosto, que fica negro.

Então depois desse tempo Nero consegue ir atrás de Liam, e é quando o captura e leva para Domus, que também não posso explicar o que é, mas é como um universo alternativo. Nero também faz Liam escolher alguns parceiros, todos com características tensas, exemplificando, assassino, prostituta, ladrão e etc.

Logo começa um jogo com várias fases, e as pessoas devem sobreviver a essas fases, então eu aviso tem mortes e nem todos vivem.

A obra me lembrou uma mistura dos filmes Jogos Mortais com Silent Hill, só acho que o autor pecou em pequenos detalhes no momento de retratar as pessoas, como os policiais que eram frágeis demais, eles vivem enfrentando várias situações, então imaginem se eles saíssem visitando diariamente todas as crianças que já resgataram, ou se fugissem com essas crianças cada vez que algo de errado.

Outro ponto é que obrigatoriamente você terá que ler a continuação, pois a aventura de Domus não termina neste primeiro livro como eu achei que ocorreria, imaginei que eles iriam sair de Domus nesse e no próximo teria um outro enredo, mas não é o que acontece.

Eu achei que o autor tem que crescer a escrita nesses pontos no próximo, mas as ideias são muitos boas e surpreendentes.

Por parte da editora ocorreu alguns errinhos de falta de pontos ou de colocarem uma palavra errada, mas nada que atrapalhe a leitura.

Se você curtiu Silent Hill e Jogos Mortais (mas não tão nojento, eu mesma não consigo ver Jogos Mortais, mas gostei do livro), acredito que vá gostar da obra.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/10/resenha-mascara.html

Bia 20/09/2014

Máscara - A vida não é um jogo
Orgulho. Essa palavra define o que sinto. Primeiro pelo fato do autor ser brasileiro, segundo pela história ser incrível e terceiro e não menos importante, caracaaaaaa ele é meu parceiro!!
Preparem para embarcar numa história repleta de ação...
Liam é o nosso personagem principal. Ele fora adotado por uma casal sem filhos, quando simplesmente o abandonaram na porta deles. Porém, seus pais adotivos faleceram quando este ainda era muito pequeno, e assim Liam caiu nas garras de seu tio Sergey.
Sergey é um ex General que fora demitido por sadismo. Já sentiram que o cara é um louco né?
Ele maltratava e ridicularizava Liam. Este, já com sete anos, nunca havia frequentado a escola e era obrigado a realiza atividades domésticas para seu tio. Se algo não agradava Sergey, o menino era castigado, mantido num quarto fétido e pequeno, sem comida.
Após muitos maus tratos, Liam finalmente encontra uma luz: a visita de uma assistente social enche o menino de esperanças.
Quando finalmente é encontrado e resgatado, coisas sinistras começam a acontecer. Parecia que todos que estavam dispostos a ajudar Liam, era condenado. Aliás, não somente os que queriam ajudar, todos que estavam envolvidos com o caso.
Vocês devem estar se perguntando: mas o que enfrentavam? O que acontecia a essas pessoas?
Elas eram simplesmente assassinadas da forma mais terrível possível. E o único fato que ligava tais assassinatos era o envolvimento, mesmo que indireto, com Liam.
Então vocês imaginam que tal assassino poderia ser Sergey... Porém, adianto a vocês que é algo ainda pior que o sádico.
Uma criatura não humana, cuja única meta é destruir o menino.
Por que essa criatura assombrava Liam? Esta é a grande questão do livro...
Um verdadeiro massacre acontece. Equipe Policial assassinada, Assistente Social morta...
Restaram apenas Liam, sempre defendido pelo policial Craig; Linda, irmã da assistente social; Jéssica, filha de Linda; e uma freira, a Irmã Clarice.
Sobreviventes, eles resolvem partir para o interior e se livrarem das lembranças infelizes do massacre.
Dez anos se passam.
Liam e Jéssica agora adolescentes. A família nada convencional vivem felizes, e, aparentemente recuperadas do massacre.
Mas, a vida serena desta família dá uma reviravolta quando Liam desaparece misteriosamente.
Ele é levado para Domus, um mundo paralelo, e é o convidado de honra para um jogo cheio de terror.
Vencer pode não ser tão divertido. E, perder meu amigo. te custará sua própria existência.
Adrenalina do início ao fim.
Fiquei super envolvida por essa trama.
Luiz criou uma história para esfregar na cara de todos que brasileiros também sabem criar excelentes livros de terror e suspense. É uma mistura que nos deixa fascinados.
O ambiente de "Domus", criado pelo autor, é algo realmente diferente de tudo que já li e vi. Algo único, porém ao mesmo tempo tão fácil de ser imaginado.
"Nero", a tal criatura, usa máscara, e todos os personagens que habitam Domus tem essa característica. E isso dá um toque especial à história.
Quando Liam chega à Domus, a história fica mais envolvente ainda. Como peça fundamental do jogo macabro criado por Nero, o garoto acaba tendo que escolher novos membros para o jogo.

