Poseidon

Poseidon Anna Banks

Resenhas - Poseidon

Mell 29/01/2014

Carismático e envolvente
Do que se trata a história do livro?

Poseidon narra a incrível história de um mundo habitado não somente por humanos, como também por Syrenas - ou, como conhecemos, sereias. Sob rígidas leis que os proíbem de sair do mar e, mais ainda, de ter contato com humanos, os Syrenas vivem com regras e uma cultura próprias. Divididos em dois reios, o de Tritão e o de Poseidon, travam uma inimizade há décadas. Inimizade esta deflagrada pela presença dos humanos debaixo d'água. E é por isso que Galen, o príncipe do reino de Tritão, encontra dificuldades com o seu papel como embaixador na terra: eles não conhecem a nossa cultura e odeiam qualquer humano.

E costumava ser assim com Galen, até conhecer humanos que o fizeram mudar de opinião. Primeiro, o dr. Milligan, provando sua confiança ao não delatar a sua existência para o mundo humano. Depois Rachel, uma ex-mafiosa que foi salva pelo príncipe e, depois disso, passou a segui-lo e a cuidar dele como mãe.

Só que a condição de odiar humanos muda drasticamente sobretudo quando conhece Emma.

Emma é uma garota comum dos Estados Unidos que decide passar uns dias de suas férias na praia com a sua melhor-amiga-quase-irmã Chloe - ou, pelo menos, comum até elas conhecerem Galen e Emma descobrir que suas diferenças em relação às garotas da sua idade vão além de sua incomum cor de olhos, o violeta (que, aliás, ela compartilha com Galen). Ou de seus cabelos e pele quase brancos.

Porém, a dor de perder a sua amiga num ataque de tubarão durante as férias parece se intensificar quando retorna para casa e vê que Galen está ali na sua escola, em todas as aulas nas quais ela está matriculada. O que ele estava fazendo ali, parecendo persegui-la? E por que ela se sente tão atraída por ele (tirando, é claro, o fato dele ser extremamente lindo)?

Minhas impressões:

O livro é uma mistura de sobrenatural com YA (young adult). Possui seus clichês, como um triângulo amoroso, um romance meloso e proibido e personagens sempre fisicamente bonitos, porém é de uma criatividade impressionante. A temática das sereias é muito bacana, principalmente se levarmos em conta que a autora criou todo um contexto histórico, além de culturas e reinos. Apesar desse livro não abordar tanto a cultura ou o mundo desses seres místicos, ainda assim há muita coisa para ser explicada ao leitor, já que a história narra o primeiro contato que Emma tem com a existência dos Syrenas. Creio que nos próximos volumes da série o mundo subaquático seja melhor explorado e, de certa forma, detalhado ao leitor.

Os personagens são muito carismáticos e cada um tem uma personalidade bem marcante. A irmã, e também princesa, espontânea e petulante. O melhor amigo engraçado e indelicado. A amiga-quase-mãe cuidadosa e prestativa. O amigo-e-também-biólogo-marinho que inspira confiança e lealdade. Além da mãe de Emma super protetora e ausente. E como deixar de lado a melhor amiga Chloe? Enérgica e de autoastral, foi a personagem mais cativante de todo o livro, mesmo aparecendo apenas no primeiro capítulo.

A narrativa é fluida e envolvente. Os capítulos são intercalados por dois narradores diferentes: um em primeira pessoa, na voz de Emma, e outro em terceira pessoa, onisciente, e que parece acompanhar a perspectiva de Galen. Essa característica pode confundir o leitor num primeiro momento, mas logo ele se acostuma à escrita e à narrativa, percebendo que é um viés muito bom para demonstrar o ponto de vista dos personagens principais.

O desenvolver da história se mostrou um pouco parado e sem muitas aventuras, e eu esperava o contrário. Porém, este primeiro livro se mostra muito mais uma introdução do que um desenrolar, até porque os personagens precisam se habituar à descoberta da Emma - e ela própria sobre a sua situação como uma possível Syrena. O mais bacana desse livro sobrenatural é que ele possui explicações para o caso dela. Como há o biólogo e cientista que ajuda Galen, eles tentam desvendar os mistérios através de exames, inclusive de sangue. Gostei disso, pois é difícil um livro sobrenatural tentar incluir algumas respostas em relação à condição mística.

E o que dizer do final surpreendente? A história é, em sua maior parte, previsível, como é comum num livro YA ou sobrenatural. Porém, além de em alguns momentos da história, o final foi totalmente angustiante e inimaginável. As pistas estavam lá para serem lidas nas entrelinhas, porém o leitor possivelmente não desconfiaria da verdade - como aconteceu comigo. Só fui entender o que estava acontecendo praticamente na penúltima linha do último parágrafo do livro. E isso é um ponto muito positivo do livro! Agora estou ansiosa pela continuação - e será difícil qualquer leitor não se sentir do mesmo modo.

site: http://www.literature-se.com/
Teka 07/03/2014minha estante
Fui comprar esse livro de presente para uma amiga e acabei comprando para mim também, ele é bem legal e beeem clichê.
Pow, a Chloe aparece por umas 3 paginas e já tinha me identificado! Mta sacanagem...

