A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

ju! 27/04/2024

A metamorfose
Bom, começando pela breve sinopse: A Metamorfose conta a história de Gregor, que sustentava sua família, e era motivo de orgulho para ela, até que um dia tudo mudou: ele acordou e tinha se tornado um inseto repugnante.

Dito isso, esse livro foi uma mistura de tristeza constante com uns picos de raiva por causa da ignorância das pessoas que cercam o Gregor,
Eu não sei se aconteceu com todos os leitores, mas esse livro me botou num impasse de me compadecer com a situação do protagonista, que se tornou um fardo para família, mas eu confesso que fiquei com pena da família também, na minha compreensão a mãe começou a entrar em pânico, por exemplo, mesmo que nada comparada a solidão profunda do Gregor.
Ainda não sei que reflexão trazer por aqui, mas por enquanto é isso

emy 27/04/2024

Crítica atemporal
Kafka em poucas páginas tece uma crítica sucinta, contudo profunda sobre os tratamentos humanos em nossa sociedade. Gregor era um jovem que se via desde muito cedo como o pilar de sustento de sua família, até o dia que acorda metamorfoseado em um inseto repugnante. Desde então passa a ser tratado como um animal e um incômodo constante dentro de sua própria casa. Ao ler a obra se é incapaz de não associar a ideia da metamorfose a alguma doença mental, na minha leitura, a depressão. Na qual Gregor precisa de suporte constante e não está mais apto a realizar as suas tarefas rotineiras, bem como a de levar sustento para sua família. Kafka brilhantemente discorre sobre os males do capitalismo com uma simples, mas profunda pergunta: ?você ainda me amaria se eu me tornasse incapaz?? a resposta se encontra nas páginas desse livro.

vinizambianco 27/04/2024

Sobre metáforas e metamorfoses]

Nem só de Jovens Adultos e Chiclist vive minhas leituras, e depois de um tempinho resolvi ler “A Metamorfose” do Kafka, o livro, se pode ser chamado assim, porque ele é bem curtinho (menos de cem páginas), creio que ele possa ser encaixado mais especificamente em Novela, e conta a história de Gregor Samsa que certa manhã ao acordar de sonhos inquietantes percebe ter se transformado em um gigantesco inseto.

Apesar de ser uma história que possa ser taxada como simples ou até mesmo boba, é nessa simplicidade que se encontra a riqueza da história, em nenhum momento fica claro qual bicho/animal/inseto o protagonista se transformou, o que faz com que os leitores criem em suas cabeças qual o bicho mais asqueroso que conseguem imaginar, mas mais que isso essa “metamorfose” é usada de metáfora para a desumanização que pessoas que não se encaixam nos padrões pré-estabelecidos pela sociedade. Depois de sua transformação Gregor deixa de ser visto como uma pessoa normal, mesmo que antes fosse um modelo perfeito disso.

Outro ponto que vale a pena ser destacado são as alegorias que o escritor faz de modo implícito, há muitas teorias sobre o que significa o processo de metamorfose, teorias essas que vão desde a adolescência com o fim da inocência até a mais comum que retrata um quadro clinico de depressão e repressão sexual, fora os conceitos que podem ser enxergados no que diz respeito a identidade sexual e outros mais malabarismos que quem lê consegue enxergar.

Seja qual for a opinião que o leitor tiver, “A Metamorfose” será uma história que o seguirá por um tempo, seja pela sua história fantástica, pelos seus personagens relacionáveis ou pelo modo como ela faz com que nos sintamos. Ao final, o que Kafka pede é o que qualquer escritor pede, que a história nos mude, nos transforme, nos remodelo, nos metamorfose.

