La Metamorfosis

La Metamorfosis Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

tadeugoulart 19/08/2019

Você é inseto ou humano?
Uma metáfora inspiradora sobre perda, desamparo e um mundo de coisas inevitáveis que podemos enxergar, pela subjetividade, o que seriam.
Samsa, ao acordar metamorfoseado em um inseto monstruoso pode nos inpirar a pensar sobre onde está depositado o controle das nossas vidas. A mudança que se dá na rotina dele me fez pensar nos papéis que exercemos, no que é uma morte, seja social ou física. É um desafio cotidiano lidar com o peso de sermos insetos ou humanos e lidar com as nossas fraquezas.
Leitura um pouco lenta, às vezes. Necessário fazer uma leitura atenta para se conectar.

FabyTedrus 16/08/2019

A Metamorfose - Franz Kafka
Eis um livro bastante bom e bastante perturbador. Curto, gostoso de ler, com uma história que pode parecer sem pé nem cabeça ou pura bizarrice mas se você ler as entrelinhas, tentar enxergar além do que está sendo escrito é BEM bom.
Gosto da ideia de pensar que o fato do protagonista não ligar para a mutação tanto quanto liga para outras coisas mais "mundanas" e com os outros a sua volta, é um jeito bem forte de tocar em feridas como preconceito e usar isso como uma bela metáfora.
Bem interessante, vale a leitura!

Wagner 13/08/2019

Reflexivo!
Procurei o mínimo possível sobre a obra, para poder ter a melhor experiência possível e não me decepcionei, muito pelo contrário, pra mim essa obra permite fazer diversas analogias com situações que vemos no nosso dia a dia. Do meu ponto de vista, o inseto de Franz Kafka é uma alegoria para o tipo de pessoa que vive ou passa por um tipo de situação degradante e dentro do contexto da história podemos fazer diversas analogias. De fato esse livro me tocou...

Guaranádoamazonasémassa 10/08/2019

Há um tempo decidi me ater aos clássicos e, se curtos, melhor ainda. O objetivo é alcançar um número significativo de leituras de livros clássicos. Esse daqui, que se encaixa perfeitamente nos dois pré requisitos, eu não deixaria passar. Sobre o Kafka pouco coneço a respeito, e li a primeira metade dessa obra sem pesquisar nada sobre ela; para sentir o que o autor queria passar. E funcionou, eu realmente me incomodei com o fato de Gregor Samsa, o protagonista, pouco se lixar para o fato de ter virado um inseto asqueroso, e se preocupar mais com as dores e com o compromisso. O livro tem uma pegada bem metafórica, e me fez pensar nos casos de depressão e homossexuaidade que provoca repercussões parecidas. Foi interessante, me fez pensar.

Lázara (Luzia) 09/08/2019

Absurda é a realidade
Como a perda da habilidade social nos apequena diante dos demais.

Victor.Carvalho 09/08/2019

Este livro de Franz Kafka é sua mais celebre obra. Começa com uma das frases mais impactantes de toda a literatura e é esta que dita todo o tom do livro. A historia é super envolvente e de fácil leitura e pode-se dizer que é um tanto quanto perturbadora. Com certeza já esta no top 5 de leituras de 2019.

Misa : ) 06/08/2019

Creio que a experiência foi um pouco prejudicada pelo fato de ter sido realizada através de audiobook. Dito isto, sobre o livro tenho minhas considerações: é uma história muitíssimo incomum, e ao mesmo tempo com aquela forte dose de cotidiano... O que acontece quando o surreal resolve se manifestar, sem a menor explicação racional? Uma ficção com gosto de uma realidade agridoce.

Jônatas 05/08/2019

Kafka gênio
Simples e de explodir a cabeça

Simas 05/08/2019

Transformação súbita
Kafka é direto. Logo na primeira frase do livro já nos apresenta o problema e a proposta.
Gregor Samsa se transforma num "inseto monstruoso" (não necessariamente uma barata) e a partir daí tem de reaprender a viver. Andar, se alimentar, falar, interagir com os demais seres humanos. A família entra em choque. E não sabe como lidar exatamente com o fato.

Mas Kafka é habilidoso ao tratar tudo com uma peculiar normalidade.

A descrição dos fatos é metódica, formal. Franz utiliza de frases extensas, entrecortadas por orações curtas que acrescentam algum detalhe ou observação ao ato, o que fornece seriedade, mas algo de confuso à obra. Tempo não é desperdiçado com minúcias, porém muitas vezes um déjà vu emerge.

Gregor Samsa é ciente de sua situação e tenta, inutilmente, continuar a se comportar como um humano comum. Durante todo o livro acaba por se manter surpreendentemente calmo e reticente, não exatamente numa fase prolongada de negação, mas uma aceitação omissa de sua situação bizarra.

A metáfora da transformação pode ser aplicada a situações reais em que indivíduos são "metamorfoseados" por influências externas, doenças ou demais fatores que podem alterar a personalidade e o cotidiano de uma família que segue sua vida na sutil e frágil bolha confortável da normalidade.

