Uma Breve História Do Século XX

Resenhas - Uma Breve História do Século XX

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@laurowichert 24/01/2021

Densidade com leveza
Geoffrey Blainey, um historiador australiano, novamente me surpreende nesse segundo livro de história que leio. Depois de ler "uma breve história do mundo" com fluidez que se assemelha a de um romance, este novo livro "uma breve história do século XX" consegue ilustrar as maiores conquistas e os maiores desafios ocorridos entre 1900 e 2000. Um livro que enriquece o nosso conhecimento, erudição, de maneira leve e estimulante. Recomendo!
Italo 12/06/2021minha estante
O livro é muito bom, so senti falta da América latina, países como México, Brasil e Argentina quase não são cidados

@laurowichert 22/06/2021minha estante
Você tem razão. Também sentí falta!

@laurowichert 25/07/2021minha estante
Estou lendo! Muito bom! Tem erros ortograficos, mas nao é culpa do autor, mas do tradutor.

Lucas 21/02/2011

Breve porém eficiente
Creio que o ensino de história, pelo menos aqui no Brasil sempre foi mal aplicado. Sempre exigindo recordações de datas, leituras maçantes, mal conduzido por talvez professores despreparados e não aplicando o ensino de uma forma abrangente. Nunca tentando mostrar o quão importante é o conhecimento da história para poder conhecer o que nos cerca e principalmente a nós mesmos. A história tem o poder fascinante de mostrar o porque somos da maneira que somos, e de uma forma mais ampla o porque o mundo e a socidade é do jeito que é.

Uma Breve História do Século XX é exatamente como o título do livro diz, breve, porém é muito eficiente e divertido de se ler, foge muito do método de aprendizado de história no qual somos acostumados. O livro é dividido em várias etapas, começa pela descrição das monarquias do começo do século XX e logo em seguida já vai para a primeira guerra mundial, que definitivamente é um dos pontos altos do livro, pra quem é fascinado, ou apenas um curioso das duas grandes guerras mundiais o livro é um prato cheio, o autor descreve muito bem os dois conflitos e consegue fazer uma escrita dinâmica e empolgante, é a parte do livro mais rica em detalhes, as alianças, as estratégias, o enfoque nos ditadores são muito bem feitos, esse último fato por sinal é muito interessante, a história e consequentemente o livro confirma aquela velha máxima " A história é sempre contada pelos vencedores". Reparamos nisso lendo sobre as ditaduras e vendo que não só unicamente Adolf Hitler era o ditador opressor que governava à punho de ferro, Stalin e Mussolini não fugiam muito do estilo.

Depois das duas guerras, o que mais se destaca no livro é outra guerra, que é a guerra fria travada pelos Estados Unidos e pela extinta União Soviética. Essa parte não trás nenhuma grande novidade pra quem tem um certo conhecimento de história, à não ser o fato de que por diversas vezes o mundo esteve por um triz de começar uma guerra nuclear entre as duas potências, e se realmente tivesse acontecido é de se duvidar da existência minha e de você que está lendo a resenha agora. Seria de um estrago de uma proporção inimaginável, e que Geoffrey Blainey frisa com bastante convicção no livro. A ascenção da China e da India juntamente com a decadência dos países europeus são tópicos de destaque na leitura, os países do oriente médio fecham de uma maneira triste o livro, com a Al Qaeda realizando o atentado terrorista as torres gêmeas que ocorreu em 2001.

Leitura essencial para qualquer bom entendedor de história, ou para quem apenas quer conhecer um pouco mais da fascinante história século XX.
Lucas 03/09/2012minha estante
Bom, respeito a opinião, mas com certeza não considero o conteúdo ridículo e muito menos vejo algum tipo de "picaretagem" nele. O que eu não gostei muito é o fato dele ser muito curto e não se aprofundar em diversos assuntos interessantes. Mas eu como sou entendedor de história, e não "futuro entendedor" gostei bastante, já conhecia todas aquelas histórias, são todas verídicas e foi uma experiência bacana reve-las de uma forma mais dinâmica.