"O ser humano é realmente um enigma. Mesmo num ambiente de total selvageria e morte ainda conseguem rir e esquecer que estão com as vidas em risco. A capacidade de adaptação deles é incrível."

E personagens incríveis e tão humanos entram na história. E aliás, personagens carregados de pecados. Estuprador, assassina, traidora, covarde, trapaceira, indiferente, corrupto, invejoso, ladrão, sádica. Será que estes serão um bom time para Liam? Ele poderá salvar todos eles? Você seria capaz de torcer pela vida de algum deles?

"Por trás de uma pessoa fria há uma história".

Os jogos são super inteligentes e diferente de tudo que já viram.
Não vou falar sobre como são os jogos, porque o bom da leitura é o sentimento de surpresa.
Um dos melhores livros que li este ano, é o meu favorito, sou tiete do autor. Ainda não encontrei nenhuma resenha negativa, e acredito que até mesmo os que não são fãs do gênero mas apreciam a literatura nacional deveriam conhecer o trabalho único de Luiz Henrique Mazzaron.
O ponto negativo do livro, é que ele faz parte de uma série, e o segundo livro ainda não foi publicado.
Mas isso não impede ninguém de conhecer a obra. Claro que estou com insônia, desejando ansiosamente a continuação, porém não me canso em exaltar, elogiar e venerar este autor tão talentoso.

site: http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/09/resenha-mascara-vida-nao-e-um-jogo-luiz.html

Cássia | @procureiemsonhos 19/05/2014

Máscara - a vida não é um jogo
"Máscara", do autor Luiz Henrique Mazzaron, lançado em 2013 pela Editora Novo Século é uma história muito assustadora, capaz de mexer com o psicológico de quem está lendo. Fiquei feliz pela qualidade da escrita de Luiz; é gratificante saber que a nossa literatura está sendo valorizada e, para mim, o autor merece destaque no mundo literário.
O livro não se encaixa na categoria de 'livros-para-serem-lidos-antes-de-dormir' e a leitura está longe de ser considerada leve. A leitura de "Máscara" exige muita atenção e raciocínio rápido. Posso dizer que é um livro muito, mas muito tenso.

Nosso protagonista em "Máscara" é Liam, um garoto que vive com o tio e não é feliz. Quando ainda era uma criança, Liam sempre teve pesadelos com um ser mascarado que o assombrava, mas nunca soube o que isso significava. Seu tio sempre fora um péssimo exemplo de pessoa, e após uma situação muito estranha, Liam se vê livre do seu carrasco e encontra, em meio a uma tragédia, a oportunidade de finalmente ser feliz.
No exato momento em que Liam se vê livre do tio, sua vida cruza com a dos funcionários da delegacia da cidade onde vivem, e rapidamente criam laços de afeto. Sendo assim, os agentes Ryan e Craig levam o garoto para um orfanato, até que as coisas se resolvam. Mas o que ninguém esperava era que o ser mascarado dos sonhos de Liam iria tornar-se real e causar um grande massacre em Green Valley. No momento em que percebe que está entre a vida e a morte, Ryan pede para seu fiel amigo - Craig, que leve Liam para longe dali. Essa decisão tomada em um momento de desespero torna-se o divisor de águas nas vidas de Liam e Craig, além dos demais personagens que por ventura conseguiram escapar com eles para longe do massacre.

Os anos se passaram e nesse ponto o autor deu inicio a segunda parte da história. Poderia dizer que a primeira foi apenas uma introdução, para que os leitores pudessem sentir um pouco da tensão que o livro apresentaria no decorrer dos capítulos. Eis que Liam se vê livre dos pesadelos, e tudo está em paz e em plena tranquilidade na nova casa da "família". Craig, Liam e os demais sobreviventes, se hospedaram em uma residência que pertencia a Ryan, que serviu como um lugar para recomeçar. Mas o senhor mascarado conseguiu encontrar Liam e transformou sua vida em um inferno muito pior do que anos antes.

