La Metamorfosis

La Metamorfosis Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

pão de mel 26/04/2024

Uma obra prima
A forma que este livro faz você sair de um estado alegre para a mais pura melancolia e ainda consegue escrever de uma maneira que podemos tirar diversas reflexões e interpretações, quando acabou eu senti um enorme sentimento de injustiça, simplesmente perfeito

Morgana.Canfild 26/04/2024

?Ah, e preste atenção ao acordar depois de ler este livro: talvez você tenha sonhos intranquilos, e certamente não será a mesma pessoa de antes.?

Petê Rissatti

Gi Santos 26/04/2024

A construção da narrativa é tão real que por vezes da pra acreditar que Kafka se sentiu em algum momento como o Gregor. A história é curiosa, diferente e da pra entender um pouquinho de como funciona a mente do Kafka através da sua imaginação e criação de contos.

bel 26/04/2024

Uma das maiores obras da literatura
Ler a metamorfose com toda certeza mudou a forma que enxergo o mundo ao meu redor. São tantas possíveis análises e metáforas para depressão, pessoas com deficiência, idosos, ou qualquer pessoa que é olhada com desprezo pela sociedade. Sinto que em algum momento, todos já fomos ou conhecemos algum Gregor Samsa e isso é, honestamente, assustador. Desde que li esse livro, venho sempre me perguntando "Eu estou agindo como a família do Gregor nessa situação? Essa pessoa é um Gregor?" E sinto que isso me transformou como pessoa, de fato. Kafka é um gênio, um dos maiores que já pisou nessa terra. Me sinto privilegiada por ter acesso a sua obra.

Guilherme2611 26/04/2024

Uma grande alegoria
Toda crítica desse livro é ao mesmo tempo sucinta e profunda. A forma como ele discorre de forma sutíl a ideia da "metamorfose" de gregor ser apenas depressão, ou no mínimo alguma doença incapacitante.
É uma crítica bem extensa, podendo ser interpretado em algo além das relações humanas para com quem tem um transtorno mental, mas também um apontantomento sobre a sociedade e o capitalismo, relatando como você só é considerado humano quando é útil, evidenciando essa faceta do capital.

Erika574 26/04/2024

Leitura bem curtinha. Livro que desperta diferentes entendimentos e reflexões.
A partir do momento que Gregor muda e sua família vê que ele não voltará a ser útil, não voltará a ser o Gregor de antes, sua família o deixa de vê-lo como homem, como humano; se torna um animal, desprezado pela família, um ?parasita?. Com o tempo, sua falta de voz, faz com ele também se animalize. Mas, a essência do ser humano ainda está dentro de si.
Vale a leitura.

Emmilly7 25/04/2024

Mesmo sendo um livro curto a história é boa
Um livro clássico,e fácil de ler,uma história nada comum com um significado que ele transmite,particularmente gostei bastante do livro terminei ele em um período de tempo curto e o livro tem ilustração bastante interessante, depois que li se tornou um dos meus livro favoritos ?

oerickaguiar 25/04/2024

Resenha
E se um dia você acordasse para trabalhar e estivesse virando um inseto? Você teria de ir mesmo assim? Seria uma metáfora para as condições no mundo capitalista? Fica o questionamento.

Gabriel1994 25/04/2024

Esse livro me fez repensar todas as coisas que já vivi, esse livro me pegou muito de verdade, tem várias críticas sociais e é um ótimo repertório sociocultural, retrata a vida de gregor, um caixeiro viajante que roda as cidades para vender tecido para quitar a dívida de seu pai após a falência de sua fábrica de tecido

César 25/04/2024

Bem reflexivo
?Sufocamos quando tudo o que parece nos incluir, nos 'globalizar', nos unir acaba por nos apar-tar, separar, expulsar, impedir. Sufocamos quando não cantamos mais juntos. Quando não dançamos mais juntos. Quando não falamos mais jun-tos. Quando odiamos uns aos outros e não odiamos juntos o que nos aflige.
Quando continuamos sem poder dizer verdadeiramente o que nos sufoca, sufocamos.?

Eduardo1865 25/04/2024

Um soco no estômago
Você não vale o que come. O que já fez, o que já ajudou, as relações com outras pessoas, tudo se esvai quando você não tem mais utilidade no mundo. Lhe resta apenas ser um fardo para aqueles a quem ajudou e a única coisa que receberá será o desprezo e ingratidão.

Red Velvet Moon 25/04/2024

A soez vida de um inseto
O início do livro é deveras confuso e direto. O personagem, um querido por assim dizer, tem sonhos perturbadores e acorda como uma barata gigante. O que o levou à esse estado é desconhecido, mas é bem aí que a infâmia acontece.
Pobre Gregor, trabalhava como um burro de carga pra sustentar a sua tão detestável família, que ele claro adora, mas eu não. Gregor, tentou até se passar por natural e fingir que a situação em que se encontrava não era nada de mais, senão um mal estar. Claramente, inválido.
Gregor foi trancafiado dentro daquela porcaria de quarto e tratado como o animal que era, por fora, porque por dentro continuava um bom rapaz que pensava na família. Já a família, um bando de mal agradecidos descarados, enojavam e abominavam a aparência e o estado do tão estimado Gregor. Isso decorreu por muitos meses até que, o infeliz único CLT daquela praga de família, morre de fome.

Acredito que o ponto aqui seja: o ser humano perde o valor que tem quando perde sua capacidade de produzir dinheiro, porque era isso que ele era para aquela família: dinheiro e fonte de renda.
Ele trabalhou incansavelmente por não sei quanto tempo, deu tudo e um pouco mais para aquele bando de sugadores e quando por fim, não pode mais fazer isso, eles o descartaram como se ele não fosse nada além de uma barata nojenta que vive à espreita no banheiro.
Posso dizer que se fosse eu, claramente eu me assustaria muito se visse um parente meu transformado em um animal, mas bem, é um parente meu, antes de ser um inseto estranho, era meu parente. O fato de Gregor ter perdido seu valor depois de ter perdido a capacidade de fazer dinheiro me irritou muito.
Digo por fim que, Gregor nunca foi nada para aquela família e dedicar e gastar tantos anos com eles foi pura perca de tempo, todos os esforços feitos por uma pessoa, são automaticamente excluídos quando ela fica doente ou inválida, porque automaticamente já não vale coisa alguma, senão uma pilha de ossos e pele.

ohtori 24/04/2024

Talvez eu seja o gregor, preciso levantar da minha cama mas as vezes estou tão preso em meus pensamentos que não consigo.