Daniel 27/05/2013minha estante
Eu gostei mais das informações de como era o cotidiano, por exemplo, numa cidade do interior da Itália no começo do século XX - ou seja, como viviam meus bisavós...

Achei que poderia haver mais fotos e tlvez um glossário com definições para "socialismo", "fascismo", "comunismo", etc. Ou ainda quais países faziam parte do "Império Otomano", por exemplo. Faria com que a gente não precisasse recorrer ao google ou à wikipedia para relembrar. Dentro do que o livro se propõe, achei satisfatório - o que mais esperar de um livro sobre o século XX com apenas 300 páginas?

M4rcx7_ 08/08/2023

O século das transições
Como Heráclito dizia nada é permanente, exceto a mudança, concordamos que o Século XX não foi o mais Fabuloso mas ele foi um século muito cheio de transformações e inovações os aviões, TVS, energia nuclear, radar, internet.

Geoffrey Blainey faz o livro não se tornar cansativo a medida que você vai lendo ele faz que você se prenda nele, eu acredito que todos pelo menos uma vez na vida deveriam ler esse livro.
Manuela28 09/08/2023minha estante
? olha genre

XANDINHO 25/07/2010

PÉSSIMO AUTOR
Cometeu um erro gravíssimo na minha opinião... simplesmente não mencionou o cientista que descobriu a cura da Poliomelite, no caso SABIN, e simplesmente mencionou outro que teria testado paliativos para a cura da doença....

Outro erro gravíssivo... Comentou os protestos e o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim na China, como "Pequeno" .

Não citou o Nome do Papa Joao Paulo Segundo, citanto apenas como o PAPA DA ÉPOCA..

Resumindo.... Detestei o livro. Com certeza nunca mais irei perder meu tempo com esse autor....

Tarcísio 19/01/2011

Talvez nunca tenha havido um outro momento em que os livros de História vendessem tanto quanto agora. Isso é fruto, sem dúvida alguma, da abordagem diferente que alguns autores passaram a dar ao assunto. Nada daquela decoreba chata de datas e nomes. Tornou-se possível ler sobre História como se estivéssemos lendo um romance.

"Uma Breve História do Século XX" segue esta linha. Os principais acontecimentos e personagens do século passado são abordados de maneira leve e interessante, dando um panorama muito rico sobre como os fatos aconteceram e de que forma eles ainda influenciam o mundo atual.

Apesar dessa leveza toda, creio que seja um livro para quem gosta de História. O fato de tratar os assuntos de forma resumida, exige do leitor um certo conhecimento prévio dos acontecimentos históricos, sob pena de parecerem fatos isolados e sem a devida importância.

A leitura é fácil e bastante rápida. Tenho convicção de que se as escolas passassem a adotar material didático nessa linha, teríamos muito mais crianças interessadas pela História, o que os tornariam adultos mais conscientes e engajados.

Fhanton 23/08/2009

O título do livro já diz seu propósito. Ser breve. Não se aprofunda mas dá uma boa idéia do que aconteceu de importante neste século. vale a pena ler.

Cathy 19/07/2021

Descrevendo nosso passado com romancista. Boa leitura!
O desenrolar de nossa história, vista sob espectro mundial, é muito interessante de se ler, principalmente quando o autor o faz como excelente romancista: com pitadas de bom humor e narrativa audaciosa. Geoffrey Blainey sabe como costurar as tramas de nosso passado histórico e costurá-lo em uma interessante colcha de retalhos coloridos. Não chega a ser profundo o suficiente para causar sono que nos enleva. Nem superficial como cometa veloz. O primeiro livro é excelente e esse também não fica atrás. Sejam bem-vindos os próximos livros do autor.
Muitos leitores não apreciam a narrativa do autor. Deveras, não há como se aprofundar grandemente em cada um dos eventos que marcaram história ao longo do século XX em apenas um compêndio de 300 páginas. Mas para o leitor que deseja um apanhado, não absurdamente sucinto, sobre os principais fatos históricos e como cada um deles gerou consequências no globo, o livro de Geoffrey Blainey é excelente. Fornece um panorama geral e a concatenação dos eventos é magnífica, tecendo com maestria a teia factiva.
CITAÇÃO DE RELEVO:  A democracia que, entre 1900 e meados da década de 1920, havia se espalhado amplamente entre os povos europeus, não obteve o sucesso esperado. Ao contrário, possibilitou que Mussolini, Hitler e outro ditadores desses seus primeiros passos rumo ao poder: eles praticamente receberam passe livre dos parlamentos eleitos. As mais importantes democracia, cujos cidadãos não se importavam com assuntos externos, falharam ao permitir que a Alemanha hitlerista se rearmasse.