Fernanda 17/02/2014

Resenha: Poseidon
Resenha: “Poseidon” de Anna Banks, foi um livro muito esperado para ser lido esse ano. Confesso que fiquei até com medo diante de tantas perspectivas, mas felizmente a história me conquistou desde o começo e despertou intensas emoções – de contentamento, felicidade, gratificação e algo mais. Adoro qualquer história que gire em torno da mitologia sobre Poseidon/sereias e este foi o inicio para querer saber mais sobre esta trama, repleta de mistérios, descobertas de culturas e sentimentos, e amadurecimento de ideias, além do próprio romance em si. Essa capa também é linda, concordam?

Emma mora em Jersey e foi passar o verão na casa de sua amiga Chloe e seus pais na Flórida. Este seria o último verão que passariam juntas e por esse motivo achou que deveria passar mais um tempo juntas antes da faculdade. Nessa atmosfera conhece Galen – ou melhor, tropeça nele – e sua irmã Rayna. A primeira semelhança que a garota percebe entre ela e os irmãos é a cor dos olhos, que antes achava ser bastante rara.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/02/resenha-poseidon-anna-banks-novoconceito.html

Mlac 25/11/2022

Perfeito para ressaca literária, e um livro muito gostosinho de ler, super fluído e engraçadinho, e com um final muito bom que te faz querer ler a continuação assim q chega no final do livro. Acho que deveria existir mais livros sobre sereias! Adorei.

roses in winter 07/02/2023

poseidon - 2023
Estava esperando nada desse livro e recebi muito. Pelo começo ter sido um choque e o envolvimento dos personagens ocorrer de maneira bem previsível, achei que a história iria ser mal aproveitada e seguir uma linha clichê, mas me surpreendi por conta da personalidade estressadinha da protagonista e do jeito pau mandado do Galen ? o que não é comum em fantasia acoplada a romance, já que nesses dois gêneros vinculados, normalmente, o personagem masculino tende a desobedecer a garota em questão e aborrecê-la o máximo possível.
É uma história curta e envolvente, do tipo que você lê rápido e fica esperando o beijo dos protagonistas. Portanto, esse livro mereceu cinco estrelinhas minhas e eu recomendo-o. :)

PS: Valeu, anão, pela recomendação, tamo junto! sz
Aninha :) 07/02/2023minha estante
falei que já gostar :)

Aninha :) 07/02/2023minha estante
esse é um dos únicos romances que me prendeu até o fim

roses in winter 07/02/2023minha estante
acertou :)

roses in winter 07/02/2023minha estante
quero ler a continuação agora

sweetmoon0 05/09/2020

Muito bom!!!!

Val 03/03/2014

Livro "Poseidon"
Esse livro me atraiu pela capa, e preciso confessar que ao terminar a leitura ele não me decepcionou em nada. Pelo contrário. QUERO MAIS!
Emma tem olhos violetas e em um dia com sua amiga Chloe na praia, tromba com Galen e sua irmã, e desde esse dia, tudo muda.
Sua amiga é morta por um tubarão, e ela não consegue salva-la. Depois, ela acaba descobrindo que Galen é príncipe de Tritão, um reino marinho.
No fundo do mar existem dois reinos: o de Tritão e o de Poseidon, e são inimigos.
Galen além de príncipe, é embaixador na terra, onde ele procura descobrir mais sobre os humanos. Então ele e sua irma Rayna passam um tempo na terra, apesar de que Rayna está tentando fugir de Toraf.
O Dr. Milligan, humano, que ajuda Galen a descobrir mais sobre tudo, passa a ajudar também Emma, que descobre o porque dos olhos dessa cor. De onde tudo vem. Mas ela ainda não tem todas as dúvidas respondidas.
Aos poucos os mistérios vão sendo postos a tona, e o livro termina de um jeito que eu fico me mordendo pedindo pelo próximo livro. Querendo saber o que vai acontecer agora, como Emma reagirá com o que acabou de descobrir.

E vocês? Já leram? O que acharam da leitura?

site: http://www.revistagalaxy.com/2014/03/resenha-poseidon.html
Renan Pereira Simões 05/03/2014minha estante
Acho que por eu ter lido 4 livros seguidos de ficção com seres sobrenaturais, estou um pouco cheio do tema. Eu não pegaria ele pra ler agora, talvez daqui alguns meses.

Beth 10/03/2014minha estante
Realmente a capa é divina e espero que a estória seja tudo isso que você menciona ai. Beijos.

Andréia 10/03/2014minha estante
Adorei a capa, tomara que a história seja boa também!

Gy 15/03/2014minha estante
Gosto muito de livros que trazem histórias de mitologia e mundos inventados... Já li outras criticas a esse livro... E gostei muito, estou curiosa para ler...

Dani 21/03/2014minha estante
Tenho muita vontade de ler este livro, parece ser ótimo e o enredo é bem interessante, nunca li nada parecido e fiquei muito curiosa. Gostei de saber que a leitura não decepcionou, fiquei com muita vontade de ler também!

