O Cavaleiro de Bronze

O Cavaleiro de Bronze Paullina Simons

Resenhas - O Cavaleiro de Bronze

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gabi 24/01/2024minha estante
Um dos meus livros preferidos, eu amo ??

jessleti 24/01/2024minha estante
E com razão de amar, é maravilhoso

VickdeNariz 21/01/2024

Não julgue pela capa
Tatiana tem apenas 16 anos quando o rádio anuncia que Hitler iniciou um ataque contra a União Soviética, e desde então sua ignorante vida é tomada por medo, incerteza, amor e mentiras, pois no mesmo dia ela conhece Alexander, um soldado do Exército Vermelho por quem se vê extremamente (e vergonhosamente) encantada.

Devo dizer que minha primeira impressão desse livro foi terrível não apenas pela capa, mas também pela forma que a história começa, tão arrastada que dá vontade de largar a leitura conforme descobrimos que a protagonista é uma adolescente boba, egoísta e sem noção nenhuma ? alguém pode me dizer quem cebolas escolhe tomar sorvete ao invés de comprar suprimentos pra guerra? E que tal seguir uma pessoa aleatória até a última parada do ônibus só porque se encantou por ela? Bom, Tatiana além de burra é stalker. Só consegui engajar na leitura depois de focar no cenário comunista ao redor, o que é muito bem retratado na condição de vida que ela tem dividindo uma "casa" com outras famílias e em constante vigia tanto pelos vizinhos quanto pela NKVD (meio que os figurões que te leva de arrasta pra cima se for contra os ideais do governo).

Depois de idas e vindas da vontade de querer apertar o pescoço da Tatiana, um lenga-lenga com o Alexander e a irmã dela que misericórdia, tudo começa a mudar realmente quando ela descobre por ele a verdadeira situação do país, até então iludindo o povo com falsas vitórias; Pasha, irmão gêmeo de Tatiana, está próximo do fogo cruzado, e de toda a família ela é a única idiota o suficiente de tentar trazer ele de volta.

Queria poder falar mais da história, mas acontece realmente muita coisa, muitas extremamente pesadas por causa da guerra. Em certo momento os capítulos se tornam repetitivos, mas isso não me incomodou realmente. A protagonista amadurece de uma forma incrível durante a guerra, se tornando o pilar da família tóxica dela, mas sem nunca perder o coração mole e inocente dela, o que nos deixa uma certa culpa por ela ser meio que uma Cinderela (a coitada é irritantemente bondosa, infelizmente, mas a gente aprende a gostar dela). E o Alexander, gente, simplesmente sem palavras pra descrever ? ps: por ele eu sento, rolo, lato e dou a patinha.

Esse é um exemplo de livro que eu não leria nem pela capa e nem pela sinopse, e, talvez justamente por não esperar nada, esse livro me surpreendeu e se tornou minha trilogia preferida de romance.

Agradeço de coração a pessoa que me presenteou com o segundo livro e praticamente me obrigou a comprar os outros 2 livros.

Ana Tereza 21/01/2024

Perfeito !
O livro é simplesmente incrível e longo ! O original tem 900 páginas! No Brasil foi dividido em 2 livros para diminuir preço ? Sem sentido porque o primeiro livro não se conclui sozinho. A escrita da autora é perfeita! Não sei se daria para ser mais curto porque parece que todas as passagens foram importantes e bem escritas. O descrever da guerra em Leningrado ; a vida num país comunista ( ah ! Isso é real , o controle do Estado sobre a vida do cidadão); a mudança de estação ;a evolução da guerra: a fome, o frio, as perdas, a dor ; as relações humanas durante a guerra e o amor de Tatiana e Alexsandre. Tatiana é tão menina e tão inocente que deixa o soldado enlouquecido. Entendo que ele agiu estranho no início mas ele tinha um senso de proteção com ela e a sua família , não conseguiu se afastar . E foi crucial por um bom tempo. Eu me apaixonei por esse amor platônico! Louca para ler a continuação da saga.