Após uma tremenda reviravolta, Liam se vê preso dentro do mundo de Domus e é obrigado a jogar um jogo extremamente cruel, onde ele precisa decidir entre a vida e a morte de pessoas que ele sequer viu em sua vida. Durante o jogo, a trajetória de Liam é muito sofrida e enigmática. Ninguém sabe porque ele é o principal jogador, mas tudo gira em torno de suas decisões. As partes em que Liam precisava decidir entre salvar ou não alguém, foram as mais difíceis durante a leitura; No entanto, todas as pessoas que eram julgadas por nosso jovem-guerreiro, tinham alguma culpa no cartório. E ai fiquei me perguntando: "E se existisse, de fato, esse real julgamento no mundo em que vivemos?! Será que ele seria um lugar melhor, ou seria transformado em um completo caos?". Fiquei chocada em como Luiz conseguiu criar um mundo paralelo tão parecido com o nosso nesse contexto.

Enquanto Liam está preso dentro do mundo de Domus, Craig e Ryan tentam encontrar uma resposta para os enigmas que estão acontecendo. Liam sumiu misteriosamente do "mundo real", além de outros membros da família sobrevivente. Os detetives ainda precisam desvendar os mistérios que começam a surgir no mundo real, que, para eles, não fazem o menor sentido. Pode parecer confuso no começo, mas o autor soube transmitir exatamente o que queria, de uma forma não muito complicada de entender. Mas, como já disse, "Máscara" é um livro que deve ser lido com muita atenção. Exemplo disso, é que tive que voltar e reler algumas páginas só para entender o que estava acontecendo - e isso aconteceu várias vezes durante a leitura.

Além da criação desse cenário horripilante (e, ao mesmo tempo, muito real), Luiz também foi muito feliz na criação dos personagens que envolvem a trama. Cada um possui uma particularidade, além de reações muito humanas. Uma das poucas "regras" do jogo é que o grupo formado por Liam e os demais participantes se mantenham unidos até o final. No entanto, cada um quer salvar a própria pele, e muitos acabam caindo em "tentações", e tentam ao máximo esconder o que realmente desejam. Mas, o principal objetivo do jogo, é provar para Liam que o mundo real não é o melhor lugar para se viver, que existem pessoas que não ligam para nada, além do próprio nariz; e que, infelizmente, pessoas que praticam crimes por "necessidade" (por exemplo, falta de comida), são julgadas como se tivessem matado alguém.

O livro termina na transição para o segundo, e posso adiantar que estou extremamente ansiosa para ler sua continuação. A escrita de Luiz é maravilhosa, e ele está de parabéns. É impossível não ficar com uma sensação de quero mais ao finalizar a leitura. A Editora Novo Século também fez um trabalho maravilhoso na diagramação e revisão. Um excelente livro que todos deveriam ler.

site: www.procurei-em-sonhos.com

Fernanda 07/05/2014

RESENHA: MÁSCARA, A VIDA NÃO É UM JOGO.
Desde pequeno, Liam sempre soube apenas o lado amargo da vida, até ser resgatado e o real terror ser libertado. Diante da perseguição por um ser jamais imaginado, diante do sangue, assassinatos e medo, o garoto é acolhido por uma família que foge junto dele para o lugar mais distante possível, acreditando ser um belo recomeço. Frequentando a escola regularmente e tendo um bom relacionamento em casa, não era esperado que o mal estivesse trabalhando em pessoas tão próximas a ele.

Liam acorda em um lugar desconhecido e sozinho, desorientado vidas são colocadas em suas mãos e ele precisa escolher quem irá sair vivo do jogo junto dele. Todos tem seus pecados e é preciso escolher sabiamente seus companheiros. Em meio a tanta desconfiança, o grupo precisa permanecer unido e trabalhar em equipe, para que todos saiam vivos desse verdadeiro inferno. O jogo é extremamente cruel, deixando todos a flor da pele e obrigando a todos lutar por sua sobrevivência.

Um vírus foi criado e usado impiedosamente em pessoas que mal sabiam o que lhes acontecia, e assim, um mundo chamado Domus surgiu, governado e vigiado por um ser cruel, não deixando espaço para a piedade ou misericórdia. Cada teste tem seu objetivo e a cada um, uma grande lacuna começa a se formar no grupo. A morte é inevitável, todos sabemos, mas grandes revelações estão por vir e isso deixará o jogo mais intenso.

