A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Yagaum 29/04/2024

Direto, porém profundo e envolvente
Livro profundo e direto, gostei muito. A escrita é tão boa que se tivessem mais algumas páginas eu nem notaria. Todas as vezes que sentei para ler acabei me envolvendo totalmente.

Durante a leitura, percebemos que o autor quer explicitar uma ironia entre quem ou o que é realmente nojento: os humanos e o seu desprezo pela vida ou o protagonista, cujo único defeito foi ter se tornado um inseto. Inclusive, essa ironia é destacada até na própria orelha do livro, ou seja, não tem erro.

Eu recomendo muito a leitura desse livro para qualquer pessoa, pois será extremamente proveitosa, mas mais ainda para quem trabalha cuidando da saúde e do bem estar ou que cuida de pessoas com necessidades especiais, como médicos, psicólogos, psicopedagogos, acho que seria muito interessante para refletir sobre a empatia desses profissionais.

Caê 29/04/2024

A metamorfose
Gostei muito da leitura, li meio lentamente, mas eu não tenho certeza do motivo, mas gostei muito mesmo, é um livro fantástico, inteligente e muito bem elaborado.

Soph 29/04/2024

Maravilhoso
Uma das melhores releituras dos últimos tempos!! Li pela primeira vez aos 12 anos e, somente agora, aos 19, pude compreender toda a maestria que envolve essa obra tão sublime!!

emyvitoria 29/04/2024

Toda vez que eu chego em casa a barata da vizinha tá na minha cama toda vez que eu chego em casa a barata da vizinha tá na minha cama

raygreenbriar 29/04/2024

Diz aí Luis Fernando o que 'cê vai fazer
Eu vou comprar um chicote pra me defender

Benjamim Isac 29/04/2024

Metamorfose.
Quando acabamos entrando em um estado estático, como um inseto, ao olhos dos outros, você não se passará como um corpo morto.

Esse livro é agoniante e confuso, mas esses sentimentos trazem ainda mais as críticas e verdades. Simplesmente sensacional.

O Rosa 28/04/2024

Essa metamorfose conflitante
Tive uma conexão especial com esse livro. Os acontecimentos dele podem ser utilizados como uma metáfora para aqueles que, ao não possuírem mais sua força de trabalho, perdem seu valor em meio à família e à sociedade. Li numa época em que estava num trabalho "ruim" e me identifiquei com os conflitos do personagem principal.
A leitura é muito fluida e fácil de acompanhar. É meu primeiro livro do autor, então foi uma boa porta de entrada para seus trabalhos.

Diego.Sousa 28/04/2024

O livro é ótimo, ele trás a tona o melhor e o pior do ser humano. Me perguntei durante a leitura o que leva o ser a tanta ganância e desconsideração.

Andrea.Karli 28/04/2024

História reflexiva demais para ler mais de uma vez
Coloquei esse título na resenha, pois penso que terei que ler esse livro incrível de Franz Kafka de novo, diante dos incontáveis pensamentos que tive na leitura, os quais foram sobre a vida, família, trabalho, morte e outros mais. O livro conta a história de Gregório Samsa, que acordou e se viu transformado em um inseto monstruoso. Depois desse começo, tudo se vai por um desdobrar de acontecimentos um tanto que agonizantes, visto que por conta dessa transformação inusitada, o Samsa estava perdendo a hora de seu trabalho de caixeiro-viajante e com isso vem o gerente de seu trabalho até sua casa ver o que houve com ele. Sua família se preocupando com a situação, pois nunca viram o Gregório fazer aquilo, afirmavam que ele era correto.
Nesse início, Gregório já começa a ter pensamentos com relação a sua vida e trabalho. Ele não gostava de seu trabalho, só ficou nessa profissão por ganhar um bom dinheiro para sustentar sua família. Sua família ao descobrir que ele era um inseto monstruoso, ficaram com medo dele e ele ficou dentro do seu quarto por dias, não conseguia comer, nem nada.
Daqui em diante, há acontecimentos bem tristes e violentos, em que pensamos sobre nossa condição humana e sobre a utilidade da vida, porque pelo o que eu percebi lendo esse livro, só somos úteis quando produzimos algo. Até a família do Gregório se mostrou ao longo da narrativa que quanto mais ele fosse um fardo, o melhor seria se ele sumisse, evaporasse, porque ele estava dando trabalho. Enfim, recomendo muito esse livro maravilhoso, o qual me fez questionar muito sobre mim mesma. Aproveitem!

marina516 28/04/2024

A metamorfose
Diferente.
Eu chamaria esse livro de uma experiência, pq é como se você tivesse ouvindo um relato apressado de coisas que aconteceram, mas como se fosse de alguém que você conhece, uma vez que não tem desenvolvimento dos personagens em si.
É agoniante, passa a mensagem com muita criatividade e me vi várias vezes me sentindo enclausurada no corpo de Gregor.

vitória 28/04/2024

Recomendo muito
Se vc quer lê um livro bobo e breve, a metamorfose não é esse livro. Eu acabei de lê e entrei em uma reflexão profunda sobre a natureza humana.
Oq mais me impactou nessa obra não foi a transformação do Gregor, mas a transformação da família...enfim, sigo impactada e depois, talvez, falo algo mais completo aqui.

duda1307 28/04/2024

Uma grande metáfora
O Gregor apenas servia quando era o provedor da casa, depois de virar ?um inválido?, ele é largado no quarto e somente alimentado e conforme o tempo vai passando ele acaba abandonado num quarto cheio de tralhas. Visto somente como um transtorno pela família que costumava adorá-lo. Quem realmente te ama quando ao invés de cuidar você quem precisa de cuidados? Um fim muito triste e que faz pensar.