A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Thiago.Franklin 02/02/2018

Defitivamente não entendi.
As pessoas elogiam muito esse clássico do Kafka, mas eu não entendi que ponto ele queria alcançar com ele. Temos uma família com necessidades de família, um cara que sustenta essa família e um dia se transforma num inseto, porque? Não faz diferença. Na verdade quase nada faz diferença,o livro começa e termina e parece que não começou nem que terminou.
Pedro.Seleri 03/02/2018minha estante
Kafka na verdade retrata o quanto nos tornamos um peso quando não contribuimos economicamente para a sociedade. A transfotmação em inseto nada mais é do que a representação disso.

Pedro.Seleri 03/02/2018minha estante
null

Thiago.Franklin 09/02/2018minha estante
Ah sim, agora entendi, obrigado, não tinha pensado no livro por essa ótica.

maltheuso 22/04/2022

??????
Bicho, que brisa doida esse livro. Eu não sei se eu sou burro e minha capacidade mental não alcançou a genialidade desse negócio ou se só é ruim mesmo. Eu não entendi NADA. To me sentindo ???????? depois de ler isso.
eve 22/04/2022minha estante
te entendo

Rafi.escritor 22/04/2022minha estante
O livro é uma alegoria com muito significados. Talvez você possa encontrar algo na sua realidade que tenha assimilação com o que acontece com a personagem principal.

Beto 22/04/2022minha estante
É preciso entender a vida do autor pra assimilar a realidade do autor com o que ele escreveu, esse livro traduz uma série de conflitos relacionado a vida pessoal do autor, outros livros dele como por exemplo Carta ao Pai ele complementa partes dessa convivência conflituosa onde ele possa ter se visto como todos o viam, ou seja não se passava de um inseto asqueroso e mesquinho, esse ato dele acordar em um corpo aparentemente de um Inseto esta relacionado direto ao fato do íntimo convivio dele com a família em especial com o pai, ( e simbolico, metafórico, psicológico etc.) recomendo a leitura dos demais livros desse gênio chamado Kafka. Eu particularmente tenho entre meus favoritos.

Xandy Xandy 07/12/2017

Acordou, olhou-se no espelho e viu...uma barata!
entem imaginar a seguinte situação: vocês acordam de uma linda noite de sono e, ao mirarem-se no espelho, deparam-se não com o reflexo que estão acostumados a ver de si mesmos, mas sim com a imagem de um ser com ventre marrom, acentuadamente abaulado, com saliências arqueadas e inúmeras perninhas, ou seja, durante a noite vocês transformaram-se em uma autêntica barata!

Que desespero vocês não experimentariam diante de tal acontecimento, não é mesmo?

Pois isto aconteceu de fato com Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que vivia com seus pais e sua irmã em seu pequeno apartamento. Gregor era arrimo de família, ou seja, era ele que praticamente sustentava a casa, justamente por ser um funcionário eficiente e muito produtivo.

Todavia, agora que ele havia metamorfoseado-se em uma asquerosa barata, sua família, envergonhada por ter que dividir o mesmo teto com semelhante criatura, o privara do contato com o mundo externo, obrigando-o assim a viver em um quarto poeirento e cheio de lixo!

Para piorar ainda mais as coisas, ele passou a depender da “bondade” da sua irmã para alimentar-se…

Será que Gregor, de algum modo, conseguirá reverter sua metamorfose e voltar a ser um producente homem, ou estará ele fadado a viver até o final dos seus dias como um desprezível e nauseabundo inseto?

O resto, só lendo muito!

Kafka conseguiu elaborar, de maneira brilhante, uma história convincente e muito tocante, que força-nos ao seguinte raciocínio: “Será que valemos pelo que somos ou apenas por aquilo que produzimos?”

A história é bem curta e pode ser lida em poucas horas.

Digno de 5 estrelas.

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/12/07/a-metamorfose-kafka/
Mayara 07/12/2017minha estante
Se transformar em um bicho que tenho medo? Sai fora! Kkkk

Xandy Xandy 08/12/2017minha estante
Pois é, amiga. A barata foi apenas um simbolismo utilizado para uma doença terrível como câncer, depressão ou qualquer outra que impossibilitasse a pessoa de ser "produtiva", tendo que passar a depender da boa vontade da família.
Bjks e lindo final de semana pra ti, amiga querida!

Mayara 08/12/2017minha estante
Ah sim, interessante!
Um lindo final de semana para você também, bjs.

Alane.Sthefany 22/07/2022minha estante
Amei tbm esse livro ??

@imthestargirl - bookstagram 22/07/2022minha estante
É sensacional!