Arylkitty 27/04/2024

Sensacional
"Dificilmente o surpreendia o fato de que nos últimos tempos levava os outros tão pouco em conta; essa consideração tinha sido, antes, o seu orgulho."
Um misto de raiva e tristeza, um sentimento de injustiça que vai te amassando com o passar das páginas. Difícil não se comover com o sofrimento de Gregor. Uma leitura curta, mas cheia de profundidade: meu primeiro 5 estrelas do ano!

brunaentrelivros 27/04/2024

Indigesto e grandioso
É incrível como Kafka conseguiu dizer tanto em tão poucas páginas. Uma leitura de fácil compreensão, mas dificil de digerir.
O sofrimento velado de Gregor me deixou com nó na garganta várias vezes e é uma alegoria do sentir que funciona para várias situações, é muito dificil não pensar em uma pessoa depressiva ou com outras doenças mentais.
A raiva foi um companheiro nessa leitura, os personagens são em sua maioria odiosos e o autor não se incomoda em mostrar o pior lado de cada um deles.
Denso, difícil e necessário.

Sales31 26/04/2024

Simplesmente fiquei sem palavras pra poder escrever alguma coisa.
Tô em estado letárgico depois de terminar esse livro.

eajsixart 26/04/2024

Foi tão pessoal pra mim, ainda mais no período que eu tô passando mas achei a escrita meio chatinha

Eloíza 26/04/2024

Um assunto que te deixa pensativo.
Kafka é o cara perfeito quando o assunto é te deixar desconfortável com a leitura, e principalemente melancólico, é o segundo livro que leio desse autor, o primeiro foi Carta ao Pai.
Por mais que Metamorfose tenha toda uma ideia por trás para ser feita, eu não consegui deixar de me indignar durante toda a leitura, sempre que eu lia sobre o tratamento que Gregor recebia na casa, sempre fui muito empática com protagonistas e fiquei extremamente nervosa durante toda essa trilha, um livro muito imersivo.

pão de mel 26/04/2024

Uma obra prima
A forma que este livro faz você sair de um estado alegre para a mais pura melancolia e ainda consegue escrever de uma maneira que podemos tirar diversas reflexões e interpretações, quando acabou eu senti um enorme sentimento de injustiça, simplesmente perfeito

Morgana.Canfild 26/04/2024

?Ah, e preste atenção ao acordar depois de ler este livro: talvez você tenha sonhos intranquilos, e certamente não será a mesma pessoa de antes.?

Petê Rissatti

Gi Santos 26/04/2024

A construção da narrativa é tão real que por vezes da pra acreditar que Kafka se sentiu em algum momento como o Gregor. A história é curiosa, diferente e da pra entender um pouquinho de como funciona a mente do Kafka através da sua imaginação e criação de contos.

bel 26/04/2024

Uma das maiores obras da literatura
Ler a metamorfose com toda certeza mudou a forma que enxergo o mundo ao meu redor. São tantas possíveis análises e metáforas para depressão, pessoas com deficiência, idosos, ou qualquer pessoa que é olhada com desprezo pela sociedade. Sinto que em algum momento, todos já fomos ou conhecemos algum Gregor Samsa e isso é, honestamente, assustador. Desde que li esse livro, venho sempre me perguntando "Eu estou agindo como a família do Gregor nessa situação? Essa pessoa é um Gregor?" E sinto que isso me transformou como pessoa, de fato. Kafka é um gênio, um dos maiores que já pisou nessa terra. Me sinto privilegiada por ter acesso a sua obra.

Guilherme2611 26/04/2024

Uma grande alegoria
Toda crítica desse livro é ao mesmo tempo sucinta e profunda. A forma como ele discorre de forma sutíl a ideia da "metamorfose" de gregor ser apenas depressão, ou no mínimo alguma doença incapacitante.
É uma crítica bem extensa, podendo ser interpretado em algo além das relações humanas para com quem tem um transtorno mental, mas também um apontantomento sobre a sociedade e o capitalismo, relatando como você só é considerado humano quando é útil, evidenciando essa faceta do capital.

Erika574 26/04/2024

Leitura bem curtinha. Livro que desperta diferentes entendimentos e reflexões.
A partir do momento que Gregor muda e sua família vê que ele não voltará a ser útil, não voltará a ser o Gregor de antes, sua família o deixa de vê-lo como homem, como humano; se torna um animal, desprezado pela família, um ?parasita?. Com o tempo, sua falta de voz, faz com ele também se animalize. Mas, a essência do ser humano ainda está dentro de si.
Vale a leitura.