A Desumanização

A Desumanização Valter Hugo Mãe

Resenhas - A desumanização

Mc Brendinha Carvalhão 16/06/2021

Sem palavras
O primeiro livro de Valter Hugo Mãe que leio e tudo que posso dizer é: que lindo, que tamanha delicadeza, na metade da leitura já tinha vontade de voltar e reler do início. Li em PDF, mas preciso desse livro físico pra poder me deleitar ainda mais.

Valéria Cristina 15/06/2021

Poeticamente triste
Na Islândia, uma menina perde sua irmã gêmea e sua vida e seu luto são.narrafos com incrível delicadeza e poesia.

Albieri 12/06/2021

16° Livro
?????
A desumanização - Valter Hugo Mãe

Um livro sem sombra de dúvidas triste, que tece o sofrimento de uma maneira única. A tristeza que vem e vai.

Olhar para a narradora nesse começo de livro é pensar em um sofrimento profundo. A perda de um irmão já é difícil, imagino que para quem nasceu com seu par gêmeo deve ser pior. cria-se uma expectativa na pessoa viva e ver como a personagem acaba sofrendo com um sobrepeso da alma da irmã que foi colocada junto a ela pelos olhos de outrem.

O desenvolver mostra como é difícil perder alguém e acabamos com o tempo substituindo essa pessoa. Também observamos o crescer da criança para a fase adulta, mas de forma arrebatada, pois por pura inocência viu-se sem saída. Crescer antes do tempo, ser mulher, homem, pai e mãe é um fardo grande a se carregar.

Porém além de perder-se na inocência da infância, ganhou-se no sofrimento do adulto. Viu-se perdida, sem escolha. Talvez o fato de perder a criança do seu ventre deu a entender que a partir daquele momento. A criança se tornara mulher, mas com seu toque de infantilidade.

?E já no sofrimento de seu parceiro que se viu órfão, por dois seres humanos desprezíveis que assassinaram seu pai. Nossa narradora com seu amor, acabou por vingar-se daqueles que lhe fizeram mal. E fugiu para nunca mais voltar .

#Adesumanizacao #ValterHugoMãe #Livro #book #portoeditora #literaturaportuguesa #amoler #cabeceira #minhaestante #biblioteca #skoob #leitura #romance

skuser02844 11/06/2021

Meu primeiro contato com o autor foi muito bom e inesperado...

Acho que entendi o motivo do sucesso desse escritor, sua escrita é tão melódica e suave ao mesmo tempo é crua, dura e extremamente angustiante em umas passagens.
Essa tristeza melódica é talvez, por conta do tema abordado, o processo de desumanização de uma pessoa.

SirV8Head 31/05/2021

Muito pouco eu conhecia de Valter Hugo Mãe. Sabia da fama dele através das opiniões de alguns booktubers, mas nunca foi prioridade em minha lista de leitura. Até que uma amiga me disse que o livro favorito dela era 'A Desumanização' e, por isso, resolvi conferir.

Surpreendentemente foi umas das melhores leituras que fiz este ano até então. Valter Hugo Mãe domina com perfeição as palavras que imprime no livro, parece que cada uma delas foi escolhida com muito cuidado pelo Autor, nenhuma palavra está jogada ali por acaso.

A narrativa é sensível ao tratar do sentimento de perda e deslocamento da personagem em relação à sua família, fazendo nos sentir a solidão e a tristeza como se lá estivéssemos, ao lado dos personagens.

Daniel.Cardiano 25/05/2021

Lindo e melancólico
Escrita fluida, linda e melancólica. Novo olhar sobre os fiordes e as belezas da Islândia.

thaw 10/05/2021

?Era uma mulher tão completa quanto apenas a tristeza as sabia fazer.?

Eu não sei como falar sobre essa obra, de verdade. Valter Hugo Mãe faz algo tão bonito com as palavras, transforma-as de uma maneira que eu nunca vi antes e a cada obra que leio dele, lembro porque o elegi como meu autor favorito. Ele consegue tornar até a tristeza e a morte bonitas, deixando um misto de sentimentos e uma vontade de apenas contemplar essa obra o resto da vida. Leiam!