Edu 11/10/2022minha estante
Muito bom! Atemporal!

ana julia 28/10/2022

Sensacional
A metamorfose conta a história de Gregor, que acorda para ir ao trabalho e se vê transformando em um inseto gigante.
Quando comecei a ler esperava apenas essa história e algumas reflexões -por ser um clássico, porém, o que recebi foi além das minhas expectativas.
Primeiramente, preciso dizer que amei a escrita do Franz Kafka, é única e melancólica; me senti lendo um pesadelo daqueles que se assemelham estranhamente a realidade.
Além da escrita, as reflexões e as críticas que podem ser tiradas do livro são perspicazes.
Se tornar um inseto gigante e repugnante aos olhos da família se encaixa em tantos temas, como depressão, velhice, doenças que não permitem o trabalho, dentre várias outras interpretações, nas quais a família, ao se deparar com a morte se vê aliviada e livre, como se um peso fosse retirado das costas.
A parte em que Gregor, ao se ver em uma situação alarmante, preocupa-se primeiro em chegar atrasado no trabalho e não com sua saúde, demonstra o quão o trabalho é determinante no sistema capitalista, chegando ao extremo de definir a "utilidade" de um indivíduo. Tal ponto é abordado perfeitamente, ficando evidente no tratamento que recebe da irmã, antes, quando tinha um emprego e sustentava a família e depois, sem trabalho como um inseto que não gerava nada mais que repulsa e tristeza.
Certamente foi um dos se não o meu livro favorito desse ano. Se tiver interesse leia com a mente aberta e você pode se identificar com os personagens e se impressionar com a história assim como eu.
Karen 01/11/2022minha estante
Uoooouuu que isso hein Julinha

Karen 01/11/2022minha estante
Ótima resenha

ana julia 02/11/2022minha estante
obrigada keran!!!

fabiadielle 18/04/2022minha estante
Que revolta ?.
Compreensível. Mas com uma descrição engraçada.

Cecilia160 23/04/2022minha estante
Não poderia escrever uma resenha melhor para expressar tudo o que eu senti lendo esse livro...
A única diferença é que depois de ler eu fiquei com um pouco de pavor de baratas e besouros.

fabiadielle 13/05/2022minha estante
Eu tenho fobia de baratas. Então demorei muito a ter coragem de ler esse livro. Tentei sempre visualizar como uma aranha gigante pra não afetar meu psicológico ?

Fátima Carvalho 22/04/2022

A Metamorfose - Franz Kafka
No livro A metamorfose, acompanhamos a histo?ria de Gregor Samsa e sua fami?lia. Gregor e? um caixeiro viajante que trabalha incansavelmente para manter um certo padra?o de vida para sua fami?lia, e arcar com as di?vidas de seu pai, pore?m, certo dia, ao acordar de um sonho agitado. Gregor e? surpreendido pela sua nova forma: ele se metamorfose em um inseto, parecido com uma barata. Gregor se desespera com sua condic?a?o, mas na?o por ter se transformado em um animal, mas por na?o poder trabalhar e sustentar a fami?lia, que tem que encontrar outros meios de sobreviver.

? Com a perda da condic?a?o humana, na?o so? a fi?sica, mas a psicolo?gica tambe?m. Gregor deixa de ter utilidade para sua fami?lia, passa a ser desprezado e acaba sendo descartado.

Um dos melhores clássicos que ja? li. A esto?ria no?s faz pensar sobre o que fazemos com nossas vidas, de onde vem nossa satisfac?a?o pessoal, o que esperam de no?s e o que podemos esperar ou na?o esperar dos outros. Gregor acreditava que era sua obrigac?a?o cuidar da fami?lia. Sua fami?lia agia como se fosse de tal maneira que a u?nica virtude que ele possuia era garantir os proventos, e assim quando Gregor se metamorfose perde sua u?nica virtude, sendo merecedor de o?dio de sua fami?lia. O tratamento que comec?a a receber assim como o isolamento fazia Gregor entristecer e peder pote?ncia, pois ja na?o era fa?cil estar naquela situac?a?o e ainda ser tratado como aparentava na?o fazia sentido para ele, ja que continuava o mesmo Gregor Samsa por dentro. Gregor em nenhum momento foi visto como um ser com sentimentos e que precisava de ajuda, todos ao seu redor so? conseguiam ver o superficial, o raso. Narrado com um realismo inesperado e um senso de humor ao que tra?gico e cruel na condic?a?o humana.

? Kafka e? intenso, genial e perturbador.
Alane.Sthefany 23/04/2022minha estante
Eu amei esse livro ??