Liam não é apenas um jogador qualquer, ele é uma peça importante para que o mundo de Domus não se espalhe para o mundo real. Um dom é descoberto e é preciso que ele seja usado para a paz reinar e a vitória ser iminente, o jogo está muito longe de acabar. Quem vencerá e voltará para sua vida?

Hora de tomar fôlego, porque esse livro tirou ele totalmente, sem contar meu sono. A cada vez que eu pegava o livro as páginas voavam diante de meus olhos e eu não conseguia largar. Acho que vocês perceberam que eu dei uma sumida daqui, e foi por causa do livro. Eu estava ficando maluca por não terminar logo e eu precisava, vocês entendem, não é? Com uma escrita maravilhosa, o autor faz a história fluir de maneira fácil e muito bem entendida.Ele merece palmas por ter criado uma história tão maravilhosa e envolvente. Senti o que cada personagem sentiu, em cada teste, em cada perda, nos momentos de adrenalina! Ainda estou um pouco acelerada por tudo isso, mas é um livro que tem cinco estrelas e ainda merece mais!

site: http://www.percepcoes.blog.br

Pamela 14/04/2014

Recebi a obra de parceria com o autor em um evento que houve aqui em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, há pouco mais de um mês. Devorei o livro em apenas dois dias, mas somente hoje consegui resenhá-lo, devido ao número gigantesco de resenhas que ainda estou devendo.

Confira a resenha na íntegra clicando no link a seguir:

site: http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/2014/04/resenha-mascara.html

Mari Martelote 25/03/2014

Você esta preparado? Não? Que pena!
Máscara é um assustador thriller que envolver o leitor num mundo surreal. Com cenas fortes e arrebatadores, o autor conseguiu fazer uma história envolvente e que você precisa ficar ligado em tudo porque toda e qualquer semelhança posterior não é mera coincidência.

Com uma leitura um tanto quanto pesada, Luiz conseguiu misturar na quantia certa; drama, medo, agonia, espanto e esperança sem ter medo. A narrativa se divide em seis emocionantes partes. A cada parte o ambiente muda e te faz ficar ligada cada vez mais aos personagens.

Com capítulos curtos a leitura flui incrivelmente bem. O autor, de um jeito simples e nada forçado, fez com que o leitor queira sempre ler a próxima página, o próximo capítulo, aumentando significativamente o valor do livro, na minha opinião.

site: http://maravilhosasdescobertas.blogspot.com.br/2014/03/mascara-1-mascara-de-luiz-henrique.html

Silvana 24/03/2014

Bem vindo ao jogo!

O livro começa em 1993, quando um bebê é deixado na porta da casa de Kevin e Christina, um casal que a tempos vem tentando ter um filho, mas ainda não conseguiram. Sete anos depois, vemos aquele bebê, que se chama Liam, morando com seu tio Sergey. Ele está trancado em um quarto sem comida, por ter queimado o arroz que seria o jantar de seu tio. Liam, desde que se lembra por gente, sofre maus tratos de seu tio. Qualquer coisa é motivo para Liam apanhar. Mas qual não é a surpresa de Liam quando uma mulher abre a porta e diz que trabalha para o Instituto da criança e que vai levá-lo embora.

Mas Sergey fica furioso e parece estar possuído por uma força sobrenatural e ataca a mulher que se chama Lisa. Liam consegue escapar da fúria momentânea de seu tio, mas ele alcança Liam e para se defender, Liam acerta seu tio na cabeça, que acaba morto. É quando chegam os policiais. Já na delegacia, Liam conta sobre Lisa, mas ao procurar pela casa, os policiais não conseguem encontrar o corpo dela. e como se não bastasse todo esse sofrimento, algo ou alguém continua atras de Liam, deixando um rastro de sangue e corpos na busca pelo garoto.

Mas ainda assim, Liam juntamente com um policial e com a irma e a sobrinha de Lisa, Jessica, e mais algumas pessoas conseguem escapar. Agora, dez anos depois, eles moram todos na mesma casa, na casa de Ryan, um dos policiais que encontrou Liam. Liam é um adolescente sério e bom aluno. E quando ele resolve dar uma festa em casa, seus guardiões não veem nenhum problema nisso, mas é nessa festa que o mal volta para vida de Liam. Ele não se lembra de mais nada da festa, depois que uma garota mascarada o beijou. E seu comportamento muda depois disso. Ele não dorme mais e começa a ir mal na escola, até que a tragédia acontece: Liam tenta matar Jessica e vai preso em um sanatório, de onde desaparece. E quando Liam acorda, o jogo começou.

