A Desumanização

A Desumanização Valter Hugo Mãe

Resenhas - A desumanização

Cynthia Lia 27/06/2023

Um livro pesado!
Apesar de ser um livro não muito longo, tem a leitura pesada por conta da história.
Uma jovem perde sua irmã gêmea e vive uma transição da infância para a adolescência carregada de emoções e sentimentos não muito agradáveis.

joaoggur 24/06/2023

Prolixidade poética; carência afetiva.
?Já não sou criança, pensei com maior convicção. Não inventava mais monstros. Bastavam-me os que a realidade tinha.?

Acredito que os pesares e os louros de A Desumanização, de Valter Hugo Mãe, se balanceiam. Em contrapartida a escrita poética, o clima monótono a torna difícil de ser assimilada.

Acompanhamos a história de Halla, uma criança que ao perder sua irmã gêmea, se vê completamente perdida no mundo. Tendo que lidar com uma família problematica e com um namorado inquieto, Einar, a trama é marcada por um clima fúnebre, desesperançoso.

Sobre a escrita; fascinante. O autor escreve como um poeta. São tantas sutilezas, minúcias? detalhes que são desenvolvidos com uma ingenuidade que apenas uma criança, a narradora-personagem, poderia pensar. Sem dúvida alguma o ponto alto do livro, mantemos nossa atenção as páginas apenas pela poesia ali presente.

A maior questão de A Desumanização é seu clima monótono. Ouso dizer que há capítulos onde não há nenhum desenvolvimento da história. Nem para fazerem corpo a obra servem; irrelevantes. O autor mescla um fluxo de consciência com uma linguagem confusa: em diversos momentos, não sabia se estava lendo uma narração ou um diálogo (e, no caso de dialogo, não sabia quem estava falando).

Infelizmente, apesar de sua escrita poética, não tive um bom aproveitamento da leitura. Sua sutileza é ofuscada pela trama incólume e inerte.
Mih 25/06/2023minha estante
acho a escrita do valter hugo mãe belíssima

Ana Manhani 17/06/2023

A história é bastante triste. Os cenários e as paisagens me são desconhecidos, mas o sentimento da dor e da perda parecem universais.

Giovana 25/05/2023

2,5 de 5
Metade, porque eu amei e odiei esse livro na mesma medida.

Comecei amando, encantada com a linguagem. Valter Hugo Mãe tem uma escrita muito única e por diversas vezes muito poética. Ao ler marquei várias citações excelentes.

Mas eu canso rápido, ou eu me perco fácil… não sei dizer exatamente o que aconteceu, sei que alguns capítulos foram difíceis de acompanhar, essa linguagem se tornava cansativa, eu não entendia mais o que estava rolando. Mesmo sabendo que era um livro curto parecia imenso e eu só podia esperar que o próximo capítulo fosse melhor.

Dito isso, já tinham me avisado que essa não era a melhor obra dele. Mesmo com essa nota baixa eu sigo morrendo de vontade de ler mais coisas do autor, e com certeza o farei. No final das contas não foi tempo perdido, foi apenas uma introdução para algo melhor (espero).

site: https://www.instagram.com/p/Csd8pG4rh3F/

Jaguatirica 25/05/2023

Solitário e libertador
Esse livro, de início, me fez refletir sobre como a sociedade trata nossas crianças! como se fossem indivíduos em espera, ainda não prontos, e não entendem que a criança, em si mesma já é um ser humano inteiro e repleto de particularidades, um mundo inteiro.
A protagonista Halla, após perder a irmã gêmea (a qual viveu às sombras) percebe-se também como uma morta-viva, o que se intensifica com a forma que sua mãe a trata. É muito, muito pesado!
É um livro sobretudo cru e solitário. Tão gélido como a paisagem da Islândia, onde tudo é ambientado. Uma história com um plot extremamente simples. Pouca coisa acontece no externo e a verdadeira batalha está ocorrendo o tempo toda na mente e coração de Halla, uma criança que está enfrentando as mudanças da puberdade e descobrindo principalmente a dor de existir. Ela luta com o desejo de fugir e ser livre e vezes sem conta chorei e me angustiei tal como ela. Que poder tem a literatura! Me transportando pra Islândia e pro coração de uma menina triste, e isso em poucas páginas...
"Desumanização" é tal como indica o título. Leiam quando estiverem com a terapia em dia e prontos pra um desabafo existencialista sem esperança de felicidade. Valter Hugo Mãe mais uma vez se provou um fazedor de livros filosóficos!