Belle 21/03/2014minha estante
Vi minha colega com esse livro, olhei olhei e fiquei curiosa para ler, não sabia o que se tratava, agora percebo que é diferente do que eu imaginei...amei...eu quero...
:D Muito bom

laysa dniz 23/03/2014minha estante
adorei

Gizeli 25/03/2014minha estante
Tenho lido muitas coisas positivas a respeito desse livro. Confesso que não é uma prioridade de leitura porque eu estou correndo de séries (literalmente!). Mas a proposta é mesmo legal...

Bete 02/07/2020

Muitos interessante, o desenrolar da história é perfeito com final já deixando introdução para continuação do segundo do livro.
Me apaixonei pelo legado de Syrena.

folkjude 01/01/2023

"se você ama alguém, deixe-a partir"
confesso que eu não tava dando nada para esse livro, mas me surpreendi tanto. a história é muito envolvente e a escrita te prende bastante, os capítulos são grandes mas você não se cansa porque é muito rápido de ler. os personagens são carismáticos e o final me deixou de boca aberta.

AndyinhA 23/02/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Poseidon é fraco, muitos furos no enredo e uma história narrada na velocidade da luz, se durante as 300 páginas a história durar uns 30 dias é muito, mas vou deixar esse tempo porque pelo que o livro nos conta em alguns poucos momentos parece ser esse prazo. A vantagem é que a leitura flui muito rápido, afinal não é nada tão profundo, então para quem lê rápido, talvez em um dia (dois estourando) você termine de ler.

O livro começa com uma situação ruim, a morte de uma pessoa, mas não era qualquer pessoa e sim a melhor amiga da protagonista há quase 10 anos, não achei que a autora fosse colocar algo pesado em uma trama jovem-adulto, mas ela jogou essa bomba e mal a utilizou, pois nem nos sete dias seguintes e nem no mês de morte da melhor amiga a protagonista se toca muito, aliás, depois de algumas páginas da morte é como se a personagem nem tivesse existido. Não vi porque ter algo assim se não seria mais comentado, poderia ter sido uma pessoa qualquer... gente um melhor amigo da vida morreu, eu iria querer morrer junto, ficar abatida e tal, mas parece que isso foi o estopim para a menina santinha virar uma atirada....

Falando sobre a mitologia das serias, a autora ficou no básico, aquilo que todo mundo sabe e não foi explorar ou conhecer mais a causa do que queria escrever, era como se ela se contentasse em algo mais do mesmo, apesar de gostar do tema e saber que o mesmo é muito extenso, esperava ser surpreendida, já que não pesquiso a fundo sobre as mesmas, mas nada disso. A autora ficou com o que já conhecemos e nem deu uma ousada, exceto a parte do Titanic que foi muito surreal e eu pensei...’sério que tu quer me fazer engolir isso?’ #tenso

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/02/poison-books-poseidon-anna-banks.html
@virginiagraciela 17/03/2014minha estante
Nossa finalmente alguem com a mesma opinião que eu.

Carla 27/03/2014minha estante
Eu acheeei muito chato! Muita birrinha de criança e antes de terminar o livro já sabia o mistério final... Muuuuito clichê e não quero ler a continuação. Quem gostou bom, achei cansativo e que cortava muito a historia... Não fui com a cara.

Mundo Literal 15/08/2014minha estante
Também achei isso. Cara, a personagem principal tem 18 anos, e age como uma garota de 12, e o pior é que Galen adora isso, sério gente?! Eu fiquei esperando melhorar, mas o final foi decepcionante demais... muito fraco!!

AndyinhA 15/08/2014minha estante
Ahhh gente, kibom q não fui a única, li com boa expectativa, achando q ia ser 'o' livro e foi bem fraco msm, além de ser uma série (e não ter tanto assunto assim), tbm não fiquei empolgada pela continuação =/

Thamilys.Vasquez 14/11/2020

Como assim não tem o segundo livro?
É um livro muito bom, leitura fluída e tão gostosinha. Amo como a protagonista não faz nada sem sentido, todos os pensamentos são bem logicos apesar de DO NADA descobrir que e um ser mitológico
Enfim, adorei e to procurando o segundo livro em português, porquê o bendito não foi lançado ainda kkk

sentilivros 21/02/2020

Me surpreendeu
Peguei o livro despretensiosamente para um desafio e ele me surpreendeu. Não é nenhuma maravilha do universo literário, mas cumpre bem seu papel de entreter.

annaclara.. 21/08/2022

Boa leitura
Assumo que o livro não é uma leitura enriquecedora, porém gostei muito e com certeza valeu a pena.
Sou fã de PJO e sempre recorro à essa temática mitológica. A história é muito envolvente e te deixa com um gostinho de quero mais. Super recomendo.

Ludy 01/02/2022

Envolvente
Gostei muitooo da leitura.

A autora soube desenvolver muito bem os personagens, me senti próxima de todos eles. A história das syrenas também foi muito bem desenvolvida.

O livro te prendo do início ao fim, seja pelo romance ou pelo sobrenatural.