A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Diego.Sousa 28/04/2024

O livro é ótimo, ele trás a tona o melhor e o pior do ser humano. Me perguntei durante a leitura o que leva o ser a tanta ganância e desconsideração.

Andrea.Karli 28/04/2024

História reflexiva demais para ler mais de uma vez
Coloquei esse título na resenha, pois penso que terei que ler esse livro incrível de Franz Kafka de novo, diante dos incontáveis pensamentos que tive na leitura, os quais foram sobre a vida, família, trabalho, morte e outros mais. O livro conta a história de Gregório Samsa, que acordou e se viu transformado em um inseto monstruoso. Depois desse começo, tudo se vai por um desdobrar de acontecimentos um tanto que agonizantes, visto que por conta dessa transformação inusitada, o Samsa estava perdendo a hora de seu trabalho de caixeiro-viajante e com isso vem o gerente de seu trabalho até sua casa ver o que houve com ele. Sua família se preocupando com a situação, pois nunca viram o Gregório fazer aquilo, afirmavam que ele era correto.
Nesse início, Gregório já começa a ter pensamentos com relação a sua vida e trabalho. Ele não gostava de seu trabalho, só ficou nessa profissão por ganhar um bom dinheiro para sustentar sua família. Sua família ao descobrir que ele era um inseto monstruoso, ficaram com medo dele e ele ficou dentro do seu quarto por dias, não conseguia comer, nem nada.
Daqui em diante, há acontecimentos bem tristes e violentos, em que pensamos sobre nossa condição humana e sobre a utilidade da vida, porque pelo o que eu percebi lendo esse livro, só somos úteis quando produzimos algo. Até a família do Gregório se mostrou ao longo da narrativa que quanto mais ele fosse um fardo, o melhor seria se ele sumisse, evaporasse, porque ele estava dando trabalho. Enfim, recomendo muito esse livro maravilhoso, o qual me fez questionar muito sobre mim mesma. Aproveitem!

marina516 28/04/2024

A metamorfose
Diferente.
Eu chamaria esse livro de uma experiência, pq é como se você tivesse ouvindo um relato apressado de coisas que aconteceram, mas como se fosse de alguém que você conhece, uma vez que não tem desenvolvimento dos personagens em si.
É agoniante, passa a mensagem com muita criatividade e me vi várias vezes me sentindo enclausurada no corpo de Gregor.

vitória 28/04/2024

Recomendo muito
Se vc quer lê um livro bobo e breve, a metamorfose não é esse livro. Eu acabei de lê e entrei em uma reflexão profunda sobre a natureza humana.
Oq mais me impactou nessa obra não foi a transformação do Gregor, mas a transformação da família...enfim, sigo impactada e depois, talvez, falo algo mais completo aqui.

duda1307 28/04/2024

Uma grande metáfora
O Gregor apenas servia quando era o provedor da casa, depois de virar ?um inválido?, ele é largado no quarto e somente alimentado e conforme o tempo vai passando ele acaba abandonado num quarto cheio de tralhas. Visto somente como um transtorno pela família que costumava adorá-lo. Quem realmente te ama quando ao invés de cuidar você quem precisa de cuidados? Um fim muito triste e que faz pensar.

Gabriela 28/04/2024

Acho que nunca me acanhei tanto com um livro desde a paciente silenciosa, um pouco distinto os dois, mas essa é essência da leitura.

A leitura foi fluida pra mim, tão expressiva e sentimentalista, com toques depressivos e melancólicos sobre nós mesmos como pessoas. Simplesmente incrível.

Jeandela 28/04/2024

A Metamorfose
Sempre ouvi falar dessa história e só agora pude ler, e amei. Kafka merece todo o reconhecimento que teve, espero poder ler mais livros dele ??

Caio380 28/04/2024

Uma metáfora
O absurdo está presente no cotidiano. Nos pequenos gestos, costumes e comportamentos. Condições bizarras podem ser naturalizadas. A história de Gregor Samsa é uma metáfora para a vida. Por isso, Kafka, ao criar sua criatura, bicho ou monstro. Criou uma história clássica definitiva sobre a condição humana.