"Olá, Liam, que bom que você acordou!...Era aquela terrível voz distorcida que falava... Hoje você é meu convidado de honra para o meu mais fantástico jogo! Jogue pelas regras e talvez você saia daqui. Nosso primeiro jogo definirá que tipo de pessoa você é. À sua frente estão dez pessoas. Vamos acordá-las?... Das dez pessoas a sua frente, cinco podem ser salvas. Vá até as cabines e escolha... Vamos, Liam. Quem vive? Quem morre? A decisão é sua."

Quando o livro chegou aqui em casa, passei ele na frente dos outros, pois, tinha lido algumas resenhas ótimas sobre ele. Logo no começo já vi que era o tipo de livro que eu iria gostar. Aquela mescla de aventura e suspense de tirar o folego, onde o autor vai inserindo os personagens e criando uma narrativa sem igual. Mesmo o livro tendo muitos personagens, fazendo com que a nossa mente trabalhe mais, o autor explica certinho qual a função de cada um. Até a parte em que começam os jogos, o livro é tranquilo, eu conseguia parar e deixar para depois, mas na hora que começou o jogo, eu não consegui largar mais.

Já assistiu Jogos Mortais? Se gostou, você vai amar esse livro. Eu assisti os filmes e gostava muito daquela tensão psicológica do filme, e eu senti a mesma coisa lendo o livro, com a diferença que nos filmes, vamos descobrindo a história conforme vamos assistindo e no livro, já temos todo um histórico quando os jogos começam. Mas o livro não é só isso. Tem o mistério que envolve Liam, o porque dele ter sido escolhido para estar nos jogos.

Ultimamente tenho evitado livros que sejam de serie, prefiro os volumes únicos, mas esse quando acabou, eu pensei, ainda bem que é uma serie, pois a história é muito boa para ser um livro só. Só tenho mais uma coisa a dizer, obrigada Luiz Henrique por nos presentear com uma obra tão magnifica como essa! São livros assim que me encorajam a ler e continuar incentivando a leitura.

Tamires 23/03/2014

Resenha postada no blog Garota Indecisa
Antes de mais nada, gostaria de me encontrar com o Luiz assim que ele retornar para a região de Campinas, para cobrar minhas horas de sono roubadas, cobrar por quase todos os meus ataques do coração e lencinhos de papel por conta do meu choro lendo este livro, e claro as horas que passei em Domus!
Confesso que nunca assisti nemhum filme de terror na vida, Beetlejuice conta? ou seja pense em alguém medrosa, duplique e sou eu. Ler este livro foi um desafio e tanto, mas resolvi aceitar e claro o Luiz gentilmente aceitou a parceria, demorei mais enfim a resenha saiu.
O livro começa já cheio de adrenalina, nas primeira página já tive certeza de que o livro continuar eletrizante e as coisas iam piorar.
Liam um garoto infeliz e órfã, vive em um quartinho imundo e escuro em baixo da escada ( alguma semelhança ? ) na casa de seu tio, um ex-soldado sádico que adora usar seu pulso firme e toda violência contra Liam.
Os abusos que Liam sofre são assustadores, e a inocência do garoto chega a ser tão real que dá vontade de chorar, afinal de contas ele não conhece nada do mundo lá fora, além dos abusos do seu tio.
Liam depois de um episódio catastrófico é recolhido e mandado para um orfanato, onde aparentemente tudo ia se resolver, mas não é bem assim... Uma figura maligna que se esconde nas sombras o vem observando desde o dia de sua adoção, esperando a oportunidade perfeita, mas para quê ?
Conforme o livro se desenrola neste curto período em que Liam vai para o orfanato e tem a ajuda de um grupo de policiais, mortes vão ocorrendo a medida que o mal se aproxima e quando você acha que não podem piorar a criatura mascara se torna ainda mais disposta a alcançar seu objetivo e não se importa em quantos corpos ela vai ter que eliminar de seu caminho, deixando sempre um rastro de horror por onde passa e a cada página, é neste ponto que Craig, decide fugir em busca de um pouco de paz e um novo recomeço junto de Sylvia seu affair e ex secretaria da delegacia, Irmã Clarice do orfanato, Jéssica e sua mãe, ambas parentes da assistente social.
Após dez anos de uma paz aparente o mal resolve voltar para fazer uma visita para o agora jovem Liam.