Fátima Carvalho 24/04/2022minha estante
Simmmm! Eu tentei sair um pouco dos romances e ler um clássico, e a experiência foi incrível!!! ?

Ameeei!!

Alane.Sthefany 24/04/2022minha estante
Nossa, os clássicos estão me surpreendendo também ?

Suzy 09/01/2022

Não sei dizer.
Ok, eu não entendi esse livro, ok é algo sobrenatural o cara se transformar numa barata, so tem que acreditar mesmo, mas no final como a família viu o Gregor é algo mesmo natural talvez eu mesma faria o mesmo, mas no sei se o livro quis passar uma mensagem ou só uma história mirabolante de uma barata(?)
Alexlindona 10/01/2022minha estante
acho que o livro quis passar uma mensagem, até agr onde eu to lendo na minha visão era como se ele estivesse passado por uma mudança/doença que impossibilitava ele de trabalhar então ele acabou se tornando inútil pra família dele pq era ele que sustentava a casa e a família não sabia lidar com a mudança dele

Alexlindona 10/01/2022minha estante
isso é só uma versão simplificada pq fiquei com preguiça de escrever tudo, mas é isto

Suzy 12/01/2022minha estante
Comecei a ver isso depois que li. Faz sentido sim, no final da pra perceber várias coisas. Mas na hora que li achei bem chato então tava cagando pra história no geral. Obrigada por esclarecer

Yan Pereira 04/07/2022

Todo mundo sabe da metamorfose em um inseto, mas e daí?
Gregor Samsa era tudo para sua família e, de repente, se torna um estorvo. Uma ovelha negra. Um fardo a ser tolerado por todos dentro de sua casa.
Enquanto Kafka explora o sentimento, as dificuldades e as ações dos familiares de Gregor, também aborda a solidão, a angústia, a incompreensão e o sofrimento de Gregor marginalizado pela sociedade e tendo sua humanidade incomunicável aprisionada dentro de uma aparência horrenda. Gregor não é "ele", mas "isso". Sua presença é tolerável, mas sua morte seria um livramento.
Núbia Cortinhas 04/07/2022minha estante
Que resenha, parabéns! Pude captar todas as emoções desse livro e já ficar com pena do Gregor.

Yan Pereira 04/07/2022minha estante
Eu apenas quis fazer uma pequena resenha convite para o povo ler este clássico, mas tem muito mais observações que eu não tratei ai kkk.
São muitas pontos que podem ser observados explorando as ações e as diferentes perspectivas dos personagens.

De certa forma, ela tbm tem um sentimento autobiográfico. Kafka teve problemas como filho de uma família, tbm não gostava de seu trabalho principal ainda que fosse bem próspero nele.

Núbia Cortinhas 04/07/2022minha estante
Kkk, é... Vc conseguiu despertar o meu interesse e curiosidade em ler essa obra. ???

Geovana540 24/04/2022

triste
esse livro me deixou muito triste. trataram o Gregor tão mal só porquê ele virou uma barata gigante :( ele não merecia isso. sequer ligaram quando ele morreu e nem quiseram saber o que a empregada fez com o corpo dele.
Eduarda 24/04/2022minha estante
Só pq ele virou uma barata gigante JJKKKKKKKKKKKKKKK

Eduarda 24/04/2022minha estante
Quero muito ler esseeee

Geovana540 24/04/2022minha estante
ta 9 reais na amazon

wendelwonka 13/07/2020

Um clássico
Livro curto e fantástico deste grande escritor. Recomendável para qualquer pessoa fã de literatura.
Jess 13/07/2020minha estante
Esse livro é incrível. Agora fiquei com vontade de reler.

wendelwonka 13/07/2020minha estante
Se tiver Amazon Prime, dá uma olhada no site deles q tava de graça! Foi assim q finalmente li HAHAHAHA

Jess 13/07/2020minha estante
Eu comprei ele a um tempo na Amazon, pelo Kindle veio com uma coletânea de livros. Tenho ele em casa tbm. Kkkkk

GuiBatelochio 19/07/2021

Pobre Gregor! ??
Em A Metamorfose, Gregor, que mora junto à sua família (pais e irmã), acorda transformado em uma criatura híbrida de humano com um inseto gigante (o mais asqueroso possível), de forma que deixa de ser considerado sequer uma pessoa. Até esta transformação, era o principal responsável pelo sustento de sua casa.

