A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Maria 17/05/2024

Eu só quero participar do desafiooooooooooooooooaaaaa aaaaaaaaaaaa
mas gente juro é um livro muito bom, meus parabéns kafka vc tem licença poética

Rafa.Dulce 17/05/2024

Uma história triste...
Muitos assuntos são tratados no livro, mas o principal eu entendi que a metamorfose é uma metáfora de um rapaz que se transformou em algo incapaz de ser aceito pela família.

Raquel Pepineli 17/05/2024

Agonizante
A palavra que descreveu minha leitura foi agonia. senti uma repulsa profunda da imagem que foi criada do Gregor (coitado).
a história é muito boa. na minha interpretação, ao ser visto como uma pessoa que não era mais produtiva para a família, ele foi se tornando um "animal/inseto", algo que seus pais consideravam repugnante. em momento algum Gregor teve pensamentos egoístas sobre sua situação, pelo contrário. ele só se preocupava com o sustento de sua família e de como eles iriam se virar sem ele.

Pamela706 17/05/2024

O livro retrata a visão do escritor de como a sociedade trata as pessoas diferentes como um bicho nojento. Além do fato de Gregor ser visto pelos outros ? e isso incluía sua própria família ? como um parasita, uma criatura repulsiva, nojenta, desagradável e indesejável. Mas eu sinto que poderia ter mais, criei muito expectativas e não foi nada daquilo que eu pensei.

missamericanpie 17/05/2024

UMA LOUCURA. Antes de ler, tudo que você sabe é que tem um cara que vira inseto. E realmente tem, mas a história não é sobre isso. Um clássico cheio de ironia e críticas sociais, simplesmente muito bom e realmente te faz pensar.

Gustavo 17/05/2024minha estante
Bem comovente msm rsrs

Ninick.Me 17/05/2024minha estante
pensa q isso se aplica tbm a idosos, pessoas q passam por mudanças na vida e mtos outros. Simplesmente por começarem a se tornar diferentes, uma pessoa que pensa fora da caixa é tratada como louca ou ingênua, um idoso é abandonado por se tornar inútil de produtividade na sociedade. Assim como o personagem principal. Esse livro é excelente!!!

Tricilongui 17/05/2024

O amor e a inutilidade
"A Metamorfose", de Franz Kafka, é uma obra literária que retrata a estranha e perturbadora transformação de Gregor Samsa, um jovem caixeiro-viajante, em um inseto monstruoso. O livro começa de forma abrupta, com Gregor acordando em seu novo estado, e a narrativa se desenrola explorando as reações de sua família e a sua própria percepção de si mesmo.

A transformação de Gregor em um inseto pode ser interpretada como uma metáfora para a depressão. Assim como a metamorfose física o isola do mundo, a depressão cria uma barreira invisível que separa a pessoa afetada de suas relações e atividades cotidianas. Gregor, antes o provedor de sua família, se vê impotente e alienado, incapaz de comunicar suas necessidades e sentimentos. Este isolamento reflete a experiência de muitos que sofrem de depressão, que frequentemente se sentem presos em seus próprios corpos e mentes, incapazes de participar da vida ao seu redor.

O livro também aborda a questão do amor e da utilidade. A família de Gregor inicialmente tenta cuidar dele, mas à medida que sua condição se prolonga e sua utilidade como provedor desaparece, eles começam a vê-lo como um fardo. Este aspecto da narrativa questiona a profundidade do amor incondicional. Kafka sugere que o amor verdadeiro deve transcender a utilidade e a produção de bens, e que o valor de um ser humano não deve ser medido apenas por sua capacidade de contribuir economicamente. A degradação do amor da família de Gregor ao longo do livro levanta uma pergunta provocativa: "Até que ponto posso amar-te sem você produzir bens?"

A profundidade e a universalidade dos temas abordados em "A Metamorfose" fazem deste livro uma leitura fascinante e relevante. A luta de Gregor, sua transformação, e a resposta de sua família ressoam como um espelho para nossas próprias experiências com alienação, depressão e os limites do amor incondicional. Kafka, através de sua prosa brilhante e alegórica, cria uma obra que continua a desafiar e a tocar os leitores profundamente.

Jmch 16/05/2024

A perda d humanidade, o abandono da identidade: esquecimento
É como se fosse um experimento: tentar hipotetizar oq aconteceria cm sua relaçao cm o mundo se um dia acordasse em outra forma física completamente diferente e repugnante. A gt ñ pensa o suficiente na dependência q temos da nossa forma física, ao ponto de q se algo desse tipo ocorresse, nos perderíamos na sombra do q fomos e nao seriamos mais vistos, pois é como se fossemos ela.

Nao tem outra palavra, q nao seja tristeza, p descrever oq é perceber a "coisa" q vc se torna para o mundo qnd se tira sua ultilidade efetiva para o trabalho, sua capacidade de gerar produtividade e lucro. A extrema influência, a dependência, q temos do mundo exterior a nós.

Jennyffer3 16/05/2024

A metamorfose
A metamorfose é um livro curto, leitura rápida e tem um bom humor. Confesso que fiquei muito triste sobre o final, apesar de entender ambos os lados da história. Recomendo a leitura e já aviso de antemão, você vai sentir pena de uma barata.

Wender.Vital 16/05/2024

8,5/10
Adorei a discussão de como você vai amassando o seu próprio espírito até se transformar em algo "repugnante", não no sentido de nojo, mas no sentido de inaceitável para você mesmo. Vale ressaltar que o surrealismo deste livro me ganhou logo nas primeiras páginas.

Vi... 16/05/2024

Primeiramente, acho que a morte foi abordada tão vagamente, mas pensando por outro lado é como gregor era tratado por todos um ser vago sem nada a oferecer. A grete, bom, no começo a atitude dela com o irmão foi de certa forma linda,mas, com o tempo a mesma se cansou já que sabia que era apenas um atraso de vida. Emfim, a história realmente é comovente e prende.

Geovana.Menossi 16/05/2024

Se tivesse uma barata gigante andando pela minha casa eu tacava muito mais que maçã nela.
livro muito bom, show de bola

feferodrig 15/05/2024

Lacerante
Eu enrolava para ler esse livro há anos, e que perda de tempo foi essa. A escrita de Kafka é cativante e perturbadora, é crua, você se machuca com ela. Me senti como Gregor diversas vezes na minha vida. Sou um animal? Eu tenho valor? Só tenho valor se eu trabalhar? Que merda de sociedade nós vivemos, onde tudo que podemos oferecer é dinheiro e trabalho. É incrível como as pessoas se revelam quando você não tem nada a oferecer a elas. Assim que ele se transforma em um inseto monstruoso e perde a capacidade de trabalhar, perde seu valor. Todos param de se importar com ele, só lhe sobram migalhas.
A música de sua irmã o emociona. É isso que a arte faz, ela nos torna humanos, torna ele mais humano do que aqueles para quem a música estava sendo dedicada, é mais humano que todos eles.

Madu_Andrade 15/05/2024

Grandes metáforas que te fazem refletir
Passei a leitura inteira sem conseguir chegar a uma conclusão sobre a metáfora do livro mas depois parando para refletir consegui encaixar as ideias, em resumo tirem um tempo após a leitura para reflexão.