"Queria proteger contra o esquecimento. A maior vulnerabilidade do humano, a contingência de não lembrar e de não ser lembrado."

iscoraline 17/05/2023

"... essa morte de que éramos sempre admiravelmente capazes"
Esse livro retrata o luto de uma perspectiva de uma criança que muito sabe, que muito sente. a angústia de querer ficar presa em seu corpo para lembrar pra sempre da sua irmã gêmea ao se ver no espelho.

acho que nunca vamos saber lidar com a finitude. com a perda. como dizia alguém bem sábio: a morte é um sofrimento pra quem fica!

ressalto aqui que 3 estrelas pq é extremamente parado.

Sarah.Porfírio 16/05/2023

Memórias e Luto
Nunca tinha lido algo sobre luto, e sobre como ele pode impactar na vida de alguém.
E esse livro fala muito sobre isso, como lidar, como ultrapassar, e como não se deixar apagar devido a um luto.

Leticia_gg 01/05/2023

O inferno é a solidão
"O inferno não são os outros, pequena Halla. Eles são o paraíso, porque um homem sozinho é apenas um animal. A humanidade começa nos que te rodeiam, e não exatamente em ti. Ser-se pessoa implica a tua mãe, as nossas pessoas, um desconhecido ou a sua expectativa. Sem ninguém no presente nem no futuro, o indivíduo pensa tão sem razão quanto pensam os peixes. Dura pelo engenho que tiver e perece como um atributo indiferenciado do planeta. Perece como uma coisa qualquer."

Depois que terminei esse livro, desci para almoçar. Minha desorientação era tamanha que esquentei o feijão sem me lembrar de colocar por cima o arroz. Esquentei o feijão puro, porque estava perdida. "A desumanização" me deixou assim. Perdida, pequena. Cheia de palavras cujo significado pareciam me engolir e sufocar.

Todos os meus pensamentos em torno do que eu havia lido culminavam no título, e todas as respostas que eu tentava formular culminavam nessa citação com a qual introduzi a minha resenha. O que é desumanizar? É destituir do caráter humano. Mas o que é que nos torna verdadeiramente humanos? O que nos torna humanos é a nossa capacidade de contar, de narrar, de explicar e perguntar coisas sobre as quais as abelhas, os cachorros e as ovelhas não se perguntam.

Mas não há história se não há quem te ouça. Você não existe se não há quem te veja. Da mesma forma que a beleza só existe porque alguém a compartilhou com palavras, as palavras são capazes de fazer alguém desexistir. São capazes de fazer de "Halla" a "menos morta".

O que "A desumanização" me ensinou foi isso. Que as palavras tem poder de matar e de manter alguém vivo. Que desumanizar o outro pela palavra é também desumanizar a si mesmo. Que na nossa infinita incapacidade de dialogar a dor e o sofrimento, desexistimos uns aos outros.

Acho que nunca vou superar o protesto genial que é expressar a capacidade desumanizadora das palavras usando... palavras; colocar o maior alvo de desumanização dialogando conosco, num paradoxo humanizador. VHM conseguiu criar um dos exercícios de metalinguagem mais deliciosos que já tive o prazer de apreciar. Mas, afinal, os melhores livros são assim, falam "como se inventassem modos de falar. Para percebermos melhor o que, afinal, era reconhecido mas nunca fora dito antes. Os melhores livros inauguravam expressões. Diziam-nas pela primeira vez, como se as nascessem. Ideias que nasciam para caberem nos lugares obscuros da nossa existência".

