A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Betania.ps 02/05/2024

Que estranheza apaixonante
"A Metamorfose" de Franz Kafka é uma obra-prima surreal que explora a condição humana através da história de Gregor Samsa, que acorda transformado em um inseto monstruoso. A narrativa angustiante questiona identidade, isolamento e relações familiares, convidando o leitor a reflexões profundas sobre a natureza da transformação interior. Recomendado para quem busca uma leitura desafiadora e filosófica, capaz de instigar questionamentos existenciais.

amandabr 02/05/2024

Muito bom!!
Apesar de ter pouquíssimas páginas me fez ter uma breve crise existencial.

Pontos bônus por ter uma linguagem fácil, não ter descrições excessivas e monótonas e ser de fácil compreensão.

ben 02/05/2024

Acordei metamorfoseada numa borboleta
Eu li esse livro em um dia chuvoso, com três xícaras de café e meias quentes. Tinha tudo pra ser um momento 100% confortável, mas essa leitura me proporcionou o completo oposto. Kafka pegou o sentimentos de bilhões de pessoas e escreveu esse livro curtíssimo, tem tanta coisa para comentar que eu nem sei como colocar em palavras

Camilly 02/05/2024

Leitura obrigatória pra nós cadelas com depressão
O Franz deixou bem explícito nesse livro o sentimento de importunidade que a depressão causa nas pessoas, de estar completamente fraco e apático, procurando conforto no canto mais escuro do quarto.
Na minha interpretação o Kafka queria muito mostrar pra o leitor o pensamento que sem o "fardo" de ter de lidar com o ente de família que está doente, na hora que ele é retirado da equação fica tudo bem, e que tudo fica melhor sem ele por perto, aquele típico tipo de pensamento que você tem quando você ta a beira do suicídio "todo mundo vai superar eventualmente eu só estou trazendo desconforto pra eles." Tenho pra mim que o Kafka ja beirou esse limbo muitas vezes e eu queria muito ter sido amiga dele no passado pra sentar e conversar com ele.
Pra não prolongar muito. ótima leitura. ótimo enredo e ótimo jeito de mudar sua perspectivas em algumas coisas.
RIP KAFKA VC AMARIA O TWITTER E UMA SERTRALINA 75MG

mariluuuu 01/05/2024

O gregor sansa é um personagem tão identificável, se é que esse termo faz sentido. a metamorfose se metamorfoseia dependendo da época em que é lido. me tocou em partes profundas. o mais difícil pro gregor não foi o processo de metamorfose, não foi perder a mobilidade e ganhar dores no corpo por ter se transformado numa barata; foi ser negado o direito de ser visto por um ser humano pelas pessoas que ele amava tanto em decorrência de uma mudança que ele não tinha controle. kafka tava inspirado demais quando fez esse.

madukkyt 01/05/2024

? :: Gregor, a barata
Me indicaram esse livro com a justificativa de que eu gostaria, quando busquei saber sobre o que falava, pensei que era totalmente sem sentido uma pessoa virar barata, a história ser contada a partir disso e ainda sim ser realmente boa. Meu primeiro julgamento foi de que esse livro seria tipo uma fanfic nonsense do Wattpad, só pela "piada".
Logo no início da leitura já comecei a me interessar e me apegar a história, ler ela como uma louca desvairada! No final eu chorei, eu chorei pelo fim que tomou a história do Gregor.
O livro expõe que as do Gregor com a família só eram boas porque ele trabalhava e trazia um salário capaz de manter a família, entretanto, quando ele sofre a transformação e acaba por assustar o chefe do escritório, em consequência perde o emprego, a primeira coisa que desata são os laços que o pai mantém com ele, usando da agressividade.
A única que, no início, pareceu determinada a cuidar de Gregor é a irmã, mas não demora para que ela comece a destratar, se afastar e deixar de se preocupar com o mesmo.
A mãe dele ainda tenta ser pró ativa em algumas situações, mas só de ver a imagem do filho desmaia e todas às vezes que ela passa mal de vê-lo é motivo de briga.
O final é triste, vários motivos demonstram que Gregor só era amado pelo que poderia oferecer à família.

Giulia29 01/05/2024

Melhor leitura!!!
?Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.?
Dentre o cenário que o personagem encontra-se, observamos a relação patrão-funcionário ser algo mais como a alienação do trabalho pelo trabalhador que se sente culpado perante a situação, como se fosse apenas um ?vagabundo? que estivesse usando uma desculpa para faltar ao serviço.
Na sociedade pessoas que não trabalham, sejam por invalidez ou o crescente desemprego, são vistas como irrelevantes no aspecto social, como foi o caso do caixeiro-viajante, Gregor Samsa, nos trazendo a seguinte reflexão: o ser humano só passa a ser visto como ?importante? se contribui para o meio de produção capitalista.
Franz Kafka tem meu coração, metamorfose é um dos clássicos famosíssimos por uma razão, atmosfera única e deprimente, crítica forte atemporal que encaixa-se até nos dias atuais.

miuukyxs 01/05/2024

10/10!!!
"Metamorfose" é uma obra incrível que me fez refletir profundamente sobre a condição humana. A transformação de Gregor Samsa em um inseto desperta uma série de questões sobre identidade, alienação e aceitação. A forma como Kafka explora o isolamento e a incomunicabilidade de Gregor com sua família é angustiante, mas ao mesmo tempo reveladora. A narrativa surreal e a atmosfera opressiva criada pelo autor são verdadeiramente cativantes, deixando uma marca duradoura no leitor.

ArturDamas 30/04/2024

Uma boa leitura, apesar de eu achar que não estava num bom momento pra apreciação da obra, ou mesmo dedicar uma atenção e dedicação melhor.
Prometo ler novamente depois.

Kamila SEA 29/04/2024

é um ótimo livro, achei perfeito para usar de repertório e pá. QUE LEITURA DIFÍCIL, me senti uma analfabeta funcional lendo este livro? até perguntar para uma amiga se ela também ficou confusa ao decorrer do livro, a resposta dela foi a mesma que a minha: ele inteiro é difícil!! tem que ter uma ótima interpretação de texto. Tive que ler algumas resenhas para entender 100%.

jAlia372 29/04/2024

Mds.
SIMPLESMENTE SEM REAÇÃO, nada me preparou pra isso, somos todos insetos?? Quando você começou a ser?

Pedro H. 29/04/2024

Inseto
A intrigante vida de Gregor samsa. Um inseto vivendo em seu quarto, preso e desprovido do amor familiar.