A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Inaiara3 29/05/2024

Uma leitura que deveria ser obrigatória!
Li esse livro sem pretenção nenhuma , sem saber o que viria pela frente
Fui lendo sem pensar muito e nem analisar nada.
Quando terminei que fui refletir na história e parafrasear com outras situações e fiquei pensativa desde então !
Como só servimos na vida de algumas pessoas quando estamos 100% e entregando algo , dando algo ? mas quando mais precisamos ,não achamos ninguém , até a família vira as costas?
Um livro atemporal , que se encaixa em muitos momentos da vida !
Cibelle.Susan 29/05/2024minha estante
Eu tbm gostei mt! É tão real!

Rafaela.Knak 29/05/2024minha estante
ameiiiii

fairy2 29/05/2024

Faça tudo pelos outros?
E observe como eles retribuem.

É um livro interessante, apesar de eu ter achado bastante nojento por causa das (perfeitas) ilustrações. Um cara comum que se mata de trabalhar para fazer tudo pela família - pai, mãe, irmã - desde dar-lhes onde morar até quitar uma dívida do patriarca - um belo dia acorda atrasado para o trabalho e descobre que está se tornando uma barata.
Uma coisa que eu gosto muito sobre o realismo fantástico é que não existem buscas do ?porquê? tal coisa ter acontecido, a situação é parte da vida agora e os personagens têm que lidar com ela, se bem ou mal só as páginas dirão.
Aqui, inicialmente, parece que haverá grande esforço e compaixão, mas a verdade é que existe uma luta de egos, pavor e, é claro, preconceito e preocupação com a reação alheia. É uma metáfora e tanto que envelhece como vinho.
Alguns pontos negativos para sim são os capítulos longos, assim como parágrafos intermináveis e poucas falas, mas é uma leitura rápida e bastante interessante. Tudo está em movimento o tempo todo e o protagonista também percebe isso.

Luiz111 29/05/2024

Filosófico! gostei muito do livro, fiquei imerso na história, o livro te prende do início até o final. Você fica louco com os acontecimentos dentro da casa de Gregor, e como a irmã surpreendeu no final. Além de sentir na pele como a família destratava dele. A depressão, mesmo não citada no livro, é vista o quão grave a doença é.

izadora 28/05/2024

Tudo normar
Esse livro transbordou a solidão de gregor ao ver que sua família só se importava com a renda que ele trazia para casa, será que seria a situação seria diferente se isso tivesse acontecido com grete? um ótimo livro que faz uma crítica direta ao capitalismo, e ainda é fácil de entender e ótimo para começar no mundo dos clássicos !

Amanda3913 28/05/2024

Reflexiva
O início da história já é de conhecimento de vários leitores. O personagem acorda metamorfoseado em um inseto.

Mas, a forma como a história se desenrola é, no mínimo, curiosa. As preocupações dos personagens, a dinâmica vivida após a metamorfose e o encerramento (pra mim, surpreendente) da história.

Recomendo a leitura. Fiquei reflexiva após findar e pretendo ler outras obras do autor.

Isabela.Jales 28/05/2024

Quando sua mulher te perguntar se você a amaria mesmo se ela fosse uma minhoca, entregue-a este livro e não diga mais nada.

Darlan12 28/05/2024

Por todo essa história eu esperei por um final feliz que não veio. Depois de dar uma pincelada pela biografia do autor fiquei mais triste.

Lana 28/05/2024

Esse livro é tão triste, ele me passa uma sensação de solidão. O Gregor só serviu enquanto trazia dinheiro para a casa. é triste ver a dor que ele sofreu ao perceber a rejeição e o nojo da família.