Thales 04/08/2019

Primeiro livro que leio de Kafka, e obviamente que comecei por sua obra mais célebre.
Em termos gerais a história é de uma rapaz (Gregor Samsa) que certo dia acorda em sua cama em estado de metamorfose, onde está deixando de ser humano para se transformar numa barata. A família de Gregor quando toma conhecimento de sua metamorfose opta por deixa-lo enclausurado em seu quarto, alimentando-o diariamente e deixando os dias passarem com a esperança de Gregor algum dia melhorar e voltar ao seu estado normal.
O termo "Kafkiano" faz referência ao que é surreal e complicado, e uma pessoa tornar-se uma barata é deveras surreal. A maneira como a família lida com o problema me incomodou, pois preferiram esconder Gregor ao invés de procurar ajuda externa ?Gregor que até então era o único que trabalhava de sua família, portanto, o único que arcava com as despesas domésticas?.
A forma que Gregor é fixado em seu quarto pode ser interpretada como um descarte, pois incapaz de trabalhar e consumir, não teria mais utilidade no seu meio social. Metaforicamente Kafka faz alusão a uma sociedade tóxica e consumista, que descarta tudo aquilo que não lhe traga nenhum retorno.
Da perspectiva de Gregor nota-se como ele é rejeitado gradativamente por sua família, nota-se também a sua humanidade, mesmo transformado num inseto consegue também demonstrar ser alguém racional.

Juh Sampaio 01/08/2019

Maravilhosamente perturbador! E o exemplo perfeito do estilo Kafkiano de trazer o que seria o ápice da história bem no começo do livro. É espetacular e amedrontante a forma como o autor traz um catalizador que se faz incontrolável, como uma verdadeira força da natureza, para o evento que se segue assim como o faz em " O processo". Esse elemento inexplicável que da o fio da meada de suas histórias é sua marca e é o que da o aspeto único de suas obras. Não se engane, porém, com esse "q" fantástico em suas histórias. Ele utiliza-se desses elementos, mas suas discussões são sempre bastante realistas. Deleite-se ( com cuidado) nesse incômodo, porém, instigante clássico.

Loui 29/07/2019

A leitura desse livro é completamente inesperada e bem kafkiana no sentido da incompreensão. A sensação de indiferença dos fatos narrados em relação à metamorfose trata o acontecimento como algo ordinário o que, pessoalmente, pode causar certo desconforto por tratar algo tão incomum de forma tão banal.

A narrativa é bem dolorida, o fato de não saber o motivo real da transformação pode causar diversas interpretações, parte-se então do pressuposto de um homem que muito jovem assume as dispesas da família e obriga-se a trabalhar em um local que não o convém. Essa ocorrência dos fatos poderia ter gerado em Samsa uma "metamorfose" o transformando em um inseto qualquer, uma metáfora para infelicidade, desconforto, melancolia.

É a relação entre a família e o "inseto" o que mais choca nessa novela, é onde a indiferença se traduz, toma-se uma posição contrária ao esperado de como lidar com a situação e afeta diretamente na forma de como nós percebemos as nossas próprias relações.

No mais, é uma leitura importantíssima e que deve ser feita, pode ser difícil de compreender a priori, mas nos põe em reflexão e é com esses questionamentos que a obra se torna cada vez mais interessante, é impactante a forma como Kafka nos retira da nossa zona de conforto com apenas 85 páginas.

Heloisa 29/07/2019

Kafka para serem mais humanos
Estou inquieta com o fim da leitura de "A metamorfose". Várias palavras resumem meu sentimento: abandono, solidão, exploração, isolamento, inanição, exaustão.
Superar a resistência à descrição da monstruosidade me fez perceber que a metamorfose de Gregor é o de menos. O livro todo desperta inúmeras sensações.
Gregor é um homem explorado pelo sistema, e nada me tira da cabeça que o clima que o livro traz é reflexo dos anos pré primeira guerra mundial.
O trabalho e a necessidade da família promoveram a metamorfose, criaram um personagem com dificuldade de encontrar a si mesmo. Gregor é um homem contemporâneo com sentimentos de exautão, aprisionado na obrigação de atender ao trabalho e às necessidades da família.
Quando Gregor deixa de trabalhar automaticamente a sociedade lhe tira a dignidade e sua natureza humana, e o descarta como um inseto.
Kafka usa o fantástico para nós chocar e acordar para o que estamos todos nos tornando: Homens presos dentro de si, perdidos e solitários .
Não é uma leitura fácil e tranquila, Kafka é denso e sofrido, e ao terminar a leitura eu me senti destruída e nem lembrei da forma de Gregor, apenas pensei nos homens que passam pela mesma transformação monstruosa e por dentro se mantém íntegros e humanos, e que merecem ser protegidos.
Leiam Kafka para serem mais humanos!

Ana Beatriz Rosa Alves 28/07/2019

Cadastrando uns livros lá na loja, prestei maior atenção nesse exemplar de a metamorfose em que consta mais uma obra do autor: O veredicto. Obra tal que nunca havia ouvido falar, me interessei imediatamente e trouxe o livro para casa. Reli A metamorfose (o que foi uma surpresa pois pude comparar o entendimento de um ano e pouco atrás com o de agora) e conheci a segunda obra do livro.
O Veredicto foi escrito dois meses antes de A metamorfose e foi a obra que alçaria o autor no estilo literário e o tornaria um dos mais influentes do século XX.
É um conto interessante e bem introspectivo principalmente levando em conta a vida do autor e sua relação com o pai naquela época. Vale a pena ler.

Joao.Ider 27/07/2019

? "Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso".

Desta maneira Franz Kafka começa A Metamorfose, sua mais célebre novela.

Ele nos coloca, sem cerimônias, diante de um caixeiro-viajante que ao acordar se vê totalmente transformado. Tendo que ir trabalhar e com a mãe, o pai e a irmã a baterem na porta ele tenta entender o que aconteceu e decidir o que fazer. Ao passo que a porta é aberta vemos o esforço da família para descobrir o comportamento adequado à situação.

A história é narrada de maneira 'kafkiana', "com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana".

É uma das mais importantes histórias da literatura. Para quem ainda não leu eu recomendo fortemente. E pra quem leu, o que achou? Qual foi o sentimento com esta obra? Comenta aí.