Fee 28/05/2020

Viagem no tempo.
Bom livro, me fez viajar no tempo e conhecer partes da história que eu não conhecia e/ou não lembrava mesmo, hehe.

Egídio Pizarro 14/08/2012

Tem interesse por História? Quer adquirir mais conhecimento sobre o Século XX?

Então procure um livro didático, talvez de oitava série. É menos tendencioso e eurocentrista. E não comete absurdos como dizer que Mussolini foi deposto pelo exército alemão.

Daniel 22/09/2022

Uma pincelada simples sobre história porém muito boa
Diferente de algumas resenhas sobre este livro que vi por aqui, eu li o título do livro, onde fala que é uma BREVE história, e obviamente não da pra colocar 100 anos em 300 páginas. Enfim, as passagens são muito bem contadas e bem introduzidas aos que desejarem pesquisar mais a fundo depois da leitura. Recomendo!

Yuri 31/01/2014

Uma Breve História Eurocentrista do Século XX
O livro não tem "BREVE" no titulo por motivo algum, obviamente, com isso o autor se descompromete a fazer análises ricas e detalhadas e, como sabemos que a neutralidade é uma bela falácia, exprime também seu ponto de vista (que eu, pessoalmente, arriscaria dizer que tende para um direitismo político). Sem problemas. Sei que os historiadores piram com esses livros que visam comprimir uma conjuntura política-social-econômica em apenas poucas páginas, e piram ainda mais quando esse livro se torna popular, mas vejo "Uma Breve História do Século XX" como um excelente material didático e de consulta rápida. "Poxa vida, como foi a Guerra da Coréia mesmo??" pronto, ta lá, duas páginas com o suficiente para sanar sua curiosidade (ou amnésia!)

Excelente texto, excelente tradução, considerando a extrema dificuldade de escrever algo que abarque quase tudo (pense nisso: como escrever ao mesmo tempo de mortes na guerra, desenvolvimento tecnológico, saúde, política, economia, cultura, etc, etc, sem o texto ficar uma merda? e ele consegue!). Seus mapas ajudam consideravelmente, uma vez que se tornam um fator de constante consulta.

É isso, aprendi muitas coisas relevantes, sobretudo ali do início do século, das guerras, do desenvolvimento científico vertiginoso, dos processos de independência, das mudanças culturais. Mas também das (já cansativas) Guerras Mundiais - não sabia que o Japão tinha dominado uma fatia tão grande da ásia no segundo conflito mundial! A única crítica que eu faço é o ponto de vista a partir do qual o autor escreve: pra variar, Europa (apesar de ser australiano). É o século XX visto a partir da Europa, como se essa história fosse a original, a única que deve ser contada...quando o autor aborda temas como independência dos países africanos, ou da Índia, o faz em decorrência de seus impactos na Europa...mas enfim, quem não faz isso?? O importante é perceber que ele faz...

Agora é partir para os Hobsbawn, Huberman da vida...(calma historiadores!).

Miro 09/11/2010

Leve e interessante. Superficial, porém instigador.
Este livro não aprofunda nenhum assunto, mas é uma leitura agradável, que aborda com leveza temas fortes, como guerras e conflitos. E não se restringe a eles. Também apresenta detalhes das conquistas e progressos obtidos no século XX. Vale a leitura, pois no mínimo provoca nossa curiosidade, estimulando um desejo de conhecer mais sobre este ou aquele tema.

1 | 2 | 3 | 4 | 5