É bem triste observar a forma como as coisas mudam. Gregor já não é mais considerado humano e, de provedor acaba se tornando um peso para sua família, que até aquele momento era na verdade um peso para ele e ele não o percebia. Ficou clara a crítica à forma como as pessoas são valoradas pela sua capacidade de retorno financeiro, algo bem comum ainda em nossos dias.
Mesmo que seguisse com boas intenções, Gregor não era compreendido e muito menos correspondido. Ao contrário, era sumariamente desprezado e desumanizado por sua aparência horrorosa.

Foi um livro bem curto e rápido de ler, consegui começar e completar no mesmo final de semana. Agoniante em alguns momentos (por toda a situação), mas de tranquilo entendimento. Apesar de curtinho, conseguiu me impactar e me deixar muito pensativo.
Primeiro livro que li do Kafka e recomendo muito a leitura.
Camyla 02/11/2021minha estante
Gostei muito do seu ponto de vista, estou lendo pela segunda vez e não tinha dado atenção à essa perspectiva; foi algo que passou superficialmente por mim (até agora).
Acho que é um livro único porque cada pessoa lê uma história. E por isso, acredito que é muito especial relê-lo, porque nos dá uma noção do quanto mudamos.

GuiBatelochio 02/11/2021minha estante
É verdade, a mesma leitura pode impactar de forma muito diferente nas pessoas... a fase que a gente está muda a percepção tbm...
O que mais te pegou quando vc leu?

Camyla 03/11/2021minha estante
Acho q foi o relacionamento da família. A forma como eles ficam desestabilizados com a mutação do Gregor, mas depois vão aprendendo a apoiar-se mutuamente.

Ivana 09/08/2022

Um estranho entre nós
Essa leitura me surpreendeu inicialmente pelo enredo tão inovador. Um homem que certo dia acorda no corpo de um inseto é muito diferente. No entanto, a forma como a família lida com essa mudança é bizarra, mas considerando a natureza humana, não surpreendente. O que mais gostei na história foi a descrição detalhada do besouro e suas necessidades, cada vez mais grotescas e se afastando do humano. No entanto, percebi, que ao final, os seres medonhos, na verdade eram os que ainda preservavam as feições humanas. Por fim, não gostei muito do início, pois me senti um pouco perdida na inserção direta do personagem, nem do final, que a meu ver, abandonou maiores explicações sobre o personagem central, tão explorado do início até pro começo do fim.
Gustavo Ferreira 09/08/2022minha estante
Boa análise!
Não sei se você teve a oportunidade de ler, mas recomendo a "Carta ao Pai" do Kafka. E recomendo também dar uma pesquisada sobre a história dele caso não tenha ainda.
Me ajudou bastante a entender esse livro depois que entendi a história do autor, você consegue colocar o Kafka no lugar desse "menino inseto" e entender os acontecimentos surreais do livro como manifestações da psique do próprio autor, como traumas, inseguranças, etc.

Richard 09/08/2022minha estante
Quero ler as obras do Franz Kafka e pretendo começar por esse Metamorfose, é dificil a leitura? Tou ligado que é um livro bem antigo

Ivana 19/08/2022minha estante
Que legal. Achei a leitura bem tranquila. Me surpreendi com a proposta inusitada. E eu consegui perceber um pouco do viés psicológico do livro

Ludimyla Lopes 02/03/2021

Fui arrebatada com esta que foi minha primeira experiência com Kafka.
A indignação aumentava a cada página, me senti repugnante e à margem como Gregor várias vezes e a mesma tristeza que se abatia sobre ele me abateu.
O final pessimista, amargo, me fez refletir o quão genial é o autor, pois assim é a vida: todo dia acordamos, seja de sonhos intranquilos ou não, metamorfoseando pra algo diferente, nos impossibilitando por vezes de retornar a nossa antiga vida e realidade.
Wania Cris 02/03/2021minha estante
É assim mesmo...

Ludimyla Lopes 02/03/2021minha estante
eu ainda to ruminando aquele final, Wan :(

Monique.Moreira 08/03/2021minha estante
Acha que ele morreu literalmente ou para a família?

Ryanne 13/12/2021

Reflexivo
O clássico pode ter várias interpretações, de alguém que de repente torna-se inválido e que necessita de cuidados. Traz a sensibilidade das relações familiares, de sonhos que poderiam ter se realizados, da exploração do trabalho, do desapontamento com familiares, enfim. Um livro que desperta emoções e sensações delicadas.
Katia.Borges 22/12/2021minha estante
Eu não consegui gostar desse livro não...hehe

Katia.Borges 22/12/2021minha estante
Eu não consegui gostar desse livro não...hehe

Ryanne 22/12/2021minha estante
Eu achei sensível, curti !