Liam que havia se tornado um adolescente normal e sereno, acaba sendo mandado para um sanatório; de onde ele desaparece e acaba acordando em Domus.
É em Domus que a terrível voz que o atormentou a vida se encontra e o convida para jogar o seu jogo.
Ele era o mal. Ele era aquilo o que você mais teme. Ele era a sombra que o perseguia na luz. Sua missão era achar o menino. Aquele menino era especial. O destino demandava que ele fosse eliminado. Pág. 50

Um jogo sádico e macabro onde é a vida e a morte estão por um fio, e difícilmente alguém sairá bem, e poucos sobreviverão. Liam tem que decidir entre dez pessoas quem morre e quem joga para viver, mas não pense que são pessoas boas, entre elas estão sádicos, assasinos, estrupadores, invejosos entre outros, cada um com seu pecado.

As pessoas riem e sorriem. Sorrisos falsos. Máscaras. É isso que me fascina em vocês. Pág. 304

Em Domus é jogar ou morrer, matar ou viver, até onde seus mistérios estão ocultos? até onde a máscara permanece?
O Luiz criou um mundo terrível, pessoas de coração fraco como o meu vão surtar, amantes do terror vão se surpreender, o livro é em terceira e é recheado de cenas fortes, uma trama que te prende do começo ao fim, te deixa com o coração na mão e com frio na espinha a cada página.

Já li muitos autores nacionais, mas o jeito que o Luiz escreve é fantástico por seu seu primeiro livro é surpreendente, mesmo odiando o genero é impossível não ficar boquiaberta com tamanho talento e criatividade, universo apesar de ser muito "Jogos Mortais" - nunca assistir mas sei do que se trata, é surpreendende, a construção das cenas cheia de personagens sádicos e cenas de humor negro são genais. Uma mente brilhante, uma estória brilhante.
Torcendo para que o Luiz escreva uma nova série de livros de outro genero e com um enredo tão envolvente quanto esse.

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

Fernanda 20/03/2014

Resenha - Máscara - A vida não é um jogo - Luiz Henrique Mazzaron.
Máscara é bem mais do que eu imaginei. De fato a premissa do livro me iludiu para algo que existe no livro, mas ele foi bem mais rs.

Quando comecei a ler o livro descobrir uma coisa que me assustou um pouco e acabei por ficar receosa com a leitura. Mas deixei o medo de lado e li o mais rápido que pude.

Liam é apenas um garoto que sofre desde a morte trágica de seus pais e com isso o único parente que lhe restou foi um tio. Um homem violento e sem escrúpulos que sempre o agrediu e ainda o diminui a nada, o que faz o coração de qualquer ser humano que o tenha doer.

O escritor ainda critica a sociedade (e ás vezes de forma bem nojenta) ao que estamos fazendo com o planeta que temos como descartamos tudo que não usaremos mais de forma imprudente e irracional, sem ao menos pensar que o futuro pode ser desastroso, por culpa inteiramente nossa.

Não sou fã de zumbis, e o escritor escreveu algumas cenas que as considero pesadas para mim que ainda não estava acostumada com este estilo de leitura. Lendo este livro me lembrei de alguns filmes que já vi há muito tempo e que hoje não os veria, mas a leitura é um pouco diferente dos filmes e por esta razão consigo ler sem problemas.

Este jogo acontece por causa dos pecados e a podridão humana (e quem o planeja é pior ainda), mas no fim o que vejo é busca por poder, dominação e a invenção de juventude eterna.

A única coisa que sei é que a humanidade esta perdida!.

Considero Máscara o primeiro livro assustador que leio. Bom, se fosse um filme dificilmente eu o veria não que seja medrosa eu apenas os evito rs.

Sangue, traição, mascaras, loucura e morte muitas mortes e zumbis rs.

Máscara se refere às facetas humanas, por que podemos ser os mais gentis e os mais perversos de todos, cheios de pecados, segredos e maldades.

O escritor ainda tenta dar um ar leve ao livro com um humor sarcástico de dar medo rs.

A única coisa que sei agora é que tenho que ficar esperando até sair o 2º livro, e não somente o segundo por que a série tem 6 livros. O que fazer?? Esperar ansiosa para saber o destino de cada jogador e torcer para que o Henrique não mate, meus personagens favoritos.

Compre
Novos Talentos