28/04/2024

Maneiro.
"Hoje pela manhã a Alemanha declarou guerra à Rússia. À tarde, escola de natação".

"Antes, quando as portas estavam trancadas, todos queriam entrar para ter com ele; agora que ele havia aberto uma porta, e as outras tinham sido obviamente abertas durante o dia, ninguém mais entrava, e as chaves também estavam do lado de fora."

Inara 28/04/2024

Triste demais
Passei boa parte da leitura com uma sensação horrível de clausura, parecia que eu tava dentro do quarto com o Gregor.
Nesse livro a gente vê que compartilhar sangue muitas vezes não é nada, pq o Gregor só tinha serventia quando era útil para a sua família. Em nenhum momento a família tentou procurar ajuda ou encarar o Gregor de frente, o horror que a situação em que ele se encontrava foi maior que tudo que o Gregor já tinha feito por eles.
Meu coração ficou muito apertado com esse final, ele morreu triste e sozinho ?

Nexya 27/04/2024

Quando termina a vida?
Este livro é daqueles que você fica marcado por muito tempo. Pode ser horas, dias, semanas, meses ou anos, você vai lembrar.

Ele é um livro bem descritivo e estético, porém também psicológico. Você pode notar exatamente como o caos vai se acentuando na mente do personagem principal e no cenário onde ele está. É um livro direto, tudo o que você tem são os olhos do protagonista e sua mente.

No início ele me pareceu angustiante, a ânsia por alguma ação do protagonista recém-transformado em um inseto e o medo eminente do que poderia acontecer com ele vai lhe deixar ansioso, porém quanto mais o livro avança, mais amargo e agoniante vai se tornando a situação. Não pense que isso será ruim, pelo contrário, é isto que fará você amar esse livro.

A criatura que George Samsa se tornou o impede de seguir sua vida normal, e a forma como a família o trata, apesar de ser desprezível, é extremamente realista. É inevitável não se sentir machucado, perdido, inspirado e até mesmo solitário após a leitura deste livro. Ele traz à tona assuntos sensíveis e te faz refletir.
Eu recomendo fortemente a todos.

Igor Santana 27/04/2024

Sinceramente, é seguro dizer que não pude compreender tanto a leitura sobre essa obra. Mas pude sentir no final, o sentimento expressado nas entrelinhas e pelos personagens retratados, principalmente pelo Gregório e sua família, e o Jejuador. Não vou falar o que senti, e acredito que alguns outros leitores dessa obra tenham tomado esse decisão. Dificilmente pude compreender, mas pude sentir o que foi escrito pelo nosso grande escritor Franz Kafka.

Nayara Moraes 27/04/2024

Os livros do Kafka são complexos.
"A Metamorfose" é uma obra-prima surrealista de Franz Kafka que mergulha nas profundezas da condição humana através da história de Gregor, um homem que acorda certa manhã transformado em um inseto.
O romance explora temas de alienação, isolamento e o absurdo da existência, oferecendo uma reflexão sobre a identidade, a família e a sociedade.
A narrativa é carregada de simbolismo e interpretações multifacetadas, tornando-a uma leitura essencial para quem busca uma compreensão mais profunda da natureza humana e da condição moderna.
É também uma obra capaz de retratar que só somos bons enquanto servimos, quando necessitamos de suporte, tornamo-nos um peso.
Fiquei um tanto quanto incomodada conforme lia, não pela transformação do Gregor, mas pela transformação da família.

Enfim, vale a leitura. Leiam Kafka!

Jennola 27/04/2024

Livro muito bom, queria muito ler algo do autor, é realmente muito interessante ver como a família do Gregor começou a ver ele como um fardo no momento que ele não tinha mais nada a oferecer, só não dei 5 estrelas porque fui com muita expectativa a respeito da escrita do autor