Carlin 09/01/2024

Só leiam e sintam?palavras nenhuma descreve o misto de sentimentos que esse livro me passou,no âmbito que essa história se passa,que é na segunda guerra mundial deixa tudo mais emotivo.

Carol.lb 27/04/2023

Tatiana, uma garota Russa de 16 anos (quase 17), com seus cabelos loiros, vestido florido e sandálias vermelhas, sai em busca de suprimentos para a sua família, que assim a designou.
Mas como uma boa garota de 16 anos, (que não é muito responsável) quando avista um carrinho de sorvete, deixa as obrigações de lado e para, pra degustar seu sorvete favorito: Creme Brulee.
Cantando e degustando de seu sorvete com seus cabelos ao vento, ela percebe um soldado a observando..
Eu li esse livro a primeira vez quando tinha 17 anos, e me apaixonei por ele, uma história linda, um casal que sobrevive a tudo e todos pelo seu amor.. já reli ele diversas vezes durante esses anos, a minha opinião sobre ele com certeza não é mais a mesma, mas ainda continuo amando o casal!
A Tatiana é uma menina ainda, não passou por nada na vida, tem até uma fala do Alexander, é como se ela tivesse saído do útero direto para os braços dele. Isso explica muitas coisas que ela aceita dele, e também tem a questão de ser o primeiro amor dela, e ela não saber como lidar.
Más, durante o decorrer da história, ela vira uma mulher, se torna o pilar da sua casa, ela que era julgada a mais frágil, chamada de criança.
Confesso que eu queria que ela tivesse sido um pouco mais dura em relação ao Alexander, más..
O Alexander é bem sofrido, faz o que tem que fazer pra sobreviver (e isso explica muita coisa). Apesar das ações dele, ele ama a Tatiana e demostra isso sempre, de um jeito meio errado até, mas nesse livro parece não ter nada muito certo..
A Dasha é uma mimada, que bem raramente demonstra algum carinho pela irmã ou pelos pais, não consegui sentir dó dela em momento algum, até no final do livro estava tentando manipular a irmã e se sobressair..
O livro é bem sofrido, as pessoas passando fome e frio durante o cerco, a preocupação pelo irmão, e de como eles iriam conseguir sair de Leningrado.

Raquel del Valle 10/04/2023

Romance historico da Segunda Guerra, amo!!!
Que livro bom, emocionante e angustiante!!!!
Para quem gosta de romances históricos é maravilhoso!
Tive vontade de conhecer mais da história do cerco a Leningrado e vi que no livre era realidade para muitos... fome e falta de.perspectiva.
É o pano de fundo para a história de Tatiana.

Foi um looping de emoções! Hora tinha esperança (pela Tatiana), hora tinha raiva (das relações dela) .... kkkk... mas é uma bela construção de toda a história.

Primeiro livro que li da autora, adorei!
Ansiosa pela continuação pois a história claramente não termina aqui.

Sra. Cass 16/08/2022

PERFEITO?
Prometeu tudo e entregou TUDO e mais um pouco. A história é linda, comovente e apaixonante. Apenas uma palavra: Leiam.

Sevilha 10/07/2022

Um livro tocante
O mais impactante sobre o livro é saber que a história se passa durante a invasão dos alemães à cidade de Leningrado, o cerco acaba deixando os russos sem suprimentos e as pessoas estão fadadas a morrerem de fome.
Tatiana e Alexander vivem um amor proibido e a história desse amor vai se desenrolando durante todas as dificuldades e luta pela sobrevivência!
Confesso que o livro me emocionou muito.

livros.mudam.o.mundo 26/02/2022

A guerra e seus medos
Talvez tenha lido em um mal momento mas não foi um livro que fiquei com vontade de ler a continuação da série.. Passei a leitura toda angustiada, demorei uma eternidade para terminar e fiquei com uma baita ressaca literária depois.. comecei três livros diferentes depois de ter terminado esse mas não conseguia engrenar em nenhum

Juh 01/11/2021

Decepcionada
A autora tinha o contexto perfeito nas mãos dela, mas transformou em uma fanfic adolescente.
Jovem (tatiana) que se apaixona pelo Oficial (Alexander) do exército vermelho no contexto segunda guerra mundial, tudo indo bem, até a autora cag** tudo.