LaAs183 28/04/2023

A escrita do autor é uma das mais lindas que já tive oportunidade de ler. Nessa obra em si, repleta de melancolia e reflexões profundas, me fisgou já nas primeiras páginas, porém, sua parte intermediária perde um pouco da força(motivo pelo qual não dei 5 estrelas), que é magnificamente retomada no final. Ansiosa para as próximas leituras desse gênio da literatura portuguesa.

CAssia.Gaspar 18/04/2023

É uma obra muito violenta que retrata assuntos muito pesados na perspetiva de uma simples criança.

É impactante e envolvente, e sempre me deixou com muitas inquietações e imenso por refletir.
Uma ótima leitura.

rara 17/04/2023

Pense numa luta
Quase dropei esse livro pela segunda vez, a primeira foi lá em 2020.

Ele é dividido em duas partes e na primeira a história demora pra andar, e isso somado a linguagem mais rebuscada de um autor português me afastava muito da obra, mas persisti, e a segunda parte se desenvolveu de forma melhor, inclusive, o mistério sobre o ódio, até então sem motivo, do Einar com Steindór foi interessante.

Infelizmente não consegui criar grandes vínculos com os personagens, mesmo sentindo muita pena na Halla e da mãe também, essa última pobre coitada a falta q fez uma psicóloga. Passar pela perda de uma das filhas é um sentimento q só pais e mãe pode descrever e o peso de ter outra fisicamente igual te lembrando todo dia aquela perda? Encontra partida a gêmea que ficou carregou toda a culpa de ser quem era, tão igual e tão diferente da irmã já morta, que por estar morta era um patamar de perfeição inatingível, afinal ela nunca mais iria errar né?

Enfim, é um livro pegado de ler, não pela história dolorosa, mas pela leitura arrastada. Acho que escolhi começar pela obra errada de Valter Hugo Mãe.

Luiza Carvalho 13/03/2023

Aaaaa mais um do vhm pra lista
é um livro sobre uma irmã que perdeu sua irmã gêmea, sendo q eu sou gêmea, ent foi uma leitura q me pegou bastante
tem uma carga emocional grande demais, é uma melancolia, uma angústia q só ele sabe escrever
apesar de n achar o melhor do Valter Hugo, principalmente pq senti que entre os 40 e 60% foram um pouco devagares até demais, é uma leitura incrível e q merece ser apreciada

victoria.maria 21/02/2023

"quem não sabe perdoar só sabe coisas pequenas"
Desumanizar tendo o sentido de tirar aquilo que é inerente à humanidade. valter hugo é brilhante em contar uma história através da mente de uma criança e colocar como título "a desumanização" pois senão é isso que fazemos com as crianças, que mesmo dotadas de sentimentos e pensamentos reais, têm sua humanidade negligenciada e/ou banalizada.
falando na história em si, sinto com o coração a necessidade de pensar muito sobre, é extremamente triste e realista, mas consegue por meio de linhas totalmente humanas transparecer sensibilidade e doçura.
caroline 23/03/2023minha estante
amiga vic ????

Sabrina758 02/02/2023

Fiquei um bom tempo sem palavras, precisando muito processar. Ele é de uma tremenda melancolia, uma descrição ao mesmo tempo bonita e feia, e fala tão abertamente sobre a tristeza que chega embrulhar o estômago, só acho que não li no momento certo, talvez se eu reler daqui uns anos goste mais.

tooonho 29/01/2023

como sempre, Valter é incrível
conheço poucos autores com essa capacidade descritiva, tão detalhada. fica mais incrível ainda quando a gente sabe que ele quase nunca viajou aos lugares sobre os quais escreve... genial! e que história!!