Yara 02/05/2021

A desumanização
Segundo livro que leio do autor nesse ano, e a meta é continuar nos próximos títulos dele. A sensibilidade e a melancolia da escrita causaram um quentinho no meu coração com ascendente em peixes. O frio da Islândia veio para as páginas e para as emoções...

MJ.Nober 27/04/2021

PERFEITO
A desumanização foi meu primeiro livro do Valter Hugo Mãe (sim, eu demorei muuiito para conhecer esse maravilhoso gênio).

É um livro tão perfeito, tão tocante, tão emocionante... Há muito tempo não sentia uma lágrima cair nas pausas da leitura e o Valter me fez reviver isso.

Super recomendo esse livro. Quero muito poder começar uma nova leitura da obra desse autor, de quem já era super fã pela pessoa que ele é.

Apenas leiam e se deliciem, apenas.

Gigio 26/04/2021

Emocionalmente pesado
Obra Magnífica, lindamente escrita.
Bem carregado emocionalmente, do meu ponto de vista, muito triste. Uma tristeza quase palpável. Cru, real.
Sofri junto com a perda da irmã gêmea, o descaso e o abuso da mãe, o afastamento do pai e outras perdas que seriam spoilers.
Minha melhor leitura de 2021 até agora.
JonasLupus 26/04/2021minha estante
Povo tem falado bem desse autor!

Gigio 26/04/2021minha estante
Primeira obra que leio. Gostei muito do enredo e do texto. Ele realmente merece todos os elogios. Recomendo.

Alanna Fernandes 16/08/2021minha estante
Uau! Fiquei inspirada!

Yasmin 23/04/2021

Gostei muito, recomendo a leitura! Os livros de VHM, pra mim, são um pouco difíceis de compreender parágrafo a parágrafo, mas é possível entender ao todo. Esse livro realmente me pegou de surpresa, não esperava todos esses acontecimentos. VHM sempre surpreende, de uma maneira ou de outra. E sempre mostra várias maneiras de amor, muito diferentes do amor "comum", mas que não deixam de ser amor.
amandaoliare 23/04/2021minha estante
Sempre quis ler Valter Hugo Mãe, mas não sabia por qual livro começar. Obrigada pela indicação!

Thiago 18/04/2021

O autor é conciso, com frases curtas porém precisas e certeiras. Constrói uma narrativa intensa e complexa, onde cada oração delineia um cenário mais amplo, expandindo-se da visão interior das personagens. Há por todo o romance o determinismo da tragédia à espreita, um destino a se desenhar de forma concatenada e cruel. Temos um fatalismo em cada página, que se intensifica pela linguagem orgânica e o vocabulário seco, ressaltando as nuances íntimas daqueles que operam a narrativa. A leitura do livro, apesar de curto, foi lenta pois deve ser atentamente digerida. O autor monta um quebra-cabeça que demanda do leitor empenho, mas que se torna prazeroso quando percebemos que estamos nós próprios entregues ao lirismo de palavras tão duras e frias. Leitura mais que recomendada!

hgiradi 08/04/2021

Influenciada pelo Filho de Mil Homens
Comprei A desumanização muito impactada pelo título, pela breve história tortuosa entre a mãe e as irmãs e pela beleza da escrita de Valter Hugo Mãe.
Apesar do livro ser sim, sensivelmente escrito. Me incomodei com a repetição de personagens femininas problemáticas (crueis, sexuais ?demais?, impacientes) e personagens masculinos vitimizados.
Além disso, a narrativa não me prendeu tanto.

Mariana 31/03/2021

Muito pesado e lindo ao mesmo tempo
Halla aos 11 anos perdeu a sua irmã gêmea e se tornou apenas o ?resto? da irmã para a família, o que sobrou, ?a menos morta?.

Valter Hugo Mãe falou sobre luto, violência e abuso de uma maneira muito poética.

?Repeti: a morte é um exagero. Leva demasiado. Deixa muito pouco.?