Pra começar Alexander é um safado que namora a irmã da Tatiana, e ela como burra aceita as migalhas que ele dá.
Eu tentei terminar o livro, mas até os 50% eu não conseguia suportar esse jogo de gato e rato entre os protagonistas, e não suportei, abandonei sem remorso.

Como eu disse, tinha tudo pra ser perfeito, o tanto que essa autora poderia ter explorado o cenário e não só focar nessa briguinha adolescente entre irmãs que acabou criando um casal principal tóxico e sem graça.
Poxa, comecei me apaixonando de verdade pelo Alexander, mas quando ele forçou o romance com a irmã da Tatiana eu tive que largar, não suporto essa troca em livros, se tu ama a mulher PQ FICA COM A IRMÃ DELA OTAR*O?

Pelo que percebi vai ter mais dois livros e pelo que li eles só se resolvem no terceiro, uma verdadeira fic.

Decepcionada!

insaniadora 13/08/2021

[releitura]
Eu li esse livro em 2014 e de cara se tornou meu livro favorito. Eu sempre tive grande interesse no Segunda Guerra Mundial, e então quando vi que esse livro juntava romance + segunda guerra, não pensei duas vezes, apenas comprei!

Depois de sete anos o sentimento continua o mesmo e ainda mais intenso.

O Cavaleiro de Bronze conta a história de duas almas perdidas e apaixonadas. Ela, Tatiana, uma Russa de apenas 17 anos, e ele, Alexander, um soldado do Exército Vermelho. Acontece que não só a guerra e as dificuldades irão lhes separar, como a fome e o socialismo soviético, mas também o fato de Alexander ser namorado da irmã de Tatiana, Dasha. Entre conflitos familiares, políticos, amorosos, e mundial, o Cavaleiro de Bronze narra a histórias dessas duas almas que se cruzam com várias outras, e tentam à todo custo um dia ser feliz. E que a guerra acabe.

O contexto histórico e o romance do casal são muito bem conectados, e nenhum se sobressai mais que o outro na narrativa.

Devo alertar que por se tratar de guerra, é um livro bastante gráfico e cheio de gatilhos e palavras pesadas. Tenha cuidado ao ler caso for sensível.

Renata.Santos 03/05/2021

Uma relação de amor e ódio com este livro
Rússia, 2ª Guerra mundial. A Alemanha nazista, aos comandos de Hitler, ataca ferozmente a União Soviética que é dizimada. A cidade de Leningrado, onde vivem as irmãs Tatiana e Dasha Matanova, é cercada. Não há comida, não há energia, o inverno é rigoroso e os bombardeios na cidade são constantes. Este é o cenário da história de amor proibido contada neste livro.
Nesta primeira parte da trilogia, conhecemos as irmãs que, por um acaso do destino, apaixonam-se pelo soldado do exército vermelho Alexander, que esconde um grande segredo capaz de destruir sua vida na Rússia do Camarada Stallin. O ?triângulo amoroso? é palco para boa parte do livro e, em determinado momento, a narrativa fica um tanto quanto cansativa neste ponto.
Mas, as reviravoltas que Leningrado em guerra traz são suficientes para prender o leitor a acompanhar o destino das irmãs Matanova diante do seu compartilhado amor.
É uma história de amor, luta, guerra, resiliência e privações.
Paullina, a autora, narra de forma fluída e simples, porém, senti a ausência de detalhes e de explorar mais alguns acontecimentos importantes que extrapolaram o cerne dos personagens principais.

Thamires_ 21/04/2021

Essa com certeza não foi uma leitura fácil pra mim (não lembrou a data exata que iniciei mas já faz meses rs ), a história é bastante triste por trazer o panorama da Segunda Guerra na União Soviética e em algumas partes eu fiquei extremamente revoltada com as atitudes dos familiares da Tatiana e até dela mesma. Ainda estou na dúvida se vou ler a continuação da série.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6