A Desumanização

A Desumanização Valter Hugo Mãe

Resenhas - A desumanização

rebeecasouza 21/04/2024

O que dizer sobre a experiência mais diferente que eu ja tive lendo algum livro?
nao vou mentir, é um livro difícil de ler e compreender, mas voce consegue sim entender o que esta acontecendo, apesar das descrições difíceis e complexas.
eu consegui me conectar pouco com os personagens, pois nunca sabia o que era descrição, o que era narração do q um personagem estava fazendo. mas de fato, a conexão q temos com halla, que a todo momento narra todos o pensamentos do livro, é surreal. achei q o personagem mais poético era o pai dela. e nao gostei da mae, da tia, nem do steindor, eu alternava entre gostar e nao gostar do einar.
é um livro bem diferente, as vezes tedioso, mas q vale a pena a leitura

Lucas Ribeiro 10/04/2024

Triste e encantador!
Uma leitura difícil, mas definitivamente o livro mais lírico, sensível e assertivo em cada palavra escolhida. É doloroso, cheio de desumanidade, e nos faz refletir de forma intensa e profunda sobre nossos relacionamentos e em como a vida pode ser esse mergulho na boca de um deus rígido e côncavo como os fiordes da Islândia.

eliabxanca 29/03/2024

A capacidade poética de Mãe é notável em sua escrita, porém este livro não me cativou. Aborda temas como luto, abandono e busca por pertencimento, e considerando que já apreciei outra obra do autor, esperava me envolver facilmente com os personagens e a trama. No entanto, minha experiência de leitura foi arrastada e, em alguns momentos, até tediosa. Percebi a construção da história de forma distante, sem me conectar ao sofrimento da protagonista.
nay.gba 29/03/2024minha estante
Amo esses temas, vou colocar na lista.

Guilherme.Oliveira 24/02/2024

Bom porém não é fácil
A leitura não é fácil, tanto a linguagem quanto o conteúdo do livro. História muito triste, com muitas metáforas, recomendo para o leitor que já tem um certo repertório.

Elizangela 22/02/2024

Dor, medo, escuridão
Não é um livro fofo. E nem com sentimentos coloridos. É doloroso e cheio de desumanidade. Mas faz pensar sobre nossos relacionamentos, sobre a vida...

Tainara.Sobreiro 20/02/2024

Longe de ser meu livro preferido do VHM, mas definitivamente o mais poético que li. sensível e assertivo em cada palavra escolhida, como sempre

Helena Dias 16/02/2024

DLL24: Um livro ganhador de um prêmio literário
Acompanhar o processo de luto da menina Halla ao perder sua irmã é um caminho triste. Seus pensamentos são cheios de dúvidas e saudade; é doloroso em diversos momentos. A trajetória que segue a vida da protagonista é igualmente dura de acompanhar, o que acredito tornar esse livro um misto de sentimentos.

O enredo como um todo é forte e direto, sem deixar qualquer espaço para que possamos digerir o que estamos sentindo. Os personagens são bem verossímeis, o que faz com que nem sempre gostemos deles.

VHM desenrola a trama com uma escrita bastante poética. Entretanto, apesar do livro ser bem fininho, achei um tanto cansativo. Esse foi meu primeiro contato com o autor, então acredito que lerei mais coisas dele.

Obs.: Acho que faltou avisos de gatilho no início do livro ou até mesmo na capa.

JAlia.Francisca 27/01/2024

Lento
Abri o livro com tantas expectativas boas que acabei me frustrando. O escritor em si é muito bom como dizem, mas esta história não me trouxe nada além de pensar que não é um livro que recomendaria para todos pois não é fácil o entendimento. Em minha percepção livros bons são aqueles que em sua faixa etária qualquer um consiga ler e absorver a história, e este com certeza não é o caso. Tem sua linguagem pouco popular, e usada junto com a história de uma menina de 11 anos com pensamentos tão profundos, não dizendo que crianças não podem ter tais pensamentos, mas a forma com que foram colocados não me agradou. Fora todos os temas extremamente sensíveis abordados de forma tão poética que tira a atenção do leitor para os verdadeiros problemas que cercam os tais temas.
Fora tudo isso a história em si é boa, mas se estivesse posta de outra maneira talvez teria gostado mais.

Larissa Canêjo 18/01/2024

Triste e, lento
Foi o primeiro livro do Valter Hugo Mae que li. No geral, é um livro bom, mas tem uma escrita bem específica e, até acostumar pode ser uma leitura uma pouco lenta. É muito triste compreende a realidade que dá personagem principal. Confesso que em partes, cheguei a ficar confusa. É bom conseguir ter o máximo de atenção durante a leitura, coisa que, pra mim, por vezes foi difícil.

Ana Claudia 06/01/2024

Já não sei quantos livros do Valter Hugo Mãe eu li. Ele é poético e surpreendente em todos e este não foi diferente.

Raiane.Calistrato 06/01/2024

Havemos de dezembrar
"Desumanização", de Valter Hugo Mãe, é uma obra profunda e introspectiva que explora o luto, a perda e a busca por sentido na vida. Ambientado na Islândia, a narrativa acompanha Halla lidando com a morte de sua irmã gêmea, Sigridur, e a subsequente perda de seu filho. VHM tece uma narrativa que capta a essência da condição humana - sua fragilidade, sua resiliência e sua incessante busca por renovação.

A relação de Halla com outros personagens, como sua tia e Einar, revela as complexidades das dinâmicas familiares e sociais, e como estas influenciam nossa maneira de processar o luto e a perda. O livro é marcado por uma linguagem poética e simbolismo profundo, onde cada personagem e evento adiciona camadas de significado à história.

A gravidez e a posterior perda do filho de Halla são eventos cruciais que simbolizam o ciclo contínuo da vida e a inevitabilidade da perda. Esses momentos não apenas reforçam a temática do luto, mas também desafiam a protagonista a encontrar forças para continuar e a buscar novos começos.

A obra não é apenas uma jornada através do luto, mas também um estudo sobre a natureza da existência humana. A citação, ?Havemos de dezembrar. Dizia eu. Faltava pouco para o fim do ano. Era o meu pai, nos tempos de maior conversa, que o pedia. Depois de cada dificuldade, esperava que dezembrássemos todos. Que era prometer que chegaríamos vivos e salvos ao fim do ano, entrados em janeiro, começados de novo. A resistir.?, reflete perfeitamente esta essência. Ela encapsula a esperança, a resiliência e a promessa de superação, mesmo nas circunstâncias mais dolorosas.

malu 30/12/2023

Ainda não sei oq falar sobre essa leitura. Criei muita expectativa e no final fui decepcionada. Isso não quer dizer que a história seja ruim, de jeito nenhum! Talvez em outro momento gostaria mais, mas não consegui me prender a história por mais que ela seja tão sensível.

Leticia 27/12/2023

"Não inventava mais monstros. Bastavam-me os que a realidade tinha."
"O meu coração sem visitas perderá a memória e, quando nos separarmos de vez, certamente será mais feliz."

Este é o segundo livro de Valter Hugo Mãe que leio, e estou impressionada com o vocabulário riquíssimo. O livro é bem denso e tristíssimo, abordando principalmente o luto e suas consequências pela perspectiva de uma criança, o que torna o livro bastante doloroso.

Sara 22/12/2023

Queria ter gostado desse livro o quanto ele merecia. Definitivamente não deu certo pra mim nesse momento que estava. É de uma profundidade sem tamanho, muito denso e triste, eu não consegui ir tão fundo na leitura, pra mim pareceu um monte de palavras juntas e só. Uma pena, talvez pra